Sete dicas para melhorar a colaboração multidisciplinar

Funcionários de diferentes disciplinas precisam colaborar para alcançar objetivos comuns. Veja como você pode simplificar e melhorar esse processo.

COLABORAçãO DA EQUIPE | 3 MINUTOS DE LEITURA

Quando você reúne um grupo diverso de indivíduos com diferentes habilidades, atitudes e maneiras de fazer as coisas, não será surpresa se nem sempre tudo funcionar perfeitamente. No entanto, você não pode subestimar a importância do trabalho e da colaboração em equipe. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Confira algumas dicas para ajudar você a formar equipes colaborativas multidisciplinares.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Entenda quem faz o que e por quê

Entenda quem faz o que e por quê

Os membros de uma equipe multidisciplinar terão diferentes qualificações, treinamento e métodos de trabalho. Isso pode criar uma cultura de diferenciação, "nós e eles", o que não é bom para o espírito da equipe. É vital que todos tenham uma boa compreensão do próprio papel e que valorizem o que os outros fazem. Uma melhor compreensão entre os membros da equipe ajuda a aliviar bastante tensões que possam ter se infiltrado no local de trabalho.

Aprendam uns com os outros

Aprendam uns com os outros

Ter uma equipe formada por pessoas com diferentes habilidades e ideias é uma grande oportunidade para todos os colaboradores ampliarem os conhecimentos. Quando as suas equipes estão colaborando, elas aprendem continuamente coisas novas umas com as outras. O uso de ferramentas como o Workplace pode ajudar as equipes a trocar ideias por meio de sessões virtuais de debates em grupos de projetos. Ou permita que eles deem feedback instantâneo às sugestões, ajudando a estimular a criatividade e o crescimento pessoal.

Respeite outros pontos de vista

Respeite outros pontos de vista

Reunir pessoas com diferentes históricos e habilidades pode gerar conflitos e choques de personalidade. Também pode haver uma tendência ao menosprezo de certas funções dentro do grupo. As equipes devem reconhecer que um dos propósitos da colaboração em equipe é permitir que cada membro traga diferentes pontos de vista e habilidades para ajudar a alcançar objetivos comuns. Incentive a sua equipe a celebrar as diferenças em vez de desprezá-las.

Evite disputas de poder

Evite disputas de poder

Muitas vezes é difícil saber quem tem mais autoridade em equipes multidisciplinares. Certos membros da equipe podem ter mais status do que outros. Alguns podem competir por controle e os egos podem atrapalhar as reuniões de equipe. Outros podem se sentir ignorados caso percebam que a equipe não trata a sua disciplina com igualdade. Em um ambiente de equipe, nenhum indivíduo é sempre o chefe. Os líderes precisam aprender a seguir.

Elimine os jargões confusos

Elimine os jargões confusos

Os trabalhadores costumam usar jargões e chavões que se tornam naturais para eles. Mas termos que podem ser claramente compreendidos por certos grupos na equipe podem ser completamente confusos para outros. Portanto, as suas equipes devem eliminar os termos confusos e usar uma linguagem simples. Isso também vale para os aspectos técnicos do projeto que possam precisar de explicação.

Construa uma comunidade no local de trabalho

Construa uma comunidade no local de trabalho

Criar relacionamentos fortes no trabalho pode ajudar significativamente a colaboração. Crie oportunidades para que as suas equipes se unam. Isso pode envolver qualquer elemento, desde exercícios online de formação de equipes até uma área de jogos comum ou eventos regulares dos funcionários fora do expediente.

Use as ferramentas de comunicação certas

Use as ferramentas de comunicação certas

Existem várias ferramentas de colaboração online ótimas disponíveis capazes de unir as equipes. Os serviços de mensagens instantâneas estão elevando o padrão. Estudos mostram que a adoção dessas ferramentas ajuda a aumentar a colaboração da equipe em 49% e a produtividade em 45%.

Plataformas empresariais que incluem um serviço de mensagens instantâneas podem ajudar você a conectar todos na equipe onde quer que estejam. Isso mantém as pessoas informadas e ajuda a construir e manter a coesão da equipe durante e depois do projeto.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como construir uma colaboração eficaz em equipe no local de trabalho

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as melhores práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

O que é colaboração ágil?

Como a colaboração e o trabalho ágil estão relacionados? Veja como a colaboração ágil pode aumentar a eficiência e o desempenho na sua organização.