Quais são os valores organizacionais e por que são importantes?

Desde dar o tom de uma cultura positiva no local de trabalho até fornecer um código de conduta para os funcionários, um conjunto sólido de valores da empresa pode fazer muito trabalho pesado. Entenda como são os valores efetivos e como eles funcionam.

CULTURA | 8 MINUTOS DE LEITURA
organizational values - Workplace from Meta

Os valores da empresa são um conjunto de crenças fundamentais mantidas por uma organização. Eles podem envolver princípios que regem o negócio, sua filosofia, ou a forma de agir dos funcionários. Os valores são abrangentes - não se trata de uma única situação, mas de como uma empresa deve abordar tudo o que faz e suas interações. Como diz uma descrição: "os valores organizacionais funcionam como guias para o que é visto como bom e importante na organização".

Valores podem ajudar a definir a personalidade de uma organização e ajudá-la a se destacar da multidão. Eles podem fazer uma declaração sobre em que ponto uma empresa está e no que ela acredita. Eles podem dar às pessoas foco e um maior senso de propósito e engajamento, reforçando os objetivos mais amplos de uma empresa e alimentando-se de decisões cotidianas e trabalho. E, crucialmente, os valores atuam como um dos pilares da cultura organizacional, dando um ponto de referência consistente, mesmo em tempos de mudança.

É claro que os melhores valores fazem tudo isso, fornecendo uma estrutura para o sucesso ao mesmo tempo em que reforçam a ética em toda a empresa.

Saiba como líderes globais de RH criam Cultura Corporativa

Faça o download de 6 dicas de experts e descubra a conexão entre engajamento do funcionário se cultura corporativa.

Qual é a diferença entre os valores de uma organização e sua declaração de missão?

Qual é a diferença entre os valores de uma organização e sua declaração de missão?

Valores e declarações de missão trabalham juntos para formar a base da cultura de uma empresa. Uma declaração de missão diz para onde uma empresa está indo. Seus valores dizem como ela vai agir ao longo do caminho.

5 razões para definir os valores da sua empresa

5 razões para definir os valores da sua empresa

Algumas organizações sentem que têm valores e que cada funcionário “sabe quais são”. Mas a compreensão implícita não é suficiente. Se você não definir claramente - e compartilhar - seus valores, as pessoas podem ter ideias muito diferentes do que eles são e agir de acordo com o que imaginarem. Além disso, as organizações não se beneficiarão de projetar seus valores para o mundo inteiro, incluindo clientes e mídia.

Aqui estão algumas das coisas que um conjunto claramente definido de valores pode fazer.

  1. Atrair talentos

    Os valores da empresa podem fazer toda a diferença quando os potenciais funcionários pesam seu próximo passo na carreira. Salários e outros benefícios têm um papel a desempenhar, mas os candidatos a emprego querem saber que os princípios de uma organização correspondem aos seus.

    Pesquisas mostram que 71% dos profissionais aceitariam um corte salarial para trabalhar em um negócio que compartilha seus valores. Enquanto isso, 39% dos profissionais deixariam seu emprego atual se seu empregador lhes pedisse para fazer algo que considerassem moralmente errado.

  2. Diferenciar dos concorrentes

    Em um mercado lotado, os consumidores olham além de produtos, serviços e etiquetas de preço. De acordo com a Forrester, 52% de todos os adultos dos EUA considerarão os valores da marca antes de fazer uma compra online. Entre os consumidores millenials, esse número sobe para quase sete em cada dez. A Forrester também descobriu que as gerações mais velhas estão cada vez mais sensíveis aos valores das empresas.

    Os princípios têm um impacto mais significativo nos lucros do que alguns empresários podem pensar. Setenta e um por cento dos millenials optarão por pagar mais pelos produtos se souberem que parte dos lucros irá para a caridade. Pequenos esforços para ajudar os outros podem fazer uma grande diferença para o seu resultado final.

  3. Criar um ambiente de trabalho seguro

    Um conjunto de valores bem pensados dará aos funcionários um código de conduta para o trabalho. Eles fornecem um guia de comportamento em interações profissionais, sociais, físicas e virtuais com as quais todos podem entender e se sentir confortáveis. Feito bem, isso ajuda a criar uma forte sensação de segurança. Tornar a equidade sua prioridade número um, por exemplo, garantirá que sua organização possa identificar e lidar com comportamentos tóxicos.

    Os gestores saberão o que podem esperar dos membros da equipe e vice-versa — sem surpresas desagradáveis.

  4. Melhorar as comunicações

    Sustentadas por um conjunto robusto de valores, as pessoas podem interagir com clientes e colegas de forma que reflita a perspectiva positiva de uma organização. Isso não só melhora a reputação de uma empresa, mas pode levar a uma colaboração mais produtiva da equipe.

  5. Melhorar o engajamento dos funcionários

    Ter pessoas “comprando” seus valores organizacionais pode aumentar o engajamento dos funcionários. Ao fazer isso, as pessoas se sentem mais conectadas à sua organização e umas às outras. Esse entusiasmo pode transbordar para as tarefas cotidianas, inspirando as equipes a fazer o "esforço discricionário" que gera uma enorme diferença de desempenho.

    Um estudo da Gallup descobriu que equipes engajadas têm menor rotatividade, rentabilidade 21% maior e produtividade 17% maior do que equipes desengajadas. E os benefícios não terminam aí, pois equipes altamente engajadas relatam uma redução de 41% no absenteísmo e alcançam 59% menos rotatividade de pessoal.

Exemplos de valores organizacionais

Exemplos de valores organizacionais

Às vezes você verá os valores da empresa reduzidos a pouco mais do que palavras simples: justiça, honestidade, inclusividade. Mas isso não é suficiente. Sua declaração de valor deve definir o que seus valores significam para o seu negócio e indicar como você os colocará em prática - eles não podem ser apenas slogans vazios.

Veja como algumas empresas estão fazendo isso:

  • Mova-se rápido. Seja ousado. Seja você mesmo - Facebook
  • Queremos trabalhar com fornecedores, agentes, distribuidores e outros parceiros de negócios que tenham valores semelhantes aos nossos e mantenham os mesmos padrões que nós - Unilever
  • Nossos valores moldam a cultura de nossa organização e definem o caráter de nossa empresa - Accenture
  • Liderando com valores progressivos em nossos negócios - Ben & Jerry’s
  • Você vê as coisas um pouco diferente. Nós também. - IKEA

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Como você desenvolve valores organizacionais? 5 coisas a considerar

Como você desenvolve valores organizacionais? 5 coisas a considerar

Seu negócio não pode “comprar” seus valores em uma prateleira - eles são específicos para sua organização, seus funcionários e suas crenças. Eles também precisam ser honestos. Provavelmente não é bom o suficiente sentar-se com uma página em branco e perguntar o que precisa estar lá. É melhor começar olhando para as coisas que sua organização já faz.

Como você trata a equipe e seus clientes? Quão ativo você é em sua comunidade organizacional? Quão diversificada é sua equipe de liderança? As respostas a essas perguntas serão a pedra angular de um conjunto de valores organizacionais autênticos.

Aqui estão algumas coisas para pensar ao definir os seus.

  1. Qual é o propósito da sua empresa?

    Um conjunto sólido de valores se alinhará com o propósito do seu negócio. As pessoas podem conhecer um fabricante para produzir bens para os mais altos padrões, enquanto um negócio de logística pode se orgulhar de sua velocidade. É essencial que sua filosofia deixe isso claro.

    Valores baseados em propósito também têm benefícios humanos. De acordo com um estudo sobre o papel do propósito no trabalho, 73% dos empregados orientados para fins lucrativos estão satisfeitos com seus empregos.1

  2. Quais comportamentos você quer encorajar?

    Imagine seus valores como uma bússola moral para seus funcionários. Um farol brilhante, mostrando como os funcionários devem se comportar o tempo todo. Como você quer que as pessoas se tratem umas às outras e seus clientes? Como sua organização vai defender a diversidade e a inclusão?

  3. Como seus valores funcionarão com a estrutura do seu negócio

    Algumas organizações possuem uma estrutura plana com poucas camadas de gestão e uma pequena cadeia de comando. Os valores criados para esses negócios podem parecer diferentes dos feitos para empresas mais tradicionais com uma hierarquia mais complexa. Um negócio com uma estrutura plana pode se concentrar na prestação de contas, onde uma empresa mais convencional pode dar mais ênfase aos gestores que estimulam seus membros da equipe.

    Hábitos e práticas em um negócio muitas vezes variam de acordo com o país, região e até em cada departamento. Ao comunicar seus princípios orientadores, você deve reconhecer essas diferenças e esclarecer como seu negócio as reflete. Todos precisam estar a bordo das suas filosofias para que elas funcionem.

  4. Seus valores incentivam o trabalho remoto e híbrido?

    Seus valores atuais podem não ser úteis para funcionários que trabalham remotamente e podem precisar de uma atualização. Imagine como seus princípios podem se encaixar em vários cenários, para que todos os seus funcionários sejam apoiados em seu trabalho, não importa qual seja a sua localização.

  5. Como você quer que o mundo te veja?

    Você pode ser um especialista em construção de relacionamentos ou centrado no cliente. De qualquer forma, seus valores devem dar a impressão certa. Mas lembre-se, não se trata de arrumar sua imagem pública: seus funcionários têm que viver e trabalhar por esses padrões também.

    Uma vez que você tenha uma ideia de seus pontos de partida, você precisa envolver uma variedade de pessoas na criação de seus valores.

Primeiro passo: reunir uma equipe

Os valores organizacionais devem considerar todos no negócio. Tente fazer uma seção transversal da sua força de trabalho e, para manter as sessões equilibradas e focadas, eleja um líder. Alguém do RH funcionaria bem.

Segundo passo: Brainstorm

Pergunte às pessoas como elas esperam ser tratadas por seus colegas de trabalho e gerentes, tanto no local quanto quando trabalham remotamente. Discuta o que seus empregados esperam de seus empregadores também. Esta é a oportunidade perfeita para seguir em frente com as expectativas da organização sobre suas equipes.

Passo três: Escreva seus novos valores

É hora de colocar suas ideias no papel. Não há um número ideal de valores para uma empresa, mas eles precisam ser simples de entender e fáceis de lembrar. Algumas empresas optam por usar siglas para manter filosofias no pensamento das pessoas.

Passo quatro: Obter aprovação de cima

Uma vez que você finalizou tudo com sua equipe especialmente montada, é hora de apresentar seu trabalho para as partes interessadas que vão aprová-los. Esteja preparado para explicar seu pensamento e ajustar seus valores de acordo com sugestões. Você precisará de aprovação de todas as principais partes interessadas antes de compartilhar seus valores com o resto da equipe.

Como você comunica seus valores organizacionais?

Como você comunica seus valores organizacionais?

Mesmo os melhores valores não terão tração se você não comunicá-los efetivamente. Compartilhar sua filosofia corporativa com sua equipe envolve muito mais do que entregar uma apresentação ou enviar um e-mail em grupo. Comunicar seus valores é um processo contínuo. Aqui estão 6 maneiras de tirá-los do chão.

  1. Declaração de valor

    Este deve ser o primeiro passo ao compartilhar seus valores. Coloque tudo em uma linguagem simples e fácil de ler - e lembre-se: menos é mais. Poste sua declaração de valor na cozinha do local de trabalho, nas lojas, na sua intranet, no seu chat em grupo e no seu site. Todos precisam estar familiarizados com sua declaração de valor, seja trabalhando no local, remotamente ou na linha de frente.

  2. Reunião introdutória

    Apresente seus valores em uma reunião em toda a empresa. Você pode usar suas ferramentas de comunicação para sediar a reunião, por isso é algo acessível a todos, não apenas àqueles que podem participar fisicamente.

  3. Avaliações de desempenho

    Vincular seus valores organizacionais a aumentos salariais e promoções incentivará as pessoas a comprá-los. Peça aos membros da equipe que criem objetivos orientados ao valor. Se os funcionários fizerem metas mensuráveis que estejam alinhadas com seus valores, eles com eles na cabeça durante todo o ano.

  4. Vincule-os à sua estratégia de comunicação

    O uso atencioso da linguagem pode ajudar a promover sua filosofia. Antes que alguém pressione 'enviar' em um e-mail ou 'publicar' em uma postagem de mídia social, ele deve considerar se seu conteúdo está alinhado com seus valores.

  5. Promova seus valores em entrevistas

    77% dos adultos consideram a cultura de uma empresa antes de se candidatarem a um emprego. Assim , você pode assumir que os funcionários em potencial pesam como eles podem se encaixar em sua equipe durante o processo de entrevista. Ao falar em sua filosofia na primeira oportunidade, todos podem estar confiantes de um bom ajuste para sua organização.

  6. Catch-ups informais

    Discutir valores não precisa ser um processo formal. Os gestores podem optar por falar sobre princípios durante catch-ups casuais. Os colegas de trabalho podem compartilhar suas ideias ao criar objetivos baseados em valores. Se todos ficarem felizes em oferecer seus exemplos ao grupo, as avaliações de progresso podem se tornar mais significativas.

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade

A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.

História de Sucesso

Saiba como criar equipes híbridas de alto desempenho

A ascensão do trabalho híbrido mudou as regras de engajamento. Use os recursos do Workplace para mudar a forma como você se conecta e se comunica com os funcionários, onde quer que eles estejam.

Cultura | 8 minutos de leitura

Porque Diversidade e Inclusão são importantes?

Exploramos como as grandes empresas estão abordando a questão da Diversidade e Inclusão e buscamos dicas de como você também pode fazê-lo.