Como aproveitar ao máximo a colaboração entre equipes

O que é preciso para criar uma equipe multifuncional de alto nível? Quais serão os riscos se você não fizer isso? Exploramos o mundo do trabalho entre equipes para descobrir como influenciar mais durante a colaboração.

COLABORAçãO ENTRE EQUIPES | 8 MINUTOS DE LEITURA
cross team collaboration - Workplace from Meta

O que é colaboração entre equipes?

A colaboração entre equipes é feita por um grupo de pessoas com muitas habilidades e que trabalham juntas em um projeto. Imagine lançar um novo produto com a ajuda apenas de funcionários da sua equipe de marketing. Em seguida, imagine o lançamento do mesmo produto tendo a ajuda de um vendedor e de um desenvolvedor. É fácil ver que a colaboração entre equipes pode trazer mais eficiência.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou sobre a adoção de um modelo híbrido.

Por que a colaboração entre equipes é importante?

Por que a colaboração entre equipes é importante?

Departamentos isolados e equipes multifuncionais ficam em extremos opostos do espectro de colaboração entre equipes. Geralmente existe um alto preço a se pagar quando existe uma força de trabalho mais ampla. Por exemplo, quando os funcionários estão isolados dos seus colegas de funções e departamentos diferentes.

Como diminuir o isolamento

Talvez a maior força de uma equipe multifuncional seja a capacidade de desafiar o status quo. Os funcionários que trabalham no mesmo departamento ou aqueles treinados para lidar com problemas da mesma forma que os gerentes geralmente seguem os processos existentes. Isso significa que eles podem repetir os mesmos erros e ignorar as oportunidades de trabalhar com mais eficiência.

Colaborar com pessoas com diferentes históricos também incentiva a adesão a objetivos comerciais mais amplos. Trabalhar isoladamente pode gerar uma mentalidade limitada que deixa os funcionários e, às vezes, departamentos inteiros, com a sensação de isolamento. Em alguns casos, essa perspectiva pode desencadear uma competição nociva entre as pessoas. No outro extremo, isso pode levar ao desengajamento dos funcionários com a organização ou com a respectiva função nela.

Funcionários que não trabalham bem com outros são mais propensos a produzir um trabalho desalinhado ou duplicado. Além disso, a falta de comunicação entre colegas pode ocasionar decisões menos conscientes, afetando as pessoas de toda a empresa.

Como incluir funcionários da linha de frente

Trabalhadores remotos geralmente não têm uma conexão com os colegas de escritório. O nosso Relatório “Vozes presentes, mesmo à distância 2020” revelou que as técnicas de comunicação entre os dois grupos variam muito. Embora 90% dos gerentes da matriz usaram emails para entrar em contato com os colegas de trabalho durante os muitos lockdowns globais, apenas um quarto dos gerentes da linha de frente fez o mesmo. Pelo contrário: mais da metade dos funcionários da linha de frente ou remotos usava aplicativos nos próprios dispositivos. Essa abordagem nebulosa e desalinhada impede que os líderes de negócios conversem com a equipe da linha de frente e oferece pouco direito de resposta àqueles que trabalham em funções críticas na linha de frente.

À medida que as empresas se adaptam para atender às regras impostas pela pandemia e se reestruturam para enfrentar períodos difíceis, elas também precisarão usar mensagens claras para comunicar as mudanças e manter a conexão. A colaboração entre equipes com a equipe da linha de frente ajuda a impulsionar o espírito de equipe e reforçar os valores durante períodos críticos. Isso também abre um diálogo para que a equipe remota receba feedbacks sobre novos processos. A conversa bidirecional permite que as empresas tomem decisões melhores e se adaptem mais rapidamente.

Como criar equipes multifuncionais

Como criar equipes multifuncionais

Sabemos que equipes multifuncionais podem melhorar os resultados, mas como criar o grupo perfeito? Você deve escolher um líder? Com que frequência o grupo deve se reunir? Há muitas coisas a considerar ao escolher a combinação mais prática de colegas de trabalho. Embora não haja uma resposta única para todos os projetos ou todos os negócios, é fundamental que você pense nas complicações ou armadilhas antes que elas afetem o desempenho.

Qual o diferencial da colaboração entre equipes?

Qual o diferencial da colaboração entre equipes?

Você está acostumado a colaborar com a equipe de sempre, então qual é a diferença ao criar e trabalhar com uma equipe multifuncional? Há dois aspectos principais a serem considerados.

Como montar a equipe

Como montar a equipe

Os departamentos convencionais geralmente são estruturados em torno da experiência da equipe. “Júnior”, “nível médio”, “sênior”, “executivo” são termos que usamos em cargos para nos ajudar a entender as habilidades de alguém nas respectivas funções. Equipes multifuncionais podem se formar organicamente e incluir membros de diferentes departamentos para cobrir uma faixa mais ampla de habilidades.

Embora as equipes de função única geralmente apresentem pessoas com experiência variável, a maioria dos membros costuma trabalhar no mesmo nível. Em equipes multifuncionais, um membro júnior da equipe pode liderar o grupo, incluindo membros com mais experiência.

Como trabalhar com a sua equipe

Como trabalhar com a sua equipe

Quando pessoas de diferentes partes de uma empresa trabalham juntas, muitas vezes é preciso desafiar as formas convencionais de fazer as coisas. Novas técnicas e ideias não convencionais podem gerar resultados que não seriam possíveis em um departamento único, trazendo novas perspectivas e oferecendo uma gama mais abrangente de soluções.

Ao receber uma tarefa, não é incomum que as equipes multifuncionais ignorem os processos de aprovação usuais e apresentem um trabalho no mais alto nível. Com tantos departamentos trabalhando, a resolução de problemas geralmente é mais robusta e as equipes podem detectar erros no início do processo de trabalho.

Quais são as armadilhas que impedem a colaboração entre equipes?

Quais são as armadilhas que impedem a colaboração entre equipes?

Equipes multifuncionais geralmente falham pelos mesmos motivos que as equipes convencionais. Uma maneira de impedir problemas é identificar os pontos fracos antes mesmo de o trabalho começar. A teoria apresentada em “The Five Dysfunctions of a Team”, de 2002, ainda é útil.

Falta de confiança

Talvez os membros da equipe não tenham um relacionamento prévio entre si antes da criação da superequipe, especialmente ao considerar uma força de trabalho híbrida. Se os colegas têm pouca ou nenhuma expectativa sobre as habilidades de alguém, desenvolver um clima de parceria e confiança pode ser difícil.

Medo de conflitos

Quando os colegas não estão familiarizados uns com os outros, as coisas podem tomar duas direções. O medo do confronto pode impedir a equipe de debater ideias na intenção de preservar uma falsa sensação de harmonia, gerando um pensamento de rebanho. Ou, se você tiver muito azar, os colegas de trabalho podem entrar em conflito uns com os outros por simples falha de comunicação.

Falta de comprometimento

A maioria dos membros da equipe multifuncional terá responsabilidades nos respectivos departamentos habituais. É essencial que eles encontrem maneiras de equilibrar as prioridades da nova atribuição com os deveres diários. Se a nova equipe não estiver confiante nos níveis de comprometimento de outras pessoas, isso pode afetar o entusiasmo e a eficiência.

Falta de responsabilidade

Se a comunicação empresarial cotidiana dentro da equipe continuar a ser um problema, os indivíduos podem ficar mais propensos a atribuir um desempenho ruim a pessoas com quem não têm um relacionamento de trabalho. Enquanto os membros da equipe jogarem a culpa uns nos outros, os padrões tenderão a cair.

Falta de atenção aos resultados

É fundamental que as equipes multifuncionais pensem no cenário como um todo. Enfatizar tarefas individuais pode tirar o foco de onde é necessário, e os resultados podem ser prejudicados.

Quais são os benefícios da colaboração entre equipes?

Quais são os benefícios da colaboração entre equipes?

Depois de identificar, evitar ou enfrentar as armadilhas envolvidas, trabalhar com equipes multifuncionais pode gerar grandes recompensas.

Progresso mais rápido

Quando diferentes funções dos negócios funcionam isoladamente, o progresso pode se tornar um tema longo e arrastado. Pense em uma situação na qual você ligou para determinada empresa para tirar uma dúvida e acabou sendo transferido para diferentes ramais. Isso não é só frustrante, mas também demorado. Agora imagine que uma pequena equipe de especialistas atendeu sua chamada no viva-voz. Com a ajuda da organização certa, você provavelmente chegaria a uma resposta mais útil muito mais rapidamente.

Resultados robustos

Diferentes departamentos fornecem diferentes perspectivas. É mais provável que um contador considere os elementos financeiros de uma decisão de negócios. Já alguém do RH provavelmente analisaria como a mesma decisão pode afetar os relacionamentos e o bem-estar dos funcionários. Um membro da equipe de um terceiro departamento poderia identificar armadilhas em ambas as abordagens que, de outra forma, passariam despercebidas. Compartilhar conhecimento e usar vários métodos pode ajudar a criar soluções mais robustas.

Mais criatividade e inovação

Equipes multifuncionais geralmente são mais criativas do que grupos baseados em departamentos. Com uma ampla faixa de habilidades à disposição, a empresa pode fazer testes para realizar uma tarefa ou até mesmo combinar habilidades que raramente são reunidas. A colaboração entre equipes em diferentes funções também permite que os membros questionem a forma como as coisas são feitas. As equipes multifuncionais mais bem-sucedidas testam ideias antes mesmo de o trabalho começar.

Mais engajamento e espírito de equipe

Colaborar com colegas que geralmente estão distantes potencializa as relações de trabalho. À medida que as pessoas se engajam com outros colegas, elas se sentem mais conectadas à empresa como um todo. Há uma chance de que os funcionários possam até adquirir algumas novas habilidades ao longo do caminho. Quando as pessoas melhoram as suas habilidades de resolução de problemas juntas, desenvolvendo habilidades e construindo laços sociais com os seus colegas, as empresas têm mais probabilidade de reter os melhores talentos.

Quais são as melhores práticas para a colaboração entre equipes?

Quais são as melhores práticas para a colaboração entre equipes?

Experimente estas ideias para unir os departamentos.

Obtenha a adesão da gerência sênior

Contar com a ajuda de chefes de departamento é uma maneira infalível de influenciar mais a colaboração. Se você recrutar colegas do mesmo departamento, os membros da equipe sênior podem ajudar a acompanhar o progresso dos juniores. Adições conscientes à sua equipe devem garantir que as responsabilidades diárias não tenham prioridade sobre o projeto multifuncional. E o melhor de tudo: quando se trata de adesão, você terá o apoio de um peso-pesado da empresa.

Use as ferramentas de colaboração certas para o trabalho

Garantir que todos os funcionários, sejam eles remotos ou presenciais, usem as mesmas ferramentas em uma equipe multifuncional também é fundamental para o sucesso. Encontre uma ferramenta de comunicação que se integre ao seu software existente. As ferramentas devem se conectar com toda a sua organização para que as pessoas possam usar dispositivos móveis e se manterem atualizadas com as notícias da empresa, além de colaborar de maneira eficaz onde quer que estejam trabalhando.

Incentive interações presenciais

As interações presenciais são uma das maneiras mais fáceis de criar confiança na sua equipe. Ao fazer ligações de vídeo, peça aos colegas que liguem as câmeras e incentive-os a compartilhar a tela.

Cinco melhores práticas de colaboração entre equipes

Cinco melhores práticas de colaboração entre equipes

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, quase 75% das equipes multifuncionais são disfuncionais.1 Portanto, como você pode evitar que isso aconteça com a sua equipe. Se as empresas querem colher os benefícios de um grupo diversificado, planejar o futuro é essencial. Aqui, analisamos algumas de nossas dicas favoritas para aumentar o sucesso da colaboração entre equipes.

Forme a sua equipe com cuidado

Comece a criar a sua superequipe identificando as habilidades necessárias para o trabalho. Depois de encontrar essas informações, é hora de decidir quem tem as habilidades desejadas. Se mais de um candidato surgir, você deve considerar a qualidade do trabalho que eles desenvolvem em grupo. Você precisará de uma combinação inovadora de executores e organizadores.

Nem todas as equipes multifuncionais precisam de um líder, mas a maioria se beneficiará de ter alguém no comando. Ao contrário do que acontece em outros projetos, membros seniores da equipe nem sempre lideram projetos executados por equipes multifuncionais. Você pode escolher alguém que se sinta à vontade para atribuir tarefas a pessoas com mais experiência.

Faça uma reunião inicial

Os membros precisam sentir o mesmo nível de confiança ao se comunicar com a nova equipe quanto com o seu departamento habitual. Para ajudar todos a se sentirem à vontade para compartilhar ideias e fazer perguntas, faça uma reunião inicial informal. Uma ligação entre os trabalhadores remotos e os da linha de frente ajudará a criar um diálogo aberto que beneficie a todos, independentemente de onde as pessoas estejam.

Acompanhe o progresso

Você precisará decidir como e quando os membros da equipe compartilharão atualizações de progresso com os colegas. Isso será feito com base no tempo ou nas tarefas? Se reuniões semanais ou quinzenais não forem flexíveis o suficiente para a sua agenda, lembre-se de que há muitas maneiras de conferir as tarefas por meio das ferramentas online certas.

Aproveite ao máximo as reuniões

Reuniões desnecessárias consomem tempo. Ao agendar uma reunião, defina uma pauta clara com antecedência para que todos possam se preparar para a conversa. Organize ligações das quais os funcionários remotos possam participar e garanta que os horários sejam adequados às pessoas que trabalham em fusos horários diferentes. As melhores ferramentas permitirão que os funcionários remotos participem das conversas facilmente, onde quer que estejam.

Defina um processo de tomada de decisão transparente

Os membros da equipe precisam saber quais decisões podem tomar por conta própria. Quando uma segunda opinião é necessária, todos devem saber a quem reportar com antecedência. Em geral, se estiver com problemas para avaliar se o líder da equipe ou o grupo como um todo deve fazer uma escolha, é melhor deixar as decisões para o grupo. Isso ajuda a garantir a adesão da equipe e melhora a sensação de responsabilidade.

Defina diretrizes desde o início para orientar o pensamento do grupo durante as decisões mais desafiadoras. Priorizar a experiência do cliente em vez do orçamento pode ser apenas uma das regras que você estabelece para dar aos membros da equipe a confiança de fazer escolhas melhores. Além de ser uma excelente oportunidade para lembrar a todos o objetivo comum.

Você também pode se interessar em

Vamos manter contato

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. É possível revogar o seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Colaboração entre equipes: como se tornar o melhor membro da equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração entre equipes: como se tornar o melhor membro da equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Como criar a colaboração entre equipes.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração entre equipes da maneira certa.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as melhores práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso