Como é o trabalho no metaverso? O trabalho híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar sua organização para o futuro.

Os últimos dois anos mudaram para sempre o mundo do trabalho. A pandemia nos ensinou que a forma como trabalhamos é muito mais importante do que o local em que o trabalho é realizado.

O trabalho híbrido e remoto se tornou a norma para muitas organizações. Ele está abrindo diversas oportunidades para o trabalho presencial moderno.

Avanços tecnológicos como o metaverso, a realidade virtual e aumentada e a inteligência artificial também estão impulsionando mudanças a funções, tarefas e habilidades. A revolução digital está tendo um impacto significativo em diferentes áreas, desde a telemedicina no setor de saúde ao comércio eletrônico no setor de varejo.

Independentemente do que o futuro reserva, a chave do sucesso está em unir o que há de melhor no ambiente físico, híbrido e virtual para explorar o potencial total da sua força de trabalho.

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

Como será o futuro do trabalho?

Como será o futuro do trabalho?

Aceleradas pela pandemia, as mudanças que já estavam acontecendo aos poucos no trabalho presencial foram impulsionadas pela necessidade urgente de manter as pessoas seguras e bem.

Mesmo sem bola de cristal, é possível prever que o trabalho híbrido e remoto chegou para ficar. Tanto os empregadores quanto os funcionários se atentaram para os benefícios de menos tempo em deslocamento, horários de trabalho mais flexíveis e maior bem-estar proporcionados pelo trabalho remoto. Espera-se que essa tendência continue.

Contudo, ao longo dos próximos anos, as organizações precisarão reajustar a abordagem delas quanto ao trabalho em equipe realizado remotamente. Elas precisarão replicar as conexões sociais, amizades e colaboração que, até o momento, as pessoas só conseguiram estabelecer presencialmente. Caso contrário, sentimentos de isolamento, tédio e baixo moral podem escalar.

É aí que o metaverso, uma internet com a qual você pode interagir, poderá ter um grande impacto. Ele abrirá a possibilidade de novas formas de trabalho, algo que o Mark Zuckerberg, CEO da Meta, chama de "Infinite Office".

Em outras palavras, os funcionários que usarem a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) poderão criar e compartilhar mundos online colaborativos. Nesses ambientes, eles poderão socializar, jogar ou trabalhar juntos em projetos, independentemente de onde estejam. Embora as ferramentas online tornem isso possível agora, essa experiência se tornará muito mais imersiva, tornando indistinguíveis as fronteiras entre o mundo real e o virtual.

A automação também definirá o futuro do trabalho de forma significativa. Embora essa automação possa potencialmente substituir milhões de empregos e tarefas, a história prova que o medo de as máquinas assumirem o controle é infundado. Essas mesmas preocupações existiam na Revolução Industrial. Contudo, os mercados de trabalho tendem a se ajustar aos avanços tecnológicos. Os empregos perdidos muito provavelmente serão compensados pela criação de novas funções.

Então, o que o futuro nos reserva? Um informe técnico do Fórum Econômico Mundial apresentou oito cenários de como pode ser o futuro do trabalho em 2030. O relatório deixa claro que não são previsões. São ideias para estimular a discussão e ajudar as organizações a se prepararem para cada eventualidade (incluindo um futuro distópico) com base em diferentes combinações de mudança tecnológica, evolução de aprendizado e mobilidade de talentos.

  1. Autarquias da força de trabalho

    As autarquias da força de trabalho são economias nacionalistas cujo objetivo é ser autossuficiente. Nesse cenário, o status quo é mantido, sem aceleração na tecnologia, no aprendizado ou na mobilidade. Isso força os empregadores a transferir trabalhos altamente qualificados para países com mercados irrestritos.

  2. Movimento de massa

    Nesse cenário, os trabalhadores mais e menos qualificados estão buscando oportunidades melhores. Embora isso ajude as organizações a contratarem o melhor talento, também aumenta a concorrência, gerando possíveis tensões sociais.

  3. Substituição por robôs

    Com os avanços tecnológicos, mais trabalhos são substituídos por máquinas, incluindo aqueles que exigem profissionais altamente qualificados. A lenta evolução de aprendizado gera uma alta necessidade de novas habilidades como programação e desenvolvimento de dados. Mas, ironicamente, isso gera maior demanda para que a tecnologia substitua as pessoas.

  4. Mundo polarizado

    A automação continua realizando tarefas manuais e não manuais. Nesse cenário, robôs, máquinas e algoritmos geram a maior parte da produção mundial. Isso faz com que grande parte da força de trabalho não consiga arrumar um emprego. Consequentemente, a mobilidade em larga escala cria supereconomias globalmente dispersas.

  5. Empreendedores empoderados

    O ritmo da mudança tecnológica corresponde ao aprendizado, pois governos e empresas preveem e respondem com precisão à provável escassez de qualificações. Isso gera dinamismo no trabalho, com os funcionários criando oportunidades de empreendimento para si próprios.

  6. Fluxos qualificados

    O rápido ritmo de aprendizado gera uma força de trabalho dinâmica, motivada e altamente qualificada em várias regiões, indústrias e setores.

  7. Locais produtivos

    A tecnologia substituiu muitas funções manuais e não manuais. Contudo, com reformas na educação, investimento corporativo em qualificações e funcionários desejando um aprendizado duradouro, há um bom equilíbrio entre automação e emprego.

  8. Adaptação ágil

    Muitos trabalhos são automatizados, mas há uma alta demanda para que funcionários complementem máquinas, graças à criação de novos empregos. A alta mobilidade e o trabalho online geram uma força de trabalho globalizada e verdadeiramente ágil.

Employee working from home - example of how the future of work can look like
Como a tecnologia mudará o futuro do trabalho

Como a tecnologia mudará o futuro do trabalho

A tecnologia digital teve um grande papel na vida dos funcionários durante a pandemia, desde o uso de videoconferências à computação em nuvem. Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Vamos analisar o possível impacto de maiores avanços na digitalização do trabalho.

5G

A mudança para redes sem fio 5G tem o potencial de revolucionar setores inteiros, desde manufatura e transporte a saúde e varejo. O 5G possibilita uma conectividade super-rápida e a integração de tecnologias, como AR e VR.

Fábricas inteligentes simplificarão processos, e o transporte de mercadorias evoluirá com veículos automatizados. No setor de saúde, médicos que não puderem viajar para localizações remotas poderão realizar mais exames e diagnósticos virtualmente. Também espera-se que, à medida que o 5G se torna mais acessível, ele fechará a lacuna entre funcionários bem e pouco remunerados.

O metaverso

Alguns profissionais, como soldados, cirurgiões e pilotos, já usam headsets de VR e AR para treinar. Contudo, o metaverso do futuro tornará a colaboração e o compartilhamento de ideias mais acessíveis do que antes.

Você poderá comparecer a reuniões virtuais usando um avatar em 3D ou acessar treinamentos online quando quiser. Além disso, também poderá levar o seu incrível setup de desktop aonde quer que vá. Isso significa, por exemplo, levar a sua mesa de trabalho para o parque em um dia ensolarado. Cirurgiões em treinamento poderão ficar ao lado de especialistas na área enquanto fazem cirurgias em outra parte do mundo. Por meio dos óculos de realidade aumentada, arquitetos no Reino Unido poderão observar modelos 3D flutuando acima das suas mesas, enquanto o professor deles nos Estados Unidos explica os principais princípios de design. As possibilidades são infinitas.

Automação, IA e robôs

A necessidade de melhor eficiência sem sacrificar a qualidade gerará maior dependência da automação. Até 2024, a Gartner prevê que as organizações economizem 30% em custos operacionais ao combinar a automação de tarefas com processos existentes.

Os robôs realizarão mais tarefas em armazéns, hospitais e lojas de varejo e assumirão alguns trabalhos mais perigosos atualmente desempenhados por humanos. Os assistentes de IA aprenderão nossos padrões de trabalho para nos ajudar a melhorar a produtividade, o desempenho e o gerenciamento diário.

Embora maior eficiência seja algo positivo, isso inevitavelmente exigirá um reequilíbrio das funções desempenhadas pelo profissional. Também há preocupações crescentes sobre o uso de dados coletados por meio de novas tecnologias do local de trabalho. Para aumentar a confiança na tecnologia, talvez seja necessário que os legisladores regulem o uso da IA em torno de questões como ética, responsabilidade e direitos de propriedade intelectual.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) se refere aos bilhões de dispositivos que se conectam à internet e coletam dados por meio de uma rede wireless sem intervenção humana.

No local de trabalho, isso ajuda a otimizar processos, como automaticamente comprar tinta para a impressora quando estiver acabando ou desligar as luzes e o ar-condicionado em cômodos vazios. As tecnologias emergentes da IoT tornarão os locais de trabalho ainda mais inteligentes, automatizando procedimentos de check-in e usando sensores de ocupação para identificar espaços superlotados. Os processos automatizados liberarão mais tempo para que as pessoas possam desenvolver o pensamento criativo e focar tarefas mais complexas.

Como se preparar para o futuro do trabalho

Como se preparar para o futuro do trabalho

Acompanhar o ritmo acelerado das mudanças pode parecer difícil. Contudo, a alternativa a não se adaptar é ficar para trás. Os líderes devem ser proativos ao preparar a força de trabalho para as mudanças e os desafios da próxima década. As principais áreas a serem consideradas incluem:

  • Experiência do funcionário

    A pandemia mudou o que as pessoas esperam do trabalho. Os funcionários querem ter a confiança de realizarem o próprio trabalho onde quer que estejam. Fornecer uma experiência do funcionário positiva em um momento de mudança radical é fundamental para manter os melhores talentos.

    Com apenas 34% dos funcionários dos EUA afirmando se sentirem engajados na força de trabalho, a maior parte das organizações ainda tem muito o que fazer. Primeiramente, é importante ter gerentes compreensivos que motivam, inspiram e apoiam as suas equipes sempre que preciso. Também é uma boa ideia dar tempo e espaço para os funcionários encontrarem projetos paralelos a fim de manter a mente aguçada e estimular a criatividade.

  • Treinamento e aprendizado

    As tecnologias emergentes, uma força de trabalho envelhecida e o impacto da pandemia transformaram radicalmente o tipo de habilidades necessárias para prosperar nesta nova era do trabalho. Assim como habilidades digitais, há uma demanda cada vez maior por habilidades sociais e emocionais. De acordo com a pesquisa global realizada pela McKinsey sobre requalificação, a maior parte dos executivos afirma que treinar a equipe existente é a melhor forma de fechar a lacuna de habilidades, na frente até mesmo da contratação e da realocação de funcionários.

    As empresas que investem na qualificação e requalificação dos seus funcionários e colocam mais ênfase em habilidades interpessoais provavelmente verão os maiores benefícios.

  • Procurando talentos

    As novas formas de trabalhar promovem a oportunidade de criar uma força de trabalho diversa e inclusiva. O trabalho remoto, em especial, pode criar condições de igualdade para pessoas de todas as origens, independentemente de raça, idade, gênero ou deficiência.

    Mais organizações desenvolverão intencionalmente o fator diversidade nas suas equipes e implementarão medidas para combater preconceitos inconscientes. Isso pode incluir remover nome de currículos e realizar entrevistas "às cegas", em que os candidatos e os entrevistadores não podem se ver.

  • Espaço físico do escritório

    Criar um escritório preparado para o futuro vai além de apenas mudar a disposição de mesas e instalar uma nova máquina de café.

    Cubículos e fileiras de mesas serão substituídos por espaços colaborativos, salas de vídeo, softwares de reserva de mesa e benefícios de bem-estar, como uma área designada para o jardim. Muitas empresas estão adotando um modelo de negócios híbrido. Nele, a equipe pode trabalhar em casa ocasionalmente e os escritórios são usados principalmente para reuniões, brainstorming e colaboração. Um estudo descobriu que 58% dos empregadores já estão construindo auditórios, 31% têm espaços ao ar livre e 69% contam com a presença de baristas ou cafeterias no local.1

  • Cultura do local de trabalho

    Com a mudança nas necessidades dos funcionários, voltar para o status quo não é uma opção se você quiser manter a sua força de trabalho feliz e motivada. Como consequência da pandemia, muitas organizações foram forçadas a repensar a própria cultura no local de trabalho.

