7 maneiras de criar um ambiente de trabalho saudável e positivo

Quais são os ingredientes de um ambiente de trabalho positivo e saudável, e como criá-lo quando as pessoas não estão no mesmo espaço físico? Saiba mais!

CULTURA | 6 MINUTOS DE LEITURA
positive work environment - Workplace from Meta

Um ambiente de trabalho positivo e saudável é fundamental para a cultura do local de trabalho e a experiência dos funcionários. Ele influencia tudo, como níveis de estresse, bem-estar mental, produtividade, desempenho, entre outros. Contudo, criar um ambiente de trabalho positivo vai muito além da cor do escritório. Na verdade, vai além do local de trabalho em si.

Uma pesquisa da McKinsey sugere que alguns setores terão até cinco vezes mais funcionários trabalhando remotamente após a pandemia do que antes do lockdown. No entanto, embora isso torne o "ambiente de trabalho" da sua empresa menos tangível do que era em 2019, ainda há muito que você pode fazer para melhorá-lo e aproveitá-lo, proporcionando aos seus funcionários um ambiente de trabalho positivo e motivador do qual eles desejarão participar.

Vejamos alguns dos principais ingredientes que tornam um ambiente de trabalho saudável e positivo e como acertar.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é um ambiente de trabalho positivo?

O que é um ambiente de trabalho positivo?

Quando você pensa em "ambiente de trabalho", talvez a primeira coisa que imagine é um espaço físico. A mesa em que você se senta, o quanto a máquina de café está próxima, o esquema de cores na sala de reuniões. Mas o ambiente de trabalho é muito mais do que o físico.

Um ambiente de trabalho saudável e positivo é um espaço que promove o bem-estar do funcionário, bem como produtividade e crescimento. Alguns fatores contribuem para isso, incluindo boas práticas de trabalho, valores com os quais as pessoas se identificam, uma atmosfera de apoio e uma cultura de confiança.

Em resumo, um ambiente de trabalho positivo é um espaço que incentiva as pessoas a darem o melhor de si. E isso se aplica a se elas estão trabalhando coletivamente em um espaço físico ou remotamente por meio de ambientes virtuais.

Por que é importante ter um ambiente de trabalho positivo?

Por que é importante ter um ambiente de trabalho positivo?

Um ambiente de trabalho positivo e saudável traz benefícios para as pessoas em todos os níveis em uma organização. Uma pesquisa da Deloitte mostra que 94% dos executivos e 88% dos funcionários acreditam que uma cultura positiva no local de trabalho é essencial para o sucesso da empresa. Isso acontece porque criar um espaço onde os funcionários se sentem felizes e inspirados naturalmente gera uma força de trabalho mais animada e colaborativa, que está motivada a alcançar suas metas pessoais e profissionais.

Veja cinco benefícios que um ambiente de trabalho positivo pode trazer para os seus funcionários:

  • Menos estresse e burnout

    Menos estresse e burnout

    De acordo com a Pesquisa sobre a Força de Trabalho no Reino Unido, 828 mil funcionários sofreram de estresse, depressão ou ansiedade em 2019/20. Isso resultou na perda de 17,9 milhões de dias de trabalho. Esse número é muito alto.

    Por isso, é essencial criar um ambiente de trabalho saudável, em que as pessoas se sintam confortáveis de pedir ajuda para lidar com o estresse, evitar o burnout e minimizar as faltas.

  • Maior produtividade

    Maior produtividade

    Felicidade e produtividade andam juntos. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford sobre a produtividade dos trabalhadores da BT mostrou que os funcionários eram 13% mais produtivos quando felizes, trabalhando mais rápido, fazendo mais ligações por hora e convertendo mais ligações em vendas.1

    Um ambiente de trabalho positivo impulsiona as pessoas a concluir tarefas com mais eficiência, aumentando a produtividade geral enquanto ajuda indivíduos a progredirem mais rapidamente na carreira.

  • Retenção de funcionários

    Retenção de funcionários

    Não é surpresa que funcionários felizes são menos propensos a começar a buscar oportunidades em outro lugar. Embora você possa atrair talentos com um bom salário, se a cultura da empresa, o ambiente de trabalho e as oportunidades de progressão não corresponderem às expectativas, as pessoas logo começarão a procurar um novo emprego.

    O Work Institute estima o custo de substituição de um único trabalhador dos EUA em US$ 0,000 ou cerca de um terço dos ganhos anuais.2 Enquanto isso, os funcionários que saem no primeiro ano trazem pouco ou nenhum retorno sobre o investimento feito para contratá-los. Isso faz com que a rotatividade rápida seja um dos custos mais caros e evitáveis de uma empresa.

  • Melhor bem-estar

    Melhor bem-estar

    De acordo com a pesquisa de saúde e bem-estar anual da CIPID, 2020 foi o pior ano já registrado para saúde mental no ambiente profissional. Quase dois terços (68%) dos participantes relataram alguma forma de ansiedade, e 58% disseram ter tido sintomas leves de depressão.

    Com a maioria dos funcionários trabalhando em empregos de cinco dias e 40 horas semanais, não é de admirar que o bem-estar físico e emocional desempenhe um papel importante em como eles se sentem no trabalho. Está claro que, no futuro, as organizações precisam adotar uma abordagem mais proativa para apoiar o bem-estar da equipe no local de trabalho a fim de criar e manter um ambiente de trabalho saudável e positivo.
  • Moral em alta

    Moral em alta

    Em resumo, o moral do funcionário é a satisfação, a atitude e a perspectiva geral que as pessoas sentem no trabalho. O alto moral dos funcionários incentiva todos a interagir e trabalhar de forma colaborativa, trazendo uma mentalidade positiva para o trabalho.

    Os principais fatores que afetam o moral no local de trabalho incluem uma boa comunicação comercial entre os funcionários e a gerência, fornecendo caminhos de carreira claros e objetivos e celebrando as realizações e os sucessos dos funcionários.

Creating a positive work environment extends beyond traditional work spaces

Criar um ambiente de trabalho positivo vai além dos espaços de trabalho tradicionais

Como criar um ambiente de trabalho saudável e positivo

Como criar um ambiente de trabalho saudável e positivo

Mas como fazer isso? De acordo com o Work Institute, 78% dos motivos pelos quais os funcionários pedem demissão são evitáveis. Contudo, criar um ambiente de trabalho positivo não tem que ser uma batalha árduo. Veja sete das principais áreas a serem priorizadas.

  1. Crie uma ótima experiência de integração

    Crie uma ótima experiência de integração

    Você já ouviu a expressão dizendo que a primeira impressão é a que fica - e é a mais pura verdade! Uma boa experiência do funcionário começa no primeiro dia. A pesquisa da Hays sobre o que os funcionários querem demonstrou que um ambiente de escritório hostil dissuadiu 64% dos candidatos. Além disso, funcionários hostis desestimulam 44% dos novos iniciantes logo no primeiro dia.3

    Entender as necessidades da sua nova contratação é essencial para criar uma boa primeira impressão. Apresentações para todo o escritório e uma explicação clara da função, juntamente com um tour do local de trabalho (virtual ou físico), podem ajudar as novas contratações a se sentirem em casa e dar a elas o primeiro vislumbre da cultura da empresa.

  2. Faça jus aos seus valores

    Faça jus aos seus valores

    Há uma correlação entre empresas com cultura ou valores organizacionais claramente articulados e o desempenho geral dos negócios. Mas, para muitas organizações, é mais fácil falar do que fazer.

    Valores claros e inspiradores são o que moldam a visão da empresa e unem os funcionários. Mas você precisa colocá-los em prática para dar às pessoas uma sensação real de que todos estão trabalhando em direção a um objetivo comum.

  3. Incentive conexões

    Incentive conexões

    Desenvolver conexões positivas entre todos os funcionários é essencial para criar uma cultura de colaboração entre as equipes, onde os funcionários de todos os níveis se sintam como parte de um time. Sobretudo, é ainda mais importante do que nunca na cultura de trabalho remota atual, em que as pessoas podem ter poucas oportunidades de se encontrar fisicamente.

    Exercícios de consolidação de equipe (virtuais ou presenciais) podem ser uma ótima maneira de aproximar colegas, construir relacionamentos e conexões sociais para criar um ambiente onde confiança e respeito mútuo prospere.

  4. Priorize o bem-estar

    Priorize o bem-estar

    É essencial que os empregadores saibam o que está acontecendo com o bem-estar dos seus funcionários e que demonstrem reconhecimento. Dos funcionários entrevistados no Reino Unido, 58% considerariam pedir demissão se os líderes não mostrassem empatia quanto às necessidades da equipe, de acordo com a pesquisa do Workplace.4

    Oferecer benefícios como descontos em academias, opções de trabalho flexíveis e terapia gratuita pode ajudar a reduzir o estresse no local de trabalho e melhorar o bem-estar geral. Mas uma política de portas abertas, onde as pessoas se sintam à vontade para conversar com os líderes sobre o que estão pensando, pode ser ainda mais eficaz.

  5. Incentive diversidade e inclusão

    Incentive diversidade e inclusão

    Sua empresa recebe bem pessoas de todas as idades, etnias, culturas, religiões e gêneros? Equipes diversas e inclusivas impulsionam organizações inovadoras e progressistas. Contudo, se a diversidade na equipe estiver baixa, isso pode afetar diretamente a experiência de contratações de grupos diversos e o quanto elas se sentem confortáveis no ambiente de trabalho. Saiba mais sobre como melhorar a diversidade no seu local de trabalho.

  6. Acerte no espaço físico do local de trabalho

    Acerte no espaço físico do local de trabalho

    É incrível quanto impacto um espaço físico adequado pode ter no humor das pessoas. Tudo, desde as cadeiras à iluminação do escritório, afetará diretamente os seus funcionários e a capacidade deles de atingirem o seu melhor desempenho.

    Mas nem tudo é sobre trabalho. Embora a criação de um espaço confortável e produtivo seja essencial, é igualmente vital projetar espaços para trabalho colaborativo e tempo de inatividade, permitindo que as pessoas desenvolvam conexões sociais e assumam o controle do próprio bem-estar mental no ambiente de trabalho.

  7. Comunique-se de forma aberta

    Comunique-se de forma aberta

    Os funcionários que sentem que seus líderes se comunicam com eles de forma direta e verdadeira são muito mais propensos a respeitar a empresa em que trabalham e a se sentirem positivos em relação ao ambiente profissional. E as pessoas não estão apenas exigindo abertura sobre a própria organização. Segundo nossa pesquisa, 62% dos funcionários querem transparência em questões sociais como clima, diversidade e inclusão.5

    Com o trabalho remoto e híbrido cada vez mais parte do ambiente profissional, é necessário transmitir suas mensagens enquanto permite que os funcionários se comuniquem efetivamente com você e com todos os outros.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão se tornaram mais importantes que nunca

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no local de trabalho? Exploramos por que as grandes empresas se preocupam com essas questões importantes.