Como acertar nas recompensas e no reconhecimento

As pessoas precisam se sentir valorizadas no local de trabalho. Então, qual é a receita para criar uma estratégia eficaz de reconhecimento dos funcionários?

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA
getreward - Workplace from Meta

Recompensar a equipe por aquele esforço a mais é um ótimo jeito de aumentar o nível de desempenho e motivação. De um simples agradecimento até experiências com presentes, existem várias maneiras de reconhecer um trabalho bem feito.

No entanto, como 63% dos trabalhadores no mundo acreditam que não são enaltecidos o suficiente, será que os empregadores deveriam estar fazendo mais para as pessoas se sentirem apreciadas?

A criação de um programa de recompensas mostra o compromisso com o engajamento do funcionário. Mas se você não criar e implementar esse esquema do jeito certo, o entusiasmo pode diminuir. Lembre-se destas perguntas na hora de criar uma estratégia para o reconhecimento de funcionários.

Como as pessoas podem ganhar recompensas?

Como as pessoas podem ganhar recompensas?

Muitas vezes, organizações realizam atos de reconhecimento dos funcionários, mas com pouca ou nenhuma constância. A tecnologia pode ajudar a corrigir essa situação. O Workplace do Facebook se integra com várias das ferramentas SaaS que as organizações usam todos os dias. Por exemplo, o Recognize, uma plataforma de reconhecimento e recompensas para funcionários.

integrada com o Workplace.

Um app como o Recognize pode ajudar a reter os principais talentos e comunicar os valores da empresa. Com tudo em um só lugar, você pode controlar custos, avaliar resultados e gerar constância em toda a empresa.

Os funcionários podem usar a plataforma para compartilhar conquistas com amigos e colegas, resgatar vouchers de presentes, comemorar aniversários e acessar oportunidades de recompensa com praticidade.

O que você quer dar de recompensa?

O que você quer dar de recompensa?

Muitas organizações fazem "agrados" para a equipe, mas não há coesão nas ideias para engajamento dos funcionários. Sem um planejamento cuidadoso, o programa de recompensas não será eficiente.

Decida como e por que você vai recompensar as pessoas. Por exemplo, as recompensas serão por metas de vendas? Ou pelo feedback do atendimento ao cliente? Ou pelo desempenho excelente da equipe?

Incentive os funcionários em todas as áreas da empresa. O segredo é ter metas quantificáveis, que a equipe possa almejar.

Quando você vai dar a recompensa?

Quando você vai dar a recompensa?

Talvez um bônus no final do ano ou uma cerimônia de premiação não sejam as melhores maneiras de manter uma boa motivação. Atrasar por muito tempo as recompensas pode ter um efeito negativo, já que o reconhecimento do funcionário é mais valioso quando feito no momento certo.

Imagine que um membro da sua equipe trabalhou muito por um mês para supervisionar o lançamento de um produto, ficando até tarde e fazendo horas extras remotamente. Sem o reconhecimento desse esforço, é possível que essa pessoa acredite que sua contribuição não é valorizada e perca o ânimo.

Que tipo de reconhecimento e recompensas você vai oferecer aos funcionários?

Que tipo de reconhecimento e recompensas você vai oferecer aos funcionários?

Existem diversas maneiras de reconhecer as contribuições da equipe, mas tente dar às pessoas algo que elas queiram.

Recompensas que levam em conta os hobbies e interesses dos funcionários devem ser bem recebidas. As recompensas também podem estar relacionadas ao tipo de organização que você administra. Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode dar novos gadgets ou uma viagem em equipe para um evento do setor.

Veja algumas ideias e recompensas para o engajamento de funcionários:

  • Reconhecimento público: publique uma atualização no grupo da empresa no Workplace. É um jeito rápido e fácil de comemorar vitórias ou contribuições individuais. Você pode até usar um bot de #agradecimento para publicar automaticamente e avisar ao gerente da pessoa ao mesmo tempo.
  • Prêmio por serviços prestados: reconheça as pessoas que trabalham com você há muitos anos. Pense em algo mais original do que um relógio de bolso…
  • Experiências: ingressos para um show ou almoço em um restaurante chique sempre são populares.
  • Voucher de compras: talvez alguém esteja de olho em um novo smartphone ou uma roupa de marca.
  • Pequenas surpresas: um almoço grátis ou uma cesta de produtos gourmet de vez em quando vão bem.
  • Elogios verbais: um simples agradecimento pelo bom trabalho contribui muito para fazer a equipe se sentir valorizada. Nem sempre a recompensa é em formato material.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Workplace para recrutamento

A segunda publicação da nossa série "Workplace para RH" aborda algumas etapas simples, pragmáticas e acionáveis para recrutar novos talentos.

Engajamento do funcionário | 8 minutos de leitura

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.