Boas práticas para trabalho remoto: o segredo do sucesso

O trabalho remoto e híbrido está se tornando um procedimento padrão em muitas organizações, sendo popular entre os funcionários. Mas como os líderes, os gerentes e os funcionários podem aproveitar isso ao máximo? Nós descobrimos.

TRABALHO REMOTO | 7 MINUTOS DE LEITURA

O trabalho remoto e híbrido veio para ficar. Embora algumas pessoas estejam voltando ao escritório em tempo integral ou por alguns dias por semana, o sentimento geral é que as formas de trabalho pré-pandêmicas, pelo menos para os que trabalham em escritórios, desapareceram para sempre.

Em todo o mundo, 38% dos empregadores esperam que os funcionários remotos trabalhem dois ou mais dias por semana fora do escritório após a pandemia, em comparação com os 22% de antes.

Além disso, à medida que mais empresas adotam o trabalho remoto, os gerentes e os líderes de equipe podem precisar repensar as melhores maneiras de cumprir as tarefas profissionais.

Como tornar os trabalhadores da linha de frente mais produtivos

Os funcionários da linha de frente podem oferecer ótimas experiências ao cliente. Mas apenas se você conectá-los e incentivá-los. Baixe a lista de verificação para descobrir como.

Quais são as boas práticas para trabalho remoto?

Quais são as boas práticas para trabalho remoto?

Quando falamos das melhores práticas para trabalho remoto, trata-se de colocar em prática uma estratégia eficaz para obter o melhor das equipes fisicamente separadas. Elas devem se concentrar nestas quatro áreas principais:

  • Produtividade

  • Bem-estar

  • Desempenho

  • Conectividade

Estabelecer as próprias melhores práticas para trabalhar remotamente é o segredo para o bom funcionamento da sua organização. Entretanto, elas não precisam ser permanentes. Você provavelmente percebeu nos últimos 18 meses que a melhor maneira de fazer as coisas é tanto por tentativa e erro quanto por planejamento perfeito. Além do mais, os processos podem continuar evoluindo devido a novas tecnologias, novos insights ou melhor reconhecimento.

alttext

As melhores práticas de trabalho remoto podem superar os principais desafios dos funcionários.

Desde agendar ligações em conferência em diferentes fusos horários até manter o ânimo, gerenciar a distância pode ser um grande desafio. As equipes remotas podem ter dificuldade para permanecer produtivas e engajadas, e os gerentes precisarão pensar em novas maneiras de manter o moral alto.

No entanto, as coisas estão evoluindo. O maior desafio enfrentado pelos trabalhadores remotos mudou desde o início da pandemia, de acordo com o relatório da Buffer sobre o estado do trabalho em 2021.1 Nos últimos anos, as dificuldades de colaboração e comunicação estavam no topo da lista, mas este ano é diferente.

  • Não conseguir desligar ao final do dia de trabalho liderou a pesquisa, com 27% dos funcionários vendo isso como a maior dificuldade no trabalho remoto

  • Colaboração e comunicação ainda é o maior desafio para 16% dos entrevistados. O trabalho remoto torna mais difícil ler a linguagem corporal e fazer perguntas rápidas aos colegas de trabalho em suas mesas

  • Solidão e isolamento também são uma dificuldade para 16% dos trabalhadores remotos. Ficar em casa sem falar com ninguém, dia após dia, pode prejudicar a saúde mental e fazer com que as pessoas percam a essência de fazer parte de uma equipe

Outro desafio importante é o treinamento. Como integrar novos funcionários ou membros menos experientes da equipe quando eles não têm ninguém ao lado para oferecer orientação? Você precisará encontrar uma maneira. Um relatório da PwC constatou que 34% dos trabalhadores inexperientes são mais propensos a se sentirem menos produtivos enquanto trabalham remotamente em comparação com 23% dos trabalhadores experientes.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Por que as boas práticas são importantes para o trabalho remoto?

Por que as boas práticas são importantes para o trabalho remoto?

A pandemia convenceu muitas organizações de que o trabalho remoto tem vantagens para impulsionar o sucesso da empresa. Confira a seguir alguns dos benefícios da implementação das melhores práticas para trabalhadores remotos.

Maior produtividade

Os trabalhadores remotos tendem a ser mais produtivos por causa de um horário mais flexível, falta de distrações (e falta de deslocamento), organização do trabalho nos próprios termos e automotivação para terminar os trabalhos mais rapidamente. Uma pesquisa da Gartner mostra que 36% dos funcionários que passaram mais tempo trabalhando em casa desde janeiro de 2020 relataram aumento de produtividade.

Retenção e fidelização da equipe

A felicidade do funcionário desempenha um papel importante na decisão dos trabalhadores de procurar um novo emprego. A opção de trabalhar em casa melhora o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, aumentando a probabilidade de permanência no emprego atual. De acordo com a McKinsey, 30% dos funcionários considerariam mudar de empregador se a organização voltasse a trabalhar totalmente no local após a pandemia.

Crescimento pessoal

O trabalho remoto dá aos funcionários mais tempo para se concentrarem no desenvolvimento pessoal e profissional. Seja se inscrevendo em cursos online e em webinars gratuitos, seja lendo e-books para ampliar as habilidades. O crescimento pessoal aumenta a autoestima, a confiança e a motivação. Isso é bom para as pessoas e para a empresa.

Maior autonomia do funcionário

Dar aos funcionários a liberdade de tomar decisões os permite assumir o controle do próprio trabalho. Quando você dá às pessoas mais obrigações e responsabilidades, muitas vezes descobrirá que elas vão além para alcançar os melhores resultados possíveis. As pesquisas mostram que organizações com altos níveis de confiança aumentam o engajamento médio dos funcionários em 76% em relação às organizações com baixos níveis de confiança.

alttext

Melhores práticas de trabalho remoto. Quantas você segue?

Seis melhores práticas para um trabalho remoto de sucesso

Seis melhores práticas para um trabalho remoto bem-sucedido

Os trabalhadores virtuais podem superar os desafios de não estarem juntos no mesmo local de trabalho. Siga estas seis dicas importantes para um trabalho remoto bem-sucedido.

  1. Crie limites entre o trabalho e a vida pessoal

    Trabalhar em casa pode confundir os limites entre o trabalho e a vida pessoal. É essencial separar esses dois mundos e se desligar após encerrar o seu dia de trabalho. Caso contrário, você corre o risco de ter um esgotamento. O ideal é criar um espaço de trabalho do qual você possa sair fisicamente quando encerrar o dia, para se distanciar do computador e dos outros dispositivos de trabalho.

    Veja mais orientações sobre como equilibrar o trabalho em casa com a vida pessoal.

  2. Acompanhe seu tempo

    Uma das principais regras do trabalho remoto é administrar o tempo de maneira eficaz. Como trabalhador remoto, é provável que você trabalhe mais horas e faça menos pausas.

    Faça uma estimativa de quanto tempo cada tarefa levará e estabeleça metas realistas. Você também pode usar um aplicativo de monitoramento de tempo ou alarme para ajudar a se manter no caminho certo.

  3. Esteja presente quando estiver no modo de trabalho

    Ao contrário de um escritório tradicional, ninguém está observando você, e os colegas nem sempre saberão no que está trabalhando. Fique visível respondendo rapidamente a mensagens e comentários e mantendo contato regular com os colegas de trabalho.

  4. Seja responsável

    Quando os trabalhadores remotos sabem que serão responsáveis por seu trabalho, eles se concentram mais em fazer as tarefas bem. Uma ideia é que cada membro da equipe compartilhe o que conquistou na semana anterior e quais são os planos para a semana seguinte. Dessa forma, poderá ver no que os outros estão trabalhando e pelo que são responsáveis.

  5. Conecte-se com os seus colegas

    Quando os funcionários não estão compartilhando um espaço de trabalho físico, é necessário um esforço extra para garantir que eles se sintam conectados e ainda tenham momentos casuais.

    Conhecer os colegas além do trabalho ajuda a construir um vínculo mais forte. Conecte-se com as comunidades sociais e reserve um tempo para pausas virtuais para o café e atividades divertidas, em que todos possam rir juntos.

  6. Avalie sua produtividade

    Ninguém espera que você esteja a toda velocidade o dia todo, todos os dias. Dito isso, você provavelmente não deveria se ausentar durante metade do dia quando tem coisas a fazer. Ser um trabalhador remoto feliz e bem-sucedido significa descobrir o que funciona melhor para você.

    Por exemplo: há momentos do dia em que a sua concentração é maior e pode realizar algumas das suas tarefas mais difíceis? Ou um intervalo diferente significaria menos chance de desânimo à tarde? Resolva isso e trabalhe de acordo.

Cinco boas práticas para gerenciar equipes remotamente

Cinco boas práticas para gerenciar equipes remotamente

Como gerente, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre estar visível para os funcionários e não os microgerenciar. Siga estas melhores práticas de gerenciamento remoto para criar uma força de trabalho feliz e produtiva.

Conheça a política de trabalho remoto da sua organização

A política de trabalho remoto da organização deve definir quando e como os funcionários podem trabalhar em locais diferentes do escritório e entrar em detalhes sobre todos os aspectos do trabalho remoto.

Isso inclui coisas como trabalho flexível, direitos legais e requisitos de segurança. Conhecer bem a política ajudará você a tomar decisões e a responder às perguntas da equipe.

Comunique-se

A maneira com que você se comunica é um grande fator para gerenciar com sucesso uma equipe remota. Entre em contato regularmente, não apenas quando as coisas derem errado.

Uma verificação diária pode ser tão simples quanto perguntar como todos estão e, em seguida, acompanhar quais prazos estão se aproximando ou procurar saber no que todos estão trabalhando no dia. Para atualizações semanais, é uma boa ideia ter bate-papos de vídeo para manter a conexão pessoal.

Use um bom software

Garanta que as pessoas tenham as ferramentas de que precisam para ter o melhor desempenho, não importa onde trabalhem. Escolha um software com o qual todos na equipe se sintam confortáveis e ajude as pessoas a compartilhar recursos, fazer comentários e trabalhar juntos em documentos, tudo em um só lugar.

O relatório de tendências de capital humano global da Deloitte de 2021 mostra que os líderes empresariais veem a introdução de uma plataforma de colaboração digital como o fator mais importante para tornar o trabalho remoto sustentável para as organizações.

Ofereça oportunidades de treinamento

Mas nem tudo se trata de software. As pessoas também são importantes. A equipe remota ainda precisa de treinamento, assim como fariam em um ambiente de escritório. Portanto, não deixe que as oportunidades de desenvolvimento diminuam só porque precisam acontecer online.

Invista em recursos virtuais de aprendizado para que os funcionários remotos possam acessá-los de qualquer lugar. Isso pode incluir uma biblioteca digital, acesso a plataformas de aprendizado online, webinars regulares e sessões de almoço educativo.

Reconheça o sucesso

Trabalhar remotamente pode fazer as pessoas se sentirem despercebidas e subestimadas, por isso é importante criar uma cultura de local de trabalho positiva na qual os membros da equipe se sintam valorizados. Um programa de reconhecimento eficaz motiva as pessoas e faz com que elas se sintam parte de uma comunidade, mesmo que trabalhem sozinhas.

O reconhecimento não precisa ser monetário, pode ser um reconhecimento público, oportunidades de desenvolvimento ou benefícios de baixo custo.

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

1 "The 2020 State of Remote Work", Buffer, 2021.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: como fazer funcionar para você.

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 9 minutos de leitura

Ideias para home office econômico: dicas de especialistas.

Depois da pandemia global, o trabalho remoto e híbrido veio para ficar. Confira este guia para criar um home office que maximize o espaço e seja acessível.

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Por que a confiança é o item número um em equipes de trabalho remotas bem-sucedidas.

Quando as pessoas confiam umas nas outras, as equipes ficam mais felizes e produtivas. Mas o que acontece com a confiança quando trabalhamos remotamente?