O que é brainstorming e como ele pode ajudar a resolver problemas?

Como o uso do "cérebro coletivo" da equipe ajuda as organizações a inovar e a inspirar.

COLABORAçãO EM EQUIPE | 10 MINUTOS DE LEITURA
Brainstorming
O que significa brainstorming?

O que significa brainstorming?

O brainstorming é uma forma de reunir os membros da equipe para compartilhar ideias, resolver problemas e gerar inspiração. Ele deve ser uma atividade criativa e inclusiva, na qual se possa conversar sobre problemas, desenvolver novos produtos e serviços e criar planos de ação.

Também pode ser uma forma de explorar: os problemas podem ser reformulados em termos de perguntas, em vez de respostas, para estimular novas ideias. Uma pesquisa recente mostrou que 85% dos diretores concordavam que suas organizações não eram boas no diagnóstico de problemas e tendiam a mudar depressa demais para o "modo de solução". O brainstorming pode ser uma forma de evitar correções mal pensadas em favor de uma verdadeira inovação.

De um ponto de vista psicológico, os acadêmicos identificaram três fontes principais de inovação que usam o "cérebro coletivo":

  • Acaso: a equipe de brainstorming encontra uma solução por acidente enquanto pensa em conjunto sobre algo diferente

  • Recombinação: ideias inovadoras surgem quando se juntam coisas que já existem de novas formas. Pense, por exemplo, na mala com rodinhas

  • Melhoria incremental: em que algo que já existe é melhorado, ideia por ideia

Quais são os benefícios do brainstorming?

Quais são os benefícios do brainstorming?

Uma boa sessão de brainstorming deve ser cuidadosamente estruturada e gerenciada para estimular o fluxo livre de ideias. Isso pode permitir que todos os envolvidos:

Compartilhem pontos de vista

A participação de pessoas de diferentes aspectos da empresa, incluindo vários níveis profissionais, departamentos e especialidades, permite ao grupo analisar ideias e soluções sob novos ângulos. Um grupo diversificado oferece diferentes prioridades, pontos de vista, experiências e habilidades.

Incentivem novas formas de pensar

Um brainstorming pode, muitas vezes, ser uma forma completamente nova de pensar para os membros da equipe que estão acostumados a trabalhar em estruturas mais formais. Ser encorajado a apresentar muitas ideias novas em uma estrutura mais descontraída pode ser um desafio, mas também pode ter resultados inesperados e positivos.

Criem relacionamentos entre a equipe

A união de pessoas em busca de soluções criativas incentiva a criação de equipes. A resolução de um problema em equipe pode aumentar o moral e a motivação e até mesmo criar novos relacionamentos profissionais.

Aumentem o conhecimento

O brainstorming com pessoas de diferentes áreas da empresa permite que os participantes desenvolvam conhecimento e compreensão do que os outros membros da equipe e departamentos fazem.

Tomem decisões coletivas

Qualquer solução ou ideia que surja em uma sessão de brainstorming já terá certo consenso ou apoio de um grupo, de preferência variado. Algumas ideias serão imediatamente compreendidas, enquanto outras poderão necessitar de desenvolvimento. Algumas poderão ser populares e outras nem tanto. Mas tudo isso pode ser tratado à medida que a sessão de brainstorming avança, evitando dúvidas sobre o nível de apoio às iniciativas posteriormente.

Aumentem a qualidade e a quantidade de novas ideias

Pedir a um grupo que apresente muitas ideias criativas em um curto espaço de tempo, sem julgamento ou elaboração, pode ajudar você a obter mais ideias. E provavelmente algumas delas serão boas. O uso de todo o grupo para discutir o maior número possível de ideias também permite testar as possíveis soluções.

Aumentem a inclusão

Organizar uma sessão de brainstorming com diversas áreas e níveis da empresa é uma forma de permitir que várias vozes sejam ouvidas, recompensando a todos com um maior senso de pertencimento.

Resolvem problemas ou apresentem novas ideias com rapidez

Uma sessão de brainstorming robusta pode trazer à tona várias novas ideias, já prontas com o apoio da equipe e possibilidades de desenvolvimento.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Quando é uma boa ideia fazer um brainstorming?

Quando é uma boa ideia fazer um brainstorming?

O brainstorming não é útil apenas para criar ou melhorar produtos ou serviços. Ele também pode ser usado para resolver problemas comerciais internos ou externos, analisar os projetos dos clientes com uma nova perspectiva e pensar em como usar plenamente novas tecnologias ou iniciativas comerciais. Além disso, pode ser muito útil reunir as pessoas em uma sala ou de forma virtual para encontrar novas formas de avançar quando a rotina e os processos formais criaram um "bloqueio".

Como fazer um brainstorming com eficácia

Como fazer um brainstorming com eficácia

Uma sessão de brainstorming é menos formal do que uma reunião, mas ainda assim precisa ser estruturada. Para que seja eficaz, os participantes precisam entender o propósito da sessão e se sentir capacitados e confiantes para contribuir. Vamos detalhar os ingredientes de uma sessão de brainstorming eficaz, passo a passo.

