A inovação no local de trabalho é o segredo para o sucesso empresarial. As empresas que desejam ter sucesso precisam saber como interagir com os funcionários e obter mais ideias de ponta de outros lugares da organização. Confira três dicas simples para começar.

  1. Trate cada funcionário como uma pessoa inovadora
  2. Toda ideia é boa (mesmo quando não é)
  3. Forneça a cada inovador as ferramentas certas

Por que a inovação no local de trabalho é importante

Por que a inovação no local de trabalho é importante

A globalização e a ruptura digital mudaram o cenário dos negócios para sempre. As empresas não vivem mais em um mercado com poucos concorrentes.

A concorrência está espalhada por todo o mundo. Organizações estabelecidas percebem que precisam repensar estratégias enquanto as empresas inovadoras usam tecnologia de ponta para derrubar as tradições do setor.

Neste mundo competitivo e acelerado, os CEOs estão se concentrando na inovação como o segredo para o sucesso das empresas. Na 20ª pesquisa com CEOs feita pela PwC em 2017, quase um quarto dos 246 CEOs participantes disseram que a inovação era a área que mais queriam fortalecer. Esse quesito estava à frente do capital humano e dos recursos digitais e tecnológicos.

Portanto, a pergunta é: como os líderes empresariais incentivam a inovação no local de trabalho?

  1. Todo funcionário é um inovador
    Todo funcionário é um inovador

    A empresa que se concentra apenas no departamento de P&D para gerar inovações está tentando padronizar o processo criativo. É contraproducente, e a força criativa logo desaparecerá se você contar com poucas pessoas para ter todas as ideias.

    Em vez disso, dê a cada funcionário a chance de inovar, incentivando o compartilhamento de ideias e envolvendo-os no desenvolvimento de novas ideias.

    A velha caixa de sugestões ainda é um ótimo recurso. Mas transferir a conversa online para uma rede social corporativa como o Workplace permitirá que as ideias se espalhem e se desenvolvam. Ferramentas como grupos e Feed de Notícias tornam a inovação visível e acessível. Se todos na organização puderem ver e comentar as novas ideias, todos na empresa poderão participar de um brainstorm em conjunto.

    Um vendedor pode publicar uma sugestão pela manhã sobre o novo material de que precisa para fechar um negócio. A equipe de marketing pode discutir e entregar o criativo à tarde. E você receberá seu novo folheto no dia seguinte. As organizações podem ser mais ágeis quando você dá às pessoas o espaço e as ferramentas para inovar.

  2. Toda ideia é boa (mesmo quando não é)
    Toda ideia é boa (mesmo quando não é)

    Recompensar a mudança e a inovação no local de trabalho é uma maneira importante de motivar os funcionários a continuar apresentando novas ideias. Essa recompensa pode ser monetária ou um reconhecimento por toda a empresa na rede corporativa. Uma publicação agradecendo uma pessoa essencial para uma grande oportunidade nova é um incentivo transparente que pode ajudar a manter o engajamento dos funcionários.

    Mas também é importante garantir que todos saibam que não existe ideia ruim. A grande maioria das novas ideias não funciona. Muitas ideias que parecem ridículas acabam se revelando inovadoras.

    Nunca deixe que um membro da equipe se sinta tolo por uma sugestão nem puna as pessoas por apresentarem uma ideia que não funcionou. A falha é parte do processo de aprendizado. Lide com ela da maneira certa, e você pode incentivar a equipe a fazer melhor da próxima vez.

  3. Todo inovador precisa das ferramentas certas
    Todo inovador precisa das ferramentas certas

    Tantas boas ideias surgiram como resultado da ruptura digital que há uma tendência de resolver problemas com tecnologia e chamar isso de inovação.

    Mas a tecnologia é uma ferramenta. Ela pode possibilitar mudanças e inovação no local de trabalho, mas a criatividade vem dos funcionários. Portanto, em vez de vê-la como um fim em si mesmo, use a tecnologia para capacitar as pessoas a inovar.

    A caixa de sugestões virtual é um ótimo lugar para começar, mas os funcionários precisam conseguir trabalhar juntos em várias disciplinas. Eles não precisam apenas compartilhar ideias, mas também colaborar nos mesmos documentos. Eles precisam entrar em contato um com o outro por voz, vídeo e mensagem instantânea.

    Criar uma rede para dar suporte a essa comunicação empresarial torna mais eficientes as equipes que trabalham nos problemas. Mantenha essa rede aberta em toda a empresa e é provável que você veja “equipes” orgânicas surgirem com base em interesses comuns.

    E isso pode significar novas ideias e inovações melhores surgindo de mais lugares na organização.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Você também pode se interessar por:
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Crie uma colaboração em equipe

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração da sua equipe no local de trabalho, incluindo os benefícios da colaboração e como melhorar o trabalho em equipe.

Comunicação corporativa | 9 minutos de leitura

Comunicação corporativa explicada.

A comunicação corporativa explicada! Descubra o que é a comunicação corporativa e como você pode melhorá-la. Confira estas dicas fáceis.

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando de maneira remota. Muitas outras também trabalharão no futuro. Descubra os prós e contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.