Ideias para melhorar a cultura da empresa

Com a agitação causada pela pandemia e a mudança para o trabalho híbrido, a cultura da sua organização pode precisar ser revista. Conversamos com especialistas e descobrimos como dar um impulso à cultura da empresa.

CULTURA | 7 MINUTOS DE LEITURA
how to improve company culture - Workplace from Meta

Agora que as nuvens da pandemia de COVID-19 estão se dissipando, as empresas estão olhando para um cenário muito diferente. É aquele em que o escritório, “o tradicional centro de criação de cultura," como diz a consultoria McKinsey, não é mais o principal espaço social. E isso significa mudanças significativas para a cultura da empresa.

"As histórias não são contadas", explica a especialista em RH Claire Lish. "Você não tem mais a chance de compartilhar a narrativa de sua organização por meio de bate-papos informais no bebedouro ou no refeitório. Isso significa que você precisa encontrar novas maneiras de divulgar tais mensagens."

Do ponto de vista cultural, é um desafio. Mas o ambiente pós-COVID-19 também é uma ótima oportunidade para criar algo. Algo que torne a Experiência do Colaborador ainda melhor.

Saiba como líderes globais de RH criam Cultura Corporativa

Faça o download de 6 dicas de experts e descubra a conexão entre engajamento do funcionário se cultura corporativa

“Agora é o momento perfeito para as organizações darem um passo atrás e avaliarem se sua cultura é adequada para o futuro”, diz Sarah Jordan, Diretora da organização de engajamento e liderança Engage.

“O que funcionava antes pode não ser mais relevante ou aplicável à medida que o mundo do trabalho se desenvolve a partir da pandemia. As empresas devem dedicar tempo para identificar os valores e comportamentos organizacionais que criarão sua cultura ideal para esse novo futuro e, em seguida, trabalhar para incorporá-los por meio de programas de desenvolvimento de líderes e gerentes e iniciativas de mudança de cultura”, explica ela.

Esse processo de reconstrução já está em andamento: “Muitos dos nossos clientes corporativos já estão fazendo um trabalho de cultura”, diz o coach de bem-estar corporativo James Davis. “Eles estão dizendo que ‘as pessoas precisam ser nossa prioridade número um daqui para frente, para que possamos ter essa cultura forte e tirar o melhor delas’.”

Como você descobre se a cultura da empresa precisa melhorar?

Como você descobre se a cultura da empresa precisa melhorar?

Então, antes de tudo: como você sabe se há trabalho a ser feito? De acordo com Sarah, em última análise, o “sinal vermelho” será perceber que sua empresa não está funcionando como deveria.

"Em um nível mais granular, há indicadores claros de fracasso cultural, mas eles variam de uma organização para outra", diz Sarah. “Para alguns, pode ser falta de inovação ou foco no cliente, para outros pode ser falta de colaboração ou responsabilidade, ou pode ser falta de produtividade ou crescimento e retenção de talentos”, diz ela.

Para Claire, fazer uma verificação da cultura da empresa é uma questão de analisar detalhadamente – e de vários ângulos - exatamente o que está acontecendo em sua organização. Estas são algumas de suas sugestões.

  • Olhe para as suas listas de reclamações, medidas disciplinares e de produtividade. O que elas estão lhe dizendo sobre como as pessoas se sentem e como estão estrategicamente alinhadas?
  • Faça uso de uma pesquisa de engajamento de funcionários. Experimente usá-la pelo menos mensalmente. As pesquisas anuais não dizem nada - quando você estimula uma equipe a responder, o momento já passou ou as pessoas foram embora.
  • Fale com as pessoas que trabalham na linha de frente. Você nunca saberá qual é a sua verdadeira cultura se falar apenas com a equipe executiva. Os líderes empresariais influenciam a cultura da empresa no topo, mas você deve medi-la de baixo para cima.
  • Disponibilize 'audições temporárias'. Dê às pessoas o espaço e as oportunidades para dizer como se sentem.
  • Crie um mecanismo de retribuição. Ajude os funcionários a relatar quaisquer falhas no compromisso com uma cultura saudável e comemore quando esse relatório resultar em mudanças positivas.
  • Verifique suas pontuações no Glassdoor. Leve a pior opinião do seu negócio muito a sério.
Quais são os problemas mais comuns da cultura da empresa?

Quais são os problemas mais comuns da cultura da empresa?

Culturas organizacionais fracas sofreram mais com a pandemia do que aquelas que estão prosperando.1 Mas quais são as áreas em que as culturas organizacionais são mais propensas a enfrentar dificuldades?

Os pontos a serem observados incluem:

Valores
Valores

Os valores organizacionais não precisam ser tantos ao ponto de encher páginas e mais páginas do manual da empresa. Mas sem mensagens que articulem seu senso de propósito, os funcionários podem se atrapalhar. Um conjunto sólido de valores da empresa claramente definidos pode fazer muito para unir as pessoas. Mas atenção: eles não devem vir de cima para baixo.

“Peça ao seu pessoal para lhe contar quais são suas histórias sobre a organização”, sugere Claire. “Quais são os comportamentos que eles veem e admiram em sua empresa? Aproveite tal narrativa para descrever o que sua organização representa, usando exemplos da vida real de membros da equipe.”

Muita fala e pouca ação
Muita fala e pouca ação

Sua organização pode já ter seus valores e declaração de missão, mas se os líderes e gerentes não os cumprirem eles não terão sentido. Os líderes têm que liderar pelo exemplo, não dizer uma coisa e fazer outra.

“A cultura é impulsionada em uma organização na medida em que líderes, gerentes e colegas modelam certos comportamentos”, diz Sarah. “Melhorar a cultura, portanto, significa identificar a cultura certa e incorporá-la – de cima para baixo – capacitando sua organização a gerenciar todos os aspectos da experiência do funcionário de forma holística e colocando a cultura no centro de sua estratégia de engajamento.”

Talento e rotatividade
Talento e rotatividade

Não há nada que prove mais que as pessoas estão insatisfeitas do que quando elas decidem deixar sua empresa. Claro, as pessoas mudam por todos os tipos de razões - mas se isso continuar acontecendo, é um sinal claro de que você pode ter um problema.

E se você está tendo dificuldades para atrair os melhores talentos, pode ser porque as pessoas desenvolveram uma percepção negativa de sua cultura. Setenta e sete por cento das pessoas que responderam a uma pesquisa do Glassdoor disseram que considerariam a cultura de uma empresa antes de se candidatar a um emprego, e 89% disseram que acham importante que os futuros empregadores tenham uma missão e propósito claros.

Confiança
Confiança

É um dos pilares da cultura, especialmente em uma era de trabalho remoto em que os gerentes nem sempre estão no mesmo espaço físico que suas equipes. A falta de confiança pode levar ao micro gerenciamento, o que pode levar à perda de confiança e à relutância em inovar.

Comunicação
Comunicação

A comunicação empresarial interna é uma arte e não algo que vem naturalmente para todos os líderes. Em um mundo de pandemia e pós-pandemia, as empresas terão que trabalhar muito mais para se comunicar de forma eficaz com equipes dispersas. “Qualquer organização que se preze terá dobrado seu esforço em relação a isso durante a pandemia”, diz Claire. "Eles estarão se perguntando: 'como permanecemos conectados com nosso pessoal em um mundo que se tornou socialmente distante?'".

“Isso é algo que exige um compromisso significativo, você precisa investir em uma excelente equipe de Comunicação para encontrar novas formas de se conectar com seu pessoal.”, explica ela. E é essencial, também, ter uma visão holística. Todos os aspectos da cultura estão interconectados, então problemas em uma área podem ter um efeito indireto em outras.

"A cultura de uma organização molda a experiência do funcionário e determina o que realmente faz com que as pessoas se sintam parte de algo", diz Sarah. "Se uma parte está quebrada, significa que toda a cultura é afetada."

5 ideias de especialistas para melhorar a cultura da empresa

5 ideias de especialistas para melhorar a cultura da empresa

  1. Encourage wellness

    Incentivar o bem-estar

    “Bem-estar” tem sido uma palavra da moda há algum tempo. Mas desde a pandemia os líderes empresariais reconhecem que ela é, na verdade, uma parte crítica de qualquer cultura próspera.

    “Há uma série de pesquisas que mostram que a saúde e o bem-estar dos funcionários agora é uma das principais coisas que as pessoas procuram em um empregador”, diz James. “Coisas como distância de deslocamento são menos importantes do que o fato de que um empregador mostrar compaixão em determinada situação, por exemplo.”

    Então, como as empresas podem aumentar o bem-estar? “As empresas querem cada vez mais inspirar seus funcionários a ter metas pessoais, a lidar com coisas como ansiedade, a serem mais motivados”, diz James. E a tecnologia pode oferecer oportunidades significativas nessa área, permitindo que as pessoas acessem recursos de bem-estar ao seu próprio tempo. “Acho que veremos cada vez mais empresas promovendo o bem-estar dos funcionários, com uma miscelânea de recursos e ferramentas”, prevê James.

  2. Melhorar a flexibilidade

    Melhorar a flexibilidade

    A ameaça do recuo da pandemia não significa voltar ao “antigo normal” de jornada de 8 horas, “roupa de trabalho” e rotinas rígidas.

    “Não seja draconiano sobre o novo mundo do trabalho”, aconselha Claire. “Pergunte ao seu pessoal com o que eles se sentirão confortáveis, ouça e trabalhe com eles para encontrar os meios flexíveis de ser produtivo, seguro e manter uma cultura saudável”.

    "Não há melhor exemplo de uma cultura pobre como um líder dizendo aos funcionários para voltarem para o escritório em tempo integral ou eles provavelmente perderão seu emprego. Especialmente se essa pessoa estiver fazendo um trabalho brilhante nos últimos 12 meses em um laptop equilibrado em uma tábua de passar roupa”.

  3. Foco na diversidade, igualdade e inclusão

    Foco na diversidade, igualdade e inclusão

    Está bem claro que organizações diversas e inclusivas podem colher benefícios atraindo talentos e melhorando o bem-estar. Mas apenas 35% dos entrevistados da pesquisa OC Tanner Global Culture disseram que sua organização estava fazendo o suficiente para combater a discriminação internamente. Agora é a hora de garantir que sua empresa coloque a diversidade e a inclusão no centro do palco.

    “Pare de falar sobre Diversidade e Inclusão and start doing it,” diz Claire. “Demonstre ao seu pessoal que você tem não apenas diversidade demográfica em suas posições de liderança, mas também diversidade de pensamento para garantir o sucesso contínuo de sua organização.

    Se você ainda não tem, documente como você busca conseguir tal coisa e comunique a todos para que você possa ser responsabilizado por isso".

  4. Construa a liderança

    Construa a liderança

    Não são apenas os líderes seniores que são vitais para moldar a cultura da empresa - os gerentes de nível médio também têm um papel a desempenhar para reforçá-la. Claire recomenda focar no meio de sua hierarquia, treinando gerentes de nível médio e conectando gerentes da linha de frente para que eles possam lidar com os problemas dos funcionários de forma eficaz e apoiar suas equipes em períodos de mudança.

    O treinamento precisa ir além de simplesmente mostrar às pessoas como fazer seu trabalho. “Treiná-los em como atingir todo o seu potencial (comportamentos, resiliência, crescimento , ambição, definição de metas, como lidar com pessoas difíceis e assim por diante) – mesmo que isso signifique que eles se tornem super qualificados para sua função ou seu negócio”, aconselha ela.

  5. Reconhecer conquistas

    Reconhecer conquistas

    Reconhecer as conquistas e os esforços das pessoas é essencial para ajudar a construir uma cultura positiva. Mas muitas empresas não são tão boas nisso.

    Apenas 29% das pessoas que responderam à pesquisa da OC Tanner disseram que sua organização reconhece grandes e pequenos esforços. E pouco mais da metade (53%) acredita que o reconhecimento é uma parte cotidiana da cultura em sua organização.

    Se você ainda não tem um, agora pode ser o momento certo para implementar um programa de reconhecimento no local de trabalho. Pessoas de todos os níveis trabalharam duro para ajudar a manter suas organizações operando durante a pandemia - mostrar apreço por seus esforços ajudará a tornar sua empresa um lugar ainda melhor para trabalhar.

Continue lendo

Continue lendo

Mantenha-se conectado

Receba nossas últimas notícias e insights.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber do Facebook comunicações eletrônicas relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a assinatura de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os termos de privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade

A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Quais são os valores organizacionais e por que são importantes?

Os valores organizacionais podem fornecer uma bússola para os funcionários e passar confiança para os clientes. Descubra como desenvolver e comunicar valores organizacionais

Cultura | 8 minutos de leitura

Porque Diversidade e Inclusão são importantes?

Exploramos como as grandes empresas estão abordando a questão da Diversidade e Inclusão e buscamos dicas de como você também pode fazê-lo.