Trabalhar remotamente: como fazer funcionar para você

O trabalho remoto foi posto sob os holofotes por causa da pandemia do coronavírus, mas é algo que vem transformando o mercado de trabalho já há algum tempo. Então, o que significa trabalhar remotamente? E como você faz isso funcionar para você?

TRABALHO REMOTO | 7 MINUTOS DE LEITURA
working remotely - Workplace from Meta

Muitos estão percebendo que o trabalho remoto ajuda a transformar nosso cotidiano – e gostando disso. De acordo com uma pesquisa, 65% das pessoas querem trabalhar remotamente em tempo integral após a pandemia. E quase 3 em cada 4 empresas dizem que ao menos alguns de seus trabalhadores permanecerão totalmente remotos após o COVID-19.

O que é trabalhar remotamente?

O que é trabalhar remotamente?

Trabalhar remotamente é trabalhar em qualquer lugar fora do local de trabalho, seja em casa, em uma cafeteria, em um espaço de co-working, uma biblioteca, um parque ou – se você tiver sorte – em uma praia.

Durante a pandemia, funcionários de escritórios em todo o mundo de repente se viram trabalhando em suas mesas de jantar, tábuas de passar roupa ou qualquer superfície plana que pudessem encontrar em sua casa ou apartamento. Mas trabalhar remotamente e trabalhar em casa não é a mesma coisa – há muitas maneiras de trabalhar remotamente.

Facilite o trabalho com Workplace

Desde informar a todos sobre o seu retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, o Workplace torna o trabalho mais simples.

Como trabalhar remotamente?

Como trabalhar remotamente?

Depende de quem você é e o que você faz. Para trabalhadores na "linha de frente", como vendedores, trabalho remoto significa trabalho móvel. Eles batem ponto quando estão a trabalho, seja no carro, em um café ou em um quarto de hotel.

Para algumas pessoas, o trabalho remoto é tudo o que eles fazem – um pouco menos da metade das pessoas que trabalham remotamente nos EUA fazem isso em tempo integral, de acordo com o último relatório State of the American Workplace Report, da Gallup.

Há ainda o surgimento das empresas totalmente remotas. Essas empresas não têm instalações físicas, e os colegas usam a tecnologia para manter contato uns com os outros. Estima-se que cerca de 30% dos trabalhadores remotos agora trabalham para empresas totalmente remotas. É o mais longe possível da configuração tradicional, com seu deslocamento diário para um escritório, que pode existir.

Mas os trabalhadores remotos não necessariamente abandonam o escritório completamente. O mais comum é ir ao escritório para reuniões ou reuniões, ou por alguns dias por semana ou mês. O que é certo dependerá de cada indivíduo, bem como da política da empresa sobre o trabalho remoto e híbrido.

O trabalho remoto também está associado a trabalhar sozinho, mas, novamente, isso não é necessariamente o caso. Você pode compartilhar seu "escritório" com um parceiro ou colega de quarto, ou você pode trabalhar ao lado de outras pessoas em um espaço de coworking. Como trabalhar remotamente depende muito do indivíduo e da organização para a qual trabalha – e é algo que está em evolução o tempo todo.

Man works from home

Trabalhando remotamente de casa

O trabalho remoto é o futuro?

O trabalho remoto é o futuro?

Milhões de pessoas já tiveram um gostinho da vida sem o trajeto diário, ou tendo que voar milhares de quilômetros para participar de reuniões presenciais. Com o cenário atual, é improvável que as coisas voltem a esse "normal".

Desde o início da pandemia muitas empresas anunciaram seu compromisso com o trabalho remoto, e organizações como Dropbox e Quora dizem que pretendem se tornar majoritariamente remotas.

"Acho que este é um grande catalisador para a mudança para um trabalho mais remoto e gestão de relacionamentos remotamente", diz Sam Walters, diretor - Serviços Profissionais da consultoria global de recrutamento profissional Robert Walters.

"O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o trabalho flexível foram conceitos trazidos à tona à medida que mais millennials entravam na força de trabalho. Com uma ampla implementação do trabalho remoto, podemos agora esperar que políticas que promovam mais flexibilidade e equilíbrio sejam a preferência de quase todas as pessoas da força de trabalho."

Mas o coronavírus pode muito bem ter acelerado um processo que teria acontecido de qualquer maneira. Trabalhar remotamente – onde quer que você esteja – é algo que chegou para ficar, e está se tornando cada vez mais popular. É o que as pessoas querem fazer, e a tecnologia está aí para nos ajudar a fazê-lo bem.

Man works remotely

Cada vez mais as pessoas esperam a possibilidade de trabalho remoto

Os benefícios de trabalhar em casa (ou em um café, ou um espaço de co-working)

Os benefícios de trabalhar em casa (ou em um café, ou um espaço de co-working)

"O trabalho remoto não só melhora os resultados e o apelo para os funcionários, mas é uma política que os profissionais mais talentosos desejam", dizem os consultores de negócios da Gallup.

E eles estão certos. Aqui estão apenas alguns dos benefícios do trabalho remoto para os trabalhadores e para os empregadores.

Benefícios de trabalhar remotamente para funcionários

Embora o trabalho remoto não seja para todos, ele abriu a possibilidade de um novo estilo de vida, mais relaxado, para muitas pessoas.

• Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Sem o tempo de deslocamento, os trabalhadores remotos podem liberar horas para passar com a família, amigos, dedicar-se aos hobbies – ou apenas assistir TV. Esse tempo livre é seu.

• Mais controle

O trabalho remoto não oferece apenas mais opções sobre onde você trabalha – há também mais opções sobre como você trabalha. Você não tem que ouvir conversas de fundo, congelar no ar condicionado ou beber café morno da máquina de escritório. Você está no comando do seu próprio ambiente de trabalho.

• Mais bem-estar

Sem ter que lidar com deslocamentos, a rotina do escritório e a falta de flexibilidade, a vida pode ser muito mais fácil. De fato, 86% dos profissionais acham que um trabalho remoto reduziria o estresse, e 77% das pessoas dizem que ter a opção de trabalhar em casa depois do COVID-19 os faria mais felizes.

• Mais opções de empregos

Trabalhar remotamente pode abrir um mundo inteiro de possibilidades de trabalho, já que você não precisa morar perto do seu escritório. Você pode até encontrar oportunidades em outras cidades ou, se a política da empresa permitir, pegar seu laptop e morar em outro país.

• Mais flexibilidade

Estritamente falando, trabalho remoto e trabalho flexível não são a mesma coisa - mas o trabalho remoto tende a oferecer mais flexibilidade sobre quando você realiza seu trabalho. Então, se você precisa fazer uma pausa para ver a peça da escola do seu filho ou consertar seu carro, pode ser muito mais fácil.

Benefícios do trabalho remoto para empregadores

O que é bom para os trabalhadores é muitas vezes bom para as empresas que os empregam.

• Aumenta a produtividade

O trabalho remoto pode aumentar a produtividade dos funcionários de diferentes funções. Um estudo da Universidade de Stanford mostra um aumento de desempenho de 13% entre os funcionários do call center de uma agência de viagens chinesa quando estes trabalhavam em casa. E pesquisas de 2018 mostram que trabalhar remotamente tem um efeito positivo no desempenho de pessoas com funções mais complexas, com baixos níveis de interdependência com colegas.

• Permite a continuidade dos negócios

A pandemia de coronavírus mostrou a importância de se poder trabalhar remotamente. Se as pessoas podem fazer seu trabalho de casa ou de outro local, as empresas podem continuar operando mesmo caso algo aconteça com suas instalações ou caso as pessoas não consigam chegar ao escritório por qualquer motivo.

• Atrai talentos

Com grande parte das empresas dando a oportunidade aos funcionários de trabalhar remotamente pelo menos um dia por semana, qualquer organização que não ofereça o mesmo acaba ficando para trás. Organizações que não oferecem a chance de trabalhar remotamente podem perder pessoas para as que o fazem: em uma pesquisa, 54% dos trabalhadores disseram que deixariam seu emprego por um que oferece um horário de trabalho mais flexível.

• Possibilita um melhor equilíbrio entre vida profissional e profissional

Trabalho remoto está intrinsicamente ligado a trabalho flexível. Mesmo que as pessoas não tenham escolha nas horas que trabalham, o fato de não precisar se deslocar garante algumas horas extras para aproveitar o resto do dia - uma flexibilidade particularmente atraente para os Millennials.

Pesquisas mostram que ter a opção de trabalhar em casa é uma prioridade para essa faixa etária, e isso significa que precisa ser uma prioridade para as empresas que querem atraí-los.

• Ajuda o meio ambiente

O transporte é a maior fonte de emissões de carbono nos Estados Unidos, e viagens de negócios, seja se deslocando de carro ou voando para uma conferência, contribuem para essas emissões.

Ao cortar o deslocamento e incentivar a videoconferência, o trabalho remoto pode ser uma maneira eficaz de reduzir a pegada de carbono de uma empresa. A política do Escritório de Patentes e Marcas dos EUA de permitir que examinadores de patentes trabalhem de qualquer lugar, por exemplo, reduziu as emissões anuais em cerca de 44.000 toneladas.

• Amplia seu pool de talentos

As organizações que estão procurando funcionários que precisam estar no local de trabalho o tempo todo estão enfrentando dificuldades. E se a empresa está sediada em uma área onde os custos com moradia são altos, isso pode ser um problema ainda maior.

Mas se você está contratando funcionários remotos, que não têm de ir todos os dias – ou não precisam ir nunca – ao escritório, você pode contratar pessoas de praticamente qualquer lugar. As pessoas podem estar trabalhando da esquina ou até mesmo do exterior. A geografia passa a não ser uma barreira para explorar talentos e criar uma força de trabalho verdadeiramente diversificada.

• Aumenta o engajamento dos funcionários

Pessoas que trabalham remotamente têm níveis mais altos de engajamento do que aquelas que não trabalham. Eles também são mais felizes: em média, os trabalhadores remotos em tempo integral dizem que estão felizes em seu trabalho 22% a mais do que aqueles que nunca trabalham remotamente. Não é surpresa que isso os torne mais leais. Aqueles que trabalham remotamente dizem que provavelmente permanecerão no emprego atual pelos próximos cinco anos – 13% a mais do que os trabalhadores que têm de ir ao escritório. Dados os custos de recrutamento, é uma opção que as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar.

• Reduz os custos imobiliários

Manter um escritório é uma grande despesa para as empresas. Com uma proporção maior de equipes trabalhando remotamente é possível reduzir esses custos consideravelmente. Por exemplo, permitir que os examinadores de patentes do Escritório de Patentes dos Estados Unidos trabalhem de qualquer lugar reduziu os custos com o escritório em US$ 38,2 milhões anuais.

Working  remotely from home

Como criar a melhor política de trabalho remoto?

Quais são as desvantagens do trabalho remoto?

Quais são as desvantagens do trabalho remoto?

Por mais que as pessoas queiram trabalhar remotamente, e apesar das claras vantagens para funcionários e empresas, podem existir desvantagens. Entender melhor os desafios pode ajudar a tomar medidas para superá-los.

Comunicação

Em um estudo, 27% dos trabalhadores remotos citaram a comunicação como seu desafio número um. Pode ser difícil se conectar quando você não está na mesma sala que seus colegas e você não pode se encontrar cara a cara. A separação geográfica também significa que os trabalhadores remotos podem rapidamente se sentir "por fora" do que está acontecendo em sua organização.

Para quebrar essas barreiras entram as ferramentas de comunicação. Chamadas de vídeo e videoconferências, mensagens instantâneas e bate-papo em grupo, por exemplo, dão às pessoas oportunidades de se comunicar, e essa comunicação pode evoluir para ser tão orgânica quanto seria se todos estivessem a apenas uma mesa de distância.

Solidão e isolamento

Esta é uma das maiores questões enfrentadas pelos trabalhadores remotos, com 19% citando-o como um problema. É um problema para as organizações, também, porque a solidão pode afetar os níveis de engajamento e produtividade.

Trabalhar remotamente não significa se sentir desconectado da organização e de seus colegas. Check-ins diários, reuniões virtuais e mensagens instantâneas podem ajudar a substituir a conversa da hora do cafezinho. Ferramentas de colaboração podem ser usadas para criar espaços sociais onde as pessoas possam se unir.

Distrações e falta de limites

Muitas pessoas trabalham em casa porque querem mais tempo para seus hobbies ou estar com sua família. Mas a falta de um limite concreto entre o trabalho e o lar pode levar a distrações, como interrupções pelas crianças ou fazer tarefas domésticas durante o tempo de trabalho.

Distrações podem acontecer no escritório também, é claro. Um estudo mostra que distúrbios no espaço doméstico impactam na produtividade entre 15% e 27% do tempo, enquanto distrações no escritório impactam a produtividade entre 20% e 35% do tempo. Embora não seja possível excluir interrupções e distúrbios completamente, ter um home office configurado corretamente pode ajudar.

Saber quando parar

Sendo um trabalhador remoto, pode ser difícil saber quando desligar e parar de trabalhar, fazendo o trabalho parecer interminável. Em um estudo, 39% dos trabalhadores remotos relataram trabalhar mais horas do que deveriam.

Estar "sempre ligado" no trabalho pode prejudicar a saúde mental e a produtividade, por isso os gestores precisam ser claros sobre o número de horas que um funcionário deve trabalhar - e os funcionários precisam ser rigorosos consigo mesmos em relação a isto.

O impacto na criatividade

Sua organização pode manter a criatividade fluindo quando as pessoas estão trabalhando remotamente? Quando os pesquisadores perguntaram aos profissionais de marketing de grandes empresas sobre isso, 61% disseram que seria um desafio crítico ou significativo. Porém, alguns estudos mostram que o trabalho remoto pode ter um impacto positivo nas tarefas criativas. Se sua empresa tem uma cultura criativa onde você se sente capacitado a compartilhar ideias e onde a tecnologia está disponível para ajudar com isso, você pode ser criativo independentemente de onde você trabalha.

A falta de oportunidades para socializar

Mesmo os mais entusiasmados defensores do trabalho remoto concordam que isso pode comprometer a parte "divertida" do trabalho. Assim, esteja atento e agarre as oportunidades para socializar "ao vivo" quando elas surgirem. E quando não for possível, um pouco de imaginação e boas ferramentas de comunicação podem preencher a lacuna. Pausas virtuais para um café, um drink no final do expediente, bate-papos e compartilhamento de piadas e memes também podem fazer parte do trabalho remoto.

Man works remotely

7 dicas para fazer o trabalho remoto funcionar para você

7 Principais dicas para trabalhar remotamente

7 Principais dicas para trabalhar remotamente

Trabalhar remotamente pela primeira vez é uma grande mudança. Trabalhadores remotos experientes sabem como é importante ter o lugar certo – e a mentalidade certa - para trabalhar da melhor maneira. Aqui estão sete dicas para fazer o trabalho remotamente funcionar para você.

1. Encontre o espaço certo

Seja um quarto em sua casa, um espaço de trabalho compartilhado ou uma cafeteria favorita, o ambiente importa quando se trabalha remotamente. Certifique-se de que os níveis de temperatura e ruído são confortáveis para você, se há espaço suficiente para o seu equipamento e se é um lugar onde você não vai ser perturbado. Procure áreas que ofereçam luz natural para ajudá-lo a se sentir energizado.

Descubra algumas dicas para configurar seu home office.

2. Estabeleça um cronograma

Trabalhar remotamente muitas vezes significa ter mais flexibilidade – então você pode ter mais escolha sobre quando você faz suas tarefas. Mas, embora isso possa ser uma coisa muito boa, você pode achar que não ter prazos tão rigorosos significa que o trabalho vai interferir em outras áreas da sua vida, o que pode ser estressante. Por isso, é importante definir um cronograma e tentar manter-se nele o máximo que puder.

3. Vista-se

É sério: pode ser tentador trabalhar de pijama, mas não vai fazer você se sentir muito "profissional" (além de não ficar bem em uma chamada de vídeo). As roupas influenciam nosso humor e emoções, então use algo que te faça sentir motivado, profissional e confiante. Vestir-se para o trabalho também vai ajudá-lo a marcar a distinção entre o trabalho e a vida doméstica, ajudando você a "desligar" quando o dia de trabalho acabar.

4. Planeje seus intervalos

Sem a movimentação dos colegas na hora do almoço e as pausas para o café, os trabalhadores remotos podem passar os dias inteiros em frente a uma tela. Fazer uma pausa é se energizar, especialmente se você pode sair, então, estabeleça um cronograma e certifique-se de que todos os dias você faça pelo menos uma caminhada ao redor do quarteirão. Se não for possível sair, tenha alguma atividade dentro de casa.

Subir e descer escadas, exercitar-se com um vídeo fitness, ou apenas fazer alguns alongamentos para revigorar-se e se livrar da tensão.

5. Comunicar, comunicar, comunicar

Trabalhar remotamente requer mais comunicação – não menos. Use mensagens instantâneas e bate-papo em grupo para ficar em contato com colegas e ciente dos projetos, utilize chamadas de vídeo em reuniões e, acima de tudo, lembre-se de sempre fazer um check-in com colegas e gerentes.

Mesmo que você seja tímido, faça um esforço para contribuir para o bate-papo. Muitas pessoas estão se sentindo da mesma maneira, mas se envolver em uma versão remota da conversa do cafezinho pode afastar sentimentos de solidão e isolamento.

6. Ajuste seu estilo de comunicação

A linguagem corporal e as palavras podem faltar quando você não está conversando cara a cara. Por isso, a comunicação precisa ser mais explícita quando se trabalha remotamente. Verifique suas mensagens em busca de clareza e concisão para garantir que os colegas entendam o que você quer dizer.

7. Peça apoio

As pessoas que trabalham sozinhas podem se se ver em apuros com o acúmulo de tarefas, e vão precisar de socorro. Não há problema em pedir ajuda quando o suporte é necessário – aliás, é a coisa certa a fazer. Para os gestores, fornecer check-ins regulares com ofertas de ajuda é vital.

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Você também pode gostar de:

Relacionado

Veja as últimas notícias do Workplace na Newsroom.

Learn More
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

História de sucesso | 4 minutos de leitura

Equilibrando o trabalho remoto e a vida doméstica

Agora que a casa é também onde está o trabalho, reunimos 8 dicas para ajudá-lo(a) a redescobrir seu equilíbrio entre trabalho/vida.

Trabalho em equipe | 10 minutos de leitura

Como promover trabalho em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar seu pessoal a trabalhar de forma mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como fazer o trabalho em equipe funcionar.

Comunicação Empresarial | 9 minutos de leitura

Comunicação empresarial explicada

Sua empresa e seus funcionários dependem do compartilhamento bem-sucedido de informações. No entanto, 66% das empresas não têm um plano de longo prazo para sua comunicação empresarial. Por que isso é um erro grave? Quais são os desafios de comunicação mais comuns, e como você pode evitá-los?