Trabalho remoto: como fazer esse modelo funcionar para você

O trabalho remoto veio para ficar, mas quais são os benefícios e os pontos negativos? E como as organizações e os funcionários podem ter sucesso com ele? Veja tudo o que você precisa saber.

TRABALHO REMOTO | 10 MINUTOS DE LEITURA
working remotely - Workplace from Meta

Para muitos funcionários, a pandemia foi a primeira experiência de trabalho remoto, mas essa é uma tendência persistente. Em 2022, cerca de 27% da força de trabalho dos EUA trabalhava remotamente ao menos meio período, mas pesquisas sugerem que agora esse número está mais perto de 50%.

Algumas empresas incentivaram os funcionários a retornar ao escritório enquanto outras intensificaram o trabalho remoto. Seja qual for o caso, empregadores e funcionários devem estar cientes dos benefícios e pontos negativos do trabalho remoto, e de como ter sucesso.

O que é trabalho remoto?

O que é trabalho remoto?

Trabalho remoto é trabalhar em qualquer lugar fora do local de trabalho, seja em casa, em uma cafeteria, em um espaço de coworking, em uma biblioteca, um parque, uma praia ou até em outro país.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Como trabalhar remotamente

Como trabalhar remotamente

Sua forma de trabalhar remotamente depende de quem você é e do que você faz. Para trabalhadores da linha de frente, como vendedores, trabalho remoto significa trabalho móvel. Eles se conectam quando estão em campo, independentemente de estarem em um trem, café ou quarto de hotel.

Para algumas pessoas, trabalho remoto é tudo o que elas fazem. Desde 2023, 12,7% dos funcionários em período integral trabalham de casa.

O aumento nos trabalhos remotos surge com a escalada de empresas totalmente remotas. Essas empresas não têm instalações, e os colegas de trabalho usam a tecnologia para manter o contato uns com os outros. Cerca de 16% das empresas dos EUA são totalmente remotas.

Mas os trabalhadores remotos não necessariamente abandonam o escritório por completo. O mais comum é ir ao escritório para reuniões ou encontros, ou por alguns dias da semana ou do mês. O que é certo dependerá de cada indivíduo, bem como da política da empresa sobre trabalho remoto híbrido.

O trabalho remoto também é associado ao trabalho solitário, mas esse não é necessariamente o caso. Você pode compartilhar o seu home office com um parceiro ou colega de sala. Também pode trabalhar junto com outras pessoas em um espaço de coworking. A forma de trabalhar remotamente é muito específica do indivíduo e da organização para qual ele trabalha, e está sempre evoluindo.

Os benefícios do trabalho remoto

Os benefícios do trabalho remoto

"O trabalho remoto melhora os resultados e o branding do funcionário, mas é uma política que a maioria dos funcionários talentosos deseja", dizem os consultores de negócios da Gallup.

E eles estão certos. Confira a seguir alguns dos benefícios do trabalho remoto para trabalhadores e empregadores.

Benefícios do trabalho remoto (para funcionários)

Benefícios do trabalho remoto (para funcionários)

Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sem o deslocamento que toma muito tempo do dia, os trabalhadores remotos podem liberar horas para gastar com a família,os amigos, hobbies ou apenas assistindo à TV. Esse tempo livre é seu.

Mais controle

Além de oferecer mais opção sobre onde você trabalha, o trabalho remoto também oferece mais opção sobre como trabalhar. Você não precisa ouvir conversas de fundo, congelar no ar condicionado nem beber café morno da cafeteira do escritório. Você está no comando do próprio ambiente de trabalho.

Melhor bem-estar

Sem precisar lidar com deslocamento, políticas do escritório e falta de flexibilidade, a vida pode ser muito mais fácil. Na verdade, 86% dos profissionais acredita que um trabalho remoto reduziria o estresse, e 77% das pessoas dizem que seriam mais felizes se tivessem a opção de trabalhar de casa após a COVID-19.

Mais opção de empregos

Trabalhar remotamente pode abrir um mundo de possibilidades de trabalho, já que você não precisa morar perto do escritório. Você pode encontrar até oportunidades internacionais ou, se a política da empresa permitir, pegar o seu notebook e ir para outro país.

Mais flexibilidade

Falando francamente, trabalho remoto e trabalho flexível não são a mesma coisa, mas o trabalho remoto tende a oferecer mais opção sobre quando você carrega o seu trabalho. Então, se você precisar de um intervalo para ver a partida na escola do seu filho ou levar o seu carro para o conserto, pode ser muito mais fácil.

Benefícios do trabalho remoto (para empregados)

Benefícios do trabalho remoto (para empregados)

O que é bom para os trabalhadores geralmente é bom para as empresas que os empregam. Confira oito formas de como trabalhar remotamente pode beneficiar sua organização.

Aumenta a produtividade

O trabalho remoto pode aumentar a produtividade dos funcionários em vários cargos por ter menos distrações. Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que os trabalhadores remotos eram 9% mais produtivos do que os funcionários em um escritório físico.

Atrai talentos

Hoje, as pessoas querem que o trabalho remoto seja uma opção disponível para elas. 98% dos trabalhadores querem trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo, e isso é um benefício que eles buscam ao procurar novos empregos.

Tornar o trabalho remoto um benefício na sua organização significa que você será capaz de atrair e reter talento, e que será capaz de abrir o seu pool de talentos para uma gama maior de candidatos. Se você estiver contratando funcionários remotos que não precisam comparecer todos os dias (ou nenhum dia), poderá contratar pessoas de praticamente qualquer lugar. As pessoas podem trabalhar em qualquer lugar ou mesmo de outro país. A geografia não é uma barreira para encontrar talentos e criar uma força de trabalho realmente diversificada.

Permite um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O trabalho remoto está intrinsecamente ligado ao trabalho flexível. Mesmo que as pessoas não tenham opção sobre o horário que devem trabalhar, o fato de não precisarem se deslocar devolve a elas algumas horas a mais. Essa flexibilidade é particularmente atrativa para a geração Z e a geração Y.

Uma pesquisa da Deloitte descobriu que a geração Y e a geração Z estão repriorizando a importância do trabalho, com um foco muito mais forte em alcançar melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. E isso significa que as empresas que querem atrai-los precisam ter isso como prioridade.

Protege o ambiente

O transporte é a maior fonte de emissões de carbono nos Estados Unidos. As viagens empresariais, seja a simples ida ao trabalho, seja uma viagem de avião para uma conferência, contribuem para essas emissões.

Ao cortar os deslocamentos e estimular as videoconferências, o trabalho remoto pode ser uma maneira eficaz de reduzir a pegada de carbono de uma empresa. A política do Instituto de Marcas Comerciais e Patentes dos Estados Unidos de permitir que os examinadores de patentes trabalhem em qualquer lugar, por exemplo, gerou uma redução estimada nas emissões de 44 mil toneladas.

Aumenta o engajamento do funcionário

As pessoas que trabalham remotamente têm níveis mais altos de engajamento do que as pessoas em escritórios. Elas também são mais felizes: os trabalhadores remotos em período integral dizem que são felizes no trabalho, 22% mais do que aqueles que nunca trabalham remotamente. Não é surpreendente que isso os torna mais leais. As pessoas que trabalham remotamente dizem que provavelmente permanecerão no emprego atual nos próximos cinco anos (13% mais do que trabalhadores internos). Dado os custos de recrutamento, é uma opção que as empresas não podem ignorar.

Reduz os custos com imóveis

Os escritórios são uma despesa enorme para as empresas. Com uma proporção maior de equipes trabalhando remotamente, é possível reduzir esses custos de maneira considerável. Por exemplo, permitir que os examinadores de patentes do Instituto de Patentes dos Estados Unidos trabalhem de qualquer lugar gerou uma redução nos custos de US$ 38,2 milhões.

Quais são os pontos negativos do trabalho remoto?

Quais são os pontos negativos do trabalho remoto?

Por mais que as pessoas queiram trabalhar remotamente, apesar das vantagens para os funcionários e as empresas, pode haver alguns pontos negativos. Entender a verdadeira natureza dos desafios pode ajudar você a tomar medidas para superá-los.

Comunicação

Pode ser difícil se conectar quando você não está na mesma sala que seus colegas e vocês não podem se encontrar pessoalmente. A separação geográfica também significa que os trabalhadores remotos podem se sentir rapidamente desinformados sobre o que está acontecendo na organização deles.

É aí que as ferramentas de comunicação entram em jogo para quebrar essas barreiras. Ligações e conferências de vídeo, mensagens instantâneas e bate-papo em grupo eficazes dão às pessoas uma chance de ter meios de comunicação, nem todos formais e pré-organizados. Adicionar VR ao mix pode tornar a comunicação orgânica como se todos estivessem a apenas uma mesa de distância.

Solidão e isolamento

A falta de interação presencial com os colegas pode fazer as pessoas se sentirem solitárias. Isso, por sua vez, pode afetar o engajamento e a produtividade.

Para ter sucesso, trabalhar remotamente não pode significar sensação de estar desconectado da organização e dos seus colegas. Check-ins diários, reuniões virtuais e mensagens instantâneas podem ajudar a substituir uma conversa informal. As ferramentas de colaboração podem ser usadas para criar espaços sociais em que as pessoas possam se reunir.

Distrações e falta de limites

Muitas pessoas trabalham de casa porque querem ter mais tempo para hobbies ou com a família. No entanto, a falta de um limite concreto entre casa e trabalho pode levar a distrações, como interrupções ocasionadas pelas crianças ou tarefas domésticas feitas durante o horário de trabalho.

Porém, distrações também podem acontecer quando se trabalha localmente, é claro. Um estudo mostra que as interrupções em casa afetam a produtividade entre 15% e 27% do tempo, enquanto as distrações no escritório afetam produtividade entre 20% e 35% do tempo. Embora não seja possível excluir interrupções e perturbações completamente, pode ser útil organizar o espaço do seu home office adequadamente.

Veja mais orientações sobre como equilibrar o trabalho em casa com a vida pessoal.

Saber quando parar

Como trabalhador remoto, pode ser difícil saber quando desconectar e parar de trabalhar, tendo a sensação de que o trabalho não acaba nunca. Durante a pandemia, os trabalhadores britânicos trabalharam por mais horas em casa do que fariam após a pandemia.

O trabalho "sempre online" pode prejudicar a saúde mental e a produtividade. Por isso, os gerentes precisam ser claros sobre o número de horas que um funcionário deve trabalhar, e os funcionários precisam ser rígidos consigo para cumprir isso.

Falta de oportunidades para socializar

Mesmo os apoiadores mais entusiasmados do trabalho remoto concordariam que ele pode fazer com que as pessoas percam o elemento divertido do trabalho. Por isso agarre as oportunidade de socialização presencial quando surgirem. E quando elas são escassas, um pouco de imaginação e boas ferramentas de comunicação podem preencher a lacuna. Fazer pausas para café, bebidas, enquetes, bate-papos e compartilhamento de piadas e memes virtualmente pode fazer parte do trabalho remoto.

Sete dicas para ter sucesso com o trabalho remoto

Sete dicas para ter sucesso com o trabalho remoto

Trabalhar remotamente pela primeira vez exige grandes ajustes. Os trabalhadores remotos experientes sabem da importância de ter o lugar certo para trabalhar, além da mentalidade correta. Confira sete dicas para ajudar a tornar o trabalho remoto um sucesso.

1. Encontre o espaço ideal

Independentemente de ser um cômodo da sua casa, um espaço de trabalho compartilhado ou seu café favorito, o ambiente é importante quando se trabalha de maneira remota. A temperatura e os níveis de ruído devem ser confortáveis, você deve ter espaço suficiente para seu equipamento e o local deve ser, na medida do possível, livre de perturbações. Procure áreas que ofereçam luz natural para ajudar você a se sentir energizado.

Descubra algumas dicas principais para organizar seu home office.

2. Defina um cronograma

Trabalhar remotamente geralmente significa mais flexibilidade, então você pode ter mais opção sobre quando realizar suas tarefas. Embora isso possa ser muito bom, talvez você perceba que não ter prazos rígidos significa que o trabalho vaza para outras áreas da sua vida, o que pode ser estressante. Por isso é importante definir uma agenda e cumpri-la o máximo possível.

3. Vista-se

É sério. Pode ser tentador trabalhar de pijama, mas isso não fará você se sentir profissional. E não será um bom visual para uma ligação de vídeo. As roupas influenciam nosso humor e nossas emoções, então vista algo que faça você se sentir motivado, profissional e confiante. Vestir-se para o trabalho também ajudará a marcar a distinção entre trabalho e vida em casa, fazendo você se desligar quando o dia de trabalho terminar.

4. Planeje intervalos

Sem avisos para almoço e pausas para café, os trabalhadores remotos podem ver dias inteiros passando em frente de uma tela. Fazer um intervalo recarrega as energias, especialmente se você puder sair ao ar livre. Então, defina uma programação para si mesmo e faça com que todo dia tenha pelo menos uma caminhada ao redor do quarteirão. Se não for possível sair, faça algumas atividades internas.

Suba e desça escadas, faça exercícios seguindo um vídeo de condicionamento físico ou simplesmente faça alguns alongamentos para se sentir revigorado e se livrar da tensão.

5. Comunique-se, comunique-se, comunique-se

Trabalhar remotamente requer mais comunicação, não menos. Use mensagens instantâneas e bate-papo em grupo para se manter informado com os colegas e projetos, faça reuniões usando ligação de vídeo e, acima de tudo, mantenha o contato com colegas e gerentes.

Mesmo que você seja tímido, faça um esforço para contribuir com o bate-papo. Muitas pessoas se sentirão do mesmo jeito, mas se envolver em uma versão remota das conversas na área do "cafezinho" pode espantar sentimentos de solidão e isolamento.

6. Ajuste seu estilo de comunicação

A linguagem corporal e sinais sonoros podem fazer falta quando você não está conversando pessoalmente. Por isso, a comunicação precisa ser mais explícita ao trabalhar remotamente. Verifique a clareza e a concisão das suas mensagens para garantir que seus colegas entendam o que você quer dizer.

7. Peça apoio

As pessoas que trabalham sozinhas podem se ver batalhando com as tarefas, mesmo quando precisam de ajuda. Não há problemas em entrar em contato quando se precisa de apoio e essa é a coisa certa a fazer. Para os gerentes, fornecer contatos regulares, com ofertas proativas de ajuda, é fundamental.

O trabalho remoto é o futuro?

O trabalho remoto é o futuro?

Milhões de pessoas já tiveram um gostinho do que é viver sem precisar se deslocar todos os dias ou viajar de avião centenas de quilômetros para participar de reuniões presenciais. E é improvável que as coisas voltem ao "normal".

Durante e após a pandemia, muitas organizações anunciaram seu compromisso com o trabalho remoto, e organizações incluindo Dropbox e Quora adotaram o trabalho remoto primeiro.

"Acho que esse é um grande catalisador de mudança para o trabalho mais remoto e para o gerenciamento de relações remotas", diz Sam Walters, diretor de serviços profissionais na consultoria global de recrutamento profissional Robert Walters.

"O conceito de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e de flexibilidade no trabalho foi trazido à tona conforme a geração Y começou a entrar na força de trabalho. Com a implementação obrigatória generalizada do trabalho remoto, podemos esperar agora que as políticas que promovam mais flexibilidade e equilíbrio serão a preferência de quase todas as pessoas da força de trabalho."

E, com a população de trabalhadores móveis prevista para ser 93,5 milhões até 2024, está claro que os funcionários não precisam trabalhar de um escritório. Eles podem trabalhar de qualquer lugar, desde que estejam equipados com a tecnologia móvel certa.

Portanto está claro que trabalhar remotamente, onde quer que seja, veio para ficar, seja na forma de empregos totalmente remotos ou de trabalho híbrido. É o que muitas pessoas querem fazer, e a tecnologia está disponível para ajudar também.

Talvez você também goste:

Relacionado

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Relacionado

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Caso de sucesso | 4 minutos de leitura

Equilíbrio entre o trabalho remoto e a vida doméstica

Agora que é possível trabalhar de qualquer lugar, reunimos oito dicas para ajudar você a redescobrir o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração entre equipes da maneira certa.

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Comunicação corporativa explicada.

Assim como os seus funcionários, a sua empresa depende do compartilhamento bem-sucedido de informações. Ainda assim, 66% das empresas não têm um plano de comunicação corporativa a longo prazo. Por que esse é um erro tão grave? Quais são os desafios mais comuns de comunicação? Como você pode evitá-los?