Nove tendências no trabalho para 2023

Espera-se que as tendências para o futuro do trabalho deem frutos em 2023. Então, como as coisas vão se desenrolar ao longo do ano?

O FUTURO DO TRABALHO | 6 MINUTOS DE LEITURA
Future of work trends 2023
Quais são as tendências emergentes no trabalho?

Quais são as tendências emergentes no trabalho?

O trabalho está se estabelecendo em um novo normal pós-COVID. A tecnologia continua provendo a cultura do trabalho remoto e as práticas centradas nas pessoas permanecem no centro das atenções. Enquanto isso, a dificuldade de reter funcionários valiosos continua à medida que a mudança para o metaverso ganha tração. Tudo isso é o pano de fundo das principais tendências definidas para dominar 2023.

1. VR para o trabalho

A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) têm causado polêmica nos últimos anos. Agora, devem ocupar os holofotes em 2023, sobretudo a VR.

Os motivos para isso são claros. Por exemplo, o treinamento: 34% das empresas afirmam que a VR e o metaverso pode ser uma forma mais eficaz de treinar e desenvolvedor os funcionários. Em comparação com o treinamento presencial, os funcionários aprendem até quatro vezes mais rapidamente quando instruídos na VR. Aqueles treinados com a VR apresentam até 275% mais confiança para agir de acordo com o que aprenderam.

A VR também está avançando graças à continuação do trabalho híbrido. No trabalho remoto, a colaboração presencial é limitada. Isso pode levar os funcionários a sentirem fadiga de ligações de vídeo, com falta de acesso à linguagem corporal dos colegas de trabalho e outros sinais não verbais.

Contudo, apps como o Workrooms e muitos outros permitirão cada vez mais a realização de reuniões totalmente imersivas, como se todos estivessem no mesmo cômodo. Desse modo, serão abertas as portas para uma forma completamente nova de colaborar e transformar a maneira como as equipes trabalham juntas.

Workplace trends 2023

2. A geração Z ingressa na força de trabalho

A geração Z está se formando, entrando na força de trabalho em massa e trazendo consigo uma nova perspectiva sobre o trabalho. Ela é a geração menos propensa a ficar em um trabalho com o qual não está satisfeita, seja devido à falta de alinhamento nos valores, salário insuficiente ou sentir-se desvalorizada. A demissão silenciosa era a tendência de 2022. No entanto, a geração Z levou isso a um outro nível com a candidatura a outros empregos impulsionada pela raiva. Em outras palavras, a pessoa canaliza a raiva que sente do seu trabalho ou chefe ao se candidatar em massa a outras vagas de emprego com a esperança de que alguém apareça com uma oferta melhor.

Para a geração Z, o trabalho híbrido, o apoio em questões de saúde mental e a diversidade são os primeiros colocados na lista de prioridades no trabalho. Entre os membros da geração Z, 46% afirmam se sentir estressados ou ansiosos a maior parte do tempo, citando a carga de trabalho como a principal causa. Já 63% deles sentem que o trabalho híbrido e o apoio em questões de saúde mental no trabalho ajudam a aumentar sua produtividade e bem-estar mental.

3. Trabalho híbrido

Embora não sejam novas, espera-se que as tendências de trabalho remoto aumentem ainda mais em 2023. As reviravoltas da pandemia levaram à generalização do trabalho totalmente remoto. Contudo, a tendência agora se volta cada vez mais para um modelo híbrido em que as pessoas dividem a semana entre estar em um local de trabalho físico e em um local remoto. Espera-se que isso continue em 2023, com empresas que desejam ter trabalhadores de volta ao escritório em pelo menos parte do tempo. Isso é evidenciado pela queda no número de anúncios de trabalho totalmente remoto.

4. A busca pela sustentabilidade

Com a piora gradual da crise climática, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as empresas. Em 2022, 79% dos executivos empresariais percebiam que o mundo se encontrava em um ponto de mudança crítico. Agora, eles sentem a pressão dos seus acionistas para se tornarem mais sustentáveis.

Globalmente, 60% dos consumidores levam em consideração a sustentabilidade de um produto e marca ao realizar uma compra. Cerca de um terço das pessoas são propensas a escolherem ativamente a opção sustentável, mesmo se for de uma marca que nunca usaram antes. Isso incentiva mais empresas a buscarem opções que promovem a sustentabilidade.

A força de trabalho também está lutando pelo crescimento sustentável. Em 2020, 83% das pessoas acreditavam que a empresa na qual trabalhavam não fazia o bastante para combater a mudança climática. Com o aumento da evidência física de como a mudança climática está afetando o planeta, os trabalhadores estão começando a exigir a sustentabilidade em vez de esperar que a mudança venha dos altos cargos na hierarquia.

A busca pela sustentabilidade alimenta a demanda contínua do trabalho remoto. Em todo o mundo, o transporte foi responsável por 37% das emissões de CO2 em 2021, com a maior proporção pertencendo a veículos rodoviários. A força de trabalho agora pressiona para a continuidade do trabalho remoto como uma forma de combater a mudança climática, tanto de uma perspectiva pessoal quanto profissional.

