Com a repercussão de diversos eventos sociais e políticos pelo mundo em 2020, muitas empresas estão reiterando seu compromisso com Diversidade e Inclusão (D&I) no local de trabalho.

Grandes marcas, como Nike e Disney, fizeram promessas de dedicar mais atenção a essas importantes questões em torno da cultura do local de trabalho. E não apenas grandes empresas: organizações menores também estão se comprometendo a fazer mudanças imediatas e positivas em torno da diversidade e inclusão no trabalho.

Diversidade e Inclusão estão no topo da agenda da cultura no local de trabalho

Saiba como líderes globais de RH criam Cultura Corporativa

Faça o download de 6 dicas de experts e descubra a conexão entre engajamento do funcionário se cultura corporativa.

Para muitos gestores e líderes, o ponto de partida pode ser o business case para D&I – ou seja, como você pode "vendê-lo" para a sua organização. Alguns especialistas argumentam que esse foco no business case é equivocado e que a questão moral que envolve D&I é muito mais pertinente.

Mas, primeiro, vamos dar uma olhada mais de perto em Diversidade e Inclusão e porque isto é tão importante.

O que queremos dizer com Diversidade e Inclusão?

Somos todos diferentes. E, às vezes, essas diferenças podem levar à discriminação – direta ou indiretamente – ou a um tratamento menos favorecido do que outros colegas. Além de um assédio flagrante, a discriminação também engloba coisas como todas aquelas pequenas agressões cotidianas.

Um exemplo típico de discriminação seria uma mulher perdendo uma promoção em favor de um homem. Outros exemplos incluem um edifício que não é acessível para cadeirantes, ou uma cultura de local de trabalho que incentiva o álcool sem considerar seus funcionários muçulmanos.

Para ajudar a mitigar os tipos de discriminação, as leis locais protegem várias das chamadas "características" em muitos países. No Reino Unido, por exemplo, existe a Lei da Igualdade (2010), que protege:

  • Idade
  • Deficiência
  • Redesignação de gênero
  • Casamento e parceria civil
  • Gravidez e maternidade
  • Raça
  • Religião ou crença
  • Sexo

Desigualdades são frequentemente interconectadas em várias áreas como raça, gênero e classe. Quando uma pessoa, ou grupo de pessoas, possui mais de uma característica – uma mulher de cor, por exemplo – isso é conhecido como Interseccionalidade.

Nem em todos os lugares têm leis para promover a igualdade e o tratamento justo no trabalho. Nos EUA, por exemplo, os funcionários LGBTQ+ ainda não estão protegidos em todos os estados contra a discriminação no local de trabalho. Outras diferenças que ainda não são normalmente protegidas por leis incluem histórico socioeconômico, sotaque e neuro diversidade.

E qual é a diferença entre diversidade e inclusão? A diversidade reconhece as diferenças entre os funcionários, suas identidades e suas origens. A inclusão se presta a valorizar e abraçar essas diferenças, acreditando que elas são um benefício para o negócio.

O ponto chave aqui é que um local de trabalho diversificado não é necessariamente um local de trabalho inclusivo - um não segue automaticamente o outro. Como Robin J. Ely e David A. Thomas escreveram na Harvard Business Review, apenas aumentar o número de pessoas de grupos sub-representados não é significativo se esses funcionários não se sentirem valorizados e respeitados."

Por que Diversidade e Inclusão é algo importante?

Por que Diversidade e Inclusão é algo importante?

É claro que há uma necessidade social e moral para diversidade e inclusão, e isto envolve o negócio como um todo. Em uma organização genuinamente inclusiva, as pessoas podem trabalhar juntas efetivamente sem medo ou desconforto. E quando as empresas conseguem acomodar proativamente diferentes necessidades, todos podem prosperar profissionalmente.

Em termos de benefícios tangíveis para D&I, um local de trabalho genuinamente inclusivo deve:

Atrair mais talentos

Empresas mais progressistas tendem a descobrir que atraem e recrutam os melhores talentos. Porém, se as iniciativas de D&I de uma empresa se concentrarem muito nos resultados financeiros ou em propaganda, os candidatos podem questionar a integridade da mesma e rejeitar uma oferta de emprego.

Attract Millennials

Pesquisas mostram que 47% dos jovens da chamada geração "Woke" dizem que procuram ativamente empregadores inclusivos. Uma história parecida parece estar surgindo para a Geração Z, que tende a perguntar sobre os compromissos de D&I de uma empresa em entrevistas.

Reter funcionários

Pré-pandemia, uma das frases mais ouvidas era "traga todo o seu eu para o trabalho", mas esse apelo à autenticidade raramente ressoava em locais de trabalho não-inclusivos. Funcionários que não se sentem confortáveis em rezar, tirar leite materno ou falar sobre seu parceiro do mesmo sexo no trabalho são menos propensos a serem leais à sua organização ao longo do tempo.

Para reter esses funcionários a longo prazo, as empresas precisam promover um verdadeiro senso de pertencimento e focar na melhoria da Experiência do Colaborador.

Melhorar a reputação da empresa

A consultoria Korn Ferry faz parceria com a revista Fortune para identificar as Empresas Mais Admiradas do Mundo. Eles descobriram que uma coisa que essas empresas têm em comum é que elas priorizam a diversidade e a inclusão. Com a D&I como parte da estratégia de negócios, elas podem melhorar sua reputação com clientes, fornecedores e candidatos.

Aumentar a criatividade

Ter equipes mais diversas pode ajudar seu negócio a evitar um pensamento mais uniforme do grupo e resultar em saídas mais criativas – desde que os trabalhadores se sintam confortáveis em compartilhar suas contribuições e confiantes de que suas ideias não serão simplesmente descartadas.

Melhorar o bem-estar

Um estudo da revista Psychology Today encontrou uma forte relação entre um ambiente de trabalho diverso/inclusivo e o bem-estar dos funcionários. Quando não sentimos que pertencemos, isso pode afetar nossa sensação de bem-estar e nos tornar mais propensos a pensar em mudar de emprego.

Gera um impacto positivo na cultura da empresa

Diversas organizações se beneficiam de uma riqueza de ideias, experiências e formas de trabalho. A cultura da empresa é aprimorada quando todas as origens são bem-vindas e celebradas, desde religião e idioma até a configuração familiar.

Traz mais resultados

O business case para diversidade e inclusão é forte. McKinsey, conhecido por seus estudos de D&I que abrangem várias décadas, descobriu que "a relação entre a diversidade nas equipes executivas e a probabilidade de um melhor desempenho financeiro se fortaleceu ao longo do tempo". E a Forbes descobriu que "as empresas que apresentam diversidade étnica e racial têm um desempenho muito melhor em quase todas as categorias".

Mas não se trata apenas de lucro. Hanna Naima McCloskey, da Fearless Futures diz que é preciso parar de insistir na ideia de que é preciso um business case para Diversidade e Inclusão. Ela diz: "Se o ponto de partida é que você precisa provar sua humanidade, este é um local de trabalho que não te vê como humano. Que tipo de ponto de partida é esse para a chamada 'inclusão'?"

A questão moral da D&I fala por si só quando reconhecemos que todos os funcionários merecem um ambiente seguro e solidário para trabalhar. Um lugar onde eles podem se desenvolver profissionalmente, ter uma voz e espaço para compartilhar essa voz. A Harvard Business Review reforçou isso dizendo que os líderes empresariais devem "adotar uma visão mais ampla de sucesso que engloba aprendizado, inovação, criatividade, flexibilidade, igualdade e dignidade humana".

