Engajamento de Equipe: o que é e por que é vital para sua organização

Aprenda sobre os principais motivadores do Engajamento de Equipe e veja como detectar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

ENGAJAMENTO DE EQUIPE | 8 MINUTOS DE LEITURA
employee engagement - Workplace from Meta

Você pode contar com sua equipe. Afinal, eles batem o ponto todos os dias. Mas será que eles estão apenas “cumprindo a regra”? Ou eles estão emocional e mentalmente investidos no que estão fazendo e usando seus talentos ao máximo?

Embora uma equipe engajada seja crucial para o sucesso dos negócios, também é um desafio, especialmente na esteira da pandemia do coronavírus, onde o ritmo de trabalho foi interrompido e mais pessoas estão trabalhando remotamente. Analisamos mais de perto como funciona o engajamento de equipe, por que ele é importante e como obtê-lo.

Facilite o trabalho com Workplace

Desde informar a todos sobre o seu retorno ao escritório até a adoção do trabalho híbrido, o Workplace torna o trabalho mais simples.

O que é o Engajamento de Equipe?

O que é o Engajamento de Equipe?

Para uma frase que ouvimos com tanta frequência, o significado de engajamento de equipe é algo surpreendentemente difícil de definir. É felicidade? Disposição para ir mais longe? Lealdade? Compromisso? Paixão? Na verdade, é uma mistura de tudo isso e um pouco mais.

Os especialistas em RH da Sage People falam sobre engajamento em termos de “ir além do básico” e “conectar-se em um nível mais profundo”. A Gallup define funcionários engajados como “aqueles envolvidos, entusiasmados e comprometidos com seu trabalho e local de trabalho”. Já o instituto CIPD se concentra nos relacionamentos, chamando-os de “uma combinação de comprometimento com a organização e seus valores e disposição para ajudar os colegas”.

Agora, o que com certeza o Engajamento de Equipe não é, é simplesmente aparecer todos os dias e continuar com o trabalho. Trata-se de uma conexão muito mais profunda com um trabalho, as pessoas com quem você trabalha e a própria organização. Nem sempre é fácil medir o envolvimento dos funcionários - ou mesmo alcançá-lo. Apenas 35% dos trabalhadores americanos se sentiram engajados em 2019, de acordo com Gallup. E isso é um recorde dos últimos 19 anos!

O envolvimento do funcionário é o mesmo que a satisfação do funcionário?

O envolvimento do funcionário é o mesmo que a satisfação do funcionário?

Embora haja algumas evidências de que a satisfação no trabalho pode contribuir para o engajamento, isso nem sempre é o caso. Quando a Society for Human Resource Management analisou a satisfação e o engajamento, descobriu que, embora 88% das pessoas questionadas estivessem satisfeitas, elas disseram também que estavam apenas moderadamente engajadas.

Portanto, a satisfação e o engajamento de equipe não são iguais. Pense na satisfação como “estar contente”: uma pessoa satisfeita se sente confortável com o que faz e se sente capaz de fazê-lo. Ela está razoavelmente satisfeita com seu salário e condições de trabalho. As coisas estão bem. Mas ela não está desafiada, motivada ou engajada. Ela está “trabalhando”, não está envolvida com seu trabalho, com as pessoas ao seu redor ou a organização - e isso afeta seu desempenho. Embora possa estar contente, ela não tem necessariamente motivação para ter um desempenho melhor do que os funcionários que não estão satisfeitos, o que pode afetar a produtividade e a inovação.

Se não há uma ligação definitiva entre satisfação e engajamento, o que dizer da felicidade? Alguns comentaristas argumentam que, assim como estar satisfeito com seu trabalho, a felicidade não necessariamente o torna engajado. Por outro lado, você pode se sentir profundamente envolvido com seu trabalho, embora não seja feliz. No entanto, pesquisas que examinam a correlação entre felicidade e engajamento mostram que funcionários felizes têm maior probabilidade de se engajar. Como diz Kevin Druse, autor de Employee Engagement 2.0: “Engajamento no trabalho não é o mesmo que felicidade, mas você precisa de engajamento para alcançar a felicidade.” Portanto, ao analisar como alcançar o engajamento, você não pode deixar a felicidade de fora da equação.

Por que uma equipe engajada é importante?

Por que uma equipe engajada é importante?

O Engajamento de Equipe é importante porque tem impacto nas áreas críticas de uma organização - do desempenho à produtividade, da retenção à reputação.

Envolvimento e produtividade do funcionário

A queda ou estabilidade da produtividade é um problema em alguns países. No Reino Unido, mais de um terço dos trabalhadores questionados em um estudo admitiram ser produtivos por menos de 30 horas por semana. O envolvimento dos funcionários tem efeitos quase mágicos na produtividade, aumentando-a em até 21%. E, claro, isso tem um impacto considerável nos resultados financeiros.

Então, por que funcionários engajados são muito mais produtivos? Uma teoria é que eles têm mais “esforço discricionário”- em outras palavras, eles estão mais dispostos a ir além, fazendo coisas que não são esperadas deles, como ficar até tarde para concluir o trabalho ou cumprir prazos. 82% dos funcionários engajados dizem que “vão além”, de acordo com o relatório Move, Mold, Motivate da Sodexo.

Aumentando a retenção da equipe

Quando os funcionários estão engajados, estudos mostram que a rotatividade de pessoal cai em até 59%, o que significa uma força de trabalho mais estável e produtiva. Além disso, funcionários engajados podem ser evangelistas de uma organização. Eles são quase nove vezes mais propensos a recomendar sua empresa como um bom lugar para trabalhar, ajudando a construir a reputação de uma organização.

Isso é importante porque os custos de substituição de um funcionário são enormes. As estimativas sugerem que, nos Estados Unidos, substituir um funcionário equivale a algo entre seis e doze meses de salário. No Reino Unido, isso pode custar até £ 30.000.

E não se trata apenas de dinheiro. Quando alguém sai, há uma perturbação nas equipes e o moral acaba baixando. Pior ainda: o conhecimento pode “escapar” da organização. As empresas precisam encontrar e treinar novas pessoas e repetir continuamente o processo, dependendo da taxa de rotatividade. Além disso, os novos funcionários precisam de tempo para se atualizar, o que também impacta na produtividade.

Os riscos de perder pessoal são altos. De acordo com uma pesquisa feita por um recrutador, mais da metade dos funcionários do Reino Unido gostariam de deixar seus empregos. Em particular, os Millenials são os mais inquietos, com 49% afirmando que gostaria de deixar o emprego nos próximos dois anos. Mais uma razão, então, para fazer do Engajamento de Equipe uma prioridade.

Reduzindo o absenteísmo

Consegue-se observar que um funcionário desinteressado fica tirando férias não-planejadas. O resto da equipe tem que cobrir a folga, o que acaba diminuindo o engajamento e o moral e aumentando a carga de trabalho. Assim, mais pessoas ficam desinteressadas e tiram mais folgas não-planejadas. Quando se trata de engajamento, o absenteísmo pode ser um círculo vicioso, e caro - as perdas de produtividade relacionadas à ausência por doença chegam a bilhões de dólares por ano. Envolver os funcionários, e melhorando o seu bem-estar, é vital, já que estudos mostram que funcionários engajados têm melhor desempenho e tiram menos licença médica.

Melhorar o atendimento ao cliente

A paixão e o comprometimento de funcionários genuinamente engajados ficarão evidentes em tudo o que fizerem - inclusive nas interações com os clientes. Eles estarão dispostos a fazer o que for preciso para criar um bom relacionamento e experiência do cliente, tornando o cliente mais propenso a recomendar a empresa. Além disso, é mais provável que eles contribuam com ideias para melhorar ainda mais tal experiência.

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

O que motiva o Engajamento de Equipe?

O que motiva o Engajamento de Equipe?

Existem vários tipos de Engajamento de Equipe. Alguns se concentram em resultados, como esforço discricionário ou melhor produtividade - outros veem o engajamento mais como um estado psicológico em si. Mas, independentemente da forma como você escolha enquadrá-lo, diversas pesquisas mostram as principais áreas de trabalho nas quais se concentrar para impulsionar tal engajamento.

Cultura

Cada vez mais, as pessoas procuram culturas organizacionais que combinem com seus valores. Em particular, os Millenials buscam trabalho com um propósito e empresas com valores de responsabilidade social corporativa que reflitam os seus próprios. Os líderes empresariais reconhecem a importância da cultura no envolvimento das pessoas, mas também a veem como um grande desafio. A própria definição de cultura é um ponto de partida. Quais são a missão e os valores da sua organização? Os seus líderes “vivem” isso? Os funcionários os entendem? Esteja ciente, porém, de que você precisa ser genuíno no que faz - se não for, os funcionários podem perceber. Pesquisas mostram que 68% dos Millenials que trabalham em serviços financeiros, por exemplo, disseram que as empresas até podem falar sobre diversidade, mas as oportunidades não são realmente “iguais”.

Bem-estar

O bem-estar do funcionário - físico, emocional, social e mental - está intimamente ligado ao engajamento. Pessoas que têm uma maior sensação de bem-estar relatam estar mais apegadas às suas organizações do que aquelas que dizem não se sentir tão bem no trabalho. Faz sentido. Funcionários esgotados e sobrecarregados, que não conseguem fazer com que padrões de trabalho rígidos funcionem para eles, provavelmente não conseguirão se manter engajados. Além disso, você não consegue se engajar no trabalho se estiver com dores físicas: as estimativas sugerem que as empresas do Reino Unido já perderam 28,2 milhões de dias de trabalho por causa de problemas musculoesqueléticos.

Autonomia

Autonomia e engajamento são um círculo virtuoso. Os funcionários engajados têm um senso de escolha e liberdade na forma como realizam seu trabalho, e 79% dos funcionários autônomos são mais engajados em seu trabalho do que aqueles que não têm autonomia. Mas como conseguir o equilíbrio entre dar autonomia e oferecer suporte? O microgerenciamento é um grande assassino de engajamento. Há poucas coisas tão eficientes em minar a confiança quanto ter alguém sempre olhando por cima do seu ombro. Por outro lado, os gerentes remotos e inacessíveis, que nunca ou raramente dão orientação ou feedback, também prejudicam o engajamento. As pessoas precisam da capacidade de trabalhar de forma independente. Mas eles também precisam de objetivos claros para os quais trabalhar, precisam de feedback sobre seu desempenho e saber a quem recorrer quando precisar de ajuda.

Abertura

A transparência da gestão é poderosa: um estudo a classificou como o fator número um que contribui para a felicidade do funcionário. Mas a abertura e a transparência funcionam nos dois sentidos. Para se envolver com uma organização, os funcionários precisam saber o que está acontecendo, e também precisam ser capazes de fazer sua voz ser ouvida em toda a empresa.

Comunicação

A comunicação é o ponto central que liga todos os motivadores de engajamento. Canais abertos e ferramentas responsivas permitem que as organizações compartilhem valores culturais, orientações de bem-estar e informações sobre a empresa - coisas que são especialmente relevantes quando se trata de envolver funcionários remotos. Essas ferramentas também permitem que os funcionários contribuam com as metas, aproveitem o suporte e recebam feedback.

Quais são os sinais de que os funcionários não estão engajados no trabalho?

Quais são os sinais de que os funcionários não estão engajados no trabalho?

É fácil imaginar as pessoas se dividindo em dois grupos quando se trata de engajamento: aqueles entusiasmados, investidos e engajados e aqueles insatisfeitos, alienados e desinteressados. Porém, a maioria das pessoas fica em algum lugar no meio. De acordo com o instituto de pesquisas Gallup, cerca de 52% dos funcionários simplesmente não estão engajados o suficiente. Essas pessoas aparecem todos os dias e dão uma contribuição mínima enquanto procuram outro emprego.

Outra coisa a se observar é que o engajamento não é algo uniforme entre as organizações. A pesquisa mostra que o lugar na hierarquia, a ocupação e o tempo de serviço podem impactar decisivamente no engajamento. Funcionários seniores tendem a ter uma propensão maior a ser engajadas, enquanto o engajamento tende a diminuir depois que alguém trabalha para uma organização por mais de dois anos. Os cargos mais desafiadores também tendem a ter níveis mais altos de engajamento.

Alguns dos sinais de desinteresse são óbvios - provavelmente será evidente que uma pessoa ativamente desligada é infeliz. Porém, alguns não são tão claros. Mas, já que aumentar o engajamento pode ser muito valioso para sua organização, é essencial reconhecer os sinais de alerta de que você tem um problema e agir de acordo com eles. Aqui estão algumas coisas a serem observadas.

Desempenho em declínio

Isso pode acontecer lentamente, por isso nem sempre é fácil de detectar. Um funcionário desengajado pode começar a perder prazos, sua produção pode cair ou a qualidade do seu trabalho pode deixar a desejar. Ter uma supervisão adequada e check-ins frequentes permite que os gerentes façam as perguntas certas e evitem problemas. Pode ser que a pessoa esteja com problemas porque não sente que tem as habilidades ou ferramentas certas para fazer o trabalho - ou pode achar que o que está fazendo não é desafiador o suficiente e simplesmente estar entediada.

Padrões de trabalho prejudiciais à saúde

Sabemos que funcionários engajados têm menos probabilidade de tirar folgas não-planejadas. Mas o absenteísmo não é o único sinal de um problema de engajamento. Trabalhar quando não se está bem de saúde ou trabalhar quando deveria estar de férias também podem ser um aviso de que as pessoas não estão se engajando como deveriam. E esses problemas são comuns. Oitenta e nove por cento das pessoas que responderam à pesquisa de saúde e bem-estar no trabalho de 2020 do CIPD relataram ter passado por situações do tipo. Esteja alerta para cargas de trabalho fora de controle e políticas que não são flexíveis o suficiente para permitir um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Retirando-se socialmente

Se alguém que costuma participar do bate-papo no bebedouro ou do chat virtual para de fazê-lo, isso pode ser um sinal de descontentamento com o trabalho e a organização. Por outro lado, pode também ser por causa de um problema pessoal ou até mesmo de intimidação, de modo que os gerentes não devem tirar conclusões precipitadas, mas sim fazer perguntas ponderadas. Outra coisa a se observar é quando alguém deixa de participar de reuniões. Pode ser um sinal de que estão se alienando desses processos ou passando por uma crise de confiança.

Minando as realizações dos colegas

Apenas os funcionários mais descomprometidos provavelmente farão isso. Eles estão tão infelizes no trabalho que não se contentam simplesmente em não se esforçar - eles depreciam os esforços dos outros e, muitas vezes, da própria empresa. Isso pode ser extremamente prejudicial para o moral, então as organizações precisam lidar com isso imediatamente.

Não trabalhando bem com os outros

Trabalho de equipe insuficiente e grosseria com os colegas são prováveis sinais de descontentamento. Isso pode levar a conflitos prejudiciais no local de trabalho e precisa ser atacado o quanto antes pelos gerentes.

Fazendo o mínimo

Embora os funcionários engajados provavelmente façam um esforço discricionário, aqueles que estão descomprometidos relutarão em se esforçar, não importa o quanto isso possa ajudar seus colegas. Trabalhadores eficientes e produtivos geralmente controlam suas cargas de trabalho e, consequentemente, seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso também pode ser um sinal de baixo engajamento - se um indivíduo simplesmente não estiver engajado, cumprirá suas horas designadas e nada mais. Se estiverem realmente descontentes, é provável que cheguem tarde e saiam mais cedo regularmente.

Falta de interesse em treinar ou aprender

O funcionário desinteressado pode rejeitar novos desafios e recusar oportunidades de aprender novas habilidades ou progredir na empresa porque não vê futuro. Se as organizações não puderem fazer nada para reacender seu interesse, pode ser hora de seguir em frente.

Como melhorar o Engajamento de Equipe

Como melhorar o Engajamento de Equipe

As iniciativas de Engajamento de Equipe devem cobrir desde um pequeno grupo até toda a organização. Algumas políticas contribuirão para o quadro de Engajamento de Equipe em um nível mais estratégico, incluindo políticas de diversidade e inclusão e a definição da visão e dos valores da organização. As organizações também podem desejar construir uma estratégia autônoma de engajamento de funcionários, definindo metas e KPIs e escolhendo quais motivadores de engajamento priorizar.

Em um nível mais tático, melhorar o Engajamento de Equipe deve ser uma atividade do dia a dia. Os gerentes precisam demonstrar os valores da empresa no que fazem, compartilhar as melhores práticas, manter o fluxo de comunicação bidirecional e estar cientes do que podem fazer para melhorar o engajamento dos indivíduos em suas equipes.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

POSTS RECENTES

Engajamento de equipe | 8 minutos de leitura

Como realmente medir o engajamento da equipe

Medir o engajamento da equipe é difícil. Como você sabe se as pessoas estão realmente engajadas no trabalho? Desde pesquisas internas até métricas de produtividade, descubra como medir os níveis de engajamento dos seus funcionários.

Notícias do Workplace | 5 minutos de leitura

Apoiando funcionários no mundo do trabalho remoto

Como o Workplace está ajudando a criar uma comunicação eficiente e apoiar funcionários no mundo do trabalho remoto.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como melhorar sua produtividade pessoal

Qualquer um pode se tornar mais eficiente - você só precisa aumentar sua produtividade pessoal. Veja dicas fáceis de seguir e que vão ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos.