Workplace para reconhecimento

Para muitos funcionários, um elogio (e não um incentivo financeiro) faz toda a diferença quando se trata de valorização no trabalho. Veja como você pode desenvolver uma cultura de reconhecimento e cuidado.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 6 MINUTOS DE LEITURA

As estatísticas globais de satisfação no trabalho são preocupantes. De acordo com uma enquete da Gallup de 2017, 85% da força de trabalho global não está engajada no trabalho atualmente. A Deloitte identificou que 43% das pessoas da geração Y pretendem deixar o emprego atual nos próximos dois anos. Por que isso é importante? Além do custo emocional óbvio do baixo engajamento dos funcionários, funcionários felizes são 12% mais produtivos.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

E isso não é uma questão de dinheiro. Organizações dos EUA estão gastando mais de US$ 100 bilhões anualmente em programas de incentivo. No entanto, os funcionários, especialmente os mais jovens, não estão sendo beneficiados ou simplesmente não se importam. Nos EUA, 60% dos jovens afirmam que valorizam mais a qualidade da vida profissional do que os benefícios financeiros.

Elogios, não incentivos financeiros

Elogios, não incentivos financeiros

Os empregadores concordam. Quando questionados sobre o que os líderes poderiam fazer para aprimorar o engajamento, 58% dos entrevistados responderam "reconhecimento". 50% dos funcionários acreditam que ser reconhecido pelos gerentes não apenas melhorou o relacionamento, mas também desenvolveu a confiança com seus superiores. E estudos globais mostram que 79% das pessoas que deixam o emprego citam a “falta de valorização” como motivo para sair

Se feito da forma certa, o reconhecimento pode ser um dos maiores reforços à cultura da empresa. Ele influencia os relacionamentos, a satisfação e os valores: tudo de bom que você deseja que esteja associado à sua organização.

Employee recognition stats
Efeitos positivos do reconhecimento dos funcionários. Fonte

Como sempre, a questão é: como fazer isso? Como você traz o melhor das pessoas, mostra respeito e torna o trabalho um pouco mais significativo? E não apenas para as pessoas que estão lá há 20 anos. Como você faz do reconhecimento uma parte cotidiana de sua cultura?

Automatização do reconhecimento no Workplace

Automatização do reconhecimento no Workplace

Um dos nossos valores culturais no Facebook é focar no "Impacto". Isso incentiva todos a enfrentar os problemas maiores e agregar mais valor às pessoas que usam nossas plataformas. Graças ao Workplace, podemos reconhecer esse impacto com ferramentas simples que tornam o reconhecimento rápido, público e livre de atritos.

Nossa ferramenta mais popular é um bot de #agradecimento que pode ser acessado nos Grupos e no Bate-papo do Workplace. Sempre que um funcionário menciona um colega usando @, o bot notifica instantaneamente a pessoa que está sendo reconhecida e também aciona uma notificação por email/bate-papo para o gerente, para que ele também veja o conteúdo. Como incentivo adicional, o bot também registrará quantas vezes alguém deu ou recebeu uma menção de #agradecimento.

O recurso Reconhecer está disponível no Diretório de Integrações do Workplace e você pode ativá-lo para oferecer instantaneamente uma experiência semelhante para qualquer organização. Além disso, temos um ecossistema de parceiros do Workplace que pode criar soluções sob medida para os clientes.

Como oferecer reconhecimento por meio dos grupos

Como oferecer reconhecimento por meio dos grupos

Se tudo isso soa um pouco "tecnológico", não se preocupe: existem maneiras ainda mais simples de criar uma cultura de reconhecimento no Workplace. Comece criando um grupo aberto, "Reconhecimento@", e adicione automaticamente todos os seus funcionários. Defina os critérios para pedir indicações de colegas, gerentes e líderes que estejam alinhados com os valores e a missão da organização.

Sourcing using groups
Exemplo de um grupo de "Reconhecimento@"

Uma ótima maneira de começar é fazer com que seus líderes transmitam "Ao vivo" para compartilhar a história de alguém da sua equipe de linha de frente que está agregando um valor excepcional ao cliente. Incentive os gestores a compartilhar histórias sobre o impacto que suas equipes estão criando no dia a dia. Faça com que os colegas valorizem aqueles que conseguiram ir além.

Peça que os colegas indiquem pessoas como "Destaque da semana" ou "Membro da equipe no mês". Compartilhe os resultados no grupo e dê destaque aos ganhadores com uma transmissão ao vivo.

Reconhecimento na prática

Reconhecimento na prática

Um dos melhores exemplos de reconhecimento no Workplace vem da plataforma de mensagens B2B Intercom. Todos os anos, no aniversário de ingresso na empresa, cada funcionário da Intercom recebe uma história em quadrinhos personalizada ilustrando o ano anterior, desenhada por um artista profissional e com base nas contribuições de gerentes e colegas. Os gerentes recorrem ao Workplace para escrever uma longa descrição de realizações, hobbies ou eventos importantes de vida, seja uma mudança de cargo ou de casa.

“Você pode ver uma representação incrível de si mesmo, como um reflexo de todo o seu ano e de suas maiores realizações, tanto no trabalho quanto fora dele”, diz a COO da Intercom, Karen Peacock. “É uma oportunidade real para os gerentes poderem reforçar nossos valores, reforçar as coisas com as quais realmente se importam e procuram nas equipes, e incentivar isso em outras equipes.”

Sourcing using groups
Reconhecimento no Walmart

Mas você certamente não precisa ir tão longe. A Delta Air Lines criou um grupo, #deltaproud, para seus 80 mil funcionários. Ela recebe mais de 15 mil publicações e comentários por semana, todos eles compartilhando histórias de impacto, excelência e gratidão.

Como Rachael Steegar Rensink, diretora de Engajamento de Funcionários da Delta Air Lines descreveu: “O Workplace nos ajuda a acabar com os silos e a promover a valorização e o reconhecimento, não apenas hierarquicamente, mas entre colegas, de pessoas que geralmente não têm a chance de conversar e interagir. Esse é um bom lembrete do motivo pelo qual fazemos isso.”

Sourcing using groups
Reconhecimento na Delta Air Lines

Reconhecimento é um presente. Com ele, temos a oportunidade de reconhecer o trabalho árduo e o impacto, compartilhar aprendizados e construir relacionamentos. Humanize a experiência do funcionário, seja de modo presencial ou em uma transmissão ao vivo. Seja autêntico e oportuno. O resultado será uma cultura de reconhecimento e cuidado.

Participe de nossa comunidade global de clientes do Workplace para RH e entre em contato com os seus colegas do setor de RH para aprender, compartilhar e continuar o diálogo.

Sobre o autor: Sameer Chowdhri é líder global do Workplace para RH. Com 20 anos de experiência em RH, ele aconselha especialistas em RH digital que usam o Workplace na transformação cultural e no futuro do trabalho para ajudar a humanizar a experiência do funcionário.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Engajamento do funcionário: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Workplace para recrutamento

A segunda publicação da nossa série “Workplace para RH” aborda algumas etapas simples, pragmáticas e acionáveis para recrutar novos talentos.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que as suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.