Kit de campanhas de bem-estar

Incentive hábitos saudáveis e crie uma comunidade voltada para o bem-estar no trabalho.

Baixar o kit de campanhas

Cada vez mais, o bem-estar dos funcionários é reconhecido como essencial para o sucesso das empresas, e elas estão dando atenção a isso. Funcionários saudáveis e engajados apresentam índices mais elevados de produtividade e de satisfação no trabalho. Mas isso não significa que você precisa construir uma academia na empresa para incentivar uma melhor gestão da saúde e do estresse.

O kit de campanhas de bem-estar foi desenvolvido para ajudar você a criar campanhas internas que engajem seus funcionários, promovam a comunidade e incentivem uma cultura de trabalho saudável. As ideias de campanhas descritas neste guia oferecem ativos personalizáveis que você pode compartilhar em uma publicação no Workplace para incentivar a participação na empresa. Baixe o kit de campanhas de bem-estar aqui.

Feedback, informações e ações do funcionário

Feedback, informações e ações do funcionário

Uma comunicação honesta e transparente é essencial para incentivar a fidelidade dos funcionários e estimular o engajamento. Use o recurso Pesquisas do Workplace para enviar pesquisas de satisfação frequentes a todos na organização. Com as pesquisas, você coleta dados e mensura o engajamento dos funcionários o ano todo. Compartilhe os resultados da pesquisa e as próximas etapas para abordar o feedback dos funcionários no grupo da empresa. Ao ser transparente, você garante que os funcionários saibam que você não apenas está ouvindo, mas também agindo com base no que ouve.

Use este modelo personalizável para coletar feedback dos funcionários e para saber as próximas etapas em um formato visual que você pode adicionar como uma imagem à sua publicação.


Imagem do modelo de resultados da pesquisa de satisfação

Incentivar hábitos saudáveis de trabalho

Incentivar hábitos saudáveis de trabalho

O esgotamento mental e físico dos funcionários afeta mais do que apenas o engajamento. Normalmente, ele causa baixa produtividade, baixa retenção e altos custos para a empresa. Mais importante, o estresse no local de trabalho pode ser prejudicial à saúde mental e física do funcionário e pode se espalhar no escritório.

Mostre aos funcionários que o bem-estar deles é uma prioridade com uma campanha #DicasParaRenovarEnergias. Compartilhe dicas semanais sobre hábitos saudáveis de trabalho e como reconhecer e lidar com o esgotamento físico e mental. Veja algumas dicas que você pode usar:

  • Dica 1: almoce na área externa
    Sempre que possível, tente sair para tomar sol durante o intervalo de almoço. Além de ser agradável, respirar ar fresco e sair do escritório por um breve período pode ajudar clarear as ideias.
  • Dica 2: faça pausas frequentes
    Muitos de nós estão focados em ser o mais produtivo possível no horário de trabalho, por isso tendemos a negligenciar as pausas em favor do trabalho. Porém, fazer pausas frequentes pode realmente aumentar a produtividade e a criatividade, desde que você faça isso de maneira ponderada. Tente fazer pequenas pausas ao longo do dia para beber água, caminhar ou comer lanches saudáveis.
  • Dica 3: defina limites de horário de trabalho
    Use o recurso Não perturbe do Workplace para silenciar notificações recebidas fora do seu horário de trabalho. Você pode ativar o Não perturbe por um número específico de horas ou definir a ativação automática do modo Não perturbe em dias e horários específicos.
  • Dica 4: avise os colegas de trabalho quando você não estiver disponível
    Use o recurso Status do Workplace para avisar seus colegas quando você estiver ausente. No desktop, clique no ícone do rosto sorridente no canto inferior esquerdo da tela. Escolha um emoji e adicione uma descrição do seu status. Algumas ideias para o texto de status são “Em férias!”, “Offline durante a noite” ou “De licença”.
  • Dica 5: tente fazer exercícios com frequência
    Exercícios frequentes ajudam a manter a boa forma mental e a reduzir o estresse. Sempre que possível, reserve um tempo do seu dia para se exercitar, mesmo uma caminhada de 30 minutos pode ser muito útil.
    • Incentive os funcionários a se conectarem e conversarem sobre metas de atividades físicas. Para isso, crie um grupo aberto chamado "Atividades físicas na [Nome da empresa]" e convide as pessoas a compartilharem metas, fotos e até mesmo organizarem exercícios em grupo.

Baixe os recursos personalizáveis para cada uma dessas dicas aqui.


Imagem personalizável do Não perturbe

Compartilhar oportunidades de desenvolvimento dos funcionários

Compartilhar oportunidades de desenvolvimento dos funcionários

O bem-estar dos funcionários não abrange apenas saúde física e emocional. O desenvolvimento pessoal e profissional pode contribuir para maior engajamento, maior satisfação e menor esgotamento metal e físico dos funcionários. Use o Workplace para promover os programas atuais de aprendizado e desenvolvimento e desenvolver novas maneiras de compartilhar conhecimento e destacar o conjunto de habilidades dos funcionários.

  • Faça uma transmissão ao vivo com um especialista no assunto para treinar equipes dispersas, remotas e de linha de frente. Os espectadores podem fazer perguntas durante a transmissão ao vivo por meio dos comentários ou de enquetes de vídeo ao vivo. O vídeo será publicado automaticamente no grupo para que qualquer pessoa que não conseguir assisti-lo em tempo real possa fazer isso mais tarde.
    Adicione esse ativo personalizável a uma publicação para informar aos funcionários a data, a hora e o assunto de cada um dos próximos treinamentos.

    Imagem personalizável do treinamento ao vivo

  • Compartilhe oportunidades de treinamento online e presencial no Workplace. Crie selos personalizados para funcionários que concluem programas de treinamento e incentive-os a adicionar novas habilidades aos perfis deles do Workplace.
  • Use o recurso Aprendizado do Workplace para oferecer conteúdo multimídia rápido de aprendizado que os funcionários podem acessar facilmente usando um desktop ou dispositivo móvel.
Reduzir o estigma e incentivar uma cultura aberta de trabalho

Reduzir o estigma e incentivar uma cultura aberta de trabalho

As pessoas raramente falam sobre desafios pessoais no local de trabalho, mas, quando os líderes contam sobre as próprias experiências, eles podem ajudar a reduzir o estigma e incentivar uma cultura de trabalho mais aberta e solidária.

Peça que um líder compartilhe uma publicação ou um vídeo com a hashtag #OpenUp no grupo social da empresa, em que ele conta sobre um desafio que teve de superar. Promova as publicações desse líder no Feed de Notícias para garantir que os funcionários as vejam. Incentive os funcionários a compartilharem as próprias histórias com a hashtag #Abra-se no grupo e ofereça apoio e incentivo por meio de comentários e reações.

Adicione esta imagem de modelo personalizável à publicação do líder com a hashtag #Abra-se para torná-la visual e envolvente.


Imagem personalizável com a hashtag #OpenUp

Compartilhar dicas de gerenciamento de tempo

Compartilhar dicas de gerenciamento de tempo

Quando o dia é corrido, gerenciar a carga de trabalho pode ser difícil. Compartilhe dicas com a organização sobre como manter o controle das tarefas para reduzir o estresse e render mais.

Quando se trata do Workplace, há uma variedade de ferramentas disponíveis para ajudar você a se organizar e aumentar sua produtividade. Veja algumas que você pode usar na campanha:

Baixe os recursos personalizáveis para cada uma dessas dicas aqui.


Instruções sobre lembretes personalizáveis

Promover uma cultura de reconhecimento

Promover uma cultura de reconhecimento

Ensine gratidão aos funcionários com o recurso Agradecimento do Workplace e incentive-os a usar esse recurso para reconhecer colegas que fazem de tudo para ajudar os outros. Compartilhe uma publicação no grupo da empresa sobre o recurso Agradecimento e use esta imagem personalizável para fornecer instruções passo a passo sobre como eles podem usá-lo.


Imagem personalizável do recurso Agradecimento

Você também pode criar um grupo aberto chamado "Reconhecimento na [Nome da empresa]", em que reconhece com frequência as realizações dos funcionários. Também convide as pessoas para compartilhar indicações para prêmios de reconhecimento no grupo.

Reduzir o ruído

Reduzir o ruído

As notificações são importantes, porque mantêm você atualizado sobre as novidades de toda a organização. Mas, às vezes, você precisa reduzir o ruído. No Workplace, é fácil modificar preferências e filtrar e priorizar notificações. Compartilhe estas dicas para garantir que os funcionários saibam como fazer isso:

  • Acesse as configurações de notificação para modificar a maneira de recebimento (email, desktop, celular) e o assunto (atividade de grupo, tags, comentários etc.) das notificações.
  • Acesse a página Grupos para gerenciar notificações de grupos de maneira rápida e em massa.
  • Use os filtros de notificação para restringir os itens mostrados na Caixa de Entrada.
  • Priorize os grupos mais importantes para vê-los primeiro no Feed de Notícias.

Compartilhar estratégias de autocuidado

Compartilhar estratégias de autocuidado

As práticas de autocuidado são uma ótima maneira de gerenciar o estresse. Compartilhe uma publicação no grupo descrevendo práticas como meditação, ioga, caminhadas, massagens e alimentação saudável. Depois, convide os funcionários para compartilharem os próprios métodos de autocuidado. Essa é uma ótima maneira de fazer os funcionários participarem e pode inspirar mais pessoas a adotarem novos hábitos para ajudar a aliviar o estresse.

Com base em algumas das práticas compartilhadas no grupo, crie grupos abertos de comunidade que os funcionários podem usar para conversar sobre as práticas de autocuidado deles. Grupos sociais, como “Clube de corredores da [Nome da empresa]” ou “Círculo de meditação da [Nome da empresa]”, podem ajudar a criar uma rede de apoio e incentivar conexões mais fortes em toda a organização.


Práticas de autocuidado

Baixe o ativo acima para compartilhar em uma publicação do Workplace e incentivar a participação dos funcionários.

Compartilhe este artigo

Mais campanhas de engajamento

Fundamentos do Workplace

Fundamentos do Workplace

Um modelo de plano de comunicação para ajudar você na integração dos funcionários ao Workplace.

3 min read

Kit da campanha Dica da terça

Kit da campanha Dica da terça

Um modelo de campanha de comunicação para ajudar você a compartilhar conhecimento sobre o Workplace com toda a organização.

4 min read

The Culture Carrier Toolkit

The Culture Carrier Toolkit

Learn how to identify, reward and empower your Culture Carriers to drive cultural change.

4 min read