Guia do gerente de pessoas

Gerencie a sua equipe melhor do que nunca com o Workplace.


Como gerente de pessoas, você desempenha um papel importante no estabelecimento de normas e hábitos de trabalho que ajudam a sua equipe a trabalhar melhor em conjunto. A responsabilidade é grande, mas estamos aqui para ajudar.
Você pode usar o Workplace como o espaço central para toda a comunicação da sua equipe e usar recursos como itens de ação, publicações de conquistas, aprendizado e muito mais, para construir uma cultura de equipe mais forte e produtiva. Este guia fornecerá dicas e melhores práticas do Workplace que todo gerente de pessoas deve conhecer. Assim, você poderá gerenciar a sua equipe melhor do que nunca.
O grupo da sua equipe

O grupo da sua equipe

Crie um lugar central para você e a sua equipe se comunicarem e se manterem atualizados sobre o que estão fazendo. No Workplace, esse lugar é chamado de grupo da equipe e é simples criar um. Para criar um grupo da equipe:
  1. No painel à esquerda do Feed de Notícias, clique em Criar grupo. Talvez seja necessário tocar em Ver mais antes.
  2. Preencha o nome do grupo e selecione a configuração de privacidade. Para um grupo da equipe, recomendamos um grupo secreto ou fechado.
  3. Digite os nomes dos membros da equipe, um por um, para adicioná-los ao grupo.
  4. O bate-papo deve estar ativado.
  5. Clique em Criar grupo.
Seu grupo da equipe vem com uma aba Arquivos, na qual você poderá encontrar qualquer arquivo que tenha sido compartilhado no grupo. Grupos com 250 membros ou menos também podem ter bate-papo e você pode usá-lo para enviar para mensagens instantâneas ou fazer ligações de áudio e vídeo.
Para saber mais sobre os grupos, assista ao vídeo abaixo.
Publicações
As publicações são a principal forma de compartilhar atualizações e informações importantes com a sua equipe. Isso porque as publicações mantêm as discussões organizadas em comentários e são fáceis de encontrar novamente mais tarde, após dias, semanas e meses. Tudo isso torna o recurso de publicação no Workplace ideal para compartilhar informações que a sua equipe precisará consultar novamente ou responder no futuro.
Use as publicações para compartilhar atualizações regulares com a sua equipe e incentivar os membros dela a fazer o mesmo. Por exemplo, no início de cada semana, peça a todos da equipe que compartilhem uma publicação descrevendo as suas conquistas da semana anterior, além das prioridades para a semana seguinte e quaisquer problemas que estejam enfrentando. Isso ajudará você a ficar por dentro do trabalho de todos, além de sinalizar os problemas ou obstáculos enfrentados pelos seus subordinados que precisarão da sua ajuda. Crie um modelo desse comportamento fazendo essas mesmas publicações também.
Confira algumas dicas úteis que você deve ter em mente ao se comunicar por meio de publicações no Workplace:
  • Fixe publicações com recursos importantes da equipe no topo do grupo para que sejam sempre fáceis de encontrar.
  • Crie uma publicação com itens de ação para acompanhar os trabalhos pendentes. Você pode marcar colegas para atribuir itens a eles. Eles poderão marcar os itens concluídos, para que todos os membros da equipe fiquem por dentro dos status deles.
  • Quando você adiciona um PDF à sua publicação, os membros do grupo podem adicionar comentários e feedbacks como anotações.
  • Marque as pessoas para gerar notificações. Essa é a melhor maneira de garantir que as pessoas vejam a sua publicação.
  • Não faça publicações fora do horário de trabalho. Em vez disso, agende uma publicação para o dia seguinte.
  • Ao compartilhar ou documentar muitas informações, tente criar uma nota. Com as Notas, você pode incorporar fotos e vídeos, permitir que o grupo faça edições e adicionar uma foto da capa para chamar a atenção das pessoas.
  • Se os seus subordinados diretos trabalharem por turnos, eles poderão usar as publicações do Workplace para encontrar a cobertura dos turnos. A cobertura de turno deve ser ativada por um administrador de sistema do Workplace. Saiba mais sobre a cobertura de turno na Central de Ajuda.
Para obter ainda mais dicas e melhores práticas que ajudam a dominar a arte das publicações no Workplace, confira as Teorias fundamentais de publicações.
Bate-papo
Os bate-papos são a melhor opção quando você precisa de uma resposta rápida ou apenas quer ter uma conversa casual com a equipe. Você pode iniciar um bate-papo com uma pessoa ou um grupo de pessoas. Nele, é possível compartilhar arquivos, fotos, vídeos, GIFs e muito mais. Também é possível realizar uma ligação de áudio ou de vídeo rápida, para tomar decisões com mais agilidade. Assista ao vídeo abaixo para ter uma visão geral rápida do que o bate-papo pode fazer.
Seus subordinados diretos devem entender quando usar o bate-papo e quando usar as publicações. Se as pessoas começarem a usar o bate-papo para compartilhar recursos importantes, incentive-as a criar publicações.
Confira algumas dicas e truques do Workplace Chat:
Planeje, organize e documente as reuniões

Planeje, organize e documente as reuniões da equipe

Reuniões são um elemento importante da colaboração de sua equipe. Você pode gerenciá-las no Workplace seguindo estas etapas simples:
1. Crie um evento para a sua próxima reunião
Crie um evento no grupo da sua equipe e convide os membros. Ative os convites de calendário para que todos os envolvidos possam bloquear o período da reunião nas respectivas ferramentas de calendário. Você poderá monitorar as respostas aos convites do Workplace.
2. Crie uma pauta
Use as enquetes para identificar tópicos de discussão durante a reunião. Os membros da equipe poderão votar em itens, bem como adicionar os próprios itens à enquete.
3. Use ligação de vídeo ou vídeo ao vivo para a sua reunião
Você pode iniciar uma ligação de vídeo ou áudio de qualquer grupo ou bate-papo individual clicando nos ícones do canto superior direito da tela.
Para gravar a sua reunião, experimente fazer uma transmissão ao vivo com outros organizadores. O vídeo ao vivo transmitirá a sua reunião para o grupo da equipe em tempo real. Quando a transmissão terminar, uma gravação será publicada automaticamente no grupo para que as pessoas de outros fusos horários e quem não pôde comparecer à reunião possam assistir mais tarde.
4. Compartilhe notas e itens de ação
Após a reunião da equipe, publique notas da reunião e as próximas etapas para o grupo da equipe. Você pode adicionar notas como texto à sua publicação e usar itens de ação para documentar as tarefas a serem realizadas. Mencione pessoas usando @ em um item de ação para que recebam uma notificação. Elas poderão marcar os itens à medida que forem concluídos.
Gerencie relacionamentos pessoais

Gerencie relacionamentos pessoais

Crie grupos secretos e individuais com cada um dos seus subordinados. Você usará esses grupos para compartilhar atualizações, dar e solicitar feedback, gerenciar o desempenho, atribuir tarefas, fazer perguntas e muito mais.
Grupos secretos individuais permitem que você interaja em particular com cada um dos seus subordinados diretos e forneça feedback e orientação individualizados que talvez não fossem relevantes ou apropriados para compartilhar com toda a equipe.
Compartilhe o trabalho de sua equipe

Compartilhe o trabalho de sua equipe

Compartilhe o trabalho árduo da sua equipe em toda a organização com grupos multifuncionais. Grupos como "Sucessos de vendas", "Avisos de marketing" e "Informações de suporte" são ótimos para manter todos informados sobre as conquistas da equipe e para coletar feedbacks valiosos. Veja como criar um grupo:
  1. No painel à esquerda do Feed de Notícias, clique em Criar grupo. Talvez seja necessário tocar em Ver mais antes.
  2. Dê ao seu grupo um nome claro e sucinto que possa indicar imediatamente o seu propósito.
  3. Abra o grupo para que qualquer pessoa possa entrar e ver as publicações.
  4. Desative o bate-papo. Os grupos multifuncionais geralmente têm muitos membros e os bate-papos podem gerar incômodo.
  5. Convide os membros um por um ou ao configurar regras de aprovação automática de membros de grupos.
  6. Dê uma descrição ao seu grupo, destacando como você o usará e se deseja que as pessoas compartilhem feedbacks e façam perguntas nas publicações.
Incentive os seus subordinados diretos a publicar no grupo quando tiverem trabalho para compartilhar. Você pode mencionar pessoas com @ nos comentários se quiser ter certeza de que receberão uma notificação.
Organize os principais recursos e as melhores práticas

Organize os principais recursos e as melhores práticas

O grupo da sua equipe também tem uma aba Aprendizado. Você pode usar essa aba para organizar publicações importantes em Guias de aprendizado. Os Guias de aprendizado são ótimos para integrar novos membros da equipe ou treinar e aprimorar as habilidades de outras pessoas da equipe. Você pode até criar testes curtos para avaliar a compreensão das pessoas e rastrear o nível de conclusão do guia. Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo.
Reconheça a sua equipe

Reconheça a sua equipe

É importante mostrar aos seus subordinados diretos que você valoriza o trabalho árduo e a dedicação deles. O reconhecimento pode ajudar você a moldar a cultura da sua equipe, incentivar a produtividade e elevar o moral. Quando feito abertamente com toda a organização, o reconhecimento também pode aumentar a visibilidade dos membros da equipe e ajudar você a demonstrar as conquistas da equipe.
Ao atingir um marco importante, tente criar uma publicação de conquista no grupo da sua equipe e no grupo multifuncional. Você poderá escolher entre uma variedade de GIFs e imagens ou carregar conteúdo próprio. Você também poderá marcar os membros da equipe para que eles recebam uma notificação e todos os outros possam ver quem fez parte do esforço.
Você também pode reconhecer os membros da equipe individualmente, usando o botão de agradecimento no perfil deles. É uma ótima maneira de enviar uma mensagem rápida, mas impactante. Se você estiver agradecendo a alguém de outra equipe, pode até ativar o recurso para notificar o gerente.
Priorize o equilíbrio e o bem-estar

Priorize o equilíbrio e o bem-estar

Ajude a sua equipe a definir limites saudáveis em torno das horas de trabalho com ferramentas como Não perturbe e Status.
O recurso Não perturbe permite silenciar notificações durante os horários de foco ou após o expediente. Você pode ativá-lo conforme necessário ou definir uma programação para que o recurso seja ativado automaticamente. Quando o Não perturbe estiver ativado, uma lua crescente aparecerá ao lado da foto do seu perfil e qualquer colega de trabalho que enviar uma mensagem para você pelo Workplace Chat receberá uma mensagem automática informando que você está com o recurso Não perturbe ativado e não foi notificado sobre a mensagem.
Você pode definir um status no Workplace para que os seus colegas de trabalho saibam quando você está doente, viajando, trabalhando em casa etc. O status será exibido no seu perfil do Workplace e no Workplace Chat.
Outros recursos úteis

Outros recursos úteis