Cada pessoa tem uma opinião diferente sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E isso nem sempre é algo fácil de conquistar. Mas há algumas maneiras infalíveis de ajudar as pessoas a se sentirem mais sintonizadas com todas as áreas da vida. Vamos analisar essas questões.

Trabalhar muito e por muitas horas pode trazer sérios benefícios, mas também pode ser exaustivo se você nunca desligar. É essencial, mesmo quando você ama seu trabalho, se lembrar de que há outras coisas na vida além do trabalho.

Também não há problemas em criar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional que permite que você aproveite seu tempo livre. Se você gerencia outras pessoas, é sua responsabilidade garantir que elas também possam fazer isso.

De acordo com uma pesquisa da Gallup em 2017, 53% dos funcionários disseram que encontrar um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional e um bem-estar pessoal saudável é "muito importante" para eles.

Portanto, seja para encontrar maneiras mais inteligentes de trabalhar ou apenas saber quando fazer uma pausa, procuramos maneiras de encontrar um bom equilíbrio.

Colaboração é fundamental

Colaboração é fundamental

Sua abordagem à colaboração em equipe é muito importante. Para garantir que projetos e tarefas sejam concluídos no prazo e com um alto padrão, todos devem fazer sua parte. A alternativa é alguns membros da equipe terem que trabalhar extra.

Usar as ferramentas de colaboração certas pode ajudar as empresas a acompanhar cada estágio dos projetos, incluindo quem tem qual responsabilidade e o andamento de cada tarefa.

Com o Workplace do Facebook, por exemplo, é possível compartilhar documentos de qualquer tamanho, organizar videoconferências, acompanhar cada etapa dos processos de negócios e muitas outras coisas. Isso permite uma colaboração multidisciplinar.

A Consolis é apenas uma das empresas que está usando o Workplace para ajudar a melhorar a colaboração entre a equipe e a tornar o trabalho mais inteligente.

Priorize tarefas durante o dia de trabalho

Priorize tarefas durante o dia de trabalho

De acordo com a Mental Health Foundation, trabalhar longas horas deixa 27% dos trabalhadores deprimidos e mais da metade dos funcionários irritados. Então por que as pessoas fazem isso?

No seu blog sobre como equilibrar a vida pessoal e profissional, Matt Might lamenta o fato de que, em média, os britânicos trabalham mais horas do que os europeus, mas ainda assim produzem menos. Ele incentiva os funcionários a adotarem formas mais inteligentes de trabalhar para atingir as metas diárias sem ter que abrir mão do descanso noturno e do fim de semana.

Uma maneira de fazer isso é priorizar adequadamente o trabalho durante o horário comercial. Dê a cada tarefa da lista de afazeres um determinado tempo para concluí-la e mantenha um cronograma apertado, visando sair do escritório em um horário específico.

Aprenda a dizer não

Aprenda a dizer não

É importante ter uma atitude positiva no trabalho em relação a aceitar e cumprir tarefas. Contudo, não é saudável para ninguém se tornar a pessoa que aceita todos os trabalhos da empresa. Quando alguém sempre aceita trabalho extra sem fazer perguntas ou adiar a tarefa, é provável que as pessoas se aproveitem desse indivíduo.

Os gerentes devem dar suporte às pessoas que estão sendo assertivas e deixar que elas saibam que, se estiverem ocupadas, não devem aceitar trabalho extra. Isso garante que os funcionários terminem o que precisam fazer e saiam do trabalho se sentindo satisfeitos e prontos para relaxar.

Saiba quando desligar

Saiba quando desligar

As plataformas de colaboração como o Workplace facilitam a conexão em qualquer lugar do mundo. Assim, cada vez mais pessoas têm a oportunidade de trabalhar remotamente.

Contudo, as pessoas que estão trabalhando em casa devem tomar medidas extra para separar e equilibrar a vida pessoal e profissional. Quando você trabalha em casa, não tem como sair do escritório e se desligar do trabalho.

Os funcionários remotos precisam conseguir desligar todas notificações de trabalho e do smartphone comercial em um horário específico. Também pode ser útil sair de casa ou ir fazer uma caminhada depois de terminar o trabalho, a fim de criar uma barreira distinta entre tempo de trabalho e tempo de relaxamento em casa.

Aprenda a eliminar o que é desnecessário

Aprenda a eliminar o que é desnecessário

Todo mundo acaba acidentalmente se sobrecarregando de coisas para fazer e de pessoas para ver, dentro e fora do escritório. Para melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, saiba quando eliminar coisas não essenciais da sua agenda.

Isso significa recusar educadamente ou reagendar aquele convite extra para um fim de semana ou reduzir as reuniões não programadas ou desnecessárias no trabalho.

Em vez disso, pergunte-se o que você precisa conquistar. É possível fazer a reunião por uma ligação de vídeo ou de voz? É possível debater o tópico em um bate-papo em grupo do Workplace? Há muitas formas de as equipes se manterem conectadas sem a necessidade de fazer reuniões físicas.

Ao reduzir o tempo presencial desnecessário com colegas ou amigos, você poderá priorizar melhor seu tempo e encontrar um equilíbrio mais saudável entre vida pessoal e profissional.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Crie uma colaboração em equipe

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Produtividade | 11 minutos de leitura

O que é produtividade e por que ela é importante?

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e como mantê-la conforme as pessoas retornam gradualmente ao trabalho presencial após a pandemia.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando de maneira remota. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.