Engajar funcionários remotos: por que e como fazer isso

Engajar uma força de trabalho remota pode ser um desafio. No entanto, existem maneiras testadas e confiáveis de conectar-se com as pessoas e impactar positivamente a produtividade pessoal e a noção de propósito. Vamos analisar essas questões.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONÁRIO | 7 MINUTOS DE LEITURA
how to make employees feel included - Workplace from Meta

Os desafios de engajar uma força de trabalho remota

Nossa nova era de trabalho híbrido e remoto está permitindo mais flexibilidade e autonomia. Apesar dos desafios que todos enfrentamos em 2020, muitas pessoas ainda dizem que o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal melhorou este ano.

Mas também há pontos negativos. Estudos mostram que 70% dos trabalhadores remotos podem se sentir “excluídos” do ambiente de trabalho. Os seres humanos precisam de conexão para ter sucesso. Garantir que isso aconteça requer mais reflexão quando não existe um espaço físico compartilhado para encontros presenciais. Além disso, alguns trabalhadores remotos agora trabalham em equipes com pessoas que nunca conheceram pessoalmente, tornando a conexão autêntica mais desafiadora e fazendo com que algumas pessoas se sintam excluídas da cultura da empresa.

Até recentemente, esses desafios eram exclusivos dos funcionários geograficamente remotos. No entanto, isso agora se generalizou. A boa notícia é que existem ferramentas para aumentar a conexão e o engajamento do funcionário na sua força de trabalho remota. Saiba como usá-las.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Nove dicas para fazer funcionários remotos se sentirem incluídos

Nove dicas para fazer funcionários remotos se sentirem incluídos

1. Mantenha as pessoas atualizadas

É essencial manter a sua força de trabalho remota atualizada em um cenário em constante mudança. O objetivo é conter as incertezas ou a ansiedade que esses trabalhadores possam sentir. Inclua no seu plano de comunicação corporativa o compartilhamento de notícias da empresa. Dê informações aos funcionários antes de anunciá-las publicamente, assim eles podem fazer perguntas e dar feedbacks.

2. Dê apoio ao bem-estar pessoal e profissional

Problemas com o bem-estar podem não ser tão fáceis de detectar virtualmente, então aprenda a procurar sinais de que os funcionários remotos estejam com dificuldades e entre em contato rapidamente. Os sinais de que alguém está passando por “fadiga de isolamento” incluem manter a câmera desligada, ignorar reuniões e falar que está doente.

Fornecer acesso e financiar treinamentos pode ser uma excelente maneira de apoiar o bem-estar pessoal e profissional. Sem o deslocamento para o trabalho, as pessoas talvez tenham um tempo extra para se comprometer e se envolver com os cursos. Incentive os funcionários a falar sobre os seus interesses fora do trabalho, para mostrar que você os valoriza como pessoas e não apenas como recursos.

3. Ajude as pessoas a se sentirem capacitadas

A maneira como os eventos estão se desenrolando está fora de nosso controle, por isso é vital ajudar a sua força de trabalho remota a se sentir capacitada sempre que possível. Por exemplo, transmita a eles uma sensação de autonomia, seja flexível quanto aos horários e padrões de trabalho e deixe-os decidir as pequenas coisas, como perguntar se preferem ligações de vídeo ou de áudio para conversar.

4. Ajude-as a se sentirem parte da cultura da empresa

Pode ser difícil definir a cultura da empresa. Com o surgimento do trabalho híbrido, os gerentes da linha de frente podem ter dificuldades para transmitir virtualmente a essência da cultura da empresa ou garantir que os funcionários remotos se sintam parte dela.

Para melhorar a inclusão, incentive os trabalhadores remotos a alimentar os valores da sua empresa e pense em como esses valores estão evoluindo no cenário atual. Talvez você precise enfatizar os valores da empresa com mais regularidade nas suas plataformas de comunicação, em vez de confiar apenas na própria "percepção" sutil (que tende a funcionar apenas quando todos estão no mesmo local). Por exemplo, comece cada reunião semanal com foco em um valor central e peça às pessoas que descrevam como o demonstraram recentemente. Tente recompensar ou reconhecer os esforços por meio de pequenos presentes ou prêmios.

5. Incentive os funcionários remotos a se comunicarem uns com os outros

Incentive conversas informais entre os membros da equipe, como pausas virtuais para o café. Grupos menores são mais eficientes para aumentar a intimidade e a confiança, portanto, em equipes maiores, talvez seja útil ter vários grupos de pausa para o café, alternando as pessoas semanalmente. Talvez seja útil alocar um amigo para ajudar novos membros da equipe.

As conversas individuais com os gerentes se tornam ainda mais importantes nesse momento, então não as deixe de fora. Tenha uma política de portas abertas e permita que os funcionários remotos escolham os canais para se comunicar com você. Assim, eles podem fazer o que for mais confortável para eles.

6. A voz de todos deve ser ouvida

Os trabalhadores remotos, sejam de fábricas, lojas e campo, também têm voz, e a opinião deles não pode se perder. Isso pode gerar um sentimento de não ser ouvido ou valorizado. Também significa que as organizações podem perder a oportunidade de aproveitar as ideias e inovações desses trabalhadores.

Ao pensar na inclusão dos funcionários remotos, priorize maneiras de ouvi-los usando plataformas sociais para celular, bem como métodos tradicionais, como as pesquisas com funcionários. Nas reuniões, considere dedicar um tempo específico para falar com os funcionários remotos, principalmente se eles já estiverem se sentindo desengajados ou desconectados da empresa. Quando eles falarem, ouça e dê um feedback encorajador. Tente fazer o mesmo quando enviarem emails ou mensagens no bate-papo da equipe. Esses momentos de microfeedback podem realmente ajudar a validar e motivar as pessoas.

7. Faça atividades divertidas para engajar os funcionários remotos

Crie atividades planejadas e incentive atividades informais entre os membros da equipe. Algumas empresas organizam jogos de perguntas e respostas, clubes do livro ou noites de karaokê regularmente, por exemplo. Para aumentar o engajamento, separe uma parcela do orçamento para esses momentos de conexão e incentive os funcionários remotos a se revezarem na decisão dos temas. Dê autonomia para que decidam a forma como vão gastar o orçamento.

8. Programe o trabalho híbrido para maximizar a conexão

Ser flexível em relação ao horário de trabalho é um elemento crucial da satisfação dos funcionários, principalmente quando muitos trabalhadores remotos têm prioridades e compromissos que não tinham em tempos normais. Sentimentos de solidão e desconexão podem aumentar se as equipes nunca estiverem online simultaneamente. Portanto, procure maneiras de encontrar um equilíbrio entre o horário de trabalho flexível e os horários em que você gostaria que as pessoas estivessem online juntas. Talvez você possa agendar um pequeno número de horas principais ou pedir às pessoas que liguem as câmeras em determinadas reuniões.

À medida que fazemos a transição para novas formas de trabalho, incentivar os trabalhadores remotos a se conectar no ambiente de trabalho ao mesmo horário toda semana, quinzena ou mês também pode fazer com que as pessoas se sintam mais conectadas.

9. Use ferramentas de comunicação para apoiar e aumentar o engajamento

As ferramentas de comunicação podem ajudar a aumentar o engajamento e fazer com que os funcionários remotos se sintam incluídos. Dê o exemplo usando a sua ferramenta de comunicação preferida para compartilhar atualizações, incentivar conversas bidirecionais e ajudar os líderes empresariais a serem mais visíveis.

Como manter o engajamento ao trabalhar em casa: principais dicas

Como manter o engajamento ao trabalhar em casa: principais dicas

Essas nove dicas são o que as empresas podem fazer. Mas também há coisas que os trabalhadores remotos podem fazer por si mesmos para maximizar o engajamento.

Crie um espaço de trabalho exclusivo

Nem todo mundo tem uma sala separada onde pode fechar a porta e trabalhar em paz, principalmente os trabalhadores remotos que moram nas cidades. Mas seja qual for a configuração da sua casa, com alguma criatividade, é possível reservar um espaço específico para o trabalho. Isso também ajuda no final do dia, quando você precisa voltar para a vida doméstica e deixar o trabalho de lado.

Estabeleça limites entre trabalho e casa

Esses limites são ainda mais importantes agora que as pessoas correm o risco de permanecer no "modo de trabalho" o tempo todo. Como as pessoas podem diferenciar trabalho e casa?

Um bom truque é vestir roupas de trabalho como de costume. Se você tiver uma reunião importante, use sapatos. Pequenas atitudes como essa podem ajudar a separar trabalho e vida doméstica nos contextos em que parece que as coisas se misturam. Para marcar o fim do dia de trabalho, tire a roupa de trabalho e, se possível, feche os seus dispositivos e guarde-os em uma sala separada. Algumas pessoas acham que sair de casa ou fazer algum exercício pode ajudar a “sair” do modo de trabalho.

Resolva as distrações

As distrações são o maior desafio do trabalho remoto de acordo com 12% dos trabalhadores. Isso pode acontecer em especial se você for relativamente novo no trabalho remoto e ainda não tiver uma rotina. Embora seja preciso dizer que mesmo a melhor rotina pode ir por água abaixo quando você adiciona crianças e animais de estimação à equação.

Para minimizar as distrações, a Forbes recomenda preparar as refeições com antecedência e desativar as notificações do smartphone. Investir em fones de ouvido com cancelamento de ruído pode ajudar, assim como em uma caixa de correspondência segura para que a campainha da sua casa não fique tocando a cada entrega que chega.

Cuide do seu bem-estar

Uma pesquisa realizada pela Monster constatou que, até julho, 69% dos funcionários estavam sofrendo com sintomas de esgotamento. Apenas quatro meses após o começo da pandemia. Incluir pausas para o seu bem-estar durante o dia pode fazer uma enorme diferença. Seja por meio de um vídeo online de ioga ou meditação, caminhar no mesmo horário todos os dias ou ligar para um amigo ou parente para conversar enquanto toma café.

Seu bem-estar físico também é importante, então reserve um tempo para verificar se o posicionamento dos seus dispositivos não está prejudicando a sua postura ou visão. Pense na ergonomia quando estiver comprando (ou improvisando) seu próximo home office.

Organize o seu tempo

Uma vantagem do trabalho remoto é que você pode ter mais controle do seu dia, aumentando a produtividade e o bem-estar. Pense em como os seus níveis de energia diminuem e fluem ao longo do dia. Com base nisso, planeje a carga de trabalho para que você trabalhe de maneira mais inteligente, e não com mais intensidade. Repensar algumas técnicas de gerenciamento de tempo também pode ajudar.

Priorize contatos regulares

Se você já está sentindo os efeitos da fadiga de isolamento, pode ser difícil motivar-se para participar das reuniões da equipe. No entanto, vale a pena fazer isso para o seu próprio bem. Para reuniões informais, estabeleça uma meta de participação de apenas dez minutos e avance a partir disso. Para aumentar a sensação de conexão e engajamento, sugira um tema para a conversa que tenha a ver com você, como um livro que você leu ou um dia de conscientização que está chegando.

Algumas pessoas acham que trabalhar em uma sala virtual ou falar um pouco com algum colega de trabalho com a câmera ligada são elementos que aumentam a conexão.

Repense a solidão

Já antes dos lockdowns globais e das políticas de trabalho remoto, a solidão era classificada como um dos maiores problemas enfrentados por pessoas que trabalham remotamente. Mas, se você repensar a solidão como parte de um problema social mais amplo, poderá adotar uma abordagem mais holística. Além de priorizar o tempo formal e informal com colegas de trabalho remotos, crie novos hábitos, como conversar com algum vizinho ou participar de um grupo da comunidade local. Mesmo quando nos sentimos sobrecarregados, ajudar outras pessoas pode trazer um senso de perspectiva e isso ajuda a combater a solidão.

Adquirir novos hábitos ajudará na transição para a próxima fase do trabalho híbrido, com espaços de coworking, ambientes presenciais, cafeterias e home office: tudo misturado.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os termos de Privacidade do Workplace.

Talvez você também goste

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: como fazer funcionar para você.

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Trabalho remoto | 9 minutos de leitura

Ideias para home office econômico: dicas de especialistas.

Depois da pandemia global, o trabalho remoto e híbrido veio para ficar. Confira este guia para criar um home office que maximize o espaço e seja acessível.

Trabalho remoto | 6 minutos de leitura

Por que a confiança é o item número um em equipes de trabalho remotas bem-sucedidas.

Quando as pessoas confiam umas nas outras, as equipes ficam mais felizes e produtivas. Mas o que acontece com a confiança quando trabalhamos remotamente?