    Uma cultura positiva não se trata apenas de oportunidades de trabalho remoto e horário flexível. Ela engloba a promoção dos valores da sua empresa, o incentivo a uma mentalidade aberta e a disposição de fazer com que todos se sintam incluídos. Os locais de trabalho do futuro se concentrarão mais na criação de um senso de comunidade e experiências personalizadas que trazem todos para a conversa e permitem que as pessoas sejam elas mesmas no trabalho.

O que os funcionários pensam sobre o futuro do trabalho

O que os funcionários pensam sobre o futuro do trabalho

Para muitos, a pandemia foi um momento de colocar as coisas em perspectiva. Esse período fez as pessoas perceberem o que elas valorizam na vida e na própria carreira. Com as vagas de emprego aumentando e os trabalhadores deixando o mercado de trabalho em massa, os funcionários agora detêm grande parte do poder. E isso pode continuar sendo uma realidade no futuro próximo.

As organizações que querem atrair e reter o talento de que elas precisam para prosperar devem entender as prioridades da futura força de trabalho.

O estudo sobre insights da força de trabalho internacional, realizado pela BCW em parceria com o Workplace from Meta, descobriu que as cinco principais demandas dos funcionários para o local de trabalho são:

1. Trabalho significativo

2. Apoio e valorização por parte do gerente de linha

3. Apoio e valorização por parte da equipe imediata

4. Benefícios e vantagens da força de trabalho

5. Liderança eficaz

A flexibilidade também continuará sendo uma prioridade para a força de trabalho global. Dois terços (67%) dos funcionários afirmam que gostariam de ver mais mudanças na organização que possibilitem horários flexíveis ou um ambiente de trabalho híbrido.

Os funcionários de hoje, principalmente os da geração Z, querem ser ouvidos e esperam que os líderes sejam transparentes, acessíveis e compreensivos. Na pesquisa da BCW, 90% de todos os funcionários disseram que o CEO deveria promover práticas de trabalho éticas, enquanto 87% afirmaram que esse líder deveria ser acessível a todos os níveis da organização.

Enquanto isso, uma pesquisa da Harvard Business Review mostra que:

  • 86% dos funcionários concordam que uma força de trabalho diversa se tornará ainda mais fundamental à medida que cargos, habilidades e requisitos da empresa mudam com o tempo

  • 83% dos funcionários acreditam que os trabalhadores serão mais propensos a se mudarem de cidades e outras localizações urbanas se puderem trabalhar remotamente a maior parte do tempo, criando novos centros em áreas rurais

Isso sugere que o futuro da força de trabalho não será impulsionado tanto pela questão financeira, mas sim por um equilíbrio melhor entre vida pessoal e profissional e uma chance de fazer a diferença. O que as pessoas querem é um trabalho compatível com próprios valores, metas profissionais e estilo de vida. Elas querem ser julgadas de acordo com o valor (e não com o volume) do trabalho que entregam.

A preocupação é que a expectativa dos funcionários pode não corresponder à do empregador. No entanto, as organizações que ouvem e levam a sério as demandas dos funcionários colherão recompensas significativas.

Desafios e oportunidades do futuro do trabalho

Desafios e oportunidades do futuro do trabalho

Com a colaboração em VR, colegas robóticos e inovações da IA prontos para transformar a nossa vida profissional, o futuro promete. Embora esse avanço abra um leque de oportunidades, ele também apresenta desafios. Aqui estão algumas áreas a serem priorizadas:

  • Lacunas de habilidades

    Muitos líderes sabem que é impossível contratar todas as novas habilidades de que precisam. Em vez disso, a melhor solução é buscar internamente e desenvolver o talento que já existe. Muitas vezes, essa abordagem é mais rápida, mais econômica e tem um impacto positivo no moral.

    Na pesquisa sobre esperanças e medos da requalificação, realizada pela PwC, 77% dos funcionários de todo o mundo afirmam estar prontos para aprender novas habilidades ou realizar treinamentos novamente. Mas, embora certamente haja disposição, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é prever quais habilidades serão necessárias nos próximos dez anos. À medida que a automação substitui empregos específicos, pessoas com habilidades mais tradicionais precisam ter a possibilidade de treinar novamente.

  • Igualdade e equidade

    Os locais de trabalho do futuro terão como foco promover equidade e igualdade. A equidade acontece quando todos os membros de uma força de trabalho diversa têm oportunidades iguais e o apoio de que precisam para obter sucesso e se desenvolver. Por exemplo, um contador com deficiência pode precisar de recursos diferentes de um contador sem deficiência para realizar a mesma tarefa.

    A equidade não acontece de um dia para o outro. Só é possível atingi-la formando uma força de trabalho diversa, inclusiva e igualitária. Comece analisando todos os processos de RH de um ponto de vista de equidade. Por exemplo, as descrições dos seus cargos são acessíveis para todos? Você oferece programas de mentoria? Os benefícios da sua equipe podem fazer com que alguns funcionários se sintam excluídos ou são para todos?

  • Acesso a um grupo de talentos mais amplo

    Um dos benefícios mais significativos do trabalho remoto é que a localização não é mais uma limitação. Agora, é possível ter acesso a um talento onde quer que ele esteja no mundo. No entanto, a contratação de um conjunto de talentos global tem os seus desafios. Por exemplo, não é possível disponibilizar dias de visitação para descobrir se os candidatos em potencial comungam com a mesma cultura da sua empresa. Também pode ser necessário considerar as leis trabalhistas locais sobre questões como licença médica, pensões e direito a férias.

    Pensando no futuro, é possível que um número cada vez maior de empresas empregue apenas um grupo central de funcionários em tempo integral. Elas então preencherão as outras funções necessárias com freelancers ou outros colaboradores externos que não exigem benefícios de equipe.

  • Aprendizado e desenvolvimento

    Em um ambiente híbrido, não é possível adotar uma abordagem única para a estratégia de aprendizado e desenvolvimento. O treinamento precisará ser mais personalizado e flexível, pois os funcionários devem ter acesso ao aprendizado independentemente de onde estiverem, a qualquer hora e nos próprios termos. Pode ser útil fornecer conteúdo em diversos formatos, incluindo webinars interativos, vídeos e até mesmo VR. Também é possível eliminar as avaliações de desempenho e substituí-las por formas mais flexíveis de dar e receber o feedback dos funcionários. Os líderes de equipe priorizarão o treinamento e o desenvolvimento de habilidades e permitirão que os funcionários definam suas próprias metas, em vez de microgerenciar.

  • Redefinindo o local de trabalho

    No local de trabalho do futuro, a hierarquia do escritório tradicional se tornará menos importante. Haverá maior adoção de estruturas de gerenciamento planas, como a holocracia, que dá aos funcionários maior controle sobre o próprio trabalho, sem títulos inflexíveis para o cargo desempenhado. Além disso, toda a força de trabalho terá mais voz quanto ao rumo que a organização está tomando.

    As empresas serão criadas remotamente desde o início, em vez de ter uma ou duas equipes remotas ou ocasionalmente deixar os funcionários trabalharem em casa. As empresas adotarão tecnologias que permitem a contratação de talentos de diferentes fusos horários. Por isso, as reuniões presenciais serão a exceção, e não a regra. Em vez de agrupar os funcionários por localização ou departamento, uma organização moderna poderá agrupá-los por projeto ou problema a ser resolvido.

    Em última análise, o futuro do trabalho reside em impulsionar a produtividade e o engajamento em um ambiente de trabalho híbrido. Ele será definido com foco em tecnologia, flexibilidade e automação e uma abordagem que prioriza as pessoas. O futuro do trabalho acontece agora. Que tal participar?

Continue lendo:

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.