Transparência na empresa: por que vale a pena

Analisamos o que significa transparência na empresa e como você pode alcançá-la.

CULTURA | 5 MINUTOS DE LEITURA

Em todos os relacionamentos, a confiança é a chave para o sucesso. No local de trabalho, isso não é diferente. Construir confiança é a maneira mais eficaz de estabelecer relacionamentos valiosos e duradouros entre você e os seus funcionários, aumentando a motivação e criando um ambiente de trabalho positivo e proativo voltado para o sucesso. Mas como criar essa cultura de confiança?

Tudo começa com a transparência. Ela é a base que ajuda os funcionários a se sentirem parte integrante e valorizada da força de trabalho. Sem a transparência, você não pode engajar totalmente os seus funcionários ou conectá-los com a empresa e os seus valores. Vejamos o que quer dizer transparência na empresa e como alcançá-la.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é a transparência na empresa?

O que é a transparência na empresa?

Transparência na empresa significa estabelecer um caminho honesto de comunicação entre você e os seus funcionários. Uma empresa transparente está aberta a compartilhar informações sobre desempenho, estratégia e processos internos (inclusive quaisquer deficiências) enquanto recebe feedback dos funcionários em todos os níveis. Essa conversa bidirecional ajuda a criar uma cultura de abertura e honestidade no local de trabalho onde os funcionários individuais se sentem parte de uma equipe mais ampla que os valoriza e respeita.

Existem diferentes níveis de transparência quando se trata de relações empresa-investidor, empresa-cliente e empregador-empregado. Vamos analisar isso em mais detalhes:

  • Funcionários

    Para os funcionários, a transparência é uma comunicação aberta e honesta. Os funcionários ficam mais engajados e motivados quando sentem confiança no empregador. De fato, uma pesquisa de 2019 da Peldon Rose1 revelou que 80% dos funcionários acham que ser apreciado é essencial para a felicidade no local de trabalho.


    Isso pode ser alcançado por meio de atualizações regulares sobre a estratégia e a direção da empresa, estabelecendo valores claros, incentivando o feedback e comunicando-se com honestidade sobre a situação financeira da empresa.

  • Clientes

    A transparência tem um impacto significativo na fidelização dos clientes, principalmente em termos de valores da empresa. Um estudo recente da Zeno com mais de 75 marcas2 descobriu que mais de 94% dos consumidores globais são mais propensos a se engajar com empresas com um propósito ou conjunto de valores claramente definidos.


    Ele sugere que essas empresas têm 4 vezes mais poder de compra, 4,5 vezes mais chances de serem recomendadas pelos clientes e 4,1 vezes mais chances de serem consideradas confiáveis.

  • Investidores e acionistas

    Transparência para os investidores significa ter acesso fácil a informações financeiras, incluindo estruturas de preços e relatórios financeiros auditados por terceiros. Tornar essas informações disponíveis dá aos investidores em potencial a confiança de que podem confiar na sua organização para fornecer registros precisos e atualizados, tornando o processo de auditoria mais tranquilo.

Por que a transparência no local de trabalho é importante?

Por que a transparência no local de trabalho é importante?

Para muitas empresas, a ideia de transparência pode parecer assustadora. Alguns empregadores podem até se preocupar que a transparência os faça parecer menos autoritários ou decisivos. Mas isso não é verdade. Os funcionários querem se sentir conectados e confiáveis dentro da força de trabalho. Eles querem fazer parte de um ambiente que é aberto e valoriza as suas contribuições.

Transparência e confiança são particularmente importantes para trabalhadores remotos e híbridos, que provavelmente passam a maior parte das horas de trabalho completamente desconectados de qualquer ambiente de trabalho físico. Na esteira da pandemia, isso torna a transparência uma ferramenta vital para estabelecer e reter uma cultura empresarial que mantém os funcionários ativos e engajados.

Veja algumas maneiras que a transparência, ou a falta dela, pode afetar a sua empresa:

Reputação da empresa

Uma pesquisa da Deloitte mostra que as gerações Y e Z confiam muito menos em empresas em comparação com as gerações anteriores. A reputação de uma empresa entre esses dois grupos é importante por causa do impacto na percepção de produtos e serviços e na sua capacidade de recrutar novos talentos.

Recrutamento

Essa é uma grande questão. Uma cultura empresarial de confiança e transparência está se tornando outro pré-requisito para os candidatos à procura de emprego. Em particular, as gerações Y e Z consideram os valores da empresa, os índices de satisfação dos funcionários e a capacidade de atrair e reter funcionários como fatores importantes ao se candidatar a vagas.

Uma pesquisa recente da EY colocou a abertura e a comunicação entre as cinco principais prioridades para quem procura emprego, com 59% dos entrevistados citando a transparência como muito importante em um potencial empregador.3

Produtividade

De acordo com a Salesforce, os funcionários que sentem que a sua voz é ouvida têm 4,6 vezes mais chances de se sentirem capacitados para dar o melhor de si.4 Encontrar maneiras de manter a produtividade tem sido particularmente importante durante o lockdown, com as empresas tendo que confiar nos seus funcionários para trabalhar em plena capacidade, mesmo fora do local de trabalho.

À medida que avançamos para um mundo onde o trabalho flexível e híbrido é cada vez mais comum, as empresas inovadoras aprenderão a usar a transparência para capacitar pessoas onde quer que trabalhem.

Retenção de funcionários

Tudo tem a ver com confiança. Empresas transparentes constroem laços de confiança mais fortes com os seus funcionários, o que incentiva níveis mais altos de comprometimento e maior envolvimento deles. De acordo com a EY, aqueles com baixo nível de confiança na empresa disseram que essa seria o maior motivo para procurar outro emprego (42%), trabalhar apenas o número mínimo de horas (30%) e estar menos envolvido e produtivo (28%).

Defesa dos funcionários

Dados do LinkedIn sugerem que os funcionários têm dez vezes mais conexões sociais coletivamente do que a empresa sozinha.5 Por isso, quando os funcionários compartilham palavras positivas nas redes sociais sobre a empresa, isso tem um alcance mais amplo e uma chance maior de criar um impacto positivo e duradouro do que a autopromoção por meio dos canais da empresa.

Experiência do funcionário

O estudo da Peldon Rose diz que os trabalhadores mais felizes são mais propensos a conectar esses sentimentos positivos a uma boa cultura da empresa. O problema é que apenas 22% dos trabalhadores dizem que a sua empresa realmente tem uma boa cultura. As empresas podem fazer muito mais para ajudar a estabelecer ambientes de trabalho positivos, incluindo encorajar amizades por meio de atividades sociais e de formação de equipes, além de promover o bem-estar com iniciativas contínuas de saúde e bem-estar.

Como um líder empresarial pode criar um ambiente de transparência?

Como um líder empresarial pode criar um ambiente de transparência?

O que os líderes empresariais podem fazer para ajudar a construir uma cultura de transparência no local de trabalho? Confira cinco maneiras de começar:

  1. Ser acessível

    Os funcionários devem se sentir à vontade para abordar qualquer nível de gerência a qualquer momento. Estar disponível durante determinadas horas garante aos funcionários que você estará à disposição para ajudar se surgir um problema.

  2. Fazer verificações regularmente

    Embora seja importante participar de reuniões regulares da equipe, os gerentes também devem fazer verificações individuais com os membros da equipe, dando-lhes espaço para fazer perguntas ou levantar questões sobre as quais não se sintam à vontade para compartilhar em um grupo.

  3. Compartilhar e explicar as decisões

    Compartilhar informações, boas e ruins, ajudará a promover uma cultura de confiança. É sempre melhor que as suas equipes saibam sobre as decisões de negócios por você e não por meio de boatos.

  4. Ser honesto

    Não tente esconder a verdade em relatórios complicados e jargões de negócios. Seus funcionários terão muito mais respeito por você se explicar as coisas como elas são. Além disso, eles terão maior probabilidade de retribuir com feedbacks valiosos para ajudar a empresa a prosperar.

  5. Agir com base nos feedbacks para criar confiança

    Adotar a transparência requer acompanhamento, ouvir atentamente e agir de acordo com o feedback recebido dos funcionários. Os líderes devem exibir o comportamento que desejam que as suas equipes imitem, abordando áreas de mudança de maneira oportuna e construtiva para criar uma confiança duradoura.

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

1 "What makes a happy office?" Peldon Rose, 2019.

2 "Unveiling The 2020 Zeno Strength of Purpose Study." Zeno, 2020.
3 "EY research reveals less than half of full-time workers surveyed globally trust their employer, boss or colleagues a great deal." PR Newswire, 2021.
4 "The Impact of Equality and Values Driven Business." Salesforce, 2021.
5 "How the Network Effect of Employee Advocacy Amplifies Your Brand Reach." LinkedIn, 2018.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes do que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.