Tudo pronto para implementar o Workplace em sua organização. Os executivos deram luz verde. O departamento de TI está preparado. O setor de comunicações internas já criou um plano de lançamento. As equipes de operações não veem a hora de oferecer aos funcionários da linha de frente as ferramentas que os ajudarão a obter mais resultados. E o RH adora a ideia de aumentar o engajamento dos funcionários.

“Lançar o Workplace corretamente exige mais do que alguns guias de instruções e um e-mail de convite”

“Lançar o Workplace corretamente exige mais do que alguns guias de instruções e um e-mail de convite”

Como garantir que o lançamento seja o mais bem-sucedido possível?

“Lançar o Workplace corretamente exige mais do que alguns guias de instruções e um e-mail de convite para alcançar os números de adoção e o valor comercial desejados”, afirma Carrie Basham Young, CEO do Talk Social to Me.

Será necessário mais que isso. Será necessário contar com um Diretor do Workplace…

Apresentamos o CWO

Apresentamos o CWO

A função de Diretor do Workplace é essencial para o sucesso do recurso na empresa. Essa pessoa supervisiona uma equipe multifuncional que representa tanto os funcionários quanto a liderança durante a jornada de implementação.

O CWO é uma pessoa faz-tudo que exerce influência. A função exige várias habilidades diferentes em negócios, tecnologia, engajamento, conteúdo e estratégia.

“O CWO é o estrategista por trás da transformação que o Workplace gera em sua organização”

“O CWO é o estrategista por trás da transformação que o Workplace gera em sua organização”

Há momentos em que o CWO deve conversar com o CEO sobre táticas para solucionar a falta de comunicação entre diretoria e funcionários. Outras vezes, o CWO produzirá conteúdo para campanhas de engajamento estratégico.

O CWO é uma pessoa que atua como líder e executora, encarregada de representar, treinar, desenvolver estratégia e direcionar os gerentes de comunidade que incentivam o desenvolvimento de habilidades de trabalho entre os funcionários comuns.

“Em última análise, o CWO é responsável por garantir que o Workplace do Facebook seja útil para todos os usuários e sua empresa como um todo”, afirma Basham Young. “O CWO é o estrategista por trás da transformação que o Workplace gera na organização.”

Por que preciso de um CWO?

Por que preciso de um CWO?

O CWO é o catalisador e líder que ajuda a gerar impacto nos negócios com o Workplace.

Confira um exemplo de descrição do trabalho de um CWO dado por um parceiro do Workplace da Talk Social to Me.

Confira um exemplo de descrição do trabalho de um CWO fornecido por um parceiro do Workplace na Talk Social to Me.

O que você deve ou não fazer ao contratar um CWO

O que você deve ou não fazer ao contratar um CWO

Não ofereça o cargo a alguém inexperiente
Adicionar “Gerenciamento do Workplace” à descrição do trabalho de um cargo de RH ou Comunicação de nível básico não funcionará. Credibilidade e capital social são fundamentais, pois os CWOs atuam como a “porta de entrada” do Workplace para o público e a diretoria.

Eles precisam saber quem é quem e como gerenciar a organização.

Dê o cargo para um gerente de projeto técnico ou administrador do sistema de TI
Embora seja parte fundamental da equipe de implementação e suporte, a função de CWO é mais adequada para alguém com experiência nos negócios, o que inclui conhecimento técnico.

Saiba quando executivos estão sobrecarregados
Pessoas ocupadas em cargos executivos que já estão gerenciando a estratégia de comunicação externa, entre outras coisas, não são boas opções

Os executivos não têm tempo para se envolver com um projeto de longo prazo ou passar horas lidando com os problemas da rede.

Você DEVE contratar internamente
A pessoa estará envolvida em grupos multiempresariais abertos de clientes do Workplace, além de outras oportunidades educacionais do setor. Portanto, promover um colega de confiança que conheça a cultura e as normas da função de CWO é uma vantagem.

Considere o gerente com o melhor desempenho
Alguém com cinco a dez anos de experiência em negócios e que seja subordinado a um vice-presidente sênior ou diretor indicado é uma ótima opção. Essa pessoa precisará do apoio formal de outros funcionários de TI, RH e Comunicações.

Contratar alguém com boas conexões e que tenha o apoio da diretoria é um grande bônus.

Considere um especialista externo Outra opção é encontrar um diretor/estrategista experiente em comunidades de rede social corporativa pronto para agir. Esses profissionais podem prever obstáculos e já têm soluções para alguns desafios que você está enfrentando.

Isso pode economizar de três a seis meses do tempo de familiarização durante o lançamento do Workplace.

Ok. Como encontrar um CWO?

Ok. Como encontrar um CWO?

Se você não tiver espaço para mais funcionários, contratar um parceiro do Workplace como CWO interino pode ser a opção certa para a sua organização.

O Workplace trabalha com parceiros que têm experiência na função de CWO e que podem ser incorporados à sua organização

O Workplace trabalha com parceiros que têm experiência na função de CWO e que podem ser incorporados à sua organização

O Workplace trabalha com parceiros que têm essa experiência e podem incorporar um CWO interino exclusivo dentro de sua rede do Workplace, seja como o principal representante da comunidade ou como um “anjo da guarda” invisível para as partes interessadas.

Essas pessoas podem ajudar sua equipe a aprender as habilidades necessárias para implementar o Workplace com sucesso em um período de três a seis meses.

“É essencial empregar um CWO que ouça a opinião de todos”

“É essencial empregar um CWO que ouça a opinião de todos”

Qualquer que seja a abordagem usada para preencher essa nova função, é essencial empregar um CWO que ouça a opinião de todos: TI, Comunicações e RH.

Parcerias neutras criam os melhores resultados e são fundamentais para iniciar a jornada de trabalhar “Melhor juntos”.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Por que analisar elementos além do currículo é fundamental para encontrar bons talentos

Os empregadores que não analisam elementos além do conteúdo do currículo podem correr o risco de perder grandes talentos ao contratar novos funcionários. Saiba o motivo.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como criar uma ótima experiência de integração

A orientação do Workplace (ou o chamado “processo de integração”) pode ser um fator importante para a satisfação do funcionário. Veja como criar uma boa orientação.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como estilos de comunicação podem influenciar a cultura no local de trabalho

A comunicação vai além das palavras. Aprender a identificar diferentes estilos de comunicação pode melhorar a colaboração, além de influenciar a cultura do seu local de trabalho para melhor.