As empresas também estão mais propensas a obterem o certificado B-Corp. O greenwashing, que é uma falsa preocupação com o meio ambiente, está se tornando algo do passado. Os locais de trabalho agora fazem um esforço conjunto para ajudar a reverter os efeitos da mudança climática.

5. Bem-estar e positividade

O bem-estar no trabalho se tornará uma das maiores armas dos empregadores na guerra cada vez mais acirrada por talentos. A felicidade e o bem-estar são de extrema importância para os funcionários. Contudo, de acordo com um estudo da Indeed, apenas 49% deles afirmam que os empregadores estão mensurando esses indicadores.

O estudo também mostra que, quanto mais satisfeitos os funcionários estão no trabalho, menor é a probabilidade de buscarem emprego em outro lugar. Além disso, iniciativas de bem-estar podem reduzir os efeitos destrutivos do burnout. Sendo assim, é provável que as empresas foquem iniciativas e benefícios de bem-estar neste ano.

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

6. A semana de trabalho de quatro dias

Até o momento, os experimentos com a semana de trabalho de quatro dias foram um grande sucesso. No estudo realizado sobre o tema, 67% das empresas que participaram disseram que definitivamente continuariam com esse modelo em vez de voltar para o padrão tradicional de cinco dias. Apesar dos temores que diziam o contrário, a produtividade aumentou ou permaneceu a mesma durante o teste. Além disso, a satisfação e o bem-estar dos funcionários melhoraram. Segundo o estudo da Henley Business School, as empresas que testaram e implementaram a semana de quatro dias economizaram aproximadamente £ 104 bilhões, ou 2,2% do faturamento total.

Será que mais empresas adotarão uma semana de trabalho mais curta em 2023? De acordo com um estudo, 79% dos recrutadores acreditam que a semana de trabalho de quatro dias, sem perda de remuneração, estará em vigor até 2030. Portanto, é razoável esperar que essa seja uma iniciativa que não desaparecerá.

7. Contratação baseada em habilidades

Tradicionalmente, a formação tem sido uma das maiores influências na decisão de contratação. Acreditava-se que as qualificações de um candidato e qual universidade ele frequentou eram os maiores indicadores de como seria o desempenho dessa pessoa no trabalho. Contudo, o mercado agora está se distanciando dessa abordagem.

Hoje, três quartos dos funcionários usam contratação baseada em habilidades para encontrar talentos. A contratação baseada em habilidades envolve usar uma série de testes específicos a uma função para determinar a capacidade do candidato de realizar um trabalho, bem como o que mais ele pode trazer para a equipe.

Os funcionários também estão aprimorando as próprias habilidades, principalmente durante e após a pandemia, quando as pessoas dedicaram tempo ao desenvolvimento de novas habilidades relacionadas ao trabalho, seja por diversão ou para ajudá-las a encontrar um emprego. Os empregadores descobriram que as contratações baseadas em habilidades são mais felizes e produtivas no trabalho do que aquelas contratadas por outros métodos.

8. Avanço da diversidade, equidade e inclusão

A diversidade, equidade e inclusão (DE&I), incluindo gênero, sexualidade, deficiências e neurodiversidade, já é reconhecida como extremamente importante no local de trabalho. Além de ser uma questão de justiça social, a diversidade oferece grandes benefícios, incluindo a criatividade e a inovação que decorrem de uma variedade de pontos de vista. É mais provável que um grupo de pessoas com experiências diferentes pense em algo original e comercializável do que um grupo de pessoas com a mesma experiência.

Também é algo cada vez mais importante para os funcionários: 81% dizem que considerariam deixar o emprego se sentissem que seu local de trabalho não estava fazendo o suficiente para apoiar iniciativas de DE&I.

9. Promoção interna e capacitação

Devido ao custo do recrutamento e a reviravolta causada pela Grande Demissão de 2022, não é surpresa que as empresas tenham como foco a retenção dos funcionários em 2023. Parte dessa estratégia é aproveitar ao máximo os recursos humanos já disponíveis por meio da capacitação e da promoção interna (chamado pela Gartner como "contratação silenciosa").

Essa abordagem é extremamente útil para a retenção. Os funcionários sempre deixaram claro que as oportunidades de aprendizado são um fator relevante para decidir aceitar um emprego ou uma promoção. Promover as pessoas de dentro da empresa, em vez de contratar alguém novo, sinaliza aos funcionários que há oportunidades disponíveis para eles.

A capacitação ou requalificação funciona de maneira semelhante. Para reter o pessoal, os locais de trabalho agora estão apostando na requalificação de funcionários para trabalhar em áreas onde eles são mais eficazes. Essa pode ser uma abordagem com melhor custo-benefício do que a contratação externa. Por isso, é algo que esperamos ver mais em 2023.

Continue lendo:

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar a sua organização para o futuro.

Liderança | 4 minutos de leitura

10 lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja dez exemplos.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.