Sete maneiras de manter a conexão durante a mudança organizacional

As mudanças organizacionais podem ser inquietantes para todos os envolvidos. Veja como melhorar a comunicação pode ajudar a tornar as fusões, aquisições e outras transformações nos negócios uma experiência mais positiva. E como manter a conexão pode fazer uma diferença enorme nos resultados.

COMUNICAçãO CORPORATIVA | 10 MINUTOS DE LEITURA

Seja qual for o tipo de mudança (fusões, aquisições, mudança tecnológica, nova administração ou direção estratégica), os primeiros pensamentos dos funcionários serão sempre sobre como ela vai afetá-los. Com isso, eles podem se tornar menos engajados e perder a concentração no trabalho.

Para os empregadores, qualquer que seja a razão da mudança, a prioridade será manter a interrupção do trabalho e os custos em um nível mínimo.

Uma boa comunicação ajuda a manter o foco no trabalho e tranquiliza as pessoas. Veja algumas dicas sobre como manter a conexão quando sua organização está passando por uma mudança.

Faça avisos na hora certa

Faça avisos na hora certa

Nem sempre você pode contar às pessoas sobre a mudança imediatamente. Por exemplo, você pode saber que haverá uma fusão, mas só saberá os detalhes quando ela for concluída. Há requisitos legais sobre o momento em que os gerentes devem comunicar determinadas coisas aos funcionários. De qualquer forma, procure um equilíbrio entre saber que algo vai acontecer e ter detalhes suficientes para informar.

Não ignore boatos

Não ignore boatos

Se existirem boatos sobre mudanças e eles forem falsos, fale sobre isso. Por exemplo, se não houver planos de redução de empregos, informe isso. Se houver boatos e eles forem verdadeiros, considere a possibilidade de antecipar avisos ou planos.

Faça avisos da forma certa

Faça avisos da forma certa

Para as grandes mudanças comerciais ou culturais, o melhor é fazer o aviso de forma presencial. No entanto, algumas pessoas poderão estar fora do escritório ou trabalhando remotamente quando você fizer o aviso. Plataformas digitais como o Workplace do Facebook podem ajudar nessa situação. O uso do vídeo ao vivo ou do bate-papo de vídeo pode ajudar a manter todos informados, independentemente da localização. Após a conversa, faça o acompanhamento com uma publicação ou email descrevendo os pontos principais.

Prepare-se para responder a perguntas

Prepare-se para responder a perguntas

Isso pode ser um desafio, pois você não terá todas as respostas. Poderá haver hostilidade se as pessoas perceberem as mudanças como algo negativo. Explique o que está acontecendo. E o motivo. Considere a possibilidade de apoiar essa explicação oferecendo às pessoas acesso a mais informações na intranet da sua empresa ou nas ferramentas de colaboração.

Mantenha o contato ao longo das mudanças

Mantenha o contato ao longo das mudanças

O aviso inicial normalmente é apenas o início de um processo de mudança. Você precisará manter as pessoas atualizadas regularmente. Ferramentas de colaboração como o Workplace do Facebook podem ser ideais para isso. Com elas, você pode enviar rapidamente atualizações para projetos ou grupos de trabalho específicos para descrever o processo de mudança e manter todos informados. Já os feeds de notícias personalizados da empresa ajudarão a garantir que as mensagens certas cheguem às pessoas certas. O sistema não bombardeará as pessoas não afetadas pela mudança com mensagens irrelevantes.

Mantenha os líderes de equipes atualizados

Mantenha os líderes de equipes atualizados

Após o aviso, serão eles que ajudarão as pessoas a voltarem ao ritmo. Use suas ferramentas de colaboração e reuniões presenciais para planejar a abordagem da transformação e certifique-se de que eles estejam sempre a par de tudo.

Recrie suas equipes

Recrie suas equipes

A mudança pode envolver redundâncias. E pode perturbar as pessoas, que optam por sair porque a mudança cultural ou a reestruturação não agrada a elas. De qualquer forma, isso pode afetar suas equipes. Considere opções para marcar um novo início. Marque um happy hour, ofereça um dia de folga ou envie uma mensagem a todos dizendo o quanto agradece por continuarem trabalhando com você durante a transição.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Publicações recentes

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Estratégias de comunicação corporativa

Como uma boa estratégia de comunicação pode maximizar a eficácia da comunicação digital e presencial à medida que o retorno ao local de trabalho começa? Vamos analisar essas questões.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

Transforme sua produtividade com estas estratégias eficientes para reuniões

O dia é curto. Tem certeza de que quer gastar horas em reuniões improdutivas? Aproveite melhor seu tempo com estratégias eficientes para reuniões.

Comunicação corporativa | 10 minutos de leitura

O que é comunicação corporativa e como fazê-la do jeito certo?

Uma excelente comunicação corporativa pode ser o elo que conecta todos os funcionários na sua empresa. Acerte na estratégia de comunicação corporativa.