Quando as pessoas confiam umas nas outras, as equipes são mais felizes e mais produtivas. Mas o que acontece com a confiança quando estamos trabalhando remotamente?

A confiança é o alicerce das organizações de sucesso. As pessoas precisam saber que podem confiar em seus colegas de equipe, estejam eles trabalhando na mesa ao lado ou em um café a 800 quilômetros de distância.

Simplifique o trabalho com Workplace

Desde avisar sobre o retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, Workplace torna tudo mais simples.

Apenas olhe para os números. Quando as pessoas trabalham em organizações de “alta confiança'', elas são 50% mais produtivas, 106% mais enérgicas e tiram 13% menos dias de licença por doença. Elas são mais felizes também. Menos estressadas, mais engajadas, mais satisfeitas e menos propensas ao esgotamento.1 Isso tem um impacto não apenas nos resultados, mas na qualidade do que as pessoas produzem e dos serviços que prestam.2

Construir confiança não é mais ou menos importante quando as pessoas estão trabalhando remotamente mas é diferente. Portanto, antes de fazer planos para construir confiança, é uma boa ideia entender exatamente o que você está tentando construir.

Então, o que é confiança afinal?

Então, o que é confiança afinal?

Confiar é acreditar nas habilidades das pessoas, confiar uns nos outros para fazer o que dizemos que faremos e ter confiança de que todos farão o que podem. É também sobre relacionamentos e amizades. Sem isso, não há espaço para a confiança crescer. E há também a maneira como a confiança se espalha em um local de trabalho - entre gerentes e funcionários e entre os próprios membros da equipe.

O Great Place To Work® Trust Index Employee Survey© avalia a cultura do local de trabalho do ponto de vista do funcionário. Ele analisa tanto o nível de confiança entre a gerência e os funcionários quanto a camaradagem entre os colegas. Para o índice, a confiança é uma questão de três coisas - credibilidade, respeito e justiça. Para que a credibilidade prospere, os funcionários precisam ver os gerentes como competentes e confiáveis. Respeito significa dar apoio, ser colaborativo e mostrar cuidado, e a isonomia depende da equidade, imparcialidade e justiça.

A confiança é uma questão de três coisas – credibilidade, respeito e justiça. Para que a credibilidade prospere, os funcionários precisam ver os gerentes como competentes e confiáveis.

“A confiança é uma questão de três coisas – credibilidade, respeito e justiça. Para que a credibilidade prospere, os funcionários precisam ver os gerentes como competentes e confiáveis.”

Há também a ideia de confiança cognitiva e confiança afetiva. A confiança cognitiva é sobre como as pessoas se sentem sobre a capacidade dos líderes de fazer seu trabalho. Esse tipo de confiança não é sobre emoções, é sobre como os indivíduos veem a posição de alguém no mundo em termos de habilidades e qualificações.

A confiança afetiva é interpessoal e tem tudo a ver com empatia e relacionamentos. De acordo com a Investors in People, uma organização do Reino Unido que concede credenciamento às empresas para uma boa gestão de pessoas, ambos os tipos de confiança são essenciais para líderes eficazes. Mas diferentes tipos de pessoas irão valorizar os dois tipos de confiança de forma diferente. Se você é muito ambicioso, é provável que a confiança cognitiva combine mais com você. Se você estiver mais sintonizado com a inteligência emocional, dará mais valor à confiança afetiva.

Os pesquisadores Reina and Reina dividiram a confiança em três tipos. A confiança contratual é o entendimento entre as pessoas de que elas farão o que dizem que farão. Envolve ser claro sobre objetivos, papéis e responsabilidades.

Confiança de competência é mostrar fé nas habilidades de cada um - para que funcione, os gerentes precisam delegar e os funcionários precisam se sentir à vontade para compartilhar conhecimento.

Depois, há a confiança na comunicação - criada quando se diz a verdade, quando se está disposto a compartilhar informações e ao fazer as pessoas se sentirem seguras para fazer perguntas e levantar questões. Todos esses tipos de confiança podem se romper, mas uma das chaves para uma boa gestão é reconstruí-la.

Você não precisa se fechar em nenhuma maneira específica de pensar sobre confiança. Todos os modelos são úteis, e todos eles voltam a algumas coisas importantes: Credibilidade, relacionamentos e comunicação. Mas como você transmite e nutre isso quando não está trabalhando no mesmo lugar?

Confie em um mundo de trabalho remoto

Confie em um mundo de trabalho remoto

Até os defensores mais apaixonados do trabalho remoto admitem que a confiança é mais difícil de conquistar e sustentar em equipes diferentes. Isso gera dor de cabeça a empregadores e empregados. 57% dos profissionais de marketing de grandes empresas dizem que o gerenciamento de desempenho é um problema no trabalho remoto a longo prazo.

Por outro lado, houve repetidas preocupações dos gerentes sobre a produtividade e o engajamento dos trabalhadores remotos durante o surto de coronavírus. Ninguém quer se sentir incerto se os funcionários estão fazendo o trabalho da maneira que deveriam quando estão fora de vista. Mas, igualmente, ninguém quer pensar que os gerentes estão surtando porque não confiam neles. É fácil ver como as equipes remotas podem fracassar rapidamente se as pessoas não conseguirem resolver esses problemas.

A construção de confiança em equipes no escritório não acontece sem esforço, mas quando trabalhamos no mesmo lugar, há oportunidades para que a confiança cresça organicamente, especialmente entre os membros da equipe. Conversas em volta da máquina de café, almoçar juntos, relaxar com uma bebida no final da semana - essas interações casuais são como as pessoas se conhecem. Além disso, os funcionários podem ver de perto como os gerentes interagem com os funcionários e como eles fazem seu trabalho, de modo que a confiança em suas habilidades aumenta com o tempo.

Essas coisas estão faltando em um mundo onde os colegas de equipe podem estar a centenas de quilômetros de distância, ou mesmo em fusos horários diferentes. E um gerente pode ser alguém que a equipe nunca conheceu pessoalmente e que nunca viu interagindo com ninguém além deles.

Portanto, se é verdade que você não pode deixar a confiança inteiramente ao acaso em uma equipe local, o mesmo é verdade em uma equipe de trabalho remoto, onde muito pouca interação acontecerá organicamente. A construção de confiança é totalmente possível, mas você precisará trabalhar duro e conscientemente para fazê-lo. Vejamos como as organizações podem fazer isso.

Como construir confiança com equipes remotas

Crie uma declaração de missão da equipe

Create a team mission statement
Create a team mission statement

Reúna uma declaração de missão definindo metas e formas de trabalho e compartilhe-a com todos. Você pode conversar com cada membro da equipe sobre seus estilos de trabalho para ajudar a moldá-los. É uma chance de conhecer sua equipe e suas opiniões, mostrar que você valoriza sua contribuição e colocar todos de acordo, para que você saiba o que esperar um do outro.

Deixe as expectativas claras
Deixe as expectativas claras

Não há espaço para ambiguidade em uma equipe remota. As pessoas não podem fazer sua parte a menos que saibam o que deveriam estar fazendo. Os gerentes precisam definir a quantidade certa de trabalho para as pessoas e ser claros sobre suas expectativas. Todos se sentirão mais confiantes quando souberem o que fazer e quanto tempo terão para fazê-lo. Mas certifique-se de que as pessoas saibam que podem entrar em contato se houver um problema.

Atenda às necessidades da sua equipe
Atenda às necessidades da sua equipe

Esteja ciente de quais equipamentos as pessoas precisam para fazer seus trabalhos e certifique-se de que eles os tenham. Se não tiver certeza, pergunte. Faça check-ins regularmente para garantir que as pessoas tenham tudo o que precisam e respondam às solicitações prontamente.

Conecte os membros da sua equipe remota
Conecte os membros da sua equipe remota

Sua equipe não pode ir até as mesas uns dos outros para dizer olá, então faça um esforço para conectá-los. Faça com que as pessoas trabalhem juntas com habilidades complementares - e reconheça esses pontos fortes para mostrar que você entende e confia em sua equipe. Configure grupos de projetos e realize reuniões de equipe e subequipe com mais frequência do que faria em um local de trabalho no local. Nenhuma semana deve passar sem pelo menos uma videoconferência com toda a equipe.

Não foque apenas no trabalho
Não foque apenas no trabalho

A amizade é importante. 63% das mulheres que acreditam fortemente que têm um melhor amigo no trabalho têm duas vezes mais chances de se envolver com o trabalho do que aquelas que não têm. Para ajudar as pessoas a fazer amigos, crie grupos de bate-papo e organize encontros remotos divertidos, como questionários, competições ou apenas bate-papos de fim de semana. Dessa forma, as pessoas podem se conhecer em um ambiente menos formal.

Reconheça conquistas
Reconheça conquistas

O reconhecimento tem o efeito mais significativo sobre a confiança quando ocorre imediatamente após alguém atingir uma meta - e quando o crédito é público. Use seus canais de bate-papo para parabenizar os membros de sua equipe quando eles alcançarem algo, para que todos saibam o quão bem algo foi feito. Faça com que as pessoas indiquem colegas para reconhecimento e dê recompensas como cartões-presente para mostrar às pessoas que elas são apreciadas.

Reconheça as diferenças
Reconheça as diferenças

Em interações remotas, as pessoas precisam se esforçar mais para serem compreendidas. Você não pode ver a linguagem corporal em um bate-papo on-line ou em uma ligação telefônica. Os pesquisadores dizem que mesmo a videoconferência coloca uma "carga cognitiva" maior nos participantes, o que significa que eles não processam informações da mesma maneira que fariam em uma reunião física. Gerentes de equipes remotas não podem mudar isso. Mas é essencial encontrar maneiras de equilibrar a situação fazendo perguntas abertas para saber o que alguém está sentindo ou pensando. Incentive as pessoas a fazerem as mesmas perguntas e esteja preparado para responder honesta e abertamente em troca.

Quer melhorar sua próxima videochamada? Leia nosso guia de reunião de equipe virtual.

Responda às mensagens
Responda às mensagens

Pesquisas mostram que a comunicação oportuna e previsível é importante no trabalho em equipe remoto. As pessoas não podem simplesmente se debruçar sobre uma mesa para fazer uma pergunta rápida, então tente responder às mensagens de forma consistente e em um período de tempo razoável. Se uma consulta não for urgente e você estiver ocupado, informe a pessoa e diga que entrará em contato mais tarde. Não os deixe se perguntando se você recebeu a mensagem deles.

Permita que os funcionários assumam mais o controle
Permita que os funcionários assumam mais o controle

Trabalhar em horário flexível é extremamente valorizado - com 71% dos funcionários dizendo que isso os atrai. A mudança para o trabalho remoto oferece mais oportunidades para oferecer trabalho flexível como um privilégio.3 Você pode definir algumas horas principais em que as pessoas precisam estar disponíveis, mas pode dar a elas a opção de quando concluem o trabalho. Isso mostra que você confia neles para desempenhar um papel no gerenciamento de sua carga de trabalho e mostra que eles podem confiar em você para ser flexível e valorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Resista ao desejo de microgerenciar
Resista ao desejo de microgerenciar

Aprenda a deixar as coisas fluírem. Gerenciar uma equipe remota significa delegar da mesma forma que você faria em uma equipe local. Fazer alguém sentir que você está olhando por cima do ombro o tempo todo enviará o sinal errado e prejudicará a confiança dele em você. Dê às pessoas muitas oportunidades de discutir seus projetos com você e forneça feedback claro e honesto.

Be open
Esteja aberto

Compartilhar ideias e opiniões é o que faz uma cultura de trabalho remoto confiável e colaborativa. Pergunte às pessoas o que elas pensam e ouça com respeito - e dê o tom dizendo a verdade e sendo transparente. E embora seja importante que as pessoas tenham reuniões de equipe e individuais em seus calendários, não agende tudo. Mantenha sua porta virtual aberta para que as pessoas se sintam à vontade para postar uma mensagem ou fazer uma videochamada quando precisarem.

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Você também pode estar interessado em

Você também pode estar interessado em

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts Recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhando remotamente: Benefícios e Desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

9 dicas para fazer os funcionários remotos se sentirem incluídos

Engajar uma força de trabalho remota pode ser um desafio, mas existem maneiras testadas e confiáveis de fazê-lo. Essas 9 dicas essenciais ajudarão a engajar seus funcionários remotos.

Trabalho remoto | 9 minutos de leitura

Ideias de home office para caber no orçamento

Aprenda com os especialistas – como construir o home office ideal com um orçamento curto e o que é essencial para criar um espaço produtivo para o trabalho doméstico.