Etapa 1: preparação

Decida quem participará da sessão. É recomendável incluir uma mistura diversificada de pessoas para trazer perspectivas novas e variadas. Tente incluir pelo menos uma ou duas pessoas que não tenham experiência direta no assunto em questão para trazer uma perspectiva "externa" que não seja obscurecida pela experiência. Isso ajudará a evitar o groupthink.

Depois de decidir quem participará, pense nas ferramentas que serão usadas. Você vai precisar, por exemplo, de salas de reunião virtuais ou de software de mapas mentais? Defina isso com antecedência.

Faça um resumo e distribua-o antes da sessão para incentivar os participantes a pensar um pouco com antecedência e a trazer algumas ideias "iniciais".

Juntamente com o resumo, distribua uma pauta com horários. Ter uma pauta (e ser rigoroso com os horários) ajudará a garantir que nenhuma pessoa ou ideia fique presa em detalhes.

Etapa 2: apresente

No início da sessão, reitere o objetivo dela: qual problema ou tópico a que se destina. Esclareça o resultado que você deseja da sessão e quanto tempo vai dedicar a cada ideia. Sempre é possível rever as boas ideias mais tarde.

É absolutamente fundamental enfatizar a liberdade de contribuir e estimular as pessoas a se sentir confiantes. Faça com que todos se sintam incluídos e saibam que as ideias deles (por mais inesperadas que sejam) serão bem-vindas.

Etapa 3: brain-dump inicial

Concentre-se na quantidade e não na qualidade. Quanto mais ideias originais surgirem, melhor. E acolha as ideias loucas. Coisas que podem parecer estranhas à primeira vista podem começar a parecer mais valiosas e inspiradoras depois de analisadas melhor.

Torne a sessão visual usando um quadro branco, notas adesivas (físicas ou virtuais), canetas coloridas etc. Muitas pessoas criativas pensam de forma visual, e o uso de ferramentas físicas e visuais maximizará a contribuição delas.

Etapa 4: restrinja o escopo

Agora que você já tem seu banco inicial de ideias, use a discussão em grupo para reduzi-las de uma maneira lógica e ver se estão à altura dos desafios.

Não se esqueça de registrar seus resultados, tirando foto das notas adesivas importantes.

O que não fazer no brainstorming

O que não fazer no brainstorming

Para garantir o sucesso da sessão, há algumas coisas que devem ser evitadas.

  • Criticar ou levantar objeções

    Inicialmente, recompense as ideias com uma resposta positiva ou, se não houver nenhuma, siga em frente. Se possível, tente não criticar. As críticas devem ser sempre construtivas e respeitosas e podem surgir no final da sessão, quando as ideias são limitadas.

  • Falta de equilíbrio

    Tente não permitir que a reunião se concentre em um único aspecto do problema, favorecendo as pessoas cujas ideias seguem uma única linha de pensamento.

  • Ancorar a primeira boa ideia

    É fácil se deixar levar por aquilo que pode parecer uma solução, mas o objetivo do brainstorming é apresentar o maior número possível de contribuições variadas.

  • Fazer uma sessão longa demais

    O brainstorming pode ser difícil, e uma sessão longa demais pode ser desmotivante, resultando na perda de quantidade e qualidade das ideias. Defina um limite de tempo, certifique-se de que todos saibam quanto tempo vai durar a sessão e encerre-a no horário.

Seis dicas de brainstorming

Seis dicas de brainstorming

Veja mais algumas ideias para uma sessão de brainstorming eficaz.

1. Mude os processos

Uma pesquisa mostra que 60% das pessoas respondem melhor a estímulos visuais, 30% trabalham melhor com material escrito e 5% dão o seu melhor quando o aprendizado e a contribuição são táteis. Use uma combinação de atividades, de visuais (mapas mentais, desenhos coloridos) a escritas (listas, marcadores, notas adesivas) e práticas (manuseamento de itens/produtos relevantes, deslocamento pela sala) para obter o máximo de todos.

2. Brainstorming por escrito

Cada participante anota uma ideia e a passa adiante. Todos têm a oportunidade de acrescentar um ponto adicional à primeira ideia.

3. Escrita rápida

O grupo é incentivado a escrever o máximo de ideias em um (curto) espaço de tempo determinado.

4. Rodada de perguntas e respostas

Ande pela sala e pergunte a uma pessoa por vez o que ela acha. Isso pode funcionar bem com um grupo menos confiante.

5. Encenação

Isso também funciona com participantes mais reservados, que muitas vezes conseguem se expressar melhor quando questionados sobre o que outra pessoa poderá pensar. Incentive o grupo a imaginar o que alguém conhecido mas não ligado a ele, ou uma personagem de ficção, poderia fazer na mesma situação.

6. Mude o cenário ou use um novo local

Um ambiente diferente pode liberar o cérebro para pensar com mais liberdade.

Continue lendo:

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração em equipe | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração entre equipes da maneira certa.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração entre equipes | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso