Reconhecimento no trabalho: o impacto gerado ao atender às necessidades das pessoas

Quando a alta rotatividade de funcionários causa enormes dores de cabeça às organizações, o reconhecimento permanece como elemento vital para reter e inspirar a equipe. Portanto, como fazer isso da maneira certa?

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | LEITURA DE 7 MINUTOS

De acordo com funcionários de todo o mundo, o reconhecimento é a coisa primordial que as empresas podem fazer para inspirar um ótimo trabalho. Quando OC Tanner conversou com trabalhadores de países como Índia, China, México e Estados Unidos, descobriu que o reconhecimento do trabalho era o principal desejo deles.

Esse consenso intercultural mostra o quão poderoso pode ser o reconhecimento pelo esforço. No entanto, embora as empresas tenham consciência da importância do reconhecimento, isso nem sempre foi prioridade para elas. A mesma pesquisa constatou que apenas 61% dos funcionários se sentem valorizados no local de trabalho. Isso pode estar mudando como consequência da Grande Renúncia, com foco mais profundo no engajamento do funcionário.

"Eu acho que as organizações estão mais focadas na importância de recompensar os funcionários, independentemente de como isso é definido, e do reconhecimento deles", afirma Charles Cotton, consultor sênior de Recompensa e Desempenho da CIPD, Reino Unido.

"Tendo questões relacionadas a recrutamento e retenção como motivadores externos, o foco está em como as pessoas estão sendo tratadas no trabalho. As organizações estão buscando recompensar e reconhecer a contribuição dos funcionários de maneira justa. Elas também estão analisando como isso está sendo demonstrado aos funcionários e, externamente, para clientes, investidores e outras partes interessadas."


Saiba como transformar a experiência dos funcionários

Baixe o nosso guia e torne a experiência dos funcionários a sua prioridade de negócios no retorno ao trabalho presencial.

O que significa reconhecimento no local de trabalho?

O que significa reconhecimento no local de trabalho?

Reconhecimento no local de trabalho tem a ver com reconhecer e elogiar os funcionários pelas contribuições deles. Isso pode acontecer de diferentes formas. Por exemplo, um simples agradecimento presencialmente, uma mensagem nas redes sociais da empresa ou até benefícios no local de trabalho ou folga remunerada. Mas, embora o reconhecimento possa ser monetário, muitas vezes é mais uma questão de dar um feedback positivo e público.

"Recompensa e reconhecimento são elementos considerados sinônimos. No entanto, há uma distinção entre esses termos", explica Charles. "Recompensas geralmente são coisas tangíveis, transacionais, condicionais e esperadas. Já o reconhecimento é muitas vezes visto como o oposto, como algo intangível, relacional e inesperado."

As organizações têm muitas oportunidades para reconhecer os funcionários tanto pelo esforço quanto por aquilo que conquistam. Você pode usar o reconhecimento para:

  • Padrões de trabalho

    O reconhecimento público pode ajudar a definir uma referência em relação àquilo que os gerentes desejam que as equipes conquistem.

  • Alcançar um marco

    Não são apenas as promoções que devem ser anunciadas e celebradas. Marcar datas de aniversário em que o funcionário entrou na empresa ajuda a nutrir um sentimento de pertencimento. Os funcionários também apreciam reconhecimentos mais abrangentes e consideram as organizações que comemoram eventos pessoais da equipe, como casamentos ou nascimento de filhos, como os melhores lugares para trabalhar.1

  • Reconhecimento dos novos funcionários logo no primeiro mês

    Considerando a alta rotatividade nos seis meses iniciais após o início de um trabalho, é fundamental ter um feedback positivo nos primeiros dias. Ao contrário dos incentivos de recompensa, como bônus, a importância do reconhecimento é que você não precisa adiá-lo até que alguém atinja uma meta. Reconhecer as pessoas no momento também pode ser particularmente eficaz com trabalhadores mais jovens, que estão acostumados a receber feedback em tempo real.

  • Iniciativa e inovação

    O reconhecimento pode incentivar a inovação, o trabalho independente e a resolução de problemas. Também pode ajudar as pessoas a desenvolver novas ideias para produtos, serviços e formas de trabalhar.

  • Adaptabilidade

    Mudar é um desafio tanto para as organizações quanto para os funcionários. Elogiar os trabalhadores por serem adaptáveis é uma maneira de mostrar como você gostaria que as pessoas encarassem a mudança.

  • Refletir os valores da empresa

    O reconhecimento (e a forma como ele é feito) pode ser um jeito de demonstrar os valores da empresa e de moldar os comportamentos que você deseja ver. Quando os gerentes demonstram apreço e gratidão pelo esforço da equipe, principalmente em relação a comportamentos que se alinham aos valores organizacionais, isso incentiva os funcionários a fazerem o mesmo, criando um círculo virtuoso.

O valor do reconhecimento para o engajamento dos funcionários

O valor do reconhecimento para o engajamento dos funcionários

Os psicólogos afirmam que um elogio faz com que o cérebro produza dopamina, que é responsável pela sensação de bem-estar. E é claro que todos nós gostamos de nos sentir apreciados. Mas, do ponto de vista organizacional, o reconhecimento do funcionário também traz benefícios enormes e concretos.

Aumento do engajamento do funcionário

O reconhecimento é um elemento crítico do engajamento dos funcionários. E é algo particularmente pertinente no contexto de organizações que estão migrando cada vez mais para um modelo de trabalho híbrido, no qual alguns funcionários trabalham remotamente todo o tempo ou a maior parte do tempo. O reconhecimento pode ajudar a engajar esses trabalhadores remotos, trazendo-os para um ciclo de feedbacks positivos, conectando-os com a cultura da empresa e garantindo que não se sintam esquecidos.

Melhora do índice de retenção dos funcionários

A Gallup estima que substituir um membro da equipe custa entre metade e o dobro do salário de um funcionário.2 Esse é apenas o custo monetário. Também existem as implicações da perda de conhecimento e o impacto que a alta rotatividade de funcionários tem sobre a moral da equipe. As pessoas que se sentem valorizadas são muito mais propensas a permanecer na empresa. De acordo com um estudo, 63% das pessoas que são reconhecidas no trabalho consideram bastante improvável a possibilidade de procurar um novo emprego. Isso é comparado a 11% daqueles que nunca ou raramente são reconhecidos no trabalho.

Reforço da cultura da empresa

Vincular o reconhecimento a comportamentos como trabalho em equipe, colaboração e pensamento inovador pode ajudar as organizações a fortalecerem as suas culturas.

"Quando as organizações têm esquemas de reconhecimento, geralmente vinculam isso aos comportamentos que gostariam de ver dentro da empresa", diz Charles. "Mesmo quando se trata de recompensas financeiras, como bônus ou incentivos, parte disso estará vinculado ao que você conquistou e também a como você conquistou."

Incentivo ao alto desempenho

Já é sabido que funcionários engajados são mais propensos a se esforçarem mais para aumentar a produtividade. Isso aparece nos resultados. De acordo com um estudo, a felicidade no trabalho aumenta a produtividade em 31% e as vendas em 37%. Também influencia a maneira como as pessoas realizam o trabalho, aumentando a precisão nas tarefas em 19%.3

Como melhorar a cultura no local de trabalho

Como você reconhece as pessoas no trabalho?

Uma abordagem única não é o ideal de reconhecimento. As pessoas são motivadas de forma diferente. Algumas considerarão os gestos menores tão importantes quanto as recompensas significativas. As fontes de apreço também são importantes. Embora as pessoas muitas vezes correlacionem o reconhecimento como algo que vem dos gerentes de linha e dos líderes, receber reconhecimento dos colegas (também conhecido como reconhecimento social) também pode ser algo particularmente poderoso.

"No passado, o reconhecimento era uma abordagem que acontecia, geralmente, de cima para baixo", observa Charles. "O que estamos vendo agora é o reconhecimento dos colegas, não apenas os da sua equipe, mas também de fora dela. E isso está sendo fomentado pelos avanços da tecnologia. É fácil reconhecer os colegas por meio de uma plataforma online. Algumas organizações fazem isso com pessoas de fora da empresa. Os clientes estão sendo incentivados a reconhecer essas contribuições também."

A natureza de qualquer recompensa que vem com o reconhecimento também pode ser muito mais flexível. Já se foram os dias em que o gerente de linha decidia o presente que seria dado. Agora, os funcionários podem escolher entre benefícios e recompensas que significam algo para eles, desde experiências compartilhadas que celebram conquistas, vouchers ou recompensas relacionadas com o tempo, como sair mais cedo e dias de folga.

Quais são alguns exemplos de reconhecimento no local de trabalho?

Quais são alguns exemplos de reconhecimento no local de trabalho?

Alguns esquemas de reconhecimento bem-sucedidos e de alto nível mostram como isso pode ser feito.

  • Cisco. Vencedora de vários prêmios de experiência do funcionário, a Cisco tem um esquema de reconhecimento conectado, no qual qualquer funcionário pode indicar um colega para ganhar um prêmio em dinheiro. Além disso, os funcionários podem escolher as suas próprias recompensas para o primeiro e quinto aniversários de trabalho na Cisco.

  • McDonalds. A rede de restaurantes premia os funcionários com vales-presente pelo tempo de serviço. Eles também recebem descontos em varejistas e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

  • General Motors (GM). O programa de reconhecimento da empresa está ativo em 26 países. Os funcionários podem enviar e receber reconhecimentos usando um sistema baseado em pontos, que podem ser trocados por recompensas de sua escolha.

Como criar um programa de reconhecimento de funcionários

Como criar um programa de reconhecimento de funcionários

Há vantagens consideráveis em ter um programa formal de reconhecimento. Ele pode definir pelo que as pessoas serão reconhecidas, alinhar o reconhecimento de acordo com os valores e gerar consistência. Também contribui para garantir a transparência e uma percepção de equidade. As pessoas sabem como os gerentes as reconhecerão e como as recompensarão.

As etapas essenciais na criação de um programa de reconhecimento de funcionários incluem:

  • Desenvolvimento com foco em objetivos e metas. Defina o que você deseja conquistar e quando, além de como o progresso será mensurado

  • Alinhamento com a cultura da empresa. Quais comportamentos você deseja recompensar? Como eles se relacionam com os valores da empresa?

  • Decidir a plataforma de reconhecimento que será usada. Deve ser uma plataforma para dispositivos móveis para que os funcionários que trabalham remotamente e na linha de frente sejam incluídos no ciclo de reconhecimento

  • Adesão da liderança e da gerência. "Se os gerentes de linha vão reconhecer as pessoas pela contribuição delas, eles precisam de suporte e ajuda para isso", afirma Charles

  • Explicar o esquema para a força de trabalho. Posicione o seu programa como se fosse uma campanha e garanta que todos o conheçam

  • Reconhecer as pessoas com frequência e regularidade. Exagerar no reconhecimento reduzirá o poder dele, mas é importante demonstrar apreço depois de alguns meses. Se alguém fizer um trabalho particularmente bom, reconheça a contribuição imediatamente

  • Personalizar as recompensas. Dê aos funcionários uma escolha, se possível. Por exemplo, vouchers que podem ser usados em diferentes varejistas

  • Obter feedbacks para mensurar a eficácia. O reconhecimento é algo subjetivo. Por outro lado, a eficácia dos programas puramente de recompensa é relativamente fácil de mensurar (você pode ver se a disparidade salarial entre homens e mulheres na sua organização está diminuindo, por exemplo). Faça pesquisas para descobrir se os funcionários sentem que você os reconhece e por quê. "Você pode analisar as métricas para ver quem está sendo reconhecido por quem, quando e por quê", diz Charles

Isso não acontecerá da noite para o dia. Porém, com o tempo, você verá o poder do seu programa em influenciar positivamente os índices de rotatividade de funcionários, de ociosidade, nas vendas e nas receitas, além de tornar a sua organização um local de trabalho mais conectado e feliz.

Você também pode se interessar por:

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

1 "5 Findings from the 2018 SHRM/Globoforce Employee Recognition Survey" (Cinco conclusões da Pesquisa de reconhecimento dos funcionários da SHRM/Globoforce em 2018), workhuman.com, 2021
2 "This Fixable Problem Costs U.S. Businesses $1 Trillion" (Este problema remediável custa US$ 1 trilhão às empresas dos EUA), Gallup, 2019
3 "The Happiness Advantage: The Seven Principles of Positive Psychology That Fuel Success and Performance at Work." (A vantagem da felicidade: os sete princípios da psicologia positiva que incentivam o sucesso e o desempenho no trabalho). Shawn Achor, 2010.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Engajamento do funcionário: o que é e por que ele é tão vital para os seus funcionários e a sua empresa.

Saiba mais

Publicações recentes

Engajamento do funcionário | Leitura de 8 minutos

O que é engajamento do funcionário e por que ele é tão vital para a sua organização.

Saiba mais sobre os principais motivadores de engajamento dos funcionários e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento do funcionário | Leitura de 8 minutos

Perguntas da pesquisa de satisfação dos funcionários: o que perguntar e por quê.

Como criar uma experiência excepcional para o funcionário se for capaz de mensurá-la? Saiba como usar as pesquisas de satisfação dos funcionários para promover mudanças significativas.

Comunicação comercial | Leitura de 7 minutos

Estratégias de comunicação comercial e por que as organizações precisam delas.

As organizações tiveram que repensar as suas estratégias de comunicação quando as pessoas começaram a trabalhar remotamente durante o lockdown. Agora, à medida que algumas pessoas começam a retornar ao trabalho presencial, as empresas precisam pensar novamente. Saiba como começar.