Quem precisa saber? Compartilhamento de conhecimento da maneira certa

Compartilhar conhecimento é a base da colaboração em equipe. Descubra como levar as informações certas para as pessoas certas.

COLABORAçãO EM EQUIPE | 3 MINUTOS DE LEITURA
knowledge sharing - Workplace from Meta

O compartilhamento de conhecimento pode aumentar a colaboração em equipe, engajar funcionários, gerar inovação, explorar novas oportunidades de negócios e agregar valor à sua empresa. Mas há barreiras que precisam ser superadas e riscos a serem considerados para não errar.

Há verdade na frase "conhecimento é poder". Na economia moderna, você pode classificar o conhecimento que reside em seu negócio como um ativo intangível, com valor crescente.

Se esse conhecimento não for compartilhado ou gerenciado, muito pode estar em jogo se as pessoas erradas saírem da sua empresa. Mais do que isso, você pode não conseguir atrair o talento certo em primeiro lugar.

Mais de 80% das pessoas preferem trabalhar com um empregador que valoriza uma comunicação aberta em vez de em um lugar que oferece benefícios como alimentação grátis e associação em academias.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Pode ser difícil quebrar a cultura de "acúmulo de conhecimento", em que as pessoas sentem que proteger as informações é a chave para a segurança do trabalho e dos negócios. Mas as gerações mais jovens de funcionários agora esperam uma cultura de compartilhamento de conhecimento e têm força para exigi-la. Elas representarão 35% da força de trabalho até 2020.

Talvez seja por isso que uma abordagem mais aberta para o compartilhamento de informações está ocorrendo.

Uma pesquisa de 2016 feita com CFOs constatou que 25% deles agora compartilham informações financeiras com todos os funcionários, um número superior aos 7% em 2012. Quase um terço afirma compartilhar informações financeiras com "funcionários seletos".

Compartilhar informações com as pessoas certas é fundamental para gerenciar um compartilhamento de conhecimento de sucesso. Com as pessoas que precisam disso. Com aquelas que o desejam, se quiserem permanecer engajadas. E com aquelas que podem agregar ou expandir esse conhecimento.

O que é um compartilhamento de conhecimento eficaz?

O que é um compartilhamento de conhecimento eficaz?

Se você deseja que as pessoas entendam e desenvolvam conhecimento, isso vai além de simplesmente compartilhá-lo entre as hierarquias. Suas equipes devem ser capazes de compartilhá-lo, comentá-lo, conversar sobre ele e desafiá-lo. É aí que entram as plataformas de colaboração, como o Workplace. Elas permitem que suas equipes compartilhem e comentem as informações em tempo real.

Segundo Pam Holloway, consultora de gerenciamento de conhecimento que montou a About People, "quando compartilhamos, melhoramos". Além disso, ela também acredita que os gerentes devem aceitar o feedback que recebem de seus funcionários. Ela recomenda que os usuários decidam o valor de qualquer conhecimento compartilhado.

No Workplace, isso é feito facilmente com uma "curtida" e por meio de outras métricas de engajamento que suas equipes já conhecem e adoram no Facebook.

Compartilhar conhecimento como gerente é um começo, mas é difícil incorporar uma cultura de compartilhamento se as pessoas não compartilham o que sabem. Holloway aconselha comunicar os benefícios de compartilhar, bem como servir de exemplo.

Diga para suas equipes que isso pode beneficiá-las pessoalmente, pois elas aprenderão, desenvolverão e melhorarão o próprio desempenho e apoiarão os colegas ao seu redor.

Superação de barreiras para o compartilhamento de conhecimento

Superação de barreiras para o compartilhamento de conhecimento

Muitas vezes, são as barreiras individuais ao compartilhamento de conhecimento que podem prejudicar seus esforços para incentivar uma cultura aberta. Um pesquisador dessa área, Andreas Riege, identificou 15 delas, incluindo:

  • Falta de tempo para compartilhar conhecimento de forma eficaz
  • Medo de que compartilhar o conhecimento prejudicará a segurança no trabalho
  • Falta de conhecimento sobre o valor do conhecimento
  • Predominância do conhecimento oficial ou "explícito" na sua organização, em vez do conhecimento "tácito" ou baseado em pessoas
  • Poucas habilidades de escrita ou comunicação

Você pode superar essas barreiras e criar confiança no compartilhamento usando plataformas rápidas, fáceis e baseadas em pessoas, como Workplace. Recursos como mensagens instantâneas e grupos de projetos economizam tempo e mantêm o conhecimento relevante, devidamente atribuído e fácil de encontrar

Como controlar os riscos?

Como controlar os riscos?

Alguns conhecimentos são confidenciais e as organizações podem querer restringir o acesso a determinados indivíduos. Mesmo o conhecimento tácito que vem de uma cultura aberta e de compartilhamento pode ser uma vantagem competitiva da qual você não deseja que outros se beneficiem.

Controlar os riscos de vazamento de conhecimento é controlar o acesso e compartilhar com as pessoas certas. Essa informação deve ser compartilhada amplamente ou dentro de um determinado grupo? Depois, há as boas práticas sobre como o conhecimento é armazenado. É fundamental evitar drives USB, desktops, notebooks e pedaços de papel.

As ferramentas de colaboração criadas especificamente para compartilhamento de conhecimento e comunicação devem ter os mais altos níveis de segurança e permitir que você possua seus próprios dados, como com o Workplace.

Benefícios do compartilhamento de conhecimento

Benefícios do compartilhamento de conhecimento

Empresas como o Starbucks e a Hootsuite, que promovem o compartilhamento de conhecimento, dizem que o fluxo de informações proporciona uma compreensão melhor e mais rápida das necessidades do cliente.

Também permite que desenvolvam relacionamentos mais profundos com base no conhecimento com os clientes, identifiquem novas oportunidades de negócios e promovam a inovação.

Você também pode se interessar por

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Como construir uma colaboração eficaz em equipe no local de trabalho

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso

Colaboração entre equipes | 6 minutos de leitura

O que é colaboração ágil?

Como a colaboração e o trabalho ágil estão relacionados? Veja como a colaboração ágil pode aumentar a eficiência e o desempenho na sua organização.