Como fazer a transição de gerente para líder

Sair da gerência e ir para um cargo de liderança pode ser desafio. Aprender novas habilidades e estratégias é fundamental para que a transição seja um sucesso.

LIDERANÇA | 8 MINUTOS DE LEITURA

A pergunta sobre o que faz de alguém um bom líder é muito debatida. Pergunte a dez pessoas e você provavelmente receberá dez respostas diferentes. No entanto, é óbvio que a capacidade de liderar depende de certas habilidades e características essenciais. Mas e quanto aos gerentes?

Conforme você sobe na hierarquia corporativa, veja como se preparar para sua nova função a fim de se de tornar a transição o mais tranquila possível.

Habilidades de liderança e de gestão: qual é a diferença?

Habilidades de liderança e de gestão: qual é a diferença?

Os cargos de gerente e líder são intimamente ligados, mas não iguais. Embora os dois sejam necessários para que as equipes tenham sucesso, eles têm uma abordagem diferente para atingir metas.

A gestão tem a ver com melhorar o desempenho operacional e a produtividade. A liderança é relacionada a criar um ambiente em que as pessoas podem ver o que é possível e maximizar o potencial delas. Ou, segundo o especialista em liderança norte-americano Warren Bennis: "O gerente pergunta como e quando. O líder pergunta o que e por quê."

Além disso, ser um bom gerente não necessariamente tornará você um bom líder. Na realidade, apenas 10% das pessoas são líderes naturais. Se considerarmos que de 40% a 50% dos novos líderes fracassam nos primeiros 18 meses, podemos dizer que dar esse passo é um desafio. Pode ser necessário até mesmo mudar totalmente a mentalidade.

No debate de líderes versus gerentes, há algumas principais diferenças entre os dois:

Os gerentes instruem, os líderes inspiram

Os gerentes são focados em detalhes, organizados e eficientes. Eles garantem que as tarefas sejam concluídas no prazo e sem estourar o orçamento.

Os líderes, por outro lado, incentivam os membros da equipe a irem além do que é esperado deles, sem dizer a eles o que fazer. Normalmente, são carismáticos, enérgicos e apaixonados, o que faz com que as pessoas queiram segui-los.

Os gerentes controlam, os líderes dão autonomia

Os gerentes tendem a ser práticos. Eles manterão o controle das equipes e farão reuniões regulares para analisar projetos e discutir expectativas.

Já os líderes não microgerenciam. Eles acreditam em dar autonomia às equipes, tornando-as responsáveis e dando a elas espaço para trabalhar. Eles ainda supervisionam tudo, mas disponibilizam aos funcionários os recursos e o conhecimento necessário para que cultivem o próprio sucesso.

Os gerentes concentram-se nos processos, os líderes, nas pessoas

Os gerentes alocam recursos a tarefas para garantir que a carga de trabalho diária dos funcionários contribua para os objetivos gerais da empresa.

Bons líderes dão aos membros da equipe um senso de propósito e pertencimento que, por sua vez, pode aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho. Funcionários felizes não vão embora. Isso significa menos tempo e dinheiro gastos para contratar e treinar novos funcionários.

Os gerentes têm metas a curto prazo, os líderes têm uma visão a longo prazo

Os gerentes são motivados por metas departamentais diárias que não necessariamente se alinham entre si a longo prazo. O foco é a estabilidade e manter o status quo.

Os líderes são visionários. Eles promovem mudanças e acolhem ideias novas. Para eles, as metas são trampolins usados para atingir um objetivo mais amplo da empresa. Pense desta forma: os líderes veem uma floresta. Os gerentes veem árvores individuais.

Primeiros passos para ir de gerente a líder

Primeiros passos para ir de gerente a líder

Com um planejamento cuidadoso, a transição para líder não precisa ser árdua. Siga estas etapas para se preparar para seu novo cargo de liderança:

Avalie seus pontos fortes e fracos

A autorreflexão não é fácil, mas é importante. Além de avaliar suas melhores qualidades, identifique as deficiências no seu conhecimento e as áreas de possível melhoria. Você pode resolver essas deficiências com treinamentos ou esquemas de mentoria para novos líderes.

Os melhores líderes estão sempre aprendendo e coletando feedback. Eles são apaixonados pelo autoaperfeiçoamento para expandir suas habilidades e conhecimentos.

Ouça, observe e reflita

Pode ser tentador entrar de cabeça e fazer mudanças imediatamente para mostrar sua determinação. No entanto, um dos maiores erros que novos líderes cometem é tentar fazer muito após pouco tempo na função. Passe um tempo observando, ouvindo e aprendendo sobre sua organização e funcionários.

Mesmo se já estiver na empresa há bastante tempo, será necessário se acostumar a ver as coisas por uma outra perspectiva. À medida que você se desenvolver como líder e ganhar mais experiência, poderá colocar suas ideias em prática com mais confiança de que elas terão sucesso.

Entenda seu estilo de liderança

Que tipo de líder você quer ser? Mais um instrutor do que um autocrata? A voz da mudança? Alguém que envolve os funcionários no processo de tomada de decisões?

Decida qual estilo de liderança é o melhor para você, para sua equipe e para a cultura da sua empresa e incorpore-o ao seu dia a dia. A consistência é um dos principais atributos de qualquer líder, pois projeta um ar de tranquilidade e faz com que as pessoas saibam o que esperar de você.

Elabore um plano e mensure o sucesso

Uma maneira de manter o foco em ser um bom líder de equipe é desenvolver um plano que se alinhe às metas e aos valores da sua equipe. Estudos mostram que apenas 48% dos funcionários consideram a liderança da empresa em que trabalham como sendo de alta qualidade. Por isso, é fundamental encontrar formas melhores de fazer as coisas, obter feedback frequente da equipe e planejar uma sucessão tranquila para o cargo de liderança.

Parte do processo envolve encontrar uma maneira de monitorar o progresso do seu plano a fim de garantir que ele esteja indo para a direção certa. Além de ter métricas para margens de lucro e rotatividade de funcionários, crie outras para mensurações mais óbvias, como autonomia e engajamento dos funcionários. Para isso, é possível usar várias ferramentas, como pesquisas com funcionários e grupos de foco.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Aprenda sete habilidades de liderança

Aprenda sete habilidades de liderança

De acordo com o relatório sobre tendências globais de capital humano de 2023 da Deloitte, 94% dos executivos acreditam que o desenvolvimento da liderança é fundamental para o sucesso das organizações. Ainda assim, apenas 23% acreditam que seus líderes têm as habilidades necessárias para liderar no atual mundo sem fronteiras.

Ao passar da gestão para a liderança, há algumas habilidades cruciais que você precisa aprender. Eles incluem:

1. Pensar estrategicamente

Uma das habilidades que realmente diferencia líderes de gerentes é a capacidade de pensar estrategicamente. Em suma, é necessário que você tenha um plano a longo prazo e descubra as melhores formas de alcançar suas metas.

Para ter uma boa chance de obter sucesso, conheça profundamente seu mercado e aprimore sua capacidade de analisar dados, prever problemas e reagir rapidamente a mudanças.

2. Exercer influência e ter diplomacia

Ótimos líderes têm um talento para persuadir e influenciar. Além disso, eles estabelecem relações rapidamente com todos os tipos de pessoas. Isso requer um alto nível de inteligência emocional, que é necessário para trazer pessoas para seu lado, incluindo partes interessadas externas com as quais você pode nunca ter conversado antes. É necessário que todos estejam seguindo para a mesma direção.

Os melhores líderes são bons ouvintes e recebem bem outros pontos de vista. Eles também não têm medo de serem assertivos quando necessário.

3. Ter um pensamento amplo

Ao assumir um novo cargo de liderança, pode ser muito fácil se prender a tarefas diárias que supervisionava quando era gerente. Contudo, será necessário mudar o foco para uma visão mais ampla e entender a organização como um todo.

É sua responsabilidade conduzir a visão geral da empresa e definir o tom para a cultura empresarial. O segredo é conseguir o apoio das suas equipes para que se torne uma visão compartilhada. Quanto mais você mostrar que cada esforço individual faz a diferença, mais a equipe crescerá e florescerá.

4. Melhorar a comunicação

Embora as habilidades de comunicação sejam importantes para todos, os líderes dependem ainda mais delas. Está participando de uma reunião de alto nível no conselho ou conversando informalmente no bebedouro? Não importa. Você deve ser capaz de se comunicar em todos os níveis e em diferentes situações.

Liderar equipes remotas apresenta um conjunto diferente de desafios, pois é mais difícil saber o que as pessoas estão pensando e sentindo. Use reuniões virtuais para compartilhar atualizações da empresa e permitir que as pessoas façam perguntas. A transparência é essencial para ganhar a confiança dos funcionários e fazer com que se sintam à vontade de se abrirem com você.

5. Aprender a delegar

Uma das principais habilidades como líder de equipe que você precisará dominar é a arte de delegar. Pode ser difícil aprender a não ter controle sobre tudo. Contudo, é importante dar responsabilidade a outros membros da equipe para ajudá-los a crescer e se manter motivados. Afinal de contas, todo grande líder tem um grupo de pessoas talentosas à sua volta no qual pode confiar.

Permitir que os funcionários assumam novos projetos também economizará tempo na sua agenda lotada para se concentrar em tarefas mais críticas.

6. Assumir responsabilidade geral

Você é a pessoa responsável pelas decisões. Estar no comando significa que tudo o que acontece na sua organização é sua responsabilidade. De qualquer forma, aproveite o momento de glória quando tudo estiver bem. Mas, da mesma forma, prepare-se para assumir a responsabilidade e evite atribuir culpa quando as coisas não saírem conforme o planejado.

No relatório da Deloitte, 33% dos participantes disseram que não assumir a responsabilidade por resultados era uma barreira na capacidade de líderes agregarem valor para a organização.

7. Ser um exemplo

Você precisará se acostumar a ser o centro das atenções. Como líder de primeira viagem, você se surpreenderá com o quanto as pessoas prestam atenção ao que você fala e faz e com como se comporta.

Ao liderar equipes, é essencial dar um bom exemplo. Caso contrário, as pessoas não confiarão nem respeitarão você. Demonstrar qualidades como integridade, positividade, empatia e confiança pode ser fundamentais para ganhar esse respeito. Os funcionários querem um chefe com valores fundamentais que os incentive a ser sua melhor versão, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

A jornada da transição de gerente para líder pode ser repleta de desafios, mas também pode ser emocionante e gratificante. Se os funcionários se sentirem genuinamente inspirados por suas ideias e valores, eles terão um ótimo desempenho nos bons momentos e ficarão ao seu lado nas dificuldades.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Liderança | 11 minutos de leitura

O que é liderança e por que isso é tão importante?

O que é um líder? Líderes são a mesma coisa que gerentes? É possível aprender a ser um líder? Exploramos o que faz surgir um líder e por que uma boa liderança é essencial para os negócios.

Liderança | 7 minutos de leitura

Liderança colaborativa: o que é e como isso pode unir as suas equipes.

Os líderes colaborativos acreditam em reunir equipes diversas para atingir metas organizacionais, resolver problemas, tomar decisões e compartilhar informações. Mas o que é realmente necessário para ser um líder mais colaborativo? Vamos analisar essas questões.

Liderança | 4 minutos de leitura

Três lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja aqui três dos melhores exemplos.