Dicas de home office: a chave para o sucesso

O home office e o trabalho híbrido estão se tornando o procedimento padrão para muitas organizações – além de ser algo popular entre os funcionários. Mas como líderes, gerentes e funcionários podem fazem o melhor possível? Nós descobrimos.

TRABALHO REMOTO | 7 MINUTOS DE LEITURA

O home office e o trabalho híbrido estão aqui para ficar. E enquanto algumas pessoas estão voltando ao escritório em tempo integral ou por um par de dias por semana, o sentimento geral é que o modelo de trabalho pré-pandemia (para quem trabalha em escritório, pelo menos) se foi para sempre.

Em todo o mundo, 38% dos empregadores esperam que os funcionários remotos trabalhem em home office dois ou mais dias por semana após a pandemia - em comparação, apenas 22% pensavam assim antes da pandemia.

E à medida que mais empresas adotam o home office, gestores e líderes de equipe podem precisar repensar as melhores maneiras de fazer as coisas.

Como tornar os trabalhadores da linha de frente mais produtivos

Os funcionários da linha de frente podem oferecer ótimas experiências ao cliente. Mas apenas se você conectá-los e incentivá-los. Baixe a lista de verificação para descobrir como.

O que são boas práticas de home office?

O que são boas práticas de home office?

Quando se trata de melhores práticas para home office, a ideia é colocar em prática uma estratégia eficaz para tirar o melhor de equipes fisicamente separadas, concentrada em quatro áreas-chave:

  • Produtividade

  • Bem-estar

  • Desempenho

  • Conectividade

Estabelecer suas próprias maneiras de trabalhar remotamente é fundamental para o bom funcionamento de sua organização - mas elas não têm que ser escritas em pedra. Você provavelmente percebeu nos últimos 18 meses que a melhor maneira de fazer as coisas é tanto através de “tentativa e erro” quanto através de um planejamento perfeito. E os processos podem continuar evoluindo com novas tecnologias, novos insights ou melhor conscientização.

alttext

As melhores práticas de home office podem ajudar a superar os principais desafios dos funcionários.

Desde agendar reuniões em diferentes fusos horários até manter os ânimos elevados, gerenciar à distância pode ser um grande desafio. Equipes remotas podem ter de lutar para permanecer produtivas e engajadas, e os gestores terão que pensar em novas maneiras de manter a moral elevada.

No entanto, as coisas estão evoluindo. O maior desafio enfrentado pelos trabalhadores remotos mudou desde o início da pandemia, de acordo com o relatório Estado de Trabalho 2021 da Buffer. Nos últimos anos, as dificuldades de colaboração e comunicação estavam no topo da lista, mas este ano é diferente.

  • Ser incapaz de “desligar” ao final do dia de trabalho liderou a pesquisa, com 27% dos funcionários vendo-o como seu maior desafio com o home office

  • Colaboração e comunicação ainda é o maior desafio para 16% dos participantes. O home office torna mais difícil “ler” a linguagem corporal e fazer perguntas rápidas aos colegas de trabalho na mesa ao lado

  • Solidão e isolamento também são uma luta para 16% dos trabalhadores remotos. Sentar-se em casa sem falar com ninguém dia após dia pode ter seu preço na saúde mental e fazer as pessoas perderem a essência de fazer parte de uma equipe

Outro desafio fundamental é o treinamento. Como você recebe os novos funcionários ou ajuda os membros menos experientes da equipe quando eles não têm ninguém ao lado deles para oferecer orientação? Você vai precisar encontrar uma maneira. Um relatório da PwC constatou que 34% dos trabalhadores inexperientes são mais propensos a se sentir menos produtivos enquanto trabalham remotamente em comparação com 23% dos trabalhadores experientes.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Por que aplicar boas práticas ao home office?

Por que aplicar boas práticas ao home office?

A pandemia convenceu muitas organizações de que o home office tem vantagens em impulsionar o sucesso dos negócios. Aqui estão apenas alguns dos benefícios da implementação de boas práticas para trabalhadores remotos.

Aumento da produtividade

Trabalhadores remotos tendem a ser mais produtivos por causa de um horário mais flexível, da falta de distrações (e da necessidade de deslocamento), de poder organizar o trabalho da sua maneira e da automotivação para terminar as tarefas mais rapidamente. Uma pesquisa do instituto Gartner mostra que 36% dos funcionários que passaram mais tempo trabalhando em casa desde janeiro de 2020 relataram aumento da produtividade.

Retenção e lealdade de funcionários

A felicidade dos funcionários desempenha um papel importante em saber se os trabalhadores decidem procurar um novo emprego. A opção de trabalhar em casa melhora o equilíbrio entre vida profissional e profissional e torna as pessoas mais propensas a ficar com seu empregador atual. De acordo com McKinsey, 30% dos funcionários considerariam trocar de empregador se sua organização voltasse ao trabalho totalmente presencial após a pandemia.

Crescimento pessoal

O home office dá aos funcionários mais tempo para se concentrar em seu desenvolvimento pessoal e profissional, seja se inscrevendo em cursos online, se inscrevendo em webinars gratuitos ou lendo e-books para ampliar suas habilidades. O crescimento pessoal constrói autoestima, confiança e motivação. Isso é bom para os indivíduos e bom para o seu negócio.

Maior autonomia dos funcionários

Dar aos funcionários a liberdade de tomar decisões os capacita a assumir o controle de seu próprio trabalho. Quando você dá às pessoas maior responsabilidade, muitas vezes você vai descobrir que elas vão além para alcançar os melhores resultados possíveis. Pesquisas mostram que organizações com altos níveis de confiança aumentam o engajamento médio dos funcionários em 76% em relação àquelas com baixos níveis de confiança.

alttext

Melhores práticas de trabalho remoto. Quantas você segue?

6 melhores práticas para home office bem-sucedido

6 melhores práticas para home office bem-sucedido

Os trabalhadores “virtuais” podem superar os desafios de não estar juntos no mesmo local de trabalho. Siga estas seis dicas principais para um home office bem-sucedido.

  1. Crie limites entre o trabalho e a vida

    Trabalhar em casa pode “borrar” a linha entre seu trabalho e sua vida pessoal. É essencial separar esses dois mundos e desligar depois que seu dia de trabalho terminar - caso contrário, você corre o risco de burnout. Idealmente, crie um espaço de trabalho do qual você possa sair fisicamente quando terminar o dia para que você possa se distanciar do seu laptop e outros dispositivos de trabalho.

    Obtenha mais conselhos sobre como equilibrar o trabalho em casa com sua vida pessoal.

  2. Registre seu tempo

    Uma das regras de ouro do home office é gerenciar seu tempo de forma eficaz. Trabalhando de casa, é provável que você trabalhe mais horas e faça menos pausas.

    Estime quanto tempo cada tarefa levará e estabeleça metas realistas. Você também pode usar um aplicativo rastreador de tempo ou um alarme para ajudá-lo a se manter no caminho certo.

  3. Esteja presente quando estiver trabalhando

    Ao contrário de um escritório tradicional, ninguém está te observando e os colegas nem sempre saberão no que você está trabalhando. Mantenha-se visível, respondendo rapidamente a mensagens e comentários e conversando regularmente com seus colegas de trabalho.

  4. Seja responsável

    Quando os trabalhadores remotos sabem que serão responsáveis pelo seu trabalho, eles geralmente ficam mais focados em fazer bem as tarefas. Uma ideia é que cada membro da equipe compartilhe o que conseguiu na semana anterior e quais são seus planos para a próxima semana. Dessa forma, você pode ver no que os outros estão trabalhando e sobre o que eles são responsáveis.

  5. Conecte-se com seus colegas

    Quando os funcionários não estão compartilhando um espaço de trabalho físico, é preciso um esforço extra para garantir que eles se sintam conectados e ainda tenham esses "momentos de água-no-bebedouro".

    Conhecer seus colegas além do trabalho ajuda a construir um vínculo mais forte. Conecte-se nas redes sociais e tire um tempo para pausas virtuais para café e atividades divertidas onde vocês podem rir juntos.

  6. Avalie sua produtividade

    Ninguém espera que você esteja a toda velocidade o dia todo, todos os dias. Dito isso, você provavelmente não deveria “desligar” na metade do dia quando você tem coisas para entregar logo. Ser um trabalhador remoto feliz e bem-sucedido significa descobrir o que funciona melhor para você.

    Por exemplo, há momentos do dia em que você está mais focado e pode atacar algumas de suas tarefas mais difíceis? Ou um tempo de intervalo diferente significaria menos trabalho à tarde? Descubra e aja de acordo.

5 dicas de home office para gerentes

5 dicas de home office para gerentes

Como gerente, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre estar presente para seus funcionários e não microgerenciá-los. Siga essas melhores práticas de gestão remota para criar uma força de trabalho feliz e produtiva.

Conheça a política de home office da sua organização

A política de home office da sua organização deve delinear quando e como os funcionários podem trabalhar em locais diferentes do escritório e entrar em detalhes sobre todos os aspectos do home office.

Isso inclui coisas como trabalho flexível, direitos legais e requisitos de segurança. Conhecer tal política apoiará sua tomada de decisão e ajudará você a responder as perguntas da sua equipe.

Comunique-se

A forma como você se comunica é um grande fator de sucesso para gerenciar uma equipe remota. Entre em contato regularmente, não apenas quando as coisas dão errado.

Um check-in diário pode ser tão simples quanto perguntar como todos estão, e depois seguir com os prazos de cada entrega, ou no que todos estão trabalhando naquele dia. Para catch-ups semanais, é uma boa ideia ter chats em vídeo para manter a conexão pessoal funcionando.

Obtenha um bom software

Certifique-se de que as pessoas tenham as ferramentas que precisam para dar o seu melhor, não importa onde trabalhem. Escolha um software com o qual todos da sua equipe se sintam confortáveis e que ajude as pessoas a compartilhar recursos, fazer comentários e trabalhar em documentos juntos em um único local.

O Deloitte Global Human Capital Trends Report de 2021 mostra que os líderes empresariais veem a introdução de uma plataforma de colaboração digital como o fator mais importante para tornar o home office sustentáve para as organizações.

Ofereça oportunidades de treinamento

Os funcionários remotos ainda precisam de treinamento, assim como em um ambiente de escritório, então não deixe as oportunidades de desenvolvimento passarem só porque elas precisam acontecer online.

Invista em recursos de aprendizagem virtuais para funcionários remotos acessarem de qualquer lugar. Isso pode incluir uma biblioteca digital, acesso a plataformas de aprendizagem online, webinars regulares e sessões de almoço e aprendizagem.

Reconheça o sucesso

Trabalhar remotamente pode fazer com que as pessoas se sintam despercebidas e desvalorizadas, por isso é importante criar uma cultura positiva no local de trabalho onde os membros da equipe se sintam apreciados. Um programa de reconhecimento eficaz motiva as pessoas e faz com que elas se sintam parte de uma comunidade, mesmo que possam estar trabalhando sozinhas.

O reconhecimento não precisa ser monetário – pode ser reconhecimento público, oportunidades de desenvolvimento ou presentes de baixo custo.

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

1 "The 2020 State of Remote Work", Buffer, 2021.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: como fazer funcionar para você.

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 9 minutos de leitura

Ideias para home office econômico: dicas de especialistas.

Depois da pandemia global, o trabalho remoto e híbrido veio para ficar. Confira este guia para criar um home office que maximize o espaço e seja acessível.

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Por que a confiança é o item número um em equipes de trabalho remotas bem-sucedidas.

Quando as pessoas confiam umas nas outras, as equipes ficam mais felizes e produtivas. Mas o que acontece com a confiança quando trabalhamos remotamente?