O guia executivo para eventos de vídeo ao vivo

Descubra dicas e melhores práticas para ajudar você a se preparar para um evento de vídeo ao vivo no Workplace.


Embora muitos executivos sejam, naturalmente, ótimos oradores, até mesmo os líderes mais bem-sucedidos podem se beneficiar de uma preparação melhor para um evento virtual. É preciso prática para inspirar, conectar e motivar um público, principalmente quando as pessoas não estão presentes fisicamente.
Veja algumas dicas para ajudar você a se sentir mais capaz e mais bem-preparado:
Escolha o dispositivo
Escolha o dispositivo
Transmitir ao vivo usando o próprio smartphone é uma forma fácil de compartilhar uma mensagem rapidamente ou de fazer um anúncio para toda a empresa. Para eventos virtuais que usam recursos de vídeo ao vivo avançados, recomendamos fazer uma transmissão ao vivo de um computador.
Para isso, também é possível usar equipamentos de vídeo profissionais. Notifique a sua equipe de TI com antecedência para que ela possa se preparar. Acesse os recursos técnicos para ajudar a configurar um vídeo ao vivo com equipamentos audiovisuais profissionais.
Crie uma pauta clara
Crie uma pauta clara
Os eventos internos são ótimas oportunidades para você manter os seus funcionários informados sobre novidades e acontecimentos importantes da empresa. Além disso, eles também são uma chance para você ouvir a opinião dos seus funcionários, sentir o clima da sua organização e passar a mensagem de que todos estão no mesmo barco.
Embora possa ser tentador encaixar uma lista de avisos, o evento deve priorizar tópicos sobre os quais os seus funcionários querem saber mais. Duas semanas antes do evento, compartilhe uma enquete no grupo de toda a organização, pedindo que os funcionários adicionem e votem em tópicos que gostariam de ver em debate durante a transmissão. Use os tópicos identificados para criar uma pauta com a qual os funcionários gostarão de interagir.
Trabalhe com a sua equipe de comunicações para criar uma pauta detalhada, incorporando cada segmento do evento. Isso ajudará todos a saberem o que acontece e quando, além de manter a duração do evento dentro do planejado.
Aborde pontos positivos e negativos
Aborde pontos positivos e negativos
Obviamente, será necessário informar os seus funcionários de problemas graves. Entretanto, não se esqueça de disponibilizar tempo para compartilhar e celebrar sucessos. Nas semanas antes do evento, solicite indicações para premiar funcionários. Para isso, use enquetes no grupo do evento. Depois, compartilhe as premiações e destaque para toda a comunidade os funcionários que fazem o possível e o impossível para alcançar objetivos da empresa.
Tenha concisão
Tenha concisão
Independentemente de o evento ser composto de uma ou de várias apresentações, a duração de cada sessão deve ser de 30 a 60 minutos. Se passar desse tempo, é arriscado perder a atenção do público e os principais pontos podem ser esquecidos. Reserve um tempo para interagir com o público e responder a perguntas.
Conte uma história
Conte uma história
Pode ser tentador inserir diversos tópicos em apenas uma apresentação, mas menos é mais. Busque identificar de dois a três tópicos em que os funcionários estão interessados e não fuja dos pontos principais. Ao falar sobre tópicos financeiros, não inclua gráficos completos e opte por identificar os pontos em que a empresa precisa melhorar.
Sobretudo, conte uma história. Seja explicando uma iniciativa estratégica, seja analisando estatísticas, conte histórias divertidas sobre o envolvimento dos funcionários e sobre o que estão fazendo para atingir esses objetivos. Considere usar vários exemplos, estudos de caso, vídeos e funcionários para ajudar a contar as histórias.
Prepare-se para o sucesso
Prepare-se para o sucesso
Veja algumas das melhores práticas para ajudar você a se preparar e garantir que o seu evento ocorra sem problemas:
  • Ficar de frente para uma janela proporcionará uma ótima fonte de luz natural. Dessa forma, a sua imagem aparecerá nítida no quadro do vídeo.
  • O som é tão importante quanto a iluminação. Por isso, use um microfone. Pode ser o fone de ouvido que veio junto com o seu dispositivo ou um microfone com fio.
  • Ajuste o enquadramento para que os espectadores consigam ver a sua cabeça e ombros.
  • Verifique se a conexão de rede é boa.
  • Reinicie o seu dispositivo aproximadamente meia hora antes de fazer a transmissão ao vivo para evitar que ele desligue ou pause para instalar uma atualização durante o evento.
  • Para impedir interrupções durante a transmissão, desative os alertas no seu dispositivo e todas as notificações do Workplace usando o modo Não perturbe.
Ensaie a apresentação completa
Ensaie a apresentação completa
Ensaiar o evento inteiro permitirá que você possa se planejar em relação ao tempo, evitar problemas técnicos e identificar falhas que provavelmente pegariam você de surpresa. Praticar em frente à câmera também pode ajudar você a se sentir à vontade no dia do evento.
Faça uma transmissão ao vivo em um grupo secreto pequeno e peça a algumas pessoas que a assistam, comentem ou façam perguntas durante a transmissão. Assim, você saberá o que esperar. O ensaio também é uma boa forma de verificar se você tem a largura de banda de carregamento necessária para fazer a transmissão. Verifique com os espectadores se está tudo certo com o seu vídeo.
Gere engajamento com o público
Engaje o público
O engajamento com o público é fundamental para o sucesso dos eventos. Enquanto estiver apresentando, garanta que haja pessoas de prontidão para responder aos comentários do público quando você não puder. O criador do vídeo ao vivo também deve ser responsável por monitorar as perguntas enviadas pela sessão de perguntas e respostas e engajar os espectadores com enquetes.
Conduza as suas sessões por meio de perguntas feitas pelo público e incentive os funcionários a responderem nos comentários. Ao responder a perguntas ou comentários de funcionários, use o primeiro nome do espectador para tornar a interação mais pessoal.
Aja com autenticidade
Aja com autenticidade
Embora seja importante seguir um roteiro para não ultrapassar o tempo previsto e cobrir os principais pontos, também é extremamente importante parecer natural. A apresentação não deve ser um monólogo de 90 minutos. O ideal é que você esteja bem preparado e não fuja dos pontos de discussão. No entanto, isso deve ser feito de maneira natural, conversacional e verdadeira.
A beleza do vídeo ao vivo é que ele permite que você compartilhe as suas experiências em tempo real e faça uma conexão mais humana com o público. Tente dar um passo a mais e seja vulnerável. Compartilhe histórias e mostre ao seu público um lado mais pessoal seu.