Como tornar o trabalho divertido

Apenas trabalho e nenhuma diversão tornam o trabalho enfadonho. Embora o foco esteja frequentemente na produtividade e no engajamento, deve haver espaço para as pessoas também desfrutarem do trabalho. Veja como criar um ambiente de trabalho divertido para ajudar sua organização a prosperar.

CULTURA | 9 MINUTOS DE LEITURA

Diversão e local de trabalho normalmente não são sinônimos. Mas por que não? Afinal, passamos bastante tempo no trabalho: 81.396 horas, em média, para ser mais preciso. Isso equivale a mais de nove anos. Imagine passar tanto tempo sem rir. Não faz mal desabafar e rir com os colegas de vez em quando, certo? Na verdade, alguns diriam que é essencial para gostar do trabalho.

Segundo Dale Carnegie, autor e guru de autoajuda americano: "As pessoas raramente têm sucesso a menos que se divirtam no que estão fazendo".

Por que a diversão no trabalho é importante

Por que a diversão no trabalho é importante

Alguns chefes consideram a diversão no trabalho pouco profissional, uma distração indesejável que afeta a concentração e tira um tempo valioso de tarefas importantes. Mas essa visão pode ser limitada.

Não é razoável esperar que todos estejam focados a cada minuto todos os dias. Em geral, um ambiente totalmente microgerenciado não traz à tona o que há de melhor nas pessoas.

Felizmente, um pouco de diversão no dia de trabalho pode resultar em um ambiente de trabalho mais positivo, reduzir a rotatividade da equipe e ajudar os funcionários a prosperar. Veja alguns dos benefícios:

  • Funcionários mais felizes e saudáveis

    Seja no escritório ou trabalhando remotamente, os funcionários que se divertem no trabalho têm maior probabilidade de evitar os efeitos negativos do estresse e da ansiedade. Um ambiente mais leve pode trazer benefícios para o bem-estar das pessoas, pois reduz a sensação de isolamento e promove uma mentalidade positiva.

    Um ambiente de trabalho sem graça, monótono e sem qualquer senso de diversão pode resultar em sentimentos de tédio, desinteresse e até depressão.

  • Aumento da produtividade

    Se os funcionários estiverem infelizes e desmoralizados, eles estarão menos motivados para realizar uma tarefa e certamente não se esforçarão ao máximo. Por outro lado, funcionários mais felizes são mais produtivos, motivados e resilientes.

    Isso significa que um ambiente de escritório divertido é ideal para seus resultados financeiros. De acordo com uma pesquisa da Gallup, as empresas com uma força de trabalho altamente engajada têm uma lucratividade 23% maior.

  • Comunicação e colaboração melhores

    A colaboração é essencial para a produtividade, a criatividade, a inovação e o desempenho. Se os funcionários estiverem se divertindo, eles vão gostar de conversar e colaborar em um nível mais profundo e emocional, promovendo resultados melhores em todos os aspectos.

    A diversão também pode quebrar barreiras de comunicação entre equipes que trabalham para a mesma organização, mas em departamentos diferentes.

  • Funcionários que permanecem

    As pessoas que gostam de seus empregos têm maior probabilidade continuar na empresa. Um local de trabalho monótono pode resultar em alta rotatividade porque funcionários descomprometidos buscarão oportunidades em outro lugar.

    As empresas podem pagar um preço elevado por taxas de retenção baixas, pois o custo de substituição de um funcionário pode ser de seis a nove meses de salário. As elevadas taxas de rotatividade também podem levar à perda de habilidades essenciais e de conhecimentos institucionais. Dessa forma, as empresas terão mais dificuldade para obter uma vantagem competitiva.

  • Menos conflito

    As pessoas que trabalham juntas normalmente passam muito tempo na companhia umas das outras, às vezes até mais do que com as próprias famílias. Em situações estressantes, isso pode gerar tensão e aspereza, o que pode ser extremamente prejudicial ao bom funcionamento da organização.

    Um clima mais leve pode ajudar a impedir conflitos e graves divergências decorrentes. Quando os membros da equipe sabem que não há problema em relaxar e se divertir no trabalho, isso gera um sentimento de união e confiança.

  • Menos absentismo

    No Reino Unido, um número recorde de 185,6 milhões de dias de trabalho foram perdidos devido a doenças ou lesões em 2022. Quando as empresas priorizam a felicidade e o bem-estar dos colaboradores, o resultado é um ambiente de trabalho mais positivo, menos erros relacionados com o trabalho e níveis mais baixos de ausências na equipe.

  • Mais criatividade e inovação

    A interação social é uma parte essencial do desenvolvimento saudável desde cedo. Ser mais infantil é ótimo para promover ideias inovadoras. Equipes felizes tendem a ser mais criativas e ter a mente aberta.

    A falta de estímulo no local de trabalho pode sufocar a inovação. Nenhuma pessoa atinge seu auge criativo quando está excessivamente cansada e estressada.

  • Relacionamentos mais fortes

    É mais fácil e agradável para os funcionários colaborar com amigos do que colegas ou, pior, pessoas com quem não têm um bom relacionamento. A diversão em grupo é uma ótima forma para a equipe aprender mais uns sobre os outros e entender o que os motiva.

    Uma "cultura de amizade" está associada a maior satisfação no trabalho e camaradagem. Na verdade, uma pesquisa da Gallup mostra que as funcionárias que têm um melhor amigo no trabalho têm duas vezes mais probabilidade de se engajar do que aquelas que não têm.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Benefícios de um ambiente de trabalho divertido

Benefícios de um ambiente de trabalho divertido

Os benefícios de se divertir no trabalho são apoiados pelos resultados da pesquisa Great Place to Work do Reino Unido.

Ela revela que a diversão é o principal fator de bem-estar dos funcionários. Os funcionários que se divertem no trabalho têm 190% a 220% mais probabilidade de ter níveis elevados de bem-estar. Curiosamente, isso é válido para todas as gerações.

  • Pessoas da Geração Z (nascidos entre 1997 a 2012) têm 2,9 vezes mais probabilidade de experimentar níveis elevados de bem-estar se relatarem trabalhar num ambiente divertido.

  • Pessoas da Geração Y (nascidos entre 1981 a 1996) têm 3,1 vezes mais probabilidade de ter níveis elevados de bem-estar.

  • Pessoas da Geração X (nascidos entre 1965 a 1980) têm 3,2 vezes mais probabilidade de ter níveis elevados de bem-estar.

  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 a 1964) têm 3,2 vezes mais probabilidade de ter níveis elevados de bem-estar.

Um artigo da Harvard Business Review também apresenta algumas descobertas interessantes. Elas se baseiam na pesquisa do especialista em reconhecimento de funcionários Bob Nelson sobre empresas que solicitam inclusão na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar.

O estudo mostra que 81% dos funcionários de organizações classificadas como "ótimas" descreveram seus ambientes de trabalho como divertidos. Nas empresas que solicitaram inclusão, mas que não entraram na lista, apenas 62% dos funcionários descreveram seus ambientes como divertidos. Essa diferença de 19% diz muito sobre a importância da leveza e do humor no dia a dia.

Os locais de trabalho que figuraram entre as 100 maiores empresas superaram a média em uma série de indicadores-chave de desempenho das empresas, incluindo produtividade, retenção e recrutamento.

Como criar um ambiente de trabalho divertido

Como criar um ambiente de trabalho divertido

Primeiro, é importante lembrar que a ideia de diversão no trabalho pode ser muito diferente dependendo da pessoa. Os membros da sua equipe são indivíduos com personalidades e interesses diferentes. Isso precisa ser considerado ao planejar as atividades da equipe.

Mais importante ainda, a diversão não pode ser forçada. Por isso, nunca faça uma pessoa se sentir pressionada a participar de uma atividade que a deixe desconfortável.

Veja algumas ideias sobre como criar uma cultura de trabalho divertida:

Jogar

Jogos e competições são uma boa maneira de ajudar a diminuir a pressão e distrair as pessoas do estresse diário. As ideias incluem bingo de escritório, caça ao tesouro e competições de confeitaria.

Se você tiver uma equipe remota, será possível realizar jogos virtuais como questionários, ligas de esportes de fantasia e salas de fuga online.

Gamificar tarefas

Se a equipe tiver um projeto grande para concluir, considere dividi-lo em tarefas menores e numeradas, com prêmios pela conclusão de cada uma. Mesmo que seja apenas um bolo ou sair meia hora mais cedo. Dessa forma, você valorizará as pessoas e o clima ficará leve.

Fazer passeios em equipe

Socializar em equipe é uma das melhores formas de estabelecer relacionamentos fora do trabalho. Seja em almoços de equipe ou em uma noite de boliche, um ambiente mais descontraído pode inspirar o aprimoramento do trabalho em equipe e da colaboração.

Também é uma oportunidade para os funcionários descobrirem um lado diferente dos gerentes. Dessa forma, eles parecem mais humanos e acessíveis.

Participar de atividades de formação de equipe

Desde um quebra-gelo em salas de reunião até dias de ausência corporativa, os exercícios de formação de equipe podem ajudar a fortalecer a união.

Existem também algumas atividades divertidas de formação de equipes virtuais disponíveis online. Assim, os funcionários remotos não se sentem excluídos. Isso pode incluir tudo, desde a resolução de casos de crimes virtuais até a resolução de dilemas relacionados ao trabalho. A beleza dos jogos online é que eles podem durar apenas 15 minutos, não ocupando muito do seu dia.

Incentivar amizades

Apenas três em cada dez funcionários têm um melhor amigo no trabalho. Pode ser benéfico ajudar a desenvolver amizades entre os membros da equipe.

Aumente as oportunidades de contato, seja presencial ou virtual. Por exemplo, o uso da VR pode criar uma sensação real de presença, mesmo quando as pessoas estão a quilômetros de distância. Pense em estabelecer um sistema de mentoria, principalmente para novos contratados. Algumas dessas conexões iniciais podem até resultar em amizades duradouras.

Reconhecer conquistas

Demonstre gratidão pelas contribuições dos funcionários no dia a dia, bem como pelos seus principais sucessos. Por exemplo, eles podem ter resolvido um problema específico ou superado um desafio pessoal. Elogie-os com uma mensagem no bate-papo da empresa ou com uma mensagem pessoal de agradecimento.

Outra ideia é pedir às pessoas que respondam a algumas perguntas sobre seus hobbies, comidas e bebidas favoritas etc. Em seguida, use esse perfil para surpreendê-las com uma recompensa significativa ao reconhecer seu trabalho árduo ou comemorar um aniversário no trabalho.

Incentivar hobbies

A maioria das pessoas tem interesses fora do trabalho. Quando estiver pensando em como criar uma cultura de trabalho divertida, considere reservar um tempo mensal da equipe para hobbies.

Embora os coquetéis obrigatórios e os playgrounds cheios de jogos e brinquedos sejam parte do passado, ainda é importante que os funcionários possam relaxar de vez em quando. Tome cuidado para ouvir o que eles realmente querem.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.