Inovação no trabalho

As organizações de sucesso não ficam paradas. Criar uma cultura de inovação pode manter você na dianteira, incentivando a produtividade e o desempenho.

PRODUTIVIDADE | 9 MINUTOS DE LEITURA
Innovation at Work
O que é inovação no local de trabalho?

O que é inovação no local de trabalho?

Inovação no local de trabalho tem a ver com formar, incubar e implementar novas ideias. Pode estar relacionada aos produtos ou serviços de uma empresa. Mas é igualmente importante na estratégia de negócios, processos e métodos. Os tipos de inovