O que é trabalho ágil?

As abordagens ágeis foram usadas para fazer as pessoas trabalhar e conversar juntas desde a década de 1970. Hoje, essa abordagem ágil está se provando ser um método particularmente adequado para o mundo atual de trabalho remoto e híbrido.

COLABORAçãO EM EQUIPE | 6 MINUTOS DE LEITURA
agile collaboration - Workplace from Meta
O que é trabalho ágil?

O que é trabalho ágil?

Rápido, responsivo, eficiente, multifuncional: são essas as características de um ambiente de trabalho ágil. É uma abordagem de trabalho que visa otimizar a flexibilidade e visibilidade, eliminando o maior número possível de obstáculos, com o objetivo de impulsionar a produtividade. Isso ocorre por meio de uma combinação de processos, pessoas e tecnologia.

Hoje, o trabalho ágil é uma técnica de gerenciamento de projetos popular e produtiva que está sendo adotada cada vez mais. Em 2022, a digital.ai descobriu que a adoção da abordagem ágil aumentou de 37% para 86% nas equipes de desenvolvimento de software e duplicou em grupos não relacionados a TI.

O trabalho ágil ajuda pessoas e empresas a mudarem rapidamente, atenderem a necessidades emergentes e responderem de maneira eficaz com pouco aviso de antecedência. Ele se trata de simplificar processo e envolver equipes multidisciplinares fora das estruturas hierárquicas tradicionais.

É particularmente útil para empresas híbridas ou remotas, em que os funcionários trabalham em diferentes locais e têm diferentes responsabilidades.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

Formas ágeis de trabalhar

Formas ágeis de trabalhar

A abordagem ágil não é apenas um método. Há diferentes formas de trabalho ágil. Cada um com seus prós e contras.

Método Ivy Lee

O método Ivy Lee é uma técnica de gerenciamento de tempo em que alguns métodos ágeis se baseiam. A estratégia de priorização de cinco etapas funciona assim:

  • Etapa 1: liste seis tarefas que são mais importantes de concluir até o próximo dia ou até o fim do dia.

  • Etapa 2: enumere suas tarefas em ordem de importância.

  • Etapa 3: comece seu dia de trabalho com o primeiro item da lista. Trabalhe nele até ter finalizado tudo.

  • Etapa 4: marque cada item como finalizado quando tiver concluído a tarefa designada.

  • Etapa 5: repita o processo novamente no dia seguinte.

Esse método ajuda você a priorizar seu tempo e aumenta a produtividade. No entanto, não leva em conta tarefas inesperadas ou alterações no planejamento.

Sprints no scrum

Essa forma ágil de trabalhar envolve dividir as equipes em sprints, que são períodos curtos associados a metas pequenas e específicas. Cada sprint contribui para a entrega geral do projeto.

  1. Planejar

  2. Desenvolver

  3. Implantar

  4. Avaliar

As equipes trabalham de maneira colaborativa de acordo com o prazo do sprint, com as pessoas relevantes trabalhando juntas em tarefas específicas. Com cada sprint realizado de maneira eficiente e eficaz, o projeto geral é mais propenso a ser entregue dentro do prazo e com alta qualidade. O que as equipes aprendem em cada sprint é avaliado e levado em consideração no próximo. Assim o projeto pode evoluir e superar os desafios no caminho.

No entanto, pode ser difícil elevar a abordagem de scrum e ela funciona melhor apenas com equipes pequenas.

Kanban

Kanban, que significa "quadro de sinalização", é um método ágil bastante visual, originalmente usado em fábricas. Ele usa quadros com cartões que representam tarefas. Eles se movem pelas etapas do fluxo de trabalho, que são representadas por colunas.

Uma das principais vantagens do Kanban é que ele permite que as equipes vejam rapidamente onde cada tarefa do projeto está em tempo real. Ele também pode mostrar o progresso do trabalho dos membros da equipe, o que pode ser útil em equipes híbridas e remotas.

O lado negativo é que um quadro kanban cheio de informações pode ser confuso. Além disso, se um cartão não é movido, o progresso de outras tarefas pode ser prejudicado.

Scrumban

Como o nome sugere, o Scrumban é uma combinação do Scrum e do Kanban.

Ele usa o quadro Kanban para fluxos de trabalho curtos e qualquer pessoa pode escolher uma tarefa que queira do quadro, em vez de aguardar que tarefas sejam atribuídas por um gerente de projetos. Esse quadro não fica cheio de informações, pois um limite é estabelecido em relação o número de tarefas que podem estar nele por vez.

É mais flexível do que o Kanban tradicional, mas também pode ser mais difícil de acompanhar o que todos estão fazendo, o que dificulta o planejamento.

Criando um ambiente de trabalho ágil

Criando um ambiente de trabalho ágil

Para criar um ambiente de trabalho ágil, veja algumas boas práticas a serem seguidas:

Defina metas claras

Torne o gerenciamento de projetos transparente ao definir metas e expectativas claras e compartilhá-las com a equipe. Isso garantirá que todos tenham visibilidade sobre o panorama geral e possam acompanhar o progresso com facilidade.

Forneça uma integração eficaz.

Ofereça acompanhamento e mentoria para garantir que os novos membros da equipe fiquem a par dos seus processos ágeis e defina expectativas antes de iniciar um projeto.

Dê autonomia à equipe

Dar às equipes responsabilidades claras e fornecer espaço a elas para se organizarem e gerenciarem permite maior liberdade para atingir metas e superar desafios.

Forneça ferramentas e treinamento

Os valores ágeis dependem de pessoas. Por isso, os membros da equipe precisam entender como trabalhar usando métodos ágeis. Treine os funcionários sobre as formas ágeis de trabalho, garanta que eles entendam como os métodos funcionam e o que se espera deles.

Concentre-se na colaboração

Cada iteração ágil foca a conclusão de uma tarefa em vez de ficar em um labirinto de planejamento antecipado. Isso significa que é necessário concentrar-se mais colaboração em equipe e e na comunicação.

Reuniões diárias de 15 minutos ou "scrums" podem ajudar nisso. O planejamento de sprints, a análise e as reuniões de avaliação cobrem aspectos mais específicos de projetos, com subgrupos focados em tarefas individuais. As equipes também consultam partes interessadas vitais regularmente para garantir que o projeto esteja cobrindo as prioridades comerciais. Garanta que esses grupos grandes e pequenos estejam trabalhando bem juntos e que quaisquer preocupações ou problemas estejam sendo abordados.

Use as ferramentas de colaboração certas

As ferramentas de colaboração são fundamentais para permitir que as equipes trabalhem juntas. Elas incluem:

  • Painéis colaborativos para acompanhar o trabalho e fornecer detalhes de subtarefas como parte do projeto geral.

  • Ferramentas de comunicação que conectam membros de equipe, incluindo funcionários que trabalham no escritório e funcionários remotos onde quer que estejam no mundo. Isso é ainda mais importante com o trabalho híbrido e significa que as equipes podem trabalhar internacionalmente com menos barreiras.

  • Ferramentas de compartilhamento de arquivos para dar a cada membro da equipe acesso aos documentos de que precisam.

  • Ferramentas de integração para reunir todos os softwares e apps, para que ninguém perca tempo ao transitar entre eles

  • Ferramentas de monitoramento de progresso que ajudam gerentes de projeto a se planejarem de maneira mais eficaz e manter as equipes dentro do prazo ao rastrear o progresso em tempo real

Aceite a mudança e evolua

Um dos benefícios mais significativos do trabalho ágil é a flexibilidade e a adaptabilidade. As equipes podem aprender com cada sprint a reutilizar no próximo projeto as soluções mais inovadoras usadas ao longo da tarefa atual.

Princípios para formas ágeis de trabalhar

Princípios para formas ágeis de trabalhar

O trabalho ágil não é apenas uma metodologia. É uma mentalidade. É uma forma de ser e fazer. Trata-se de valorizar as pessoas e mensurar o sucesso no desempenho e nos resultados em vez do tempo e das contribuições individuais.

Pode ter começado com desenvolvimento de software, mas o trabalho ágil não é apenas para o setor de tecnologia.

É um método mais inteligente de gerenciamento de projeto que funciona em setores globais. Em uma era de trabalho híbrido e remoto, a colaboração ágil pode ajudar as pessoas e as equipes a se adaptarem a desafios econômicos e dos consumidores. Essas soluções serão cruciais para o sucesso de empresas nos próximos meses e anos.

Você também pode se interessar por

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você pode revogar seu consentimento e cancelar a assinatura desses emails quando quiser. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Colaboração em equipe: como ficar craque no trabalho em equipe

Saiba mais

Publicações recentes

Colaboração entre equipes | 10 minutos de leitura

Como desenvolver a colaboração em equipe.

Uma abordagem colaborativa pode ajudar os seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente, criativa e eficaz. Veja como obter a colaboração em equipe da maneira certa.

Colaboração | 3 minutos de leitura

Colaboração multidisciplinar

Descubra dicas essenciais para melhorar a colaboração multidisciplinar, incluindo os benefícios de vários pontos de vista e como melhorar o trabalho em equipe no seu local de trabalho.

Colaboração em equipe | 8 minutos de leitura

Como fazer a colaboração entre equipes funcionar de maneira eficaz

Saiba como incentivar a colaboração entre equipes, além de conhecer as boas práticas e armadilhas que aparecem ao fazer isso