Geração Z no local de trabalho: como mantê-los felizes

A população da Geração Z está crescendo e, em breve, ela será um dos maiores grupos no local de trabalho. O que isso significa para as empresas? Vamos analisar essas questões.

CULTURA | 5 MINUTOS DE LEITURA
Gen Z in the workplace
Por que a força de trabalho da Geração Z é tão importante?

Por que a força de trabalho da Geração Z é tão importante?

A Geração Z se refere a qualquer pessoa nascida entre os anos de 1996 e 2010. Os membros mais velhos do grupo farão 27 anos em 2023. Eles também fazem parte da maior geração, representando quase um terço (32%) da população global.

Assim como todo grupo geracional, a Geração Z tem as próprias experiências e percepções únicas do mundo. A seguir, veja algumas das principais características que diferenciam essa geração da anterior:

São nativos digitais

Uma das características mais notáveis da Geração Z é a relação dela com a tecnologia. Nascida em um mundo já equipado com internet, dispositivos móveis, telas sensíveis ao toque e redes sociais, a Geração Z é a primeira a ser considerada uma "nativa digital".

O entendimento inerente da tecnologia traz características positivas e negativas. Considerando o lado positivo, a Geração Z cresceu com informações ilimitadas nas pontas dos dedos e sabe navegar com facilidade. Os membros dela são pessoas naturalmente proativas no que diz respeito a aprendizado e pesquisa independentes. No entanto, isso também faz com que eles fiquem facilmente entediados e frustrados com tarefas repetitivas, principalmente se essas tarefas puderem ser automatizadas.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

Diversidade é a norma

Além de ser a maior geração, a Geração Z também é considerada a mais diversa até hoje. Segundo a Pew Research, 48% da Geração Z se identifica como sendo racialmente ou etnicamente diversa (com base em um estudo com foco nos EUA).

Ideias sobre gênero e sexualidade também são mais diversas na Geração Z, que tem mais chances de dizer que conhece alguém que prefere pronomes neutros do que as gerações mais velhas. Isso é refletido na maneira como a Geração Z espera ser identificada por empresas e autoridades. Entre os membros, 59% dizem que formulários ou perfis online deveriam oferecer opções adicionais de gênero além de "homem" e "mulher", se comparados a apenas 50% da Geração Y, 40% da Geração X e 37% da Geração de Baby Boomers.

Sofrimento com a solidão

Cada vez mais chamada de "geração mais solitária", a Geração Z tem mais chances de dizer que se sentiu solitária enquanto crescia. A culpa disso é frequentemente atribuída à tecnologia e, mais recentemente, à pandemia. No entanto, outro fator provável são as mudanças na estrutura familiar, com jovens adultos se casando mais tarde e ambos os pais voltando a carreiras em tempo integral nos primeiros anos do desenvolvimento dos filhos.

Membros da Geração Z não superaram essa sensação inerente de solidão. Muitos deles vão trazê-la para o trabalho. Na verdade, um estudo recente da Cigna revela que 73% dos membros da Geração Z relatam que se sentem sozinhos às vezes ou sempre. Esse é o maior nível de qualquer geração. Enquanto isso, 72% dos membros da mesma geração relatam sentir timidez e 71% sentem que ninguém os entende.

São politicamente progressistas

Com as notícias e opiniões do mundo nas pontas dos dedos, a Geração Z é mais politicamente progressista do que qualquer outra geração anterior. As visões dela diferem das dos mais velhos em vários aspectos importantes.

Em primeiro lugar, nas visões sobre raça, a Geração Z, se comparada a gerações mais velhas, tem mais chances de dizer que pessoas negras são tratadas de maneira menos justa. Também tem mais chances do que as gerações mais velhas de acreditar que o governo deveria desempenhar um papel mais ativo em problemas relacionados à mudança climática. Além disso, aproximadamente metade dos membros da Geração Z dizem que a legalização de casamentos gays e lésbicos é boa para a sociedade. (Todos os dados são baseados em uma pesquisa feita nos EUA pela Pew.)

Segurança financeira é importante

A Geração Z cresceu vendo os próprios pais passarem por várias crises econômicas, incluindo a crise de 2008, seguida pela Grande Recessão e, atualmente, a crise do custo de vida. Isso deu a ela uma perspectiva mais experiente no que diz respeito a finanças.

A segurança econômica é de grande importância para os trabalhadores da Geração Z. Movidos por pragmatismo e segurança, os membros dessa geração querem ter rendas estáveis e evitar dívidas a qualquer custo.

Expectativas da Geração Z para o local de trabalho

Expectativas da Geração Z para o local de trabalho

Os primeiros formados da Geração Z entraram no mercado de trabalho em 2019 e já estão estabelecendo um precedente para como o restante do grupo lidará com esse mundo.

O relatório recente da ThoughtExchange, Gen Z At Work (Geração Z no trabalho), descreve algumas das principais expectativas que a Geração Z traz para o local de trabalho:

  • 96% dos funcionários da Geração Z dizem que é importante se sentir valorizado, incluído e empoderado no trabalho

  • 80% querem um trabalho que permita explorar e desenvolver novas habilidades, em vez de focar em uma só

  • 79% gostariam que o próprio gerente se importasse com o desenvolvimento pessoal deles tanto quanto o desenvolvimento profissional

  • 53% dizem considerar os benefícios do local de trabalho ao procurar uma nova função. Em média, funcionários da Geração Z estariam dispostos a aceitar um corte salarial de 19% se isso significasse que suas necessidades além do salário seriam atendidas

  • 39% buscam especificamente pela flexibilidade do trabalho remoto; 71% dos funcionários em trabalhos remotos ou híbridos dizem que não voltariam a um local de trabalho totalmente presencial

  • A força de trabalho da Geração Z tem altas expectativas para os aspectos ambiental, social e administrativo no local de trabalho. 73% sairiam de uma empresa se as práticas comerciais dela não fossem éticas, enquanto 68% sairiam se a empresa não fosse sustentável, 62% por diferenças sociais e 58% por divergências políticas

Como gerenciar a Geração Z

Como gerenciar a Geração Z

Veja abaixo algumas informações importantes sobre gerenciamento da Geração Z no local de trabalho.

  • Foco em diversidade e inclusão

    De acordo com uma pesquisa da EY, 63% dos funcionários da Geração Z acreditam ser essencial trabalhar com pessoas de diferentes formações educacionais e níveis de habilidade, enquanto 83% pensam que ter pessoas de diferentes culturas é o elemento mais importante na criação de uma equipe.

    Se a sua força de trabalho é pouco diversa, pode ser a hora de repensar seu processo de contratação. Trabalhe em colaboração com suas equipes de RH para criar um processo de contratação que seja justo e aberto a trabalhadores com diferentes experiências. Também há muito que você pode fazer para desenvolver um maior senso de comunidade e conexão na sua equipe existente com o poder do Workplace.

  • Incentive a comunicação

    Apesar da fluência em tecnologias de comunicação digital, a mão de obra da Geração Z valoriza interações sociais, com 51% preferindo a comunicação presencial. Incentivar essas interações presenciais ajudará muito a manter a Geração Z engajada no local de trabalho, criando uma cultura que promove a colaboração e a comunicação em equipe.

    Algumas maneiras fáceis de alcançar isso incluem escolher ligações de vídeo em vez de ligações de voz, definir reuniões e atividades sociais regulares com a equipe e incentivar gerentes a verificar os funcionários com frequência, oferecendo feedbacks e avaliações de desempenho.

  • Ofereça autonomia e propriedade

    Trabalhadores da Geração Z não querem ficar no mesmo emprego para sempre. Eles saltam entre diferentes funções. Isso faz com que seja importante dar à força de trabalho da Geração Z várias oportunidades de aprendizado e crescimento para além das funções que desempenham atualmente.

    Gerentes devem aproveitar a independência e automotivação da Geração Z, confiando aos membros responsabilidades extracurriculares e dando a eles a oportunidade de compartilhar as próprias ideias. Dê a eles as ferramentas para pesquisa independente e alimente os interesses deles para encorajar tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.

  • Ofereça flexibilidade

    A Geração Z entrou em um mundo do trabalho em que o trabalho remoto e híbrido já era amplamente aceito. Por conta disso, a flexibilidade no local de trabalho se tornou uma expectativa dos funcionários da Geração Z.

    Com mais de um terço dos formados da Geração Z buscando especificamente por contratos de trabalho flexíveis, as empresas devem buscar oferecer o máximo de flexibilidade possível para os próprios funcionários.

  • Crie uma cultura positiva da empresa

    Com a vida doméstica e o trabalho mais misturados do que nunca, funcionários da Geração Z esperam que suas vidas profissionais sejam tão positivas quanto suas vidas pessoais. Eles querem se sentir valorizados no local de trabalho e que as conexões que fazem com colegas e gerentes sejam o mais pessoais possível.

    Criar uma cultura positiva da empresa é fundamental para motivar a Geração Z no local de trabalho. Isso pode ser alcançado combinando boa comunicação, transparência nos negócios e um entendimento das expectativas no que diz respeito a progressão de função, salário e benefícios.

  • Ofereça estabilidade financeira e vantagens relacionadas a bem-estar

    Com experiência financeira, a Geração Z busca segurança e saberá se o salário e as vantagens estiverem abaixo do padrão. Tanto que 70% dos membros da geração descrevem o salário com o principal motivador. Funcionários da Geração Z têm mais chances de valorizar vantagens como plano de saúde e benefícios de bem-estar, acima de vantagens como comida grátis.

    Ofereça aos funcionários dessa geração um salário competitivo com vantagens personalizadas para as necessidades deles. As empresas devem estar prontas para negociar e abertas a introduzir ou trocar benefícios para atender às novas expectativas dessa força de trabalho.

Você também pode se interessar por:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Liderança | 4 minutos de leitura

Três lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja aqui três dos melhores exemplos.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.