Por que a inatividade é boa para o engajamento dos funcionários

Trabalho precisa ser apenas trabalho? Ou há espaço para diversão, relaxamento e ócio criativo? Vamos analisar essas questões.

ENGAJAMENTO DO FUNCIONáRIO | 2 MINUTOS DE LEITURA
benefits of downtime - Workplace from Meta

Talvez você já tenha ouvido o provérbio "Nem só de trabalho vive o homem". Em um local de trabalho moderno, onde ideias e criatividade são a força vital de muitas organizações, a monotonia é o oposto dos funcionários engajados, inteligentes e ativos de que as empresas precisam.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Existe uma crença geral de que horas extras e trabalho mais rápido produzem melhores resultados. Mas essa noção se baseia na expectativa de que os recursos dos trabalhadores são infinitos.

A realidade é que os trabalhadores podem exceder os próprios limites para fazer o trabalho rapidamente, o que pode ter um efeito negativo sobre eles e a organização.

Nos EUA, 82% dos trabalhadores dizem que ter a oportunidade de trabalhar com flexibilidade aumenta a satisfação do funcionário. E 80% dizem que uma abordagem mais flexível de quando e onde trabalham aumenta a produtividade e a criatividade deles.

Isso sugere que encontrar maneiras mais inteligentes de trabalhar deve ser prioridade na agenda das empresas.

Por que menos pode ser mais

Por que menos pode ser mais

De acordo com a autora Brigit Schulte, a sobrecarga ou a pressão no trabalho podem causar problemas de saúde e uma queda na produtividade. O cérebro, diz Schulte, é mais criativo quando está completamente relaxado [1].

Talvez seja por isso que Luke Sullivan, um executivo de publicidade de sucesso, acredita em uma abordagem livre de estresse.

No seu guia para criar ótimos anúncios, Hey Whipple, Squeeze This, ele escreve que, depois de receber um briefing importante de um cliente, o diretor de arte e o redator da conta devem simplesmente relaxar.

Algo como um processo que envolva pouco mais do que discutir trivialidades, como seus filmes favoritos, e sair mais cedo para almoçar.

O fato é, diz Sullivan, que quando um problema precisa ser resolvido com pensamento criativo e dinâmico, o cérebro simplesmente desliga quando está sob muita pressão.

Maneiras mais inteligentes de trabalhar

Maneiras mais inteligentes de trabalhar

Há muitas empresas criando maneiras melhores de trabalhar que ajudam a aumentar a satisfação, o engajamento, a criatividade e a produtividade dos funcionários.

As organizações estão oferecendo vantagens e benefícios às pessoas para incentivá-las a fazer uma pausa. Podem ser são inscrições gratuitas em academias, períodos mais longos de férias e eventos sociais que dão espaço para um pouco de tempo fora do escritório.

Oferecer aos funcionários esses benefícios traz uma "renovação estratégica". Isso é algo que Schulte diz ser fundamental para manter um relacionamento saudável entre a empresa e os funcionários, porque cria satisfação e fomenta uma grande ética de trabalho.

Como alimentar a criatividade

Como alimentar a criatividade

Veja algumas abordagens que você pode usar a fim de ajudar a aliviar a tensão da sua equipe de vez em quando para que os funcionários possam se sentir bem e dar o melhor deles:

  • Usar a tecnologia para colaborar. As ferramentas certas podem ajudar as pessoas a trocar ideias e trabalhar no projeto criativo mais recente. Com as ferramentas do Workplace, por exemplo, as equipes podem organizar ligações de vídeo HD com vários membros e trabalhar e compartilhar documentos e arquivos em tempo real.
  • Fazer refeições juntos. Mesmo que seja um dia por semana, ofereça lanches e guloseimas e incentive as pessoas a se reunirem longe de suas mesas. Isso as ajudará a relaxar, conversar e talvez trocar algumas ideias.
  • Incentivar pausas frequentes. Muitas pessoas não conseguem se concentrar em algo por mais de algumas horas. Portanto, em vez de implementar pausas rigorosas de uma hora para o almoço, permita que os membros da equipe façam pausas mais frequentes e mais curtas ao longo do dia se isso os fizer sentir mais produtivos
  • Quartas em casa. OK, não precisa ser uma quarta-feira. Mas incentive as pessoas a trabalhar em casa pelo menos um dia por semana. Ficar livre do trânsito e ter a oportunidade de trabalhar em casa são maneiras fáceis de aumentar a satisfação dos funcionários e aprimorar o fluxo criativo.

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Continue lendo

[1] Overwhelmed: Work, Love and Play When No One has the Time, Brigit Schulte

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Engajamento dos funcionários: o que é?

O engajamento do funcionário afeta tudo, da produtividade à felicidade. Saiba mais sobre os principais motivadores do engajamento do funcionário e como identificar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Engajamento de funcionários | 8 minutos de leitura

Perguntas de pesquisa de satisfação do funcionário que realmente funcionam!

Quais são as melhores perguntas de pesquisa de satisfação dos funcionários? Analisamos as perguntas que suas pesquisas de clima organizacional, feedback 360 e outros questionários devem abordar.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Revitalize a sua produtividade em um mundo pós-pandemia

Descubra o que queremos dizer com produtividade, como ela é mensurada e como mantê-la conforme as pessoas retornam gradualmente ao trabalho presencial após a pandemia.