Como tornar a saúde mental no trabalho uma prioridade contínua

Poder conversar sobre saúde mental no trabalho de forma aberta é extremamente positivo. Contudo, apesar da maior conscientização, o custo dos problemas de saúde mental no trabalho continua aumentando. Como as organizações podem abordar os problemas subjacentes? Vamos analisar essas questões.

CULTURA | 5 MINUTOS DE LEITURA
Mental Health in the workplace

A saúde mental no trabalho é cada vez mais importante para a cultura empresarial pós-pandemia.

De acordo com um estudo da Mind Share Partners, 78% dos trabalhadores da geração Y e 81% dos da geração Z deixaram empregos devido à saúde mental. A grande maioria (91%) acredita que os empregadores são responsáveis por dar apoio à saúde mental do trabalhador.

Enquanto isso, um estudo da McKinsey descobriu uma desconexão entre empregadores e funcionários quando se trata de saúde mental. Por exemplo, 71% dos empregadores de trabalhadores da linha de frente afirmaram dar suporte à saúde mental da equipe. Contudo, apenas 27% dos funcionários concordaram.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

Por que a saúde mental no trabalho é importante?

Por que a saúde mental no trabalho é importante?

Cuidar da saúde mental dos funcionários é vital em uma cultura de trabalho positiva. Entretanto, também é um grande problema financeiro, devido ao impacto na produtividade, nas licenças médicas e na rotatividade. De acordo com a Deloitte, o custo de uma saúde mental ruim para empregadores no Reino Unido aumentou em 25% desde 2019, atingindo £ 56 bilhões em 2020 e 2021.

Parte disso pode ser devido ao burnout enfrentado por alguns funcionários, principalmente durante os piores momentos da pandemia. A mudança na forma de trabalhar foi apreciada por muitos funcionários. Contudo, também pode ter contribuído para o agravamento dessa situação. Seja o que for, a saúde mental precisa de maior atenção de líderes empresariais e empregadores para que o preço cobrado não seja ainda maior. A boa notícia é que isso pode valer a pena. Outro relatório da Deloitte aponta que um em cada seis funcionários enfrenta problemas de saúde mental em algum momento na carreira. Além disso, o estudo também indica que os empregadores que investem na compreensão e no apoio em questões de saúde mental podem se beneficiar de um retorno sobre o investimento de cerca de 500 para 1.

Saúde mental nas empresas e trabalho remoto

Saúde mental nas empresas e trabalho remoto

Mesmo antes da Covid-19, as empresas estavam começando a repensar como e onde os funcionários trabalham. As medidas para combater a pandemia aceleraram massivamente esse processo. O lar se tornou o local de trabalho de milhões de pessoas. O trabalho remoto trouxe flexibilidade, mais opções e maior inovação tecnológica. Contudo, algumas pessoas não acharam a experiência positiva.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health (RSPH), a maioria das pessoas não quer voltar ao trabalho em tempo integral no escritório. No entanto, 74% desejam dividir o tempo entre o trabalho no escritório e o trabalho em casa, em vez de continuar com o trabalho totalmente remoto.

Portanto, embora o trabalho remoto seja positivo para muitos funcionários, ele pode trazer desafios. É necessário que os líderes os reconheçam e adotem medidas para superá-los. São eles:

  • Desconexão

    O estudo da RSPH mostrou que 67% dos trabalhadores se sentiram mais desconectados dos colegas quando trabalharam em casa.

  • Desconforto

    Os trabalhadores relataram estar mais sedentários (46%), além de ter problemas com a postura e dor nas costas (39%) e distúrbios do sono (46%). De forma alarmante, uma em quatro pessoas que trabalham em casa afirmou trabalhar no sofá ou no quarto.

  • Falta de limites

    Agora está bem documentado que os trabalhadores remotos e híbridos podem se ver incapazes de desligar no final do dia de trabalho. Em vez de melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a flexibilidade no horário de trabalho pode fazer com que as pessoas sintam que precisam estar sempre disponíveis, levando ao burnout.

Problemas comuns de saúde mental no trabalho

Problemas comuns de saúde mental no trabalho

Ansiedade, estresse e depressão são os tipos mais comuns de problemas de saúde mental no local de trabalho. Estes assumiram um novo significado com a pressão para retornar à eficiência pré-pandêmica, dificuldade em gerenciar o equilíbrio trabalho/vida pessoal, perda de sentimentos de pertencimento e preocupações com o custo de vida, todos com potenciais impactos negativos no bem-estar mental. Isso pode levar a:

  • Queda na produtividade pessoal

  • Relutância para avançar profissionalmente ou um progresso mais lento na carreira

  • Desânimo e sentimentos de isolamento

  • Irritabilidade

  • Falta de foco

Para equipes e empresas como um todo, as dificuldades quanto a questões de saúde mental significam:

  • Maior tensão entre colegas

  • Falta de suporte para metas e cultura da empresa

  • Falta de flexibilidade

  • Bullying e assédio psicológico

  • Queda gradual na criatividade, inovação e produtividade geral

Se os líderes não priorizarem suficientemente a saúde mental, esses problemas podem piorar. Os funcionários podem relutar em falar abertamente sobre seus sentimentos, temendo julgamento ou discriminação. Isso pode levar à perda de oportunidades de obter ajuda e à escalada de outros problemas de saúde associados ao estresse e à depressão, como doenças cardíacas e diabetes. No geral, de acordo com a Forbes, 62% de todos os dias de trabalho perdidos por ano podem ser atribuídos a uma condição de saúde mental.

Mas, apesar do custo dos problemas de saúde mental no local de trabalho, de acordo com a pesquisa da RSPH, apenas um terço dos entrevistados recebeu suporte de saúde mental de seus empregadores.

Como as organizações podem lidar com a saúde mental no trabalho

Como as organizações podem lidar com a saúde mental no trabalho

À medida que os líderes empresariais começam a entender a importância da saúde mental para a força de trabalho, há várias medidas positivas que fornecerão um retorno significativo do investimento. Gerentes e empregadores precisam:

Criar uma cultura de suporte

Conversar sobre saúde mental é fundamental para criar uma cultura solidária. Os líderes devem garantir que todos na organização estejam comprometidos com a saúde mental no trabalho. Isso pode incluir normalizar conversas sobre bem-estar mental, diminuir o estigma em torno de doenças mentais e avisar sobre os problemas o mais rápido possível. Envolver os funcionários na tomada de decisões e agir com abertura e transparência ajudará as pessoas a se sentirem envolvidas, no controle e mais focadas e relaxadas no trabalho.

À medida que os líderes empresariais começam a assumir a importância da saúde mental em suas forças de trabalho, existem várias etapas positivas que proporcionarão um retorno significativo do investimento. Gerentes e empregadores precisam:

Conscientizar as pessoas sobre os sinais

Todos devem saber quais são os sinais de estresse, ansiedade e burnout. Reúna dicas para ajudar colegas a reconhecer e lidar com os problemas. Além disso, é preciso que as pessoas saibam mais sobre problemas de saúde mental menos comuns, como esquizofrenia e transtorno bipolar.

Dar o exemplo

Mostre que você está cuidado da sua saúde mental. Defina limites entre vida pessoal e profissional, administre bem o estresse, tire folgas e viva de maneira saudável.

Reforçar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Todos os funcionários, incluindo aqueles que trabalham remotamente, devem ser capazes de separar as horas de trabalho da vida pessoal. Inclua momentos “sem reuniões” e horários designados para ficar offline durante a semana de trabalho.

Fazer reuniões menores com mais frequência

Faça reuniões menores e mais curtas com mais frequência. Isso ajuda as pessoas a interagir mais e sentir que suas contribuições são válidas. Inclua muitas conversas individuais entre gerentes e funcionários. Estimule a interação social no horário de trabalho, física ou virtualmente. Organize pausas para o café, happy hours e eventos sociais para criar conexões emocionais positivas.

Mensurar a saúde mental

Pesquisas anônimas e bate-papos regulares ajudam a monitorar o bem-estar mental individual e geral na empresa.

Mostrar a importância das folgas

Todos precisam de uma pausa. Os trabalhadores devem ser incentivados a tirar todos os seus direitos de férias e feriados, com planejamento e suporte. Isso impedirá que outros funcionários fiquem sobrecarregados enquanto seus colegas estiverem ausentes.

Oferecer suporte a treinamento e desenvolvimento

Seminários, treinamentos, mentoria e oportunidades de aprimoramento vão garantir às pessoas que suas carreiras estão no caminho certo, além de mostrar que a organização se preocupa com cada membro da equipe.

Integrar saúde mental às políticas de benefícios e seguros da empresa

A saúde mental deve ser claramente sinalizada nas políticas, nos seguros e nos pacotes de benefícios da empresa. Empresas de sucesso oferecerão aconselhamento e terapia apropriada como parte de um pacote abrangente de benefícios para a equipe.

Demonstrar reconhecimento e gratidão

A validação aumenta o sentimento de pertencimento, que agora é amplamente reconhecido como fundamental à saúde mental. Reconhecer contribuições individuais, recompensar o sucesso e demonstrar gratidão aumentará a autoestima dos funcionários e criará sentimentos de conexão com gerentes, colegas de trabalho e a empresa como um todo.

Incentivar hábitos saudáveis

Apoiar e contribuir financeiramente para uma alimentação saudável e permitir tempo para exercícios diários, bem como oferecer academias subsidiadas, sessões de meditação, entre outras atividades, promoverá um estilo de vida mais saudável entre os funcionários. As organizações também podem introduzir “dias de saúde mental”, incentivando as pessoas a usá-los para atividades ao ar livre, meditação e hobbies criativos.

Como a tecnologia pode melhorar a saúde mental no trabalho

Como a tecnologia pode melhorar a saúde mental no trabalho

Apps de saúde mental

Os apps de saúde mental podem oferecer dicas e conselhos, além de mensurar e monitorar os sinais de uma saúde mental negativa. Contudo, os apps também podem ajudar indiretamente, fornecendo aprendizado e qualificação e ajudando no gerenciamento do tempo.

Dar acesso a essas ferramentas mostrará apoio ao bem-estar da equipe, permitirá que as pessoas gerenciem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e reduzirá o estresse e a ansiedade.

O metaverso

Muitas pessoas já estão começando a perceber as possibilidades do metaverso. Por meio de headsets de realidade virtual e aumentada, elas estão entrando em mundos virtuais, jogando de forma imersiva e experimentando as maravilhas das viagens virtuais. Mas isso é apenas o começo. No futuro, o metaverso criará escritórios virtuais totalmente imersivos. Nele, as pessoas sentirão que estão todas na mesma sala, mesmo estando a quilômetros de distância dos seus colegas.

Isso ajudará a criar conexões e sentimentos de pertencimento mais profundos, além de oferecer um potencial incrível de aprendizado e aperfeiçoamento, além de aumentar os sentimentos de pertencimento tão essenciais para uma boa saúde mental.

Continue lendo

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.