COVID-19 e Diversidade e Inclusão

COVID-19 e Diversidade e Inclusão

A pandemia de COVID-19 com certeza impactou os programas de Diversidade e Inclusão. Os líderes deixaram de priorizar D&I para enfrentar financeiramente a pandemia, deixando os funcionários frustrados com a falta de progresso. Além disso, os funcionários sub-representados passaram por mais desafios durante este período. O relatório de McKinsey descobriu que mulheres, funcionários LGBTQ+, pessoas de cor e pessoas que têm filhos estão passando por grandes dificuldades durante o período.

O outro grande desafio diz respeito a saúde mental dos funcionários, algo que é mais difícil de monitorar e apoiar remotamente. Todos os grupos citaram um aumento em questões de saúde mental, com mulheres sendo 2,6 vezes mais propensas a relatar tais questões do que os homens. Em economias emergentes, como China, Índia e Brasil, esse número é ainda significativamente maior.

Quando as organizações treinam seus líderes sobre D&I no local de trabalho, elas podem abordar os desafios de inclusão criados pelo trabalho remoto e tentar preencher essas lacunas. Alguns exemplos de sucesso incluem alternar os responsáveis por cada reunião para que todos tenham a chance de conversar e não exigir câmera ligada se os funcionários vivem em acomodações compartilhadas.

Além disso, a estratégia da empresa deve incluir um compromisso tangível e autêntico de entender e superar os desafios exclusivos de D&I da organização.

Como melhorar a diversidade e a inclusão no local de trabalho

Como melhorar a diversidade e a inclusão no local de trabalho

Então, como podemos melhorar as coisas? Aqui estão algumas das medidas que as empresas precisam tomar ao se comprometer em melhorar a diversidade e a inclusão no local de trabalho.

Avalie o quão diversificado e inclusivo seu local de trabalho é agora

Você conhece bem sua organização? Você está disposto a saber tudo, mesmo que seja algo difícil de ouvir? Este é o nível de comprometimento necessário ao avaliar seu atual cenário de D&I.

A Harvard Business Review sugeriu que, como as organizações já coletam dados internos para muitos fins, elas poderiam estender seu uso à Diversidade e Inclusão. Além de poder monitorar melhorias ao longo do tempo e comparar com empresas semelhantes, coletar e compartilhar dados pode ajudar a melhorar a prestação de contas e a transparência.

Embora a maioria das empresas da lista Fortune 500 não compartilhe seus dados de diversidade atualmente, a transparência pode aumentar a confiança de funcionários, potenciais funcionários e clientes em seu compromisso com a D&I.

Fortaleça as políticas de diversidade e inclusão

O comprometimento das lideranças é importante, mas políticas e procedimentos formais são essenciais para garantir uma diversidade robusta e estratégias de inclusão eficientes. As organizações devem revisá-las regularmente e encontrar as melhores maneiras de aplicá-las. Somente quando os funcionários sub-representados sentirem uma sensação de segurança e pertencimento poderão contribuir plenamente com suas ideias e criatividade para o negócio.

Reveja o processo de recrutamento

Os líderes de RH precisam estar cientes de que as ferramentas populares de recrutamento, incluindo aplicativos, não são necessariamente neutras. Elas podem conter, inadvertidamente, algum tipo de viés contra características específicas, incluindo raça, gênero e histórico socioeconômico. Para combater isso, o ideal [e testar e revisar regularmente as ferramentas e tipos de tecnologia que você usa para contratação.

Considere fornecer um treinamento formal para todos os gerentes de recrutamento, abrangendo temas como viés inconsciente (onde você julga pessoas sem saber com base em estereótipos) e viés de afinidade (onde você se inclina a pessoas que são como você). Focar em contratação em massa de uma série de funções ao invés de contratar para uma posição de cada vez também pode ser uma tática eficaz.

Comprometa-se com um treinamento contínuo para diversidade

Treinamento pontual em áreas como viés inconsciente é um bom ponto de partida, mas o processo de treinamento deve ser contínuo. Depois de coletar e analisar os dados de sua empresa você saberá em quais áreas se concentrar. Os líderes devem dar o exemplo e se comprometer com o treinamento para diversidade, já que a mudança vem do topo. Se você percebe que tem um problema de viés inconsciente – e muitas organizações têm – você precisa saber como transformá-lo em ação consciente e mudança de comportamento.

Melhore a comunicação

As organizações têm que encontrar maneiras de ouvir as experiências de seus funcionários. Os empregados precisam saber que suas vozes importam. Se a comunicação diária e bidirecional é um desafio, faça um esforço e lembre-se que isto pode dar às pessoas oportunidades de levantar problemas. Usar uma organização independente para coletar reclamações pode ajudar a evitar algum tipo de repercussão para as pessoas que falam.

Torne os encontros inclusivos

Inclusão deve ser mais do que apenas um item do check-list. Torne suas reuniões verdadeiramente eficazes e inclusivas, acolhendo todos pelo nome e enviando a agenda com antecedência.

Também é importante atender às diferenças de fuso horário e barreiras linguísticas, especialmente para funcionários remotos e aqueles fora do escritório. Por exemplo, considere marcar reuniões em horários alternativos entre o horário de expediente e os diferentes turnos da fábrica, por exemplo, se você quiser realmente envolver toda a sua força de trabalho.

Para reuniões presenciais, certifique-se de que haja lugares para todos e descubra os requisitos de comida e bebida com antecedência.

Inclusão não é algo igual para todos

Inclusão não é algo igual para todos

Os líderes empresariais já entenderam que não basta simplesmente tratar todos da mesma forma. Em vez de esperar que os funcionários se encaixem na organização, o desafio é fazer com que a organização se encaixe neles.

Não ignore o contexto organizacional - ele desempenha um papel enorme no sucesso e na sustentabilidade das iniciativas de D&I. Algo que ajuda é ter o engajamento prévio de todos os funcionários, e os gerentes devem estar envolvidos no planejamento e no projeto da estratégia que eles estarão liderando.

A chave é ver a Diversidade e Inclusão como parte integral de como a empresa pensa e opera, não apenas uma tarefa para o seu departamento de RH. Comprometa-se a ser autêntico, transparente e responsável. E, finalmente, pense como um Millennial ou um membro da Geração Z e foque em maximizar as conexões no ambiente de trabalho.

Diversidade e Inclusão importam na cultura do local de trabalho

Diversidade e Inclusão importam na cultura do local de trabalho

A cultura do local de trabalho - a atmosfera do ambiente de trabalho - é moldada pelos próprios colaboradores. Uma empresa onde todos se sintam valorizados e incluídos criará uma cultura mais forte e que tem um impacto positivo em tudo, desde recrutamento até engajamento até produtividade.

Você também pode estar interessado em:

Vamos ficar conectados

Receba as últimas notícias e insights sobre trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas relacionadas ao marketing do Facebook, incluindo notícias, eventos, atualizações e e-mails promocionais. Você pode retirar seu consentimento e cancelar a inscrição de tais e-mails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Posts recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Workplace Culture: How To Create a Positive Culture and Boost Productivity

Cultura Empresarial: como criar uma cultura positiva e aumentar a produtividade. A cultura empresarial é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o que significa cultura empresarial e como melhorá-la.

Cultura | 8 minutos de leitura

Employee Engagement: What is it?

Engajamento de Equipe: O que é? Engajamento de equipe é algo que impacta desde a produtividade até a felicidade individual. Aprenda sobre os principais motivadores do engajamento de equipe e veja como detectar quando os funcionários não estão engajados no trabalho.

Cultura | 7 minutos de leitura

Como melhorar sua produtividade pessoal

Qualquer um pode se tornar mais eficiente - você só precisa aumentar sua produtividade pessoal. Veja dicas fáceis de seguir e que vão ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos.