O que é inclusão e como ela se diferencia da diversidade?

O quanto a sua organização é inclusiva? E o que isso significa? Analisamos mais de perto por que a inclusão é fundamental para desenvolver uma força de trabalho diversificada e próspera.

CULTURA | 7 MINUTOS DE LEITURA

As pessoas costumam usar as palavras inclusão e diversidade de maneira intercambiável, mas elas significam coisas muito diferentes. Enquanto a diversidade se refere à representação, a inclusão é mais um sentimento de pertencimento. Juntas, eles são uma combinação vencedora para a cultura da empresa.

É muito importante que todo líder empresarial conheça e entenda esses conceitos. Estudos mostram que um equilíbrio saudável de pessoas de diferentes origens e culturas torna as organizações mais bem-sucedidas. Além disso, isso reflete uma sociedade mais multicultural, o que é uma prioridade para marcas que desejam estar mais em contato com os clientes.

O último relatório da McKinsey sobre diversidade mostra que empresas com maior diversidade étnica tem um desempenho 36% melhor do que aquelas com menor diversidade. Além disso, as empresas com maior diversidade de gênero têm um desempenho 25% melhor do que aquelas com menos diversidade de gênero.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

Qual a diferença entre inclusão e diversidade?

Qual a diferença entre inclusão e diversidade?

Para entender adequadamente como as organizações podem mudar, primeiro precisamos olhar mais de perto as diferenças entre diversidade e inclusão.

A diversidade se concentra na composição da sua força de trabalho. Ela reconhece as diferenças entre os funcionários: idade, gênero, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, educação ou nacionalidade. Cada funcionário oferece um conjunto diferente de pensamentos, crenças e ideias que podem ajudar a trazer novas perspectivas para o local de trabalho.

A inclusão é mais difícil de definir, pois é menos visível. Mas trata-se de valorizar e respeitar pessoas de todas as origens e abraçar o que as torna únicas. Quando os funcionários se sentem valorizados e apreciados por quem são, eles fazem o melhor e se sentem parte dos valores centrais da organização. Isso só pode ser positivo para o resultado final.

Para resumir as diferenças entre diversidade e inclusão em uma frase simples, a comentadora social americana Verna Myers tem a melhor definição: "a diversidade está sendo convidada para a festa; a inclusão está sendo convidada para dançar", diz ela.

Alguns diriam que isso simplifica demais uma questão complexa porque você não deveria ser convidado para dançar. Mas o importante a ser lembrado aqui é que a diversidade não leva automaticamente a sentimentos de inclusão. Por exemplo, embora as mulheres possam estar bem representadas no nível de gerenciamento sênior, elas ainda podem não se sentir incluídas devido a discrepâncias salariais ou a uma cultura machista do tipo "o vencedor leva tudo".

Inclusive workplace

Acabando com a confusão sobre a inclusão

Por que a diversidade e a inclusão são importantes?

Por que a diversidade e a inclusão são importantes?

Com 75% das organizações dizendo que veem a diversidade e a inclusão como prioridades, os líderes estão entendendo que essas qualidades realmente importam. Afinal, elas podem trazer grandes recompensas para os locais de trabalho. Confira quatro ações que podem ser colocadas em prática.

  • Maior inovação

    Equipes diversas são mais inovadoras e criativas precisamente por causa da mistura de pontos de vista e habilidades que cada membro traz para o ambiente de trabalho. Em um ambiente inclusivo, todos se sentirão à vontade para falar e compartilhar as ideias. Isso traz novas perspectivas para sessões de debate e resolução de problemas, dando às empresas uma nova concepção.

  • Mais talentos

    Diversidade e inclusão são qualidades que muitas pessoas procuram quando se candidatam a um emprego. Na verdade, 83% dos candidatos a emprego da geração Z dizem que o compromisso de uma empresa com a diversidade e a inclusão é importante ao escolher um empregador.1


    Os candidatos que estão avaliando se devem ingressar em uma organização querem ver outras pessoas que se pareçam com eles em cargos de liderança e gravitarão em direção a uma cultura no local de trabalho que valorize ideias e crenças diferentes. Do ponto de vista de um empregador, contratar pessoas de todas as origens oferece a você um conjunto de talentos mais amplo.

  • Funcionários mais felizes

    Trabalhar em um ambiente que promove a diversidade e a inclusão pode ajudar a fazer com que os funcionários se sintam felizes e confortáveis. Pessoas satisfeitas tendem a ser mais produtivas e produzir um padrão de trabalho mais alto do que as infelizes. Os funcionários capazes de serem eles mesmos prosperarão nas suas funções e trabalharão bem em equipe. Isso pode ajudar a sua empresa a florescer e atingir todo o potencial.

  • Clientes mais felizes

    Priorizar a diversidade e a inclusão não ajuda apenas internamente. Isso ajuda você a entender melhor as necessidades dos seus clientes no mundo real. É muito mais fácil comercializar a sua empresa para clientes de diferentes origens quando a diversidade já está enraizada na sua cultura. Com a inclusão como parte da sua estratégia de negócios, você pode melhorar a sua reputação com consumidores, clientes e fornecedores.

Mas a diversidade por si só não é suficiente. Na verdade, ela pode até chamar a atenção para as diferenças entre as pessoas, em vez de aproximá-las. E, se você não for cuidadoso, pode se tornar apenas um exercício de preenchimento de cotas.

Não importa o quanto as origens sejam diferentes, as pessoas não vão querer contribuir com as ideias e as experiências sobre diversidade delas se não se sentirem incluídas. Na maioria das vezes, elas deixarão a sua organização e não dirão coisas boas sobre você nas redes sociais.

A pesquisa da McKinsey mostra que mesmo organizações que promovem a diversidade ainda têm um longo caminho a percorrer ao abordar a inclusão. A pesquisa demostra que, embora o sentimento geral sobre a diversidade fosse 52% positivo, o sentimento sobre a inclusão era significativamente pior, com apenas 29%. É uma diferença grande.

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Maior necessidade de diversidade e inclusão

Maior necessidade de diversidade e inclusão

Os últimos 18 meses foram alguns dos momentos mais incertos que qualquer um de nós teve de enfrentar. Mas uma mudança positiva foi o esforço para focar a diversidade e a inclusão no local de trabalho.

Estamos vendo uma grande mudança cultural e esperamos que ela traga mudanças duradouras. Confira cinco ações que ajudaram a mudar a conversa sobre diversidade e inclusão.

  1. Black Lives Matter

    Os protestos contra o assassinato de George Floyd aumentaram a urgência das preocupações com a desigualdade contínua na sociedade. À medida que mais pessoas continuarem a se manifestar contra o racismo, veremos mais injustiças no trabalho também.


    O movimento BLM também chamou a atenção para a falta de negros ocupando cargos seniores nas empresas. Em 2020, não havia mulheres negras no comando de uma empresa da Fortune 500. Em 2021, esse número subiu para dois, Rosalind Brewer, da Walgreens, e Thasunda Brown Duckett, da TIAA.

  2. Introdução da Juneteenth (Dia da Liberdade)

    A Juneteenth foi sancionada pelo presidente Joe Biden em junho deste ano, tornando-se um novo feriado federal nos EUA. Ela celebra a libertação dos escravos afro-americanos. O presidente Biden disse esperar que esse seja o "início de uma mudança na maneira como lidamos uns com os outros".


    Muitas grandes marcas foram proativas em festejar o feriado. A agência de publicidade global WPP o usou para financiar esforços internos de inclusão para combater a discriminação, enquanto o Facebook destinou US$ 2 milhões em subsídios para apoiar pequenas empresas de mulheres negras.

  3. Inovações na inteligência artificial

    No passado, uma busca online por "imagens de mãos" gerava resultados praticamente apenas de mãos brancas. Uma busca por "mãos negras" produziria uma mão branca estendendo a mão para ajudar uma negra. Da mesma forma, muitos sites corporativos mostram apenas homens brancos de terno. Isso, claro, faz com que pessoas de alguns setores da sociedade se sintam excluídas.


    Tradicionalmente, são homens brancos que projetam algoritmos de inteligência artificial e páginas da web. Embora não haja sugestão de que esse grupo seja preconceituoso, é natural que eles se reflitam na inteligência artificial que criam. Os avanços na tecnologia deram origem a novas conversas sobre estereótipos e preconceitos inconscientes e, cada vez mais, você verá um amplo espectro de pessoas representadas em imagens e publicidade online.

  4. Microagressões e privilégios

    À medida que termos como "microagressão" e "privilégio branco" ganham espaço na consciência pública, ele fazem com que as pessoas reflitam sobre o seu comportamento em relação aos outros.


    Microagressão refere-se a interações cotidianas, muitas vezes não intencionais, que fazem alguém se sentir marginalizado, como perguntar a um colega negro de onde ele é originalmente. Privilégio branco refere-se a vantagens não compartilhadas por pessoas negras, como não ter que se preocupar em ser parado pela polícia por dirigir um carro caro. Para uma pessoa sem deficiência, privilégio significa ter acesso físico a prédios e vagas de estacionamento. As organizações sempre precisam estar conscientes de como as suas decisões e ações afetam as pessoas.

  5. Trabalho remoto

    O aumento do trabalho remoto e em casa abriu algumas oportunidades fantásticas de inclusão, com horários flexíveis e acesso a um conjunto de talentos mais diversificado. Por exemplo, as pessoas que não podem comprar um carro não precisam deslocar-se para o trabalho. Os pais que trabalham podem adequar os cuidados infantis com os empregos, e as pessoas com deficiências físicas agora podem fazer muitos trabalhos no conforto da própria casa.

“Se a diversidade é um convite para a festa e a inclusão está sendo convidada para dançar, então o sentimento de pertencimento é dançar como se ninguém estivesse vendo. ”

DEI e o papel da equidade

DEI e o papel da equidade

Além de diversidade e inclusão, há outra palavra igualmente importante para garantir que todos sejam tratados de maneira justa no local de trabalho: equidade.

As empresas que priorizam o DEI (diversidade, equidade e inclusão) estão ainda mais bem posicionadas para atrair e reter talentos de grupos sub-representados.

DEI não é um conceito novo, mas é a parte de equidade e inclusão que as empresas muitas vezes lutam para acertar. Em um local de trabalho diversificado, equidade significa criar acesso justo e oportunidades para todos os seus funcionários com base nas necessidades individuais deles. Por exemplo, uma pessoa com deficiência pode precisar de recursos diferentes de uma pessoa sem deficiência para realizar a mesma tarefa. Todos devem ter igualdade de condições e ter a mesma chance de sucesso.

É necessário encorajar as pessoas a expressarem os seus diferentes pontos de vista. O ideal é que elas falem abertamente em vez de ter que esperar por um convite. E você quer que elas tenham uma chance justa de ter sucesso. Criar um sentimento de pertencimento pode transformar toda a sua cultura de trabalho.

Se a diversidade é um convite para a festa e a inclusão está sendo convidada para dançar, então o sentimento de pertencimento é dançar como se ninguém estivesse vendo.

A meta é dar às pessoas a liberdade de serem elas mesmas no trabalho, sem medo de serem julgadas ou marginalizadas.

Continue lendo

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais
1 "O que a diversidade da força de trabalho significa para a geração Z." Monster, sem data.
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Descubra todas as últimas novidade do Workplace no Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Notícias do Workplace | 4 minutos de leitura

O Workplace está completando cinco anos!

Para celebrar o nosso aniversário, vamos focar o futuro do trabalho e abordar cinco maneiras de ajudar a moldá-lo.

Cultura | 8 minutos de leitura

O que são os valores da organização e por que eles são importantes?

Os valores da organização podem fornecer um direcionamento aos funcionários e uma razão para acreditar aos clientes. Descubra como desenvolver e transmitir os valores da organização.

Cultura | 8 minutos de leitura

Por que diversidade e inclusão são importantes?

O que é diversidade e inclusão e por que esses temas são tão importantes no ambiente de trabalho? Exploramos como as grandes empresas estão tratando dessas questões importantes e como você também pode fazer isso.