Como mensurar o engajamento dos funcionários: principais dicas e ferramentas

Como saber se as pessoas estão genuinamente engajadas com a sua organização ou apenas cumprindo as horas de serviço? Saber se os funcionários estão engajados deve ser mais do que mera suposição. Veja como mensurar o engajamento dos funcionários da sua empresa em um cenário pós-COVID e futuramente.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Muitos elementos podem ser quantificados facilmente, por exemplo, quantas xícaras de café você toma por dia ou quanto tempo gasta indo e vindo do trabalho ao longo de um ano. Mas e o engajamento dos funcionários? Isso talvez seja difícil de quantificar.

Isso ocorre parcialmente porque estamos falando de atitudes e emoções, então uma série de fatores pode influenciar. É também porque o engajamento dos funcionários não é um conceito fácil de definir. Você analisará a motivação dos funcionários, o engajamento da equipe, o engajamento com o trabalho em si e uma série de outros fatores.

Mas é um desafio que as organizações precisam superar. Por quê? Porque funcionários altamente engajados geralmente produzem mais, são mais proativos e criativos e se esforçam mais para fazer uma grande diferença nos resultados da organização.

Engajamento no trabalho pós-COVID

Engajamento no trabalho pós-COVID

O mundo está mudando e adotando diferentes formas de trabalhar após a pandemia do coronavírus. Portanto, tornou-se mais importante do que nunca saber se as pessoas ainda estão se sentindo conectadas à organização.

Muitas delas sofreram mudanças, indo para um modelo de trabalho remoto diferente do expediente regular das 9h às 17h. Agora, elas estão lidando com incertezas. Ninguém sabe como será o mundo do trabalho no futuro próximo. Embora isso seja empolgante, pois as pessoas têm a chance de moldar a forma de trabalhar, também pode ser assustador. Você precisa saber se os funcionários estão engajados no processo de mudança ou se a incerteza está fazendo com que percam o interesse.

É fundamental avaliar como as pessoas estão se sentindo à medida que o trabalho migra para o novo normal. Os gerentes devem conversar regularmente com as pessoas que trabalham de maneira remota. Talvez agora, as organizações queiram saber sobre a postura das pessoas ao retornar ao local de trabalho, além de identificar problemas e encontrar maneiras de lidar com eles. Quando as pessoas voltarem ao local de trabalho, você precisará continuar mensalmente com as pesquisas individuais e de clima organizacional para detectar novos problemas.

Como mensurar o engajamento dos funcionários

Como mensurar o engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários tem múltiplas facetas e talvez uma única ferramenta ou processo seja insuficiente para mensurar isso. Como os funcionários se sentem sobre a organização, o trabalho e a cultura da empresa? Como o nível de engajamento muda no decorrer do tempo e com relação a outras mudanças como o trabalho remoto? Como os vários níveis de engajamento transparecem na maneira como as pessoas se comportam? Para encontrar as respostas a essas perguntas, você pode usar uma variedade de ferramentas e métodos de mensuração.

Criar uma cultura em que você pergunta às pessoas sobre o engajamento pode ser algo positivo por si só: as pessoas que se sentem ouvidas no trabalho têm quase cinco vezes mais chances de se sentirem capacitadas para trabalhar melhor. No entanto, apenas coletar feedbacks não é o suficiente. Antes de começar a mensurar o engajamento, pense nestas perguntas importantes:

  • Quem será responsável por acompanhar os resultados das suas pesquisas ou entrevistas?
  • Você tem as ferramentas certas para analisar as suas descobertas?
  • Que ação você tomará com base no que descobriu?
  • Como você colocará essa ação em prática?

Ajuste esses elementos e você poderá começar a transformar as suas descobertas de engajamento em melhorias positivas.

Como mensurar o engajamento dos funcionários: pesquisas

Como mensurar o engajamento dos funcionários: pesquisas

Pesquisas de clima organizacional

O que são? Questionários curtos e frequentes, com um máximo de aproximadamente 15 perguntas. As pesquisas de clima organizacional são ótimas para avaliar o ânimo da sua organização em tempo real, avaliando o “clima” do ambiente de trabalho. A lógica por trás delas é demonstrar que avaliações de desempenho duas vezes por ano ou pesquisas anuais de engajamento simplesmente não são suficientes. Você precisa de panoramas regulares de como os funcionários se sentem para poder lidar com os problemas à medida que eles surgem.

Como elas funcionam? Pesquisas de clima organizacional típicas solicitam às pessoas que expressem como se sentem sobre questões de trabalho em uma escala numérica de 1 a 10 ou em uma série de respostas como Discordo totalmente | Discordo | Não concordo nem discordo | Concordo | Concordo totalmente.

Como realizar uma pesquisa de clima organizacional. Primeiro, conheça o objetivo da sua pesquisa. Quais aspectos do engajamento você está mensurando? Envie pesquisas de clima organizacional regularmente, digamos uma vez por mês ou em intervalos adaptados ao que você deseja mensurar. Por exemplo, talvez você queira realizar uma pesquisa antes e depois do retorno ao local de trabalho. Considere automatizar essas pesquisas. A integração do Workplace Mood Bot envia uma série de perguntas personalizáveis para as pessoas por meio do Workplace Chat. Depois que as pessoas responderem à sua pesquisa, publique os resultados e adote medidas com relação a eles.

Employee Net Promoter Score (eNPS)

O que é? As organizações usam o Net Promoter Score como forma de mensurar a satisfação do cliente. Você pode calcular isso perguntando aos clientes qual a probabilidade de recomendarem o produto ou serviço de uma empresa para familiares e amigos. O Employee Net Promoter Score funciona de maneira semelhante, exceto que quantifica a probabilidade (em uma escala de 1 a 10) de os funcionários recomendarem a organização como um local para trabalhar. É uma maneira rápida e fácil de obter um panorama de como as pessoas se sentem em relação à sua empresa.

Como isso funciona? Com base nas respostas, o eNPS divide as pessoas em três grupos

  • Promotores: pessoas que escolhem 9 ou 10 na escala são as mais leais e engajadas
  • Passivos: pessoas que escolhem entre 7 a 8 na escala. Eles não estão ativamente desengajados, mas tampouco estão engajados
  • Detratores: pessoas que escolhem de 0 a 6 na escala são as menos propensas a recomendar a empresa como um local para trabalhar e podem se sentir ativamente negativas em relação à organização

O eNPS para a sua empresa é calculado da seguinte forma:

Número de promotores - (número de detratores/número total de participantes) x 100

Se a sua organização pontuar acima de 10, você está indo bem, mas uma pontuação acima de 75 a 100 representa um nível excelente.

Como realizar uma pesquisa de eNPS: você deve realizar pesquisas de eNPS regularmente para analisar progressos ou mudanças. Para obter um panorama ainda mais completo, envolva o maior número possível de funcionários.

As pesquisas de eNPS são atraentes porque são simples, mas as respostas dos funcionários a uma determinada pergunta não conterão os motivos das respectivas escolhas. Inclua uma pergunta sobre por que os funcionários escolheram determinada classificação e tome medidas de acordo com o feedback recebido.

Pesquisas sobre o engajamento dos funcionários

O que são? Esses questionários de grande escala se concentram em fatores de engajamento: bem-estar, cultura da empresa, abertura, autonomia e comunicação. Você pode perguntar às pessoas como elas se sentem sobre gerentes, líderes e objetivos da empresa, além do relacionamento com a equipe. Considere realizar essas pesquisas uma ou duas vezes por ano.

Como elas funcionam? Como nas pesquisas de clima organizacional, as pesquisas de engajamento do funcionário geralmente apresentam escalas de 1 a 10 ou são divididas em níveis de concordância e discordância. Use perguntas de resposta aberta para obter feedbacks mais detalhados.

Como realizar uma pesquisa de engajamento dos funcionários: seja claro sobre os objetivos, divulgue os resultados para as pessoas que participaram e tome medidas sobre os problemas que surgirem.

Como mensurar o engajamento dos funcionários: entrevistas

Como mensurar o engajamento dos funcionários: entrevistas

Entrevistas individuais

O que são? As reuniões individuais são uma maneira mais informal de mensurar o engajamento. Mas ainda são úteis para coletar feedbacks sobre as áreas nas quais a equipe se sente conectada e sobre o que é preciso melhorar. Realizar essas pesquisas pode ser algo valioso. Aproximadamente 85% de entrevistados da geração Y dizem que se sentiriam mais confiantes se pudessem conversar mais frequentemente com os gerentes.

Como elas funcionam? Os gerentes podem agendar reuniões individuais frequentes, por exemplo, mensal ou trimestralmente. Se as equipes estiverem trabalhando de maneira remota, considere fazê-las com mais frequência, aproximadamente a cada quinzena.

Como fazer uma reunião individual: as reuniões individuais devem ser casuais, porém devem ter um foco. Saiba o que será abordado durante a sessão. Faça as suas perguntas e permita que a pessoa entrevistada responda, ouvindo-a com atenção. Além disso, faça uma pergunta aberta, dando à pessoa a chance de falar sobre outros problemas. Tome medidas sobre as questões, se possível, e faça o acompanhamento na próxima reunião individual.

Entrevistas de desligamento

O que são? Você deve realizar uma entrevista de desligamento quando alguém deixar a organização. Pode parecer estranho coletar informações sobre engajamento de alguém que não estará mais na empresa, mas isso pode ensinar muito sobre as experiências dos funcionários da organização, além de revelar problemas e formas de resolvê-los.

Como elas funcionam? Elas devem ser feitas no final do período de aviso prévio, de preferência por alguém que não seja o gerente de linha. É melhor que as entrevistas de desligamento sejam realizadas pessoalmente ou, no caso de funcionários remotos, por ligação de vídeo, mas não por escrito. Isso permitirá que você faça perguntas de acompanhamento.

Como realizar uma entrevista de desligamento: tenha uma estrutura para entrevistas de desligamento. Você deve perguntar por que a pessoa está se desligando, os sentimentos dela com relação à empresa, o que ela acha que funciona bem e quais áreas precisam de melhoria.

Como mensurar o engajamento: pesquisa

Como mensurar o engajamento: pesquisa

Grupos focais

O que são? Os grupos focais são frequentemente usados em pesquisas de mercado para avaliar as posturas das pessoas em relação aos produtos. Mas essas discussões guiadas também podem ser usadas para analisar os problemas dos funcionários. Embora envolvam menos pessoas do que uma pesquisa, são uma maneira de conhecer melhor as posturas dos funcionários e descobrir obstáculos para o engajamento.

Como elas funcionam? Você pode formar grupos para discutir um tópico específico ou os resultados de uma pesquisa de engajamento dos funcionários.

Como conduzir os grupos focais: primeiro, é preciso deixar claro o objetivo da discussão. Qual será o foco do grupo? O que ele pretende alcançar? Defina as perguntas e os participantes. Entre seis e 12 pessoas é o número ideal. Um moderador conduzirá a sessão. Deve ser alguém neutro, e não o gerente de alguém grupo, pois os participantes precisarão sentir que podem falar abertamente.

Retenção de funcionários

Por que analisar o índice de retenção de funcionários? A retenção e o engajamento dos funcionários são elementos que estão intimamente ligados. Desenvolver uma força de trabalho engajada facilitará a retenção de funcionários importantes. Já funcionários desengajados têm maior probabilidade de deixar a empresa. A rotatividade de funcionários pode ser um bom indicador de engajamento. Se o índice for alto, você sabe que tem um problema que precisa resolver.

O que analisar: além da rotatividade geral dos funcionários, também vale a pena avaliar diferentes áreas, como faixa etária e gênero. Por exemplo, há uma porcentagem maior de mulheres do que homens se desligando da organização? Se sim, qual o motivo disso? Você precisa fazer algo a mais para promover a igualdade de gênero? Que medidas você pode tomar?

Análise das pessoas

Por que analisar os dados sobre as pessoas? Sua organização provavelmente tem um enorme volume em big data à disposição. A análise é uma forma de acompanhar o engajamento em toda a organização, avaliando diferentes indicadores.

Measuring employee engagement

Como mensurar o engajamento dos funcionários usando as análises do Workplace

O que analisar: alguns dados, como os resultados das pesquisas, estarão diretamente vinculados ao engajamento. Outros, como horas trabalhadas e faltas, podem indicar níveis de engajamento. Por exemplo, ver a quantidade de membros da equipe que realizam hora extra por conta própria pode ser um sinal antecipado de esgotamento. Ausências frequentes podem ser um sinal de desengajamento e uma indicação de que a organização precisa melhorar o bem-estar dos funcionários.

Métricas de produtividade

Por que analisar a produtividade? Assim como a retenção de funcionários, a produtividade tem uma forte ligação com o engajamento. Os funcionários engajados são até 44% mais produtivos do que aqueles que estão apenas satisfeitos. Além disso, empresas com melhor engajamento apresentam 21% mais lucros. Por outro lado, talvez exista um problema de engajamento se a produtividade cair em geral ou se os resultados trazidos por um membro da equipe cair.

O que analisar: as métricas de produtividade variam dependendo do tipo de negócio em que você atua. Para simplificar, você pode dividir a sua receita pelo número de funcionários. Você também pode comparar departamentos e equipes, procurando aumentos e quedas nos resultados ao longo do tempo. Observar os resultados relativos a tarefas específicas pode ajudar a avaliar os níveis de produtividade individual.

O que fazer com os resultados do engajamento dos funcionários

O que fazer com os resultados do engajamento dos funcionários

Coletar feedbacks não criará uma cultura de engajamento por si só. Deve haver também um acompanhamento. No entanto, isso geralmente não acontece. Enquanto 60% dos funcionários dos EUA afirmam ter maneiras de dar feedback sobre a sua experiência, somente 30% dizem que isso é feito por intermédio do empregador. Isso pode gerar desconexão e desconfiança. Se você frequentemente perguntar às pessoas sobre as suas experiências, mas nunca compartilhar resultados nem tomar uma atitude, elas podem se tornar menos propensas a se engajar.

A comunicação é fundamental:

  • Diga às pessoas quais são os seus objetivos ao obter feedbacks
  • Publique os resultados das pesquisas, sejam eles negativos ou positivos
  • Diga como você vai agir com relação aos resultados
  • Se não for possível agir, explique o porquê
  • Forneça atualizações sobre as ações e cumpra os prazos acordados

Acima de tudo, continue perguntando, ouvindo e observando a sua organização. Isso ajudará você a criar uma cultura de engajamento dos funcionários para que a empresa prospere e cresça.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Comunicação corporativa explicada.

Assim como os seus funcionários, a sua empresa depende do compartilhamento bem-sucedido de informações. Ainda assim, 66% das empresas não têm um plano de comunicação corporativa a longo prazo. Por que esse é um erro tão grave? Quais são os desafios mais comuns de comunicação? Como você pode evitá-los?

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Políticas de trabalho remoto: dicas de especialistas.

Leia essas dicas de especialistas sobre como criar e implementar a sua política de trabalho remoto.