Como trabalhar bem com outras pessoas

Trabalhar bem com outras pessoas é a essência do trabalho em equipe. Quais são os benefícios de trabalhar com outras pessoas e como você pode aprender a fazer isso de forma eficaz?

COLABORAçãO EM EQUIPE | 7 MINUTOS DE LEITURA
working with others - Workplace from Meta

Todos sabemos intuitivamente que trabalhar bem com outras pessoas é algo positivo. Mas por que é tão importante? E como o trabalho em equipe e a colaboração em equipe realmente são quando você se dedica a eles? Se você deseja desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe, saiba como começar.

O que queremos dizer com trabalhar bem com outras pessoas?

O que queremos dizer com trabalhar bem com outras pessoas?

Quando as pessoas falam sobre a capacidade de trabalhar bem com outras, elas normalmente estão descrevendo uma combinação de habilidades interpessoais que permitem colaborar em tarefas e formar relações de trabalho produtivas. Então como é isso?

A The Nebraska University of Law descreve trabalhar bem com outras pessoas como:

  • Conseguir interagir de modo eficaz, cooperar, colaborar e gerenciar conflitos com outras pessoas para realizar tarefas
  • Entender as origens culturais das pessoas com quem você interage, como cientistas e colegas de trabalho
  • Tomar decisões solo e em conjunto
  • Expressar opiniões e respeitar opiniões diferentes
  • Ser flexível
Retornando ao local de trabalho

Baixe este guia essencial para descobrir as oportunidades e os desafios que as pessoas enfrentam em tempos de mudanças sem precedentes na maneira como trabalhamos.

Definição de trabalho em equipe

Definição de trabalho em equipe

Trabalhar com outras pessoas está intrinsecamente ligado ao trabalho em equipe. O dicionário The Merriam-Webster tem a seguinte definição: "Trabalho realizado por vários associados, com cada um fazendo uma parte, mas todos subordinando a proeminência pessoal à eficiência do todo."

De acordo com esta definição, o trabalho em equipe concentra nossas habilidades em uma meta coletiva, enfatizando essa meta antes do desejo de realização pessoal de qualquer indivíduo. Em outras palavras, se você trabalha em equipe, coloca os objetivos da equipe em primeiro lugar.

Os especialistas concordam. O eminente psicólogo social J. Richard Hackman é famoso por estabelecer um modelo de cinco fatores para o sucesso da equipe, que descreve as qualidades e condições para trabalhar bem em grupo:

  1. O grupo é uma equipe de verdade, com limites claros, interdependência entre os membros e estabilidade dos membros ao longo do tempo?
  2. A equipe tem uma direção e um propósito claros, desafiadores e importantes? Concentra-se nos fins e não nos meios?
  3. A estrutura da equipe (sua tarefa, composição e normas fundamentais de conduta) permite o trabalho em equipe em vez de impedi-lo?
  4. A equipe tem interações e conexões sociais fortes que ajudam as pessoas a fazer o trabalho coletivo?
  5. Há treinamento competente disponível para ajudar os membros a superar situações difíceis e aproveitar as oportunidades emergentes? O treinamento é fornecido quando membros estão prontos para recebê-lo e usá-lo?
Por que trabalhar de maneira eficaz com outras pessoas é tão importante?

Por que trabalhar de maneira eficaz com outras pessoas é tão importante?

Algumas vezes, pode parecer que habilidades interpessoais são apenas competências interessantes de se ter e que a capacidade de trabalhar de forma eficaz com outras pessoas é de alguma forma menos importante do que as habilidades técnicas, como qualificações e credenciamentos.

Mas essas habilidades são fundamentais para o sucesso. De acordo com uma pesquisa da Queens University of Charlotte, 44% dos altos executivos acreditam que as habilidades interpessoais são a parte mais significativa da lacuna de competências nos EUA e 73% sentem que são mais importantes do que as habilidades específicas do trabalho.

No mesmo estudo, quase três quartos dos empregadores classificaram a colaboração e o trabalho em equipe como "muito importantes". No entanto, apenas 18% dos funcionários recebem avaliação em relação à colaboração durante as avaliações de desempenho.

As relações de trabalho são importantes, e não apenas porque tornam a vida mais agradável. A Gallup avalia as relações no trabalho com a métrica "você tem um melhor amigo no trabalho?" na sua metodologia para mensurar uma ótima gestão.

Quando a resposta é "sim", os marcadores de sucesso tentem a melhorar. A Gallup descobriu que as mulheres que concordam totalmente que têm um melhor amigo no trabalho têm duas vezes mais probabilidade de serem funcionárias engajadas (63%) do que as mulheres que dizem o contrário (29%).

No mundo do trabalho atual, a colaboração nunca foi tão importante. Passamos mais tempo do que nunca envolvidos em atividades colaborativas. E, com a necessidade cada vez maior de consolidação de equipes remotas e de conectar funções baseadas em escritório com trabalhadores da linha de frente ou remotos, as organizações precisarão encontrar processos e ferramentas que possibilitem uma comunicação e cooperação eficazes nos negócios.

O valor dos laços sociais

O valor dos laços sociais

Mas é mais do que apenas tecnologia. À medida que as empresas dependem cada vez mais dos conhecimentos e competências dos funcionários, também terão de compreender como eles interagem e o valor que essas interações sociais trazem. Esse processo já está em andamento. Um relatório recente da Economist Intelligence Unit procurou compreender como as empresas podem permitir um melhor trabalho em equipe, priorizando e apoiando redes e laços sociais mais fortes.

A pesquisa realizada com mais de 200 diretores e líderes do alto escalão mostra um profundo apreço entre os executivos pela importância do "social" no impulsionamento do sucesso. Mas eles também demonstram o valor que esses laços sociais podem trazer para indivíduos e equipes.

  • As empresas com pontuações elevadas em qualidades associadas a um forte capital social (como proximidade com pares e superiores, abertura, colaboração, fluxo de informações e confiança em toda a empresa) têm mais chances de se verem como inovadoras e a reportarem um maior crescimento das receitas atuais e projetadas.
  • Socializar os fluxos de trabalho, como reunir a equipe em uma única tarefa, melhora a qualidade e garante que várias pessoas entendam as decisões e formas de trabalhar
  • As organizações com maior capital social autorrelatado têm maior probabilidade de serem mais rápidas na integração de novas contratações, com 35% afirmando que isso leva menos de duas semanas
Trabalho em equipe e trabalho individual

Trabalho em equipe e trabalho individual

Aqui estão alguns dos benefícios de trabalhar como parte de uma equipe:

Compartilhamento de ideias e inovações. Com várias mentes pensantes trabalhando, você obtém mais ideias e o benefício de os pensamentos de uma pessoa desencadearem os de outra e a capacidade de desenvolver ideias por meio da discussão.

Divisão da carga de trabalho. Muitas mãos tornam o trabalho mais leve. Quando você consegue dividir as tarefas de maneira eficaz e atribuir a cada pessoa o trabalho que melhor se adapta às suas habilidades, é mais rápido e fácil realizar as tarefas.

Identificar e trabalhar com os pontos fortes uns dos outros. Quando os membros da equipe conhecem as habilidades, experiências, pontos fortes e fracos uns dos outros, eles podem operar como uma unidade e se adaptar a diferentes tarefas, colocando a pessoa certa na função certa.

Suporte mútuo. Fazer parte de uma equipe é uma experiência compartilhada que pode criar um laço de suporte entre os indivíduos. Com a mentalidade de "equipe em primeiro lugar", os membros da equipe naturalmente querem se apoiar e se celebrar.

Aprender com outras pessoas. Trabalhar com outras pessoas ajuda a aprender novas habilidades e estilos de pensamento. Bons hábitos que você adquire dos membros da sua equipe são incorporados quando vocês trabalham lado a lado todos os dias.

Ganhos de produtividade. Uma equipe que funciona bem é mais do que a soma das suas partes. Estar em equipe ajuda a fornecer energia e uma sensação de realização que você talvez não consiga por conta própria. Fazer algo pela equipe, e não apenas por você ou por seus próprios objetivos, pode ser um motivador poderoso.

Como você trabalha com outras pessoas de maneira eficaz?

Como você trabalha com outras pessoas de maneira eficaz?

Algumas pessoas são naturalmente boas em trabalhar de maneira eficaz com outras. Mas e se esse não for seu caso? É algo que pode ser aprendido? Felizmente, a capacidade de trabalhar bem em equipe compreende um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas.

Capacidade de ouvir

Ouvir (especialmente ouvir ativamente) é uma habilidade que as pessoas muitas vezes ignoram. Mas pode ser genuinamente transformadora quando você aprende a fazer isso bem. Para ouvir com eficácia, você precisa se concentrar em tudo o que a outra pessoa está dizendo e resistir ao impulso de se deixar levar por pensamentos ou ideias pessoais.

Encontre maneiras de dar feedback à pessoa que está falando para que ela saiba que você está ouvindo, usando contato visual, acenos afirmativos e reconhecimentos verbais ou fazendo perguntas e resumindo o que você entendeu.

Falar

A comunicação falada é essencial, quer você esteja cara a cara ou se comunicando remotamente. Pratique articular suas ideias em voz alta e falar com uma voz clara e confiante.

Quando você falar, preste atenção a hábitos como o uso de palavras de preenchimento (como ah, é ou tipo) e a falar apressadamente ou murmurar suas palavras. Lembre-se de que a pausa pode ser poderosa para sublinhar o que você quer dizer e dar aos ouvintes tempo para processar e refletir sobre o que você está dizendo.

Empatia

A empatia não é apenas uma habilidade de trabalho, é uma habilidade de vida. Ela é a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que essa pessoa pode estar sentindo em determinada situação.

Você pode praticar empatia dedicando tempo para pensar em alguém de quem você gosta todos os dias. O que está acontecendo na vida dessa pessoa e como ela está se sentindo? Qual seria uma resposta apropriada e que papel você desempenha no que está acontecendo com ela?

Flexibilidade

Trabalhar com outras pessoas significa aceitar ideias e crenças diferentes das suas e permitir que elas influenciem um resultado que considera importante. Se você é alguém com ideias fortes ou se acostumou a trabalhar por conta própria e ter controle total, essa habilidade pode exigir algum desenvolvimento.

Crie o hábito de focar no presente e no futuro, não no passado. Olhe para soluções e resultados em vez de atribuir culpa ou pensar se outro método teria tido o mesmo resultado. Outro hábito útil é "aprender a dizer sim", ou seja, tratar cada ideia como viável até que o contrário seja provado.

Paciência

O trabalho pode ser frustrante. A paciência é uma das habilidades mais valiosas para mitigar o estresse, evitar conflitos em equipe e manter o foco em um objetivo.

Desenvolver paciência se trata de saber o que você pode e não pode controlar. Se você não puder fazer nada construtivo sobre uma situação frustrante, seu próximo passo deve ser mudar o foco para sua reação, para que possa minimizar sua resposta e seus níveis de estresse. Você pode reformular a situação? Quanto isso importa no grande esquema das coisas?

Negociação

A capacidade de negociar pode ajudar você a superar possíveis conflitos no trabalho e a chegar a uma conclusão positiva. Para isso, você precisa se concentrar na sua meta, tendo flexibilidade e dando abertura a outras possibilidades, e mantendo a calma e o pragmatismo, mesmo quando o assunto em questão é muito importante para você. Ouvir e ter empatia também é importante.

Humor

Ok, talvez você não consiga aprender a ter senso de humor, mas pode praticar abertura ao humor das outras pessoas no local de trabalho e fazer questão de buscar o lado mais leve em situações adversas.

Valorizar o indivíduo

O trabalho em equipe é sobre pessoas, e ninguém é igual. Aprender a apreciar e valorizar as diferentes experiências, perspectivas e filosofias que seus colegas trazem não é apenas uma habilidade de trabalho em equipe. É um dos benefícios mais enriquecedores de trabalhar com outras pessoas.

Você também pode se interessar por:

Relacionado

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Relacionado

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração em equipe da maneira certa.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração em equipe | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso