As habilidades de liderança de equipe que sua organização precisa

O que faz um líder de equipe ser bem-sucedido? Qual é a teoria por trás dos estilos modernos de liderança e como você pode colocá-la em prática? Descubra neste post.

LIDERANÇA | 11 MINUTOS DE LEITURA
team leadership skills - Workplace from Meta
O que é liderança de equipe?

O que é liderança de equipe?

Em linhas gerais, liderança de equipe envolve alinhar um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum e garantir que elas tenham todo o apoio necessário para alcançá-lo. Mas essa é uma definição muito ampla.

Há mais de 2.500 anos, o general chinês Sun Tzu expôs as virtudes da liderança de equipe em seu livro A Arte da Guerra. Introduziu conceitos de liderança, como tomar um caminho de menor resistência e responsabilidade da autoridade. Desde então, o tema tem engajado, desafiado, dividido e inspirado líderes de pensamento, acadêmicos e magnatas dos negócios.

Mas mesmo que agora haja milhares de livros sobre o assunto, não há uma única definição do que o termo realmente significa.

Aprenda como liderar uma empresa conectada

Faça o download do nosso ebook para descobrir porque a nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Dependendo do modelo em questão, o papel de liderança de equipe pode ser realizado por uma equipe ou um indivíduo. O termo também abrange um conjunto de habilidades diversas que inclui construção de moral, treinamento, logística, pensamento estratégico, criatividade, flexibilidade, gestão de projetos e habilidades de comunicação - para citar apenas alguns.

5 modelos populares de liderança de equipe

5 modelos populares de liderança de equipe

Ao longo dos anos, muitos estilos diferentes de liderança de equipe tiveram sua vez nos holofotes. Eles são divididos entre aqueles que se concentram nas características e pontos fortes do líder e aqueles que focam nos requisitos da equipe. Aqui estão cinco dos mais populares.

1. Teoria XY de McGregor, desenvolvida por Douglas McGregor. Anos 50.

O que um líder acredita sobre sua equipe determina como ele lidera. Essa foi a afirmação do psicólogo social Douglas McGregor, que publicou seu modelo de liderança de equipe na década de 1950.

A Teoria X representa um estilo de liderança transacional e autoritário, mais tradicional. Ele assume que as pessoas não gostam de trabalhar, só o fazem pelo dinheiro, e devem ser coagidas, controladas ou direcionadas à produtividade.

A Teoria Y trabalha com a premissa de que as pessoas estão interessadas em seu trabalho, são criativas em sua resolução de problemas, e querem ser auto-direcionadoras e assumir a responsabilidade.

McGregor, que via a autorrealização como a maior motivação, era um defensor desta última. Sua postura participativa se tornou cada vez mais popular à medida que mais pessoas se mostraram interessadas em trabalhar com um propósito.

2. Liderança Situacional, criada por Paul Hersey e Ken Blanchard. 1969.

Este modelo de liderança de equipe evoluiu desde sua introdução em 1969. O foco está na "competência" e "comprometimento" de cada membro da equipe. Em outras palavras: será que eles têm as habilidades, o conhecimento e experiência necessários, e estão suficientemente confiantes e motivados, para entregar?

Cabe ao líder da equipe avaliar as pessoas com base nesses critérios e adaptar seu estilo de liderança de acordo. Ao fazê-lo, eles podem incentivar maior competência e comprometimento em toda a equipe.

3. Action Centered Leadership (ACL) ou “Modelo dos Três Círculos”, desenvolvido por John Adair. 1973.

Este modelo de liderança de equipe foi considerado inovador quando foi compartilhado pela primeira vez, em 1973. Em vez de se concentrar nas características do líder, ele olha para o que eles precisam fazer para liderar sua equipe efetivamente.

Tais ações são agrupadas em três áreas, ou “círculos”: Tarefa, Equipe e Individual - como alcançar uma tarefa, como apoiar uma equipe e como desenvolver indivíduos. O objetivo é encontrar o equilíbrio certo entre elas a todo momento.

4. Os Desafios de Liderança, desenvolvidos por James Kouzes e Barry Posner. 1987.

O que os líderes estão fazendo quando estão no seu melhor? Com base em dados de inúmeras pesquisas, essa é a questão que essa abordagem transformadora para a liderança de equipe tenta responder. Kouzes e Posner estabeleceram cinco áreas para líderes aspiracionais se concentrarem.

Eles sugerem que os líderes estabeleçam um conjunto de princípios orientadores que eles podem usar para criar uma visão compartilhada e motivadora. O modelo, então, incentiva todos da equipe a desafiar o status quo - aceitar que os processos estabelecidos nem sempre são os certos e que sempre há espaço para melhorias.

Os líderes devem capacitar as pessoas a agir, permitindo a colaboração, e tudo isso é sustentado pela inteligência emocional: reconhecer o esforço e incentivar a realização como uma maneira de motivar e construir a resiliência da equipe.

5. Os 6 Estilos de Liderança Emocional, criados por Daniel Goleman. 2002.

Figura importante no movimento de inteligência emocional, a teoria de Goleman exige que os líderes se tornem "barômetros" dos altos e baixos emocionais de sua equipe. Assim, eles podem adaptar seu estilo de liderança para se adequar ao humor e, com sorte, promover um ambiente de trabalho positivo.

Para facilitar isso, Goleman estabeleceu seis estilos de liderança: Visionário, Coaching, Associativo, Democrático, Guia e Comandante.

O que é a Teoria da Liderança de Equipe?

O que é a Teoria da Liderança de Equipe?

A forma como as equipes trabalham juntas evoluiu. O trabalho remoto, além do aumento de projetos interfuncionais mais complexos, tem clamado por mais flexibilidade, criatividade e inovação na liderança. Um resultado dessa evolução é a introdução da Teoria da Liderança de Equipe.

Essa abordagem dinâmica da liderança remove a hierarquia tradicional de líder e equipe – e as ideias autoritárias de status que a acompanham. Dependendo da situação, o líder é apenas a pessoa com o conhecimento e experiência mais relevantes naquele momento.

É um modelo que vem da ideia de que cada membro da equipe é interdependente e trabalhando em direção a um objetivo comum, com um interesse compartilhado em seu sucesso coletivo. Este modelo de liderança de equipe inclusiva permite que todos sintam que têm algo importante e valioso para adicionar.

O objetivo aqui é a alta eficácia da equipe e também é, muitas vezes, o resultado. No entanto, tal modelo precisa de uma equipe forte para ter sucesso – uma em que a dinâmica interpessoal é perfeita, todos se engajam no processo, e a equipe tem um certo nível de experiência.

Os prós e contras das equipes de liderança

Os prós e contras das equipes de liderança

Outra variação sobre o tema é a formação de uma equipe de liderança – um grupo, ao invés de um indivíduo, que manda. Este modelo participativo pode ser aplicado a quase qualquer negócio e baseia-se em uma abordagem democrática (com todos os pontos positivos e negativos que vêm com isso).

As vantagens das equipes de liderança

• Possibilitam uma solução eficaz de problemas para questões complexas, particularmente usando a criatividade
• Criam fortes relações de trabalho e colaboração entre os membros da equipe
• O compartilhamento de informações permite que os membros da equipe desenvolvam conhecimentos mais amplos além de suas áreas especializadas
• Levam a soluções minuciosas e cuidadosamente consideradas – muitas cabeças são melhores do que uma
• Geram maiores níveis de satisfação no trabalho, pois todos sentem que seu conhecimento e experiência importam

As desvantagens das equipes de liderança

• Processos democráticos levam tempo e requerem paciência, e podem ser menos eficazes quando você precisa de uma decisão rápida
• Opiniões individuais podem ser rejeitadas em favor de outras, o que pode levar a uma sensação de desvalorização
• Há momentos em que uma equipe não consegue chegar a um consenso. Isso pode significar precisar de um número ímpar de membros da equipe para forçar um voto de desempate

Quais são as qualidades de um grande líder de equipe?

Quais são as qualidades de um grande líder de equipe?

Em 2020, o cenário de negócios mudou à medida que o COVID-19 varreu o mundo. Mas essa paisagem já estava em processo de mudança: a transformação digital, a globalização, a política, as diferenças geracionais e a crise climática já tinham colocado as rodas da mudança em movimento.

Nestes tempos sem precedentes, uma boa liderança é essencial para manter as organizações em um caminho. Mas com o que isso se parece?

Quais são as habilidades de liderança de equipe?

Quais são as habilidades de liderança de equipe?

Existem habilidades importantes que vão levá-lo de ser um bom líder para ser um grande líder. Aqui estão dez delas.

Mantenha-se ligado

Com as mudanças acontecendo em um ritmo acelerado, agir sem referência externa é um campo minado de oportunidades perdidas.

É essencial se envolver plenamente e ouvir sua equipe, seus concorrentes e o mundo além da sua indústria. Você precisa estar consciente da situação atual, prestar atenção ao feedback, analisar as informações disponíveis, estar preparado para aprender e aproveitar a expertise de outras pessoas para navegar com sucesso em seu curso.

Aprimore as “soft skills”

De acordo com a pesquisa do McKinsey Global Institute, até metade de todas as atividades atuais de trabalho podem ser automatizadas até 2055. O impacto dessa mudança é um aumento estimado de 24% nas horas que os trabalhadores americanos e europeus gastam em “soft skills”.

Também conhecidas como habilidades não-técnicas, as soft skills são muitas vezes desvalorizadas e mais difíceis de quantificar do que habilidades como programação ou contabilidade – e ainda assim são uma parte vital da liderança eficaz da equipe. Sua capacidade de colaborar, ensinar, exercitar inteligência emocional e apoiar seu time a fazer o mesmo é a cola que mantém sua equipe unida.

Abrace o digital

Com o aumento do e-commerce, do trabalho online e da IA e da automação, os negócios estão se torndo digitais. Mas uma pesquisa do MIT Sloan Management Review revela que apenas 7% das grandes empresas têm equipes executivas digitalmente experientes. No entanto, uma revisão de quase 2.000 empresas descobriu que aqueles com líderes digitalmente experientes superam seus pares no crescimento de receita em mais de 48%.

Entender o potencial do digital para moldar a forma como fazemos negócios é essencial para os líderes de equipe – assim como abraçar a tecnologia disponível para apoiar o trabalho em equipe. Isso significa abordagens mais inteligentes para comunicação por vídeo, bate-papo, compartilhamento de conhecimento e outros.

Acostume-se com equipes híbridas

A forma como trabalhamos mudou: nossa tomada de decisão, relatórios, análises e coordenação se tornaram remotos, e uma pesquisa do MIT Sloan Business Review research sugere que esta é uma tendência que deve continuar.

Mas as interações cara a cara ainda são críticas se uma equipe quiser prosperar. Eles ajudam as pessoas a construir conexões emocionais. Eles permitem conversas difíceis e possibilitam integrar conhecimento, resolver problemas complexos, inovar e estabelecer uma cultura empresarial mais forte.

Os líderes devem entender e equilibrar os prós e contras das colaborações virtuais versus presenciais, operar efetivamente em ambas as situações e apoiar suas equipes a fazer o mesmo – por exemplo, através de comunicações frequentes e orientação clara.

Comunique-se efetivamente

A liderança de equipe bem-sucedida requer habilidades impecáveis de comunicação empresarial – e não apenas para navegar as formas mais complexas de trabalho atuais. A comunicação clara e honesta constrói confiança, reduz a probabilidade de erros dispendiosos e estabelece fortes relações de trabalho que mantêm sua equipe engajada, informada e se sentindo apoiada.

A Forbes traz o conceito de que ser um grande comunicador não é o mesmo que ser um grande falador. É um caso de qualidade, não de quantidade. Tire um tempo para refletir e considerar antes de falar, e foque em diálogos e não monólogos. E aproveite para encorajar sua equipe a desenvolver suas próprias habilidades de comunicação também.

Seja um visionário

Em tempos de desafios, complexidade e dificuldades, a capacidade de olhar além e vislumbrar a recuperação e o crescimento é vital. Passe um tempo pensando nas possibilidades. Onde você quer que sua equipe e organização estejam em 5 ou até 10 anos?

E então comunique essa visão de forma clara e sucinta. Como líder, seu papel é motivar e inspirar, além de estabelecer um diálogo contínuo com sua equipe. Certifique-se de que eles realmente entendam o papel que desempenham para tornar essa visão uma realidade, mantenho-as atualizadas sobre o progresso, permita perguntas e feedback e, acima de tudo, seja o mais honesto possível.

Diversidade campeã

Pesquisas mostraram que empresas, equipes de gestão e conselhos diversos trabalham melhor. Empresas inclusivas são mais inovadoras e criativas. Equipes mais diversas trazem uma amplitude de conhecimento e experiência que permitem que um problema ou desafio possa ser visto de muitas perspectivas diferentes.

Uma boa liderança em equipe requer um foco consistente em encorajar, apoiar e abraçar essa diversidade. Há muitas maneiras de fazer isso, desde eliminar o viés inconsciente até melhorar a maneira como você trabalha com equipes diversas.

Seja criativo

O LinkedIn chamou a criatividade de "a habilidade mais importante do mundo" e daquilo que as empresas mais precisam. No entanto, de acordo com a Forbes, 75% dos adultos acreditam que não estão "cumprindo seu potencial criativo" e estão sob pressão no trabalho para serem produtivos.

Os líderes criativos veem as coisas de forma diferente, trazem mais versatilidade para a resolução complexa de problemas e têm maior satisfação no trabalho. Ao enquadrar desafios como intrinsecamente motivados, trazendo diversas equipes para o jogo e ousando desafiar suposições, você pode diferenciar sua organização e dar-lhe essa vantagem competitiva.

Desenvolva sua competência como gerente

A hierarquia corporativa tradicional significa que os papéis de liderança são muitas vezes a recompensa pelo excelente trabalho dentro de sua área de especialidade. Embora isso possa torná-lo um profissional altamente qualificado, esse skillset não inclui necessariamente a gestão de pessoas.

Além de entender o negócio, seus objetivos, processos e procedimentos, você precisa entender como as pessoas trabalham – e como você pode apoiá-las e trazer suas competências para o jogo no momento certo.

Ao contrário da estrutura organizacional que coloca o líder da equipe na parte superior de um triângulo, um modelo mais útil é inverter esse triângulo, colocando-o em uma posição de apoio na parte inferior. O que você pode fazer para garantir que sua equipe tenha tudo o que precisa para ter sucesso? Isso pode incluir treinamento e mentoria, fornecer a tecnologia ou equipamento certo, criar clareza em torno de metas e objetivos, ou simplesmente motivar e inspirá-los a fazer o trabalho necessário.

Lidere pelo exemplo

Os líderes mais influentes não ficam à margem gritando direções. Eles estão totalmente envolvidos com suas equipes. Além disso, eles modelam as qualidades que querem ver naqueles ao seu redor. Seja mostrando empatia ou a capacidade de ouvir e agir sobre feedback, liderar pelo exemplo é uma das formas mais poderosas de influenciar os outros.

Em uma situação de liderança de equipe, você está nos holofotes. Tenha cuidado com o que diz - e como diz - e assuma a responsabilidade por seus erros. Seu entusiasmo será contagioso também, então você deve acreditar no que está vendendo para sua equipe. Honestidade e integridade são fundamentais. Se você não tem suas convicções, sua equipe nunca terá.

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Quais são os impactos da boa liderança de equipe?

Quais são os impactos da boa liderança de equipe?

Bote tudo isso em prática e o impacto pode ser muito grande.

Para sua equipe...

Como líder de equipe, você constrói a confiança e as capacidades de sua equipe. Você é central para a criação de uma cultura de trabalho que valoriza cada indivíduo e reconhece a experiência que eles trazem. Você pode criar ou quebrar a moral dependendo da maneira como você trata aqueles ao seu redor, e ver a lealdade crescer dando à sua equipe o respeito e apoio que eles merecem.

Uma cultura de confiança, honestidade e integridade aumenta o engajamento dos funcionários e melhora a satisfação no trabalho. Seu time se sente seguro em assumir um desafio, obter o crédito que merece e ganhar uma verdadeira sensação de realização com seus sucessos.

Para o negócio...

Equipes fortes são a base dos negócios de alto desempenho. Produtividade, atendimento ao cliente e satisfação, inovação e eficiência aumentam de acordo com as receitas. Uma força de trabalho comprometida e engajada é mais propensa a ir além - não porque eles têm que fazer, mas porque eles querem.

Uma boa liderança de equipe resulta em altas taxas de retenção de funcionários e constrói a reputação da empresa como um lugar desejável para se trabalhar. Cria também uma cultura corporativa que torna sua organização mais atraente do que a de seus concorrentes, atraindo o talento que precisa para brilhar.

Para o mundo inteiro...

Bons líderes definem a bússola moral de um negócio, desde a forma como tratam seus colaboradores até sua atitude em relação aos seus clientes. E os líderes também refletem como uma organização vê seu lugar no mundo – e as responsabilidades que vêm com ele.

Desde decisões sobre a cadeia de suprimentos até como a diversidade é incentivada em toda a empresa, essas decisões de liderança se espalham para uma sociedade mais ampla.

E os líderes também têm um impacto sobre seus pares. Liderar pelo exemplo vai além de seus relatórios diretos. A tecnologia ampliou a sua potencial esfera de influência, permitindo que as decisões que você toma sejam notadas e compartilhadas em todo o mundo.

Em um mundo conectado como o nosso, toda ação tem uma reação. Como líder, você pode decidir como é essa ação.

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que é tão importante?

O que é um líder? Líderes são o mesmo que gerentes? Pode-se aprender a ser um lider? Descubra o que constitui um lider e porque liderança importa.

LIDERANÇA | 7 MINUTOS DE LEITURA

Liderança colaborativa: o que é e como pode unir suas equipes.

Líderes colaborativos acreditam em criar equipes diversas para atingir metas, resolver problemas, tomar decisões e compartilhar informações. Mas o que é realmente necessário para ser um líder mais colaborativo? Nós fomos investigar."

CULTURA | 11 MINUTOS DE LEITURA

Cultura no local de trabalho: o que é e como criar um impacto positivo na sua organização.

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma como trabalham, criar uma cultura positiva no local de trabalho tornou-se uma prioridade urgente para empresas em todos os lugares. Saiba como fazê-lo.