12 dicas para promover a equidade no local de trabalho

O trabalho híbrido apresenta desafios à diversidade, à equidade e à inclusão no local de trabalho, bem como oportunidades. Como você cria um ambiente equilibrado entre trabalhadores remotos, híbridos e presenciais?

TRABALHO REMOTO | 8 MINUTOS DE LEITURA
Equity at work

Os trabalhos híbrido e remoto não vão desaparecer. Embora muitos empregadores esperassem o retorno das equipes ao escritório em breve, uma pesquisa recente mostrou que 83% dos gerentes desejam que seus funcionários compareçam no escritório pelo menos três dias por semana. Os funcionários estão aproveitando a liberdade e a flexibilidade do trabalho remoto e híbrido.

O trabalho flexível também ajudou as pessoas a criar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Como a Grande Demissão mostrou, muitas pessoas agora priorizam a opção de trabalhar onde e como quiserem ao decidir aceitar ou continuar em um emprego. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, mais de quatro em cada cinco funcionários tiveram padrões de trabalho híbridos nos últimos dois anos dizem que preferem mantê-los.

Portanto, os líderes de negócios precisam integrar a abordagem híbrida em sua estratégia geral e garantir que as práticas de trabalho estejam alinhadas a ela. Isso inclui a criação de locais de trabalho diversificados, equitativos e inclusivos.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Como o trabalho híbrido pode criar um local de trabalho com mais equidade?

Como o trabalho híbrido pode criar um local de trabalho com mais equidade?

Quando integrado de modo eficaz, o trabalho híbrido e remoto pode abordar e solucionar muitas das dificuldades tradicionais da equidade.

Remove as barreiras geográficas do trabalho

Do ponto de vista dos empregadores, o trabalho híbrido fornece um banco de recrutamento geográfico mais amplo, com maior acesso a talentos remotos. Também funciona para os funcionários, pois eles não estão restritos a trabalhar na mesma área ou até, em alguns casos, no mesmo país que os empregadores. Isso significa que as oportunidades de trabalho qualificado e altamente remunerado estão mais amplamente disponíveis, não importando de onde as pessoas estiverem.

Ajuda a superar desigualdades de gênero

As mulheres ainda são responsáveis pela maior parte do trabalho doméstico, o que pode dificultar o trabalho em um horário tradicional de escritório. Esse desequilíbrio pode forçar as mulheres a abandonar o trabalho ou a aceitar empregos de baixa remuneração ou ocasionais, contribuindo para a diferença salarial entre gêneros. O trabalho híbrido e remoto tem o potencial de equilibrar essas desigualdades, deixando os cargos de alto escalão acessíveis às mulheres, juntamente com o cuidado dos filhos ou outras responsabilidades domésticas.

O trabalho híbrido aumenta oportunidades para funcionários com deficiência

Um estudo da Universidade de Lancaster mostra que a maioria dos trabalhadores com deficiência valoriza a oportunidade de decidir onde trabalhar. Na verdade, 70% afirmaram que estar confinado ao trabalho no escritório afetou negativamente sua saúde física ou mental. As pessoas gostaram de ter mais autonomia e controle da própria agenda e ambiente, permitindo o gerenciamento da própria saúde e bem-estar. Além disso, 85% também disseram que se sentiam mais produtivos trabalhando em casa. Elas valorizaram a maior acessibilidade e o apoio mais adequado e individualizado, permitindo se concentrar no trabalho e competir por empregos e carreiras no nível dos outros colegas.

O trabalho flexível e híbrido reduz a oportunidade de preconceitos inconscientes

Os preconceitos inconscientes são uma limitação tradicional da equidade e da diversidade. Isso é algo que pode ser ignorado, mesmo nas empresas e equipes com foco no futuro. Quando a Deloitte entrevistou três mil funcionários, mais de 60% relataram preconceito no local de trabalho, destacando a necessidade das organizações melhorarem a cultura de inclusão. Mas com tantas pessoas trabalhando fora do escritório, muitos dos indícios visuais que podem gerar preconceitos, como a aparência, a vestimenta e a idade, ficam menos evidentes.

Desafios do trabalho híbrido e do local de trabalho DEI

Desafios do trabalho híbrido e do local de trabalho DEI

Embora o trabalho híbrido e remoto tenha introduzido mais opções e flexibilidade individuais, não é uma garantia automática de um local de trabalho com mais equidade. Existem várias barreiras à equidade no trabalho híbrido que os empregadores precisam abordar.

Trabalho inadequado em ambientes domésticos

Nem todas as casas são iguais quando se trata de trabalho remoto. Alguns funcionários podem ser prejudicados por falta de espaço, luz, conectividade digital e não ter o equipamento certo.

Também pode haver desafios técnicos e, muitas vezes, as oportunidades de contribuição dos trabalhadores remotos são perdidas assim que uma reunião virtual termina. Problemas técnicos também podem afetar a eficácia dos membros da equipe híbrida, e não apenas por causa de reuniões perdidas ou canceladas. Os gerentes ou as pessoas que estão fisicamente no local podem optar por não envolver trabalhadores remotos por medo de falhas na tecnologia, enquanto os funcionários podem optar por não contribuir pelo mesmo motivo.

Invisibilidade

Trabalhadores remotos e as pessoas que trabalham fora do escritório a maior parte do tempo podem ter sentimentos de isolamento e exclusão. Muitas vezes é difícil manter contato com o resto da equipe à distância. O trabalho remoto pode separar as pessoas das metas gerais dos negócios e da cultura da empresa. Assim, podem acreditar que suas contribuições não são procuradas ou valorizadas.

Menos acesso à liderança e à gerência

De acordo com a Envoy, 96% dos executivos dos EUA admitiram notar a contribuição de funcionários presentes no escritório mais do que as pessoas trabalhando em ambientes remotos. Esse preconceito de proximidade sugere que o local onde o trabalho é realizado afeta a recepção e o reconhecimento dos gerentes. Isso pode limitar as ofertas de trabalho mais empolgantes ou desafiadoras, assim como a subsequente progressão na carreira, às pessoas fisicamente mais próximas dos responsáveis pelas decisões da empresa. Além disso, o estudo também sugere que quase metade dos funcionários híbridos ou remotos não sabe que isso pode afetá-los.

Os trabalhadores remotos também podem perder oportunidades de se conectar com outros níveis e setores da empresa, o que poderia resultar em a uma qualificação ou promoção. Além disso, eles podem ter menos acesso à gerência. Para os gerentes, isso resulta em oportunidades perdidas de identificar e maximizar as habilidades e experiências das pessoas, bem como de criar uma estratégia futura usando os melhores talentos.

Ficar de fora dos eventos sociais

O aspecto social do trabalho é importante. Para muitas pessoas, principalmente aquelas que moram sozinhas, o contato com colegas de trabalho pode ser a maior parte da interação social da semana. Se isso for perdido, pode resultar em isolamento, depressão e estresse. Também pode aumentar problemas que os gerentes perceberiam pessoalmente, mas podem não sinalizar quando não encontram seus funcionários pessoalmente por várias semanas. Quando alguns funcionários estão presentes no escritório mais do que outros, isso também pode levar a uma sensação de "eles e nós". Isso é prejudicial para as equipes como um todo e, em vez de construir um local de trabalho mais diversificado, equitativo e inclusivo, na verdade atrapalha.

Os funcionários que estão longe do escritório há muito tempo podem se sentir tão desconectados, seja por falta de comunicação ou possivelmente porque já são marginalizados por gênero, diferenças culturais ou deficiência, que optam ativamente por não retornar.

Como desenvolver a equidade no local de trabalho

Como desenvolver a equidade no local de trabalho

O desafio é como maximizar os benefícios do trabalho híbrido e garantir a DEI para todos. Veja 12 dicas para alcançar a equidade na força de trabalho híbrida:

Apoie o trabalho em ambientes domésticos

Verifique se todos têm acesso igual a um ambiente de trabalho adequado, por exemplo, fornecendo móveis e equipamentos.

Conheça sua equipe

Faça questão de saber mais sobre cada funcionário individualmente, peça suas opiniões e consulte-os regularmente. Use pesquisas para avaliar os requisitos e objetivos de todos e planeje decisões com base nas necessidades individuais.

Promova e crie conexões

Entre trabalhadores remotos e no local. Conecte os funcionários no escritório com as pessoas em casa, verificando se trabalham em conjunto e assumem responsabilidades de modo igual.

Priorize a comunicação

Use as plataformas de comunicação e compartilhamento para fazer perguntas, conferir o andamento de tarefas, ouvir sugestões e responder com ações.

Concentre-se na formação das equipes

Encontre tempo para atividades de formação de equipes que unam as pessoas.

Reconheça situações difíceis

Prepare-se para lidar com problemas individuais assim que eles surgirem e faça com que todos da equipe saibam do que se trata.

Permita "câmeras desligadas" e horários sem reuniões

Para garantir que os trabalhadores remotos e híbridos não sofram com a expectativa de sempre estarem disponíveis na tela. No entanto, fique atento se alguém estiver consistentemente no modo "câmera desligada", pois isso pode ser um sinal de que há um problema.

Crie eventos presenciais

Use dias de folga e reuniões sociais para dar a todos a oportunidade de se encontrarem e se conhecerem.

Mentoria proativa

Use a mentoria para que o progresso, os interesses e as metas de desenvolvimento profissional de cada pessoa sejam compreendidos e considerados.

Aumente a transparência

Quando as pessoas estão longe do ambiente físico da empresa, é importante garantir que as decisões e a estratégia estejam disponíveis para que todos possam acessar e contribuir.

Invista em tecnologia

Quanto melhor a tecnologia, mais engajada e inclusiva será a força de trabalho remota e híbrida. O uso de VR e AR pode gerar integração, reuniões e treinamentos interessantes, envolventes e inclusivos em qualquer lugar.

Disponibilize todos os recursos de modo igual e fácil para todos

Isso inclui materiais de pesquisa e informações básicas, bem como tecnologia e equipamentos.

Continue lendo:

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar na modalidade remota: benefícios e desafios

Mais e mais de nós estão e estarão trabalhando remotamente. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 10 minutos de leitura

Nove dicas para fazer funcionários remotos se sentirem incluídos

Engajar uma força de trabalho remota pode ser um desafio, mas existem maneiras testadas e confiáveis de fazer isso. Confira nove dicas essenciais para ajudar a engajar os seus funcionários remotos.

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Confiando em equipes remotas

Entenda por que uma cultura de confiança é importante quando as pessoas estão trabalhando remotamente e descubra como gerar confiança nas suas equipes de trabalho remoto.