O que é liderança e por que ela é tão importante?

Um líder é mais do que apenas "alguém que tem seguidores". Analisamos o que torna alguém um líder e por que a liderança é importante.

LIDERANçA | LEITURA DE 11 MINUTOS
leadership in the workplace - Workplace from Meta

O que é liderança e por que ela é tão importante?

Liderança é muito mais do que fazer política de cima para baixo. Ela flui por toda a organização e pode alavancar ou destruir a sua empresa. Todos reconhecemos uma liderança quando a vemos, seja ela boa ou ruim. Mas o que exatamente é ser um líder? Um líder é simplesmente "alguém que tem muitos seguidores", como sugeriu sucintamente Peter Drucker, especialista em gestão, ou é algo mais complicado?

Há muitas ideias diferentes sobre o que é ser um líder, pois existem diversos tipos de liderança. Contudo, fundamentalmente, os líderes criam uma visão e, depois, recrutam pessoas para ajudar a concretizá-la. Segundo o especialista em liderança WCH Prentice, "liderança é a realização de um objetivo por meio da direção de assistentes humanos".

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Os líderes fazem isso por meio de uma mistura de motivação, influência, comunicação comercial e suporte. Para Warren Bennis, "os líderes são pessoas que acreditam piamente que podem seduzir outros a compartilharem os seus próprios sonhos". No entanto, seja por meio de táticas inspiradoras ou padrão, um líder deve ter a capacidade de fazer as pessoas e a organização avançarem rumo a um objetivo em comum.

Os líderes também usarão as suas habilidades para conduzir as organizações em tempos de mudança. Isso é particularmente importante à medida que as empresas incorporam formas híbridas de trabalho devido à pandemia.

Quem são os líderes?

Quem são os líderes?

Embora a liderança seja frequentemente associada a cargos executivos, ela não está relacionada ao cargo de alguém, mas sim à atitude e ao comportamento.

Todos já vimos exemplos de gerentes de alto nível que realizam trabalhos úteis com eficiência, mas que não lideram de forma significativa. Eles fazem as coisas funcionarem, mas não motivam nem inspiram. Ao mesmo tempo, pode haver pessoas nos níveis mais inferiores de uma organização que inspiram colegas de equipe e os orientam para que atinjam os objetivos da empresa. As organizações reconhecem esse fato e 83% delas acreditam ser essencial desenvolver líderes em todos os níveis da empresa.

O foco constante nos objetivos da empresa pode fazer com que líderes organizacionais se destaquem em relação a líderes de comunidade e políticos. Uma liderança organizacional bem-sucedida não é algo abstrato. As pessoas julgarão a liderança com base no desempenho da organização em termos de engajamento do funcionário, produtividade e lucro.

Como veremos, há mais do que apenas uma forma "certa" de liderar. O que funciona para uma organização e em uma situação pode não funcionar para outras. Contudo, é crucial haver uma liderança eficaz, independentemente de forma ou escopo. Sem a direção apontada pelos líderes, as empresas podem afundar rapidamente. Por isso, é fundamental que toda organização saiba o que é uma boa liderança para ela.

Por que a liderança é importante?

Por que a liderança é importante?

Os líderes são importantes. Eles inspiram as pessoas, motivam-nas a melhorar o próprio desempenho e incorporam os valores e a cultura da empresa. Uma liderança eficaz irá:

  • Aumentar o moral

    Há uma correlação forte entre liderança e moral do funcionário, principalmente em tempos de mudança. Um estudo realizado na Universidade da África do Sul mostrou que líderes que mantêm a equipe informada, definem uma visão clara, demonstram interesse, estão abertos e são honestos estão associados a altos níveis de satisfação. Eles também reduziram as intenções das pessoas de deixar a faculdade.

  • Aumentar o engajamento

    Confiar em líderes é um dos principais fatores citados para melhorar o engajamento do funcionário. De acordo com a Gallup, funcionários supervisionados por equipes de liderança altamente engajadas são 39% mais propensos a se engajarem também.

  • Criar conexão

    Criar um relacionamento de confiança entre líderes e equipes não beneficia apenas o líder. Estabelecer esse laço ajuda a criar também uma cultura de abertura e confiança em toda a organização. Atualmente, as pessoas depositam maior confiança em líderes CEO e empresas do que em políticos. As organizações precisam tirar proveito disso.

  • Inspirar confiança

    Líderes influentes inspiram as pessoas a sentirem confiança nas próprias habilidades e trabalho. Como consequência, isso gera maior produtividade, bem como produtos e serviços de melhor qualidade.

  • Criar uma cultura organizacional positiva

    Os líderes são os principais condutores da cultura organizacional, tanto para criar quanto para compartilhar o sentimento do que é trabalhar para uma organização específica. Eles definem o tom para a organização como um todo e para as equipes que comandam.

  • Permitir inovação

    A inovação envolve mudança, o que nem sempre é fácil. Uma liderança eficiente é essencial para orientar bem os funcionários ao longo desse processo. Como afirma McKinsey, para "incentivar funcionários a conquistarem mentes e corações".

Enquanto uma boa liderança pode ter um impacto positivo na organização, uma liderança ruim pode ser extremamente prejudicial.

  • Moral baixo

    Se as pessoas se sentirem desvalorizadas ou até mesmo abusadas, isso afetará o bem-estar e a produtividade delas. Além disso, as deixará mais propensas a pedirem demissão.

  • Alta rotatividade de funcionários

    Quase metade das pessoas entrevistadas em uma pesquisa realizada pela Udemy disseram que deixariam um emprego por causa de um gerente ruim. Considerando que uma empresa média nos EUA gasta US$ 4 mil para contratar um novo funcionário, uma liderança ruim pode custar caro.

  • Desempenho ruim

    Muitas vezes, a produtividade e o desempenho são as formas de uma empresa mensurar o seu sucesso. De acordo com um estudo, pessoas coordenadas por líderes não inspiradores têm 93% mais chances de serem classificadas como estando nos piores 10% em termos de produtividade.

  • Líderes "não oficiais" difíceis de controlar

    Quando os líderes são fracos, autoritários ou desinteressados, outras pessoas vão se dispor para preencher essa função. Esses líderes "não oficiais" normalmente são populares, mas não necessariamente agem de acordo com os valores da organização ou podem ser críticos e negativos. Deixar essa negatividade tomar conta da organização pode acelerar o crescimento de uma cultura tóxica no local de trabalho.

  • Cultura tóxica no local de trabalho

    Líderes que ofendem ou têm favoritos podem contribuir para uma cultura negativa, tornando o trabalho uma experiência desagradável. Como consequência, isso pode gerar maior rotatividade da equipe e um serviço ruim, podendo até prejudicar o desempenho da empresa como um todo.

Qual é a diferença entre gerenciamento e liderança?

Qual é a diferença entre gerenciamento e liderança?

Frequentemente, vemos líderes e gerentes sendo usados como sinônimos. Mas não são. Os líderes não precisam ser gerentes. Embora haja um elemento de liderança no gerenciamento, esse não é o principal foco do cargo. Contudo, as funções muitas vezes estão associadas e ambas são essenciais.

Tanto gerentes quanto líderes trabalham para atingir os objetivos da organização. Mas, enquanto líderes criam uma visão para o que eles querem que aconteça e inspiram as pessoas a torná-la uma realidade, o foco dos gerentes está nas particularidades de como chegar lá. Eles serão as pessoas responsáveis pelos processos e por ajudar a empresa a conquistar os seus objetivos por meio de atividades e comportamentos diários. Por outro lado, os líderes serão responsáveis por influenciar e estimular os demais.

Algumas pessoas dizem que o gerenciamento é mais uma ciência, enquanto a liderança é mais uma arte. Vamos analisar em mais detalhes algumas das diferenças entre gerentes e líderes.

Líderes

Autoridade baseada em qualidades

Foco na visão

Operam de forma relativamente independente

Foco em inovação

Consideram o quadro geral

Gerentes

Autoridade baseada em posição

Foco em processos

Operam dentro da organização

Foco na estrutura

Consideram os detalhes

Assim, as duas funções trabalham juntas. Enquanto o líder foca inovação e inspiração, o gerente tem que priorizar como transformar uma visão em uma realidade. E, embora a determinação do líder de se concentrar em objetivos gerais possa torná-lo alheio ou insensível a dificuldades, o gerente é responsável por identificar essas complexidades e encontrar formas de superá-las.

Para que os gerentes tenham sucesso, eles precisam ter algumas das qualidades associadas à liderança, para ao menos motivar as pessoas a apoiarem a visão do líder. No entanto, embora seja possível encontrar líderes nos níveis mais altos das organizações, eles não necessariamente têm envolvimento com o gerenciamento.

Quais são as principais qualidades de um líder?

Quais são as principais qualidades de um líder?

Os líderes são vistos como tendo algumas características. Há muito debate sobre se elas são naturais ou se podem ser aprendidas. Segundo o CIPD, uma organização de RH, um elemento fundamental da liderança é a "expressão habilidosa de qualidades pessoais". Mas o que são esses ingredientes pessoais essenciais à liderança?

  • Integridade

    A importância de uma liderança ética e moral veio à tona após a crise financeira e está sob os holofotes novamente devido à pandemia do coronavírus. As pessoas veem líderes como uma entidade moral. Por isso, é crucial, principalmente em momentos turbulentos, que eles demonstrem as ações certas ou apropriadas a serem realizadas e que o façam de forma consistente.

  • Foco em pessoas

    A inteligência social necessária para intuir, entender e reagir ao que os outros sentem é uma qualidade essencial da liderança. Também é algo que as pessoas procuram em líderes. Das pessoas entrevistadas em uma pesquisa da Harvard Business Review, 96% disseram que era importante que os seus empregadores demonstrassem empatia.

  • Comunicação

    Líderes eficientes têm que inspirar e motivar. Para isso, é necessário conseguir transmitir a mensagem desejada para as pessoas em todos os níveis de uma organização. Por essa razão, uma ótima comunicação de liderança é de extrema importância.

  • Influência

    Bons líderes não precisam mandar as pessoas fazerem algo. As pessoas os seguem de bom grado. Isso significa usar inteligência emocional para influenciar e persuadir.

  • Tomada de decisão

    O líder deve assumir a responsabilidade. Ele precisa ser assertivo e ter confiança para decidir qual caminho seguir. E precisa estar disposto a aceitar a responsabilidade das suas escolhas e ações.

  • Visão

    Um líder deve ver além do dia a dia para explorar todas as possibilidades. Para isso, ele precisa ter um conhecimento sólido da sua organização e do cenário no qual ela está inserida e ter a capacidade de imaginar que é possível superar barreiras.

Essas habilidades de liderança podem ser aprendidas? Enquanto algumas competências, como integridade, talvez sejam mais inatas do que outras, educação, treinamento, orientação e experiência podem ajudar as pessoas a desenvolver qualidades de liderança.

As habilidades de comunicação são um exemplo. Aprender a ser um apresentador melhor dará a você uma confiança que fluirá para outras áreas, como a de tomada de decisões. Aprender a ouvir melhor usando técnicas de escuta ativa cria um espaço para que a empatia se desenvolva.

Por isso, apesar de nem todo mundo ser um líder por natureza, muitas pessoas têm o potencial de se tornar um. É uma questão de dedicação.

Como ser um bom líder de equipe?

Como ser um bom líder de equipe?

Há algumas formas de analisar a liderança de equipes. No modelo mais tradicional, uma pessoa é designada como líder. Ela precisará ser um comunicador confiante e robusto, que sabe quando e como delegar. Ela também precisará ter boas habilidades interpessoais, incluindo a capacidade de elogiar e de criticar de forma construtiva, para desenvolver a equipe da melhor forma possível.

No entanto, uma nova teoria encara a liderança de equipes de forma diferente. Nesse modelo, não há apenas um líder na equipe. Em vez disso, cada membro da equipe lidera de acordo com a situação e com a área de conhecimento que domina. Isso significa que não há uma hierarquia definida e que a contribuição de cada membro é igualmente importante. Assim, todos contribuem com o sucesso da equipe.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Quais são os diferentes tipos de liderança?

Quais são os diferentes tipos de liderança?

Continue lendo para conferir uma introdução a alguns dos tipos de liderança mais comuns. Saiba quando eles são a escolha certa e quais são as suas vantagens e desvantagens.

Transformadores

Líderes transformadores estão sempre buscando mudar os hábitos e os processos de uma organização. Eles estudam as tarefas diárias até os mínimos detalhes para torná-las mais eficientes.

  • Vantagens: os líderes transformadores são indicados para empresas que perderam a competitividade ou empresas que desejam crescer.

  • Desvantagens: alguns líderes transformadores podem pressionar demais as próprias equipes, pois priorizam eficiência. Quando as pessoas mudam a forma de trabalhar, os funcionários podem se sentir sobrecarregados ou negligenciados.

Colaborativos

Líderes colaborativos acreditam no trabalho em conjunto. Seja quebrando silos nas suas organizações, fazendo parcerias no exterior ou colaborando com especialistas em um campo completamente diferente, eles veem valor em compartilhar conhecimento.

  • Vantagens: pensadores colaborativos são especialmente úteis em empresas com muitos departamentos ou em empresas que operam em diferentes locais do mundo. Empresas que estão tendo dificuldade para despontar em novos mercados também podem se beneficiar da abordagem desses líderes.

  • Desvantagens: estilos colaborativos podem não funcionar bem quando uma organização precisa tomar uma decisão rápida.

Servidores

Líderes servidores acreditam em priorizar pessoas. Se os funcionários se sentirem realizados na vida pessoal e profissional, esses líderes acreditam que os resultados positivos serão apenas uma consequência. Sua natureza atenciosa também os torna ótimos comunicadores.

  • Vantagens: líderes servidores são ótimos em organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade. Sua abordagem atenciosa significa que trabalham bem em empresas que se orgulham em desenvolver o talento dos próprios funcionários.

  • Desvantagens: por outro lado, líderes servidores muito comprometidos podem perder o foco dos objetivos da empresa e ter dificuldade de tomar decisões difíceis. Seu grande senso de comprometimento também pode gerar burnout.

Democráticos

Um líder democrático considera a opinião de toda a equipe quando administra uma organização. Ele leva perguntas importantes para a equipe para entender quais são as preferências dos funcionários antes de tomar uma decisão final.

  • Vantagens: essa abordagem ajuda a engajar as pessoas, permitindo que todos se envolvam. Também ajuda a motivar os funcionários a fazer o que você deseja.

  • Desvantagens: as organizações podem achar mais difícil tomar decisões impopulares, mas que são necessárias. Chegar a uma solução também pode ser um processo demorado. A longo prazo, atrasos frequentes podem prejudicar o impacto da liderança de um gerente.

Carismáticos

Líderes carismáticos usam o entusiasmo e as habilidades sociais para criar um senso compartilhado de propósito com os seus funcionários. Esses indivíduos enérgicos preenchem a lacuna entre gerentes e funcionários de nível inferior, sendo empáticos com outras pessoas e comprometidos com a própria função. Dessa forma, eles mantêm uma mentalidade positiva.

  • Vantagens: esses líderes são a escolha perfeita para empresas que querem melhorar uma reputação manchada. Por meio da paixão e do comprometimento, eles podem aumentar a integridade de uma empresa e motivar outras pessoas.

  • Desvantagens: assim como os líderes servidores, os líderes carismáticos às vezes podem ter dificuldade de tomar decisões difíceis, mas necessárias.

Situacionais

Os líderes situacionais são os mais adaptáveis. Em vez de usar um estilo de liderança, eles são capazes de ser figuras autoritárias, inovadores e líderes carismáticos a qualquer momento. Eles se sentem confortáveis em administrar tanto uma empresa em dificuldades quanto uma organização em crescimento.

  • Vantagens: a maior força do líder versátil é a sua capacidade de avaliar uma situação e agir de acordo com ela. Sua inteligência emocional significa que ele sabe quando adaptar a sua abordagem para obter melhores resultados, tornando-se o líder ideal para qualquer empresa. Não há desvantagens.

Cinco dicas para se tornar um líder melhor

Cinco dicas para se tornar um líder melhor

A liderança nem sempre vem naturalmente. Mesmo os líderes mais capacitados precisam ficar de olho no desempenho para estar sempre na melhor forma. Veja aqui algumas dicas para ajudar você a melhorar as suas habilidades.

  1. Identifique os seus pontos fracos

    Comece analisando o seu estilo de liderança. Pergunte-se: "Permito que membros da equipe tomem as próprias decisões? Como respondo a fracassos da empresa?". Quando você reconhece os seus pontos fracos, pode começar a descobrir como melhorar.

    Ao pedir o feedback dos seus funcionários, isso pode ajudar a criar uma cultura empresarial aberta e honesta. Analisar o seu desempenho frequentemente evitará que velhos hábitos voltem a atrapalhar o seu trabalho.

  2. Defina objetivos

    Definir objetivos é a forma perfeita de manter o foco. Você precisará pensar a longo e a curto prazo para que não perca o ritmo. Além disso, deverá correr atrás de objetivos individuais e da empresa.

    Também será necessário definir um tempo para fazer a análise do seu desempenho. Não há nenhum problema em ajustar os seus objetivos para que eles sejam mais tangíveis ou em dar um bom exemplo e aumentar as suas ambições se as coisas estiverem indo bem.

  3. Melhore as suas habilidades de comunicação

    É importante que você entenda a sua equipe e que ela entenda você. Isso começa com líderes se interessando verdadeiramente pelo ponto de vista dos seus funcionários. Você precisará ouvir com atenção e cumprir as promessas que fizer para criar um senso de confiança que beneficiará conversas futuras.

    Os membros da equipe precisam sentir que os líderes são acessíveis. Mantenha a sua visibilidade alta incentivando a equipe a entrar em contato com você como desejar, seja por bate-papo, smartphone ou ligação de vídeo.

  4. Aprenda com os seus erros

    Um bom líder reconhecerá o motivo de algo não ter dado certo e aprenderá com o fracasso. Isso pode envolver pedir feedback interno e analisar as próprias decisões para ver se poderia ter feito algo de diferente.

    Erros podem formar caráter. Aprenda com as lições de um passo em falso e use-as para aumentar a confiança nas suas habilidades de tomada de decisão, garantindo que a próxima vez seja melhor. Líderes que compartilham as suas falhas com a equipe normalmente ganham mais respeito do que aqueles que tentam encobrir os próprios erros.

  5. Colabore com a equipe

    Ser um bom líder não significa fazer as coisas por conta própria. Os melhores gerentes pedem a ajuda das suas equipes ao assumir tarefas difíceis. A recompensa por confiar nos seus colegas é uma força de trabalho engajada e mais investida na empresa como um todo.

Continue lendo

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: o que é e como causar um impacto positivo na sua organização.

Com a pandemia forçando as organizações a mudar radicalmente a forma de trabalhar, a criação de uma cultura positiva no local de trabalho se tornou uma prioridade para as empresas no mundo todo. Confira como você também pode fazer isso.

Caso de sucesso

Saiba como criar equipes híbridas de alto desempenho

A popularização do trabalho híbrido mudou as regras de engajamento. Use os recursos do Workplace from Meta para mudar a forma de se conectar e se comunicar com os funcionários, não importa onde eles estejam ou o cargo que ocupem.

Comunicação corporativa | Leitura de 9 minutos

Comunicação corporativa explicada.

Assim como os seus funcionários, a sua empresa depende do compartilhamento bem-sucedido de informações. Ainda assim, 66% das empresas não têm um plano de comunicação corporativa a longo prazo. Por que esse é um erro tão grave? Quais são os desafios mais comuns de comunicação? E como você pode evitá-los?