A IA não é apenas o futuro. É o presente. Agora que o metaverso chegou, a revolução da IA está acontecendo de maneira ainda mais rápida, abrindo inúmeras oportunidades. Mas como isso ocorre e o que significa para o futuro do trabalho?

O que é inteligência artificial (IA)?

O que é inteligência artificial (IA)?

A IA é a ciência de criar máquinas com habilidades humanas. São máquinas que podem planejar, raciocinar, comunicar e aprender.

Elas estão melhorando nossas vidas, bem como reduzindo custos e aumentando a eficiência e o lucro. Contudo, muito se fala sobre o potencial de impacto negativo da IA, principalmente no mercado de trabalho, à medida que essa tecnologia assume tarefas de rotina e de baixo nível.

Há diversos campos diferentes da IA. Todos eles têm profunda influência na maneira como trabalhamos agora e como trabalharemos no futuro:

Machine learning

Esse tipo de IA pode aprender com base no reconhecimento de padrões em dados. É revolucionário porque, em vez de ser programado, o software pode analisar os dados que recebe para fazer previsões, criar regras ou fazer recomendações de ações que devem ser realizadas. O aprendizado profundo leva esse processo ainda mais longe, reduzindo ainda mais a participação humana e permitindo o uso de conjuntos de dados maiores. Ele é responsável por alguns dos mais recentes progressos no reconhecimento de discursos e de imagens e no processamento de linguagem natural. Contudo, a qualidade do machine learning está diretamente relacionada aos dados inseridos. Por exemplo, se os dados forem tendenciosos, o resultado da IA também será. Sistemas de IA generativos, como o ChatGPT, se enquadram no âmbito do machine learning.

Robótica

As organizações estão usando robôs para automatizar tarefas físicas remotamente ou por meio de algoritmos ou sensores. A visão de "braços" robóticos nas linhas de produção já é familiar. Além disso, os robôs são usados de diversas formas hoje, desde auxiliar em cirurgias a inspecionar esgotos.

Processamento de linguagem natural

Embora os computadores sejam muito inteligentes, eles acham surpreendentemente difícil compreender, gerar e responder à linguagem humana. O processamento de linguagem natural (PLN) está usando o machine learning para reparar isso. O PLN tem diversas aplicações, desde tradução, reconhecimento de voz e transcrição à extração de informações de relatórios.

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

Qual é a diferença entre IA e automação?

Qual é a diferença entre IA e automação?

IA e automação são termos muitas vezes usados como sinônimos. Contudo, embora tenham o mesmo propósito de assumir tarefas rotineiras repetitivas para ajudar seres humanos, elas não são exatamente a mesma coisa. A automação envolve a programação de máquinas para realizar tarefas. Já a IA se trata de máquinas aprendendo automaticamente ao reconhecer padrões em dados.

A IA é o futuro?

A IA já está profundamente integrada à vida e ao trabalho do cotidiano. Assistentes pessoais a aparelhos inteligentes, compra online e robôs de fábricas são possíveis devido à IA. Independentemente de estarmos cientes ou não, quase todos nós estamos usando a IA de uma forma ou de outra em casa e no trabalho.

Alguns especialistas expressaram preocupação com a ascensão da IA e a falta de regulamentação em torno dela. No entanto, ainda está claro que a IA está definindo o futuro do trabalho.

IA e humanos trabalhando juntos

IA e humanos trabalhando juntos

A forma como a IA e humanos trabalharão juntos ainda está evoluindo. Há dois problemas principais emergindo em torno do trabalho com a IA.

Automação e substituição no emprego

A capacidade da IA de automatizar e lidar com tarefas rotineiras significa que as pessoas não serão necessárias para alguns trabalhos, o que pode levar a uma redução da força de trabalho.

De acordo com a pesquisa da Forbes Advisor, 77% das pessoas estão preocupadas com o fato de a IA poder provocar perda de emprego no futuro próximo. A McKinsey estima que, à medida que a IA evolui, poderá substituir 400 milhões de trabalhadores em todo o mundo.

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial, 25% dos empregos serão afetados negativamente nos próximos cinco anos, com cerca de 26 milhões de empregos em cargos administrativos sendo cortados.

Outros setores afetados pela automação incluem suporte administrativo de escritório, serviços jurídicos, arquitetura e engenharia, operações comerciais e financeiras, gestão, vendas, saúde e arte e design.

Criação e transformação de empregos

Apesar da preocupação com a substituição em empregos, prevê-se que a automação levará à criação de muitos novos cargos. Em 2022, 39% das empresas relataram contratar engenheiros de software e 35% contrataram engenheiros de dados para cargos relacionados à IA. Também espera-se que a IA crie cerca de 97 milhões novos empregos.

Além disso, no caso de muitos trabalhos, a IA não está automatizando todas as funções. Ela está automatizando apenas as tarefas mais rotineiras, como o processamento da folha de pagamento ou a extração de informações de documentos. Os seres humanos ainda são necessários para fiscalizar o processo e intervir se algo der errado.

Portanto, em vez de substituir humanos, a IA trabalhará juntamente com eles. Ela nos ajudará a trabalhar melhor e focar os elementos mais criativos e gratificantes do nosso trabalho. Por exemplo, embora a IA possa ser usada para ajudar a fazer diagnósticos, ainda caberá aos médicos e aos enfermeiros tratar os pacientes.

O que a IA está trazendo consigo é uma demanda cada vez maior de pessoas com habilidades técnicas, como programadores, estatísticos, cientistas de dados e analistas, bem como aquelas com habilidades que envolvem inteligência criativa e emocional. Isso a IA não pode fornecer.

As mudanças no mundo do trabalho

Desde o ChatGPT até o Metaverso, a IA está fazendo avanços em diversas áreas.

  • O Metaverso: para jogos, entretenimento e trabalho, as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual estão possibilitando uma internet com a qual você pode interagir. Espaços virtuais compartilhados vão se misturar com o mundo físico, transformando a colaboração, a comunicação e o treinamento no trabalho.

  • Prevenção de fraude: ao analisar um grande número de transações, a IA é capaz de identificar tendências de fraude. Desse modo, ela pode bloquear automaticamente transações suspeitas ou sinalizá-las para uma investigação mais aprofundada. As pessoas também podem usar a IA em cibersegurança para reconhecer ou bloquear ameaças.

  • Chatbots e assistentes digitais: à medida que o PLN se desenvolve, os recursos de chatbots também são aprimorados. Dessa forma, esses bots podem se comunicar de maneira mais natural com os usuários em vez de simplesmente responder "sim" ou "não". Isso traz melhorias significativas aos serviços de atendimento ao cliente, bem como libera os funcionários para lidar com perguntas mais complexas.

  • IA na saúde: a Organização Mundial da Saúde estima que até 2030 haverá um déficit global de 18 milhões de trabalhadores no setor de saúde. A IA pode fornecer parte da solução para esse problema ao automatizar tarefas rotineiras, melhorar a produtividade e, sobretudo, dar aos funcionários mais tempo para tratar dos pacientes. Os profissionais já estão usando a IA em diversas aplicações de saúde, inclusive no gerenciamento de hospitais, diagnósticos médicos e apps focados em pacientes.

IA explicável

A IA não opera em um vácuo. O fato de que as organizações estão usando essa tecnologia para tomar decisões levanta questões de responsabilidade, transparência, privacidade e imparcialidade. É aí que a IA explicável (XAI) entra. Seu objetivo é garantir que a lógica dos algoritmos seja compreensível para humanos. A XAI também é vital para ajudar na detecção de erros da inteligência artificial.

IA no RH

Além de automatizar tarefas rotineiras, como a folha de pagamentos, a IA também está transformando o processo de recrutamento. Ela pode assumir o longo processo de filtrar perfis. Pode examinar currículos, selecionar candidatos e agendar entrevistas. Isso torna o processo muito mais eficiente, principalmente no começo da jornada de recrutamento, economizando tempo e reduzindo custos. Mas as organizações devem estar cientes dos riscos de viés da IA no recrutamento.

Adotando a IA no local de trabalho

Adotando a IA no local de trabalho

A ampla adoção da IA em uma empresa significa grandes mudanças na forma como as pessoas trabalham. Sendo assim, como as organizações mostram aos funcionários que a IA é um impulso para mudanças positivas?

Uma maneira de fazer isso é enfatizar que a IA foi criada para complementar, e não substituir, os trabalhadores humanos. Sobretudo, como as pessoas trabalharão juntamente com a IA, é vital garantir que elas tenham as habilidades técnicas necessárias para tal. Esse processo envolverá a qualificação e a requalificação da força de trabalho, se necessário, para que ela possa aproveitar todas as oportunidades que a IA tem a oferecer.

Quando acionada, você verá os benefícios da IA, que incluem:

  • Maior produtividade: a produtividade pode aumentar sem pessoas e recursos atolados em tarefas rotineiras. De acordo com o Nielsen Norman Group, os sistemas de IA generativa melhoram a produtividade dos funcionários em 66%.

  • Maior eficiência: a IA pode realizar algumas tarefas rotineiras de maneira mais rápida e com mais eficiência do que seres humanos. Além disso, diferentemente de funcionários humanos, os serviços baseados em IA estão disponíveis 24 horas por dia para monitorar fraudes, responder a perguntas de clientes e verificar candidaturas a vagas de emprego, o que economiza tempo e recursos.

  • Resolução de problemas complexos: avanços no machine learning agora significam que a IA pode ser usada em tarefas mais complexas, como diagnósticos médicos, também liberando recursos e aumentando a produtividade.

  • Inovação: desde ideias geradas por IA em sessões de brainstorming, interação em espaços virtuais no metaverso até o uso de IA na cadeia de suprimentos para entender o que os clientes querem (e depois tomar decisões relevantes quanto ao produto), a IA está ajudando organizações a inovarem para obter sucesso.

Continue lendo
Continue lendo

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

Faça parte do futuro do trabalho

Cadastre-se para receber os nossos insights mais recentes sobre o futuro do trabalho e do metaverso.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas da Meta relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você pode revogar seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails quando quiser. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

O futuro do trabalho | 11 minutos de leitura

O futuro do trabalho

Como é o trabalho no metaverso? O modelo híbrido veio para ficar? Embora não seja possível saber ao certo o que o amanhã reserva, você pode preparar sua organização para o futuro.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.