Comunicação de Liderança: 7 dicas Indispensáveis

Com a conversa ad hoc fora da agenda durante a pandemia, as organizações dependem mais do que nunca de uma comunicação de liderança ponderada e perspicaz. Vamos ver como você pode acertar.

LIDERANÇA | 7 MINUTOS DE LEITURA
effective leadership communication skills - Workplace from Meta
O que é comunicação de liderança?

O que é comunicação de liderança?

A comunicação da liderança é diferenciada pelo trabalho pesado que tem que fazer. Os líderes precisam inspirar, persuadir, construir relacionamentos, compartilhar ideias, transmitir os valores da empresa e fazer as coisas acontecerem em suas organizações. E eles precisam fazer isso com muitos públicos diferentes - investidores, funcionários, clientes, mídia, funcionários - não apenas suas equipes.

É um processo constante. Escrevendo na revista Forbes, o estrategista de liderança Glenn Llopis coloca desta forma: “Liderança não é dizer aos outros o que fazer, mas sim maximizar todo o potencial das pessoas por meio de um engajamento intenso”.

Aprenda como liderar uma empresa conectada

Faça o download do nosso ebook para descobrir porque a nova geração de CEOs valoriza propósito, confiança, autenticidade e honestidade acima de tudo.

Quando conversamos com a coach executiva Wendy Rose para explorar isso com mais detalhes, ela nos disse: "Se você pensar em qualquer coisa que aconteça em uma organização - avaliações, declarações de visão, brainstorming, colaboração, negociação, influência - é tudo sobre comunicação. É como se a comunicação fosse um sinal que vai de uma ilha para outra. É por isso que é tão importante. Nada acontece sem comunicação, seja escrita ou verbal. É crucial."

Portanto, não é de surpreender que as habilidades de comunicação sejam consideradas um item essencial de liderança. Mas isso não significa que as habilidades de comunicação venham naturalmente para todos os líderes. Na verdade, é uma área de preocupação, especialmente mais abaixo na hierarquia de liderança, com 69% dos gestores1 dizendo que não se sentem confortáveis em se comunicar com os funcionários.

Se isso soa familiar, provavelmente é uma área que você deve se concentrar em melhorar - e vamos falar sobre algumas dicas importantes para ajudá-lo um pouco mais tarde neste post. Mas primeiro, vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes tipos de comunicação de liderança.

Quais são os diferentes tipos de comunicação de liderança?

Quais são os diferentes tipos de comunicação de liderança?

Comunicação de liderança não é apenas falar enquanto outros escutam. Você deve considerar:

Comunicação não verbal. A linguagem corporal é extremamente importante na comunicação, e não apenas as coisas óbvias, como cruzar os braços ou evitar contato visual. “Temos micro sinais que acontecem em nossos rostos o tempo todo, dos quais não estamos cientes”, explica Wendy. “Eles revelam muito sobre como estamos nos sentindo e o que estamos pensando.”

Comunicação verbal. Clareza da mensagem, fazer as escolhas de idioma certas para o seu público e até mesmo a rapidez com que você fala terão um impacto na eficácia da sua comunicação.

Audição. Os líderes precisam entender o que está acontecendo com seu pessoal, sua organização e o mundo em geral. Para fazer isso, você precisa de excelentes habilidades de escuta.

Comunicação escrita. Você consegue transmitir suas mensagens? Você é claro no que está pedindo para as pessoas fazerem? Você é persuasivo?

Comportamento. As pessoas esperam que os líderes empresariais sejam exemplos brilhantes de seus valores organizacionais e modelem o comportamento que desejam ver nos outros. Isso significa que todas as suas ações no local de trabalho são uma forma de comunicação.

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Por que as habilidades de comunicação de liderança são tão importantes?

Por que as habilidades de comunicação de liderança são tão importantes?

A comunicação eficaz desempenha um papel crucial em:

Construir confiança: líderes que se comunicam abertamente, são responsáveis e ouvem seus funcionários podem construir uma cultura onde as pessoas se sintam mais capazes de compartilhar ideias e opiniões.

Compartilhar valores e visão: a visão e a declaração de valores de uma organização não podem ser apenas uma página na intranet da empresa. As pessoas olham para os líderes para comunicar constantemente o que uma empresa representa e para onde ela está indo.

Inspirar os outros: os líderes têm um papel fundamental para fazer as pessoas acreditarem na organização e no que podem alcançar dentro dela.

Influenciar e persuadir: simplesmente dizer a alguém para fazer algo muitas vezes não funciona. Os líderes precisam de habilidades na negociação e persuasão para trazer as pessoas ao seu ponto de vista.

Melhorar o engajamento dos funcionários: comunicar os valores da organização, manter as pessoas informadas e construir confiança e confiança são maneiras pelas quais os líderes podem manter os funcionários ao seu lado.

Criar equipes de sucesso: comunicação clara e aberta ajudará a construir as relações de trabalho que as equipes precisam para ter sucesso. Além disso, os líderes serão capazes de mostrar às pessoas como é uma boa comunicação - e ajudar as equipes a melhorar suas habilidades de comunicação.

Colaborar com os outros: os líderes modernos não dependem de uma abordagem de cima para baixo. Em vez disso, eles tentam reunir diferentes equipes oferecendo diferentes perspectivas para atingir os objetivos organizacionais. Ser um bom persuasor, ouvinte e negociador é essencial para quebrar os silos organizacionais.

Navegar pelas mudanças: os funcionários buscarão nos líderes uma fonte constante e confiável de informações em tempos de mudança organizacional. Os líderes também precisam mostrar empatia nesses tipos de situações. Wendy diz que os líderes que se comunicaram bem durante a pandemia foram aqueles que entenderam as reações emocionais das pessoas à situação, incluindo estresse e ansiedade.

“Os líderes que acertaram sabiam que havia um enorme componente emocional no que estava acontecendo”, diz ela. “Não era apenas uma questão de dar instruções ou direções. Era uma questão de encontrar as pessoas emocionalmente onde elas estavam e ajudar as pessoas a se sentirem menos ansiosas, antes que as ações pudessem acontecer.”

O que acontece se as habilidades de comunicação de liderança ficarem aquém do esperado?

O que acontece se as habilidades de comunicação de liderança ficarem aquém do esperado?

Comunicar-se de forma eficaz nem sempre é fácil. E várias coisas podem atrapalhar os líderes - falta de preparo, delegar demais a outros e usar e-mail em excesso, para citar apenas alguns.

Mas a principal armadilha de comunicação enfrentada pelos líderes – ou qualquer pessoa que queira transmitir suas mensagens – é não considerar o propósito do que você está fazendo. “É muito importante pensar no resultado final de uma comunicação”, diz Wendy Rose.

“Para um líder, trata-se de levar as pessoas a fazer as coisas. Se você quer que alguém faça algo, é emocional. As pessoas precisam sentir alguma coisa para fazer alguma coisa.”

Então trata-se de ver se você está pensando em impacto.

“As pessoas cometem um erro ao pensar que, quando estão se comunicando, é tudo uma questão de transmissão. Não é. A comunicação é sempre em duas metades. É sobre a transmissão e é sobre a recepção.”

A má comunicação da liderança pode ter efeitos de longo prazo. Pode danificar a sua cultura de trabalho que foi construída, por exemplo. Trinta e um por cento dos empregadores dizem que a má comunicação resulta em baixa moral, de acordo com uma pesquisa da Rallyware.2 Por sua vez, isso pode afetar os níveis de confiança - que é um ingrediente essencial em equipes híbridas ou de linha de frente.

E qualquer sensação de que os líderes não estão agindo de forma transparente ou sendo responsáveis pode levar a resultados ruins, mal-entendidos ou falta de ação.

Estilos eficazes de comunicação de liderança: 7 dicas

Estilos eficazes de comunicação de liderança: 7 dicas

Todo líder de negócios pode encontrar novas maneiras de melhorar a forma como se comunica. Aqui estão 7 dicas para começar:

1. Saiba o que você está buscando

Tenha sempre em mente o resultado que deseja alcançar com sua comunicação. Isso ajudará você a moldá-la da maneira certa.

2. Imagine que você é o destinatário

Qual seria sua reação se você estivesse recebendo uma mensagem, e-mail ou conversa? Como você encararia as mensagens está tentando passar?

3. Use as ferramentas certas no momento certo

Com tantas opções de ferramentas, pode ser difícil saber o que é apropriado. A videoconferência, por exemplo, pode ser extremamente útil em situações em que você precisa se ver, mas às vezes uma chamada de voz pode ser mais reveladora.

"A comunicação por voz é muito íntima", diz Wendy Rose. "Ela pode perceber a respiração, a entonação, e a escolha da linguagem vem carregada de informações."

E seja honesto consigo mesmo. Você está se escondendo atrás de e-mails quando deveria estar falando? Você está prendendo pessoas em reuniões desnecessárias?

4. Demonstre empatia

Se as pessoas se sentem ansiosas ou estressadas, é difícil pensar logicamente. Em algumas situações, você pode precisar aliviar preocupações e medos antes de dar instruções.

5. Viva o que você prega

As pessoas estão olhando para o que você faz, bem como para o que você diz. Seu comportamento é a mensagem mais potente que você envia.

6. Ouça

Mais de um terço dos funcionários (36%) em uma pesquisa da People Element disseram estar insatisfeitos com a voz que tinham dentro de sua organização. E estão mais insatisfeitos quanto à liderança ouvir e se importar com suas preocupações. A escuta ativa é uma habilidade crucial de liderança.

7. Comunique-se constantemente

Oito e quatro por cento dos trabalhadores acham que não recebem informações suficientes dos líderes.3 Não pense que você transmitiu sua mensagem e pode relaxar. A comunicação da liderança é um trabalho que nunca para.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

POSTS RECENTES

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que é tão importante?

O que é um líder? Líderes são o mesmo que gerentes? Pode-se aprender a ser um lider? Descubra o que constitui um lider e porque liderança importa.

Liderança | 7 minutos de leitura

O que é liderança colaborativa?

O estilo de liderança colaborativa é uma característica das empresas mais modernas. Descubra os benefícios e desafios da liderança colaborativa.

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade

A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.