Por que o sucesso da liderança depende de uma mentalidade de crescimento

Os líderes brilhantes não ficam parados. O segredo para ter sucesso em um mundo conturbado e imprevisível é ser flexível e ter disposição para crescer nos aspectos psicológico e comportamental.

LIDERANçA | 6 MINUTOS DE LEITURA

Pode parecer que os empreendedores bem-sucedidos sempre estiveram no auge. Também pode parecer que tudo o que eles fazem dá certo, tudo em que investem dá lucro e tudo o que inventam funciona na primeira vez.

Mas não é assim necessariamente.

Milton Hershey fundou três empresas de confeitaria antes de se tornar o símbolo da maior marca de chocolate dos Estados Unidos. O Coronel Sanders tinha 56 anos e a sua receita de frango frito já havia sido rejeitada mil vezes antes de fundar o KFC. Steven Spielberg não conseguiu entrar na universidade para estudar artes cinematográficas. James Dyson gastou a poupança que tinha durante mais de 15 anos e fez mais de 5.100 protótipos antes de estourar.

Essas pessoas certamente não tiveram um sucesso instantâneo ou garantido. Mas, se presumirmos que elas tinham muito talento e atributos positivos desde o começo, o que fez a diferença entre o fracasso inicial e o sucesso posterior?

É uma boa aposta dizer que todos eles têm uma mentalidade de crescimento.

Aprenda a liderar uma empresa conectada

Baixe o nosso ebook para descobrir por que uma nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Mentalidade de crescimento X mentalidade fixa

Mentalidade de crescimento X mentalidade fixa

As pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que os seus talentos e atributos são só o começo. Em cada etapa das suas jornadas, elas sabem que podem desenvolver e aprimorar esses talentos. Também podem continuar acrescentando outras habilidades de liderança a cada experiência. Elas não se preocupam em parecer inteligentes, mas direcionam a energia para se tornarem melhores.

Por outro lado, as pessoas com mentalidade fixa tendem a acreditar que as habilidades e os talentos com que nasceram são uma coisa pronta. Ou acham que o principal é usar um conjunto fixo de ferramentas e só seguir em frente.

Mas ninguém tem uma mentalidade 100% fixa ou de crescimento. Como Carol Dweck apontou na Harvard Business Review,1 as pessoas são uma mistura de mentalidade fixa e de crescimento. Isso muda e evolui.

Você tem uma mentalidade de crescimento?

Você tem uma mentalidade de crescimento?

Para saber se você tende a pensar de um modo fixo ou com foco no crescimento, responda a estas perguntas:

  • Seus talentos são imutáveis ou podem ser desenvolvidos? Suas habilidades podem ser fortalecidas?

  • Quando está diante de uma nova tarefa, você se sente pessimista ou confiante de que terá um resultado positivo?

  • Você precisa de validação dos outros ou tem mais interesse no autocrescimento?

  • Seus erros provam que você não leva jeito para algumas coisas ou são oportunidades de aprendizado?

  • Você prefere evitar desafios ou se entusiasma com eles?

  • Você se protege do fracasso ou o utiliza para alcançar níveis mais altos de sucesso?

  • Acredita que esforços mais significativos não são recompensados ou são essenciais para alcançar o sucesso?

  • Considera os obstáculos desestimulantes ou motivadores?

  • Desiste com facilidade ou segue em frente quando uma tarefa se torna difícil?

  • O que você acha de receber feedback? Reage mal ou responde de forma construtiva?

  • Quando outras pessoas têm sucesso, você se sente sob ameaça ou se motiva com isso?

Quais são os benefícios de uma liderança com mentalidade de crescimento?

Quais são os benefícios de uma liderança com mentalidade de crescimento?

Há muitas evidências que sugerem que as pessoas com mentalidade de crescimento se sentem mais capacitadas e comprometidas. Além disso, recebem mais apoio das organizações pela colaboração e inovação, o que leva a um sucesso maior. Com uma mentalidade de crescimento, você terá:

  • Mais probabilidade de alcançar os seus objetivos: quanto mais você se concentra no esforço necessário para fazer algo, maiores são as chances de ter êxito nas suas tarefas.

  • Mais controle: com uma mentalidade de crescimento, você terá mais confiança e estará mais no controle, porque sabe que pode se desenvolver e se adaptar para enfrentar novos desafios.

  • Mais resiliência: se acreditar que terá sucesso, você se permitirá considerar formas mais criativas de alcançá-lo. Você terá menos probabilidade de desistir e buscará alcançar os objetivos até conseguir.

  • Mais flexibilidade: confiando na sua capacidade de aprender e se adaptar, você poderá aceitar e tirar o máximo proveito de novas oportunidades.

  • Mais rapidez para aprender: quando você não espera saber tudo e se abre para aprender, adquire habilidades e conhecimento de forma rápida (e gosta disso).

  • Menos probabilidade de desistir diante da frustração: sendo realista sobre os obstáculos que precisará superar, você não desiste.

O que isso significa para a liderança de crescimento?

O que isso significa para a liderança de crescimento?

Quando equipes e empresas adotam uma mentalidade de crescimento, elas podem multiplicar essas vantagens. De acordo com uma pesquisa realizada pela NeuroLeadership,2 o motivo mais comum para os líderes adotarem uma mentalidade de crescimento é a transformação digital.

A mentalidade de crescimento ajuda as pessoas a se manterem ágeis, se adaptarem a circunstâncias em transformação e reconhecerem que a mudança é o novo status quo. É a ideia de que líderes e equipes podem querer concentrar mais tempo em “ficar melhores” do que em “ficarem bons” para alcançar o crescimento.

A mentalidade de crescimento também pode ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários. Ela permite aos funcionários verem o potencial que têm, se concentrarem no progresso e identificarem áreas de melhoria.

Posso mudar minha mentalidade para ter uma liderança de crescimento?

Posso mudar minha mentalidade para ter uma liderança de crescimento?

Sim. A mentalidade de crescimento pode ser cultivada e mantida por meio de um desenvolvimento bem estruturado, levando a resultados melhores, pessoal e profissionalmente.

Caso você ache que tem uma mentalidade fixa que está atrapalhando você ou a sua empresa, há muitas coisas que pode fazer:

Analise práticas de gerenciamento de desempenho

Elas estão impedindo o crescimento? Um líder com mentalidade de crescimento vê oportunidades para a sua equipe, mesmo durante períodos de crise. Ele não culpa os esforços desperdiçados (na verdade, não procura a culpa em lugar nenhum). Em vez disso, faz tudo o que pode para acelerar o crescimento da equipe a fim de superar qualquer desafio da empresa.

Tenha foco

Tenha clareza sobre o que você quer. Conheça os seus pontos fortes e fracos. Escolha e esclareça áreas específicas de desenvolvimento e se comprometa em alcançá-las. Isso pode significar repriorizar a importância de acordo com as suas necessidades e as da sua organização.

Valorize o esforço

Pesquisas mostram que elogiar os alunos pelo esforço em melhorar e se desenvolver é melhor do que elogiá-los pela sua capacidade. 3 Isso pode se aplicar aos membros das suas equipes profissionais também. Valorize o desenvolvimento e as perspectivas das outras pessoas, além dos talentos.

Relacione-se com outras pessoas

Desenvolva e cultive relacionamentos solidários no local de trabalho em busca de reflexão e aprendizado. Use esses relacionamentos como se fossem material de teste e oportunidades de mentoria com colegas ou equipes. Comunique-se com clareza para se conectar com os colegas e criar uma cultura de abertura.

Saia da sua zona de conforto

Assim, você terá maior probabilidade de crescer. Resista aos preconceitos. Experimente coisas novas e tenha uma mente aberta.

Aceite novos desafios

E não tenha medo de aprender no trabalho. Nem sempre é necessário ter experiência ou qualificações para começar. Em geral, é mais eficaz e interessante aprender ao longo do caminho.

Personalize as suas escolhas

Escolha áreas de desenvolvimento que sejam importantes para você e a sua organização. Tome-as para si desenvolvendo um plano personalizado de crescimento de liderança.

Use os empecilhos para crescer

Ao aceitar que a falha é uma opção, você se permite e permite que a sua equipe corra riscos. Em um ambiente volátil ou de mudança, o que funcionou antes pode não servir bem para você no futuro. A experimentação leva à inovação.

Dê e peça feedback

Desenvolva competências ao dar e receber feedback. Reconheça e aceite o ambiente comercial em constante mudança. E reserve um tempo para refletir sobre o seu progresso e registrá-lo. Entre em contato com outras pessoas da sua organização e peça a elas sugestões formais e informais. Em seguida, responda a elas de modo positivo e construtivo.

Estique

Coloque o aprendizado em prática por meio de experiências com dificuldade e complexidade cada vez maiores e se force a conseguir mais.

Desenvolva um comportamento proativo de busca de ajuda

Valorize a importância das habilidades comportamentais. Fale de modo ativo com outras pessoas, tanto dentro quanto fora do local de trabalho, e cultive relacionamentos e networking.

Aprenda com cada experiência

Seus sucessos passados, atuais e futuros são construídos com base uns nos outros. Lembre-se de que há algo a aprender em cada experiência. Não importa o quanto algo pareça não relacionado à sua oportunidade atual: você pode encontrar uma conexão importante se analisar com profundidade ou pensar com criatividade.

Nunca pare de aprender

É sempre útil desenvolver um apetite pelo aprendizado e desenvolvimento. No entanto, não basta aprender novas habilidades. Frequentemente, você vai precisar de muito desaprendizado também. As práticas do passado podem não ser tão eficazes agora ou pode haver maneiras mais eficientes de fazer as coisas. Tenha disposição para desaprender comportamentos passados se isso ajudar você a seguir em frente.

Colabore

O sucesso é alcançado mais rápido quando há colaboração. Ele raramente acontece no isolamento. Pense na diversidade também. Se você se cercar de pessoas muito parecidas com você, perderá uma valiosa diversidade de pensamentos. Colabore com uma grande variedade de pessoas para assegurar que sempre haja alguém para oferecer uma opinião ou perspectiva diferente.

Motive

Busque o progresso na sua carreira, na carreira da sua equipe e da organização. Reconheça e enalteça os outros.

Defina objetivos e corra riscos

Não tenha medo de quebrar as convenções. Só porque algo foi feito de certo modo por algum tempo, isso não significa que você precisa fazer assim para sempre. Novas tecnologias, inovações e perspectivas podem permitir que você simplifique ou automatize processos. Além disso, novos desafios são oportunidades, e não ameaças aos modos tradicionais de trabalho.

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora
1 "What Having a 'Growth Mindset' Actually Means", Harvard Business Review, 2016
2 "With growth mindset, disruption doesn’t have to mean destruction." NeuroLeadership, 2021
3 "Praise for intelligence can undermine children's motivation and performance", National Library of Medicine, 1998
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Aprenda a liderar uma empresa conectada.

Baixar agora

Publicações recentes

Liderança |10 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Descubra o que torna alguém um líder e por que a liderança é importante.

Liderança | 6 minutos de leitura

Por que ter mulheres em cargos de liderança é mais importante do que nunca

Quais são as barreiras que impedem mais mulheres de ocuparem cargos de liderança? Como as organizações podem fazer mudanças para garantir diversidade em um nível executivo? Vamos analisar essas questões.

Liderança | 6 minutos de leitura

Liderança ou gerência: qual é a diferença?

Quais são as qualidades que diferenciam os líderes e gerentes? E o que é mais importante para o sucesso comercial: ótimos gerentes ou ótimos líderes? Descubra nesta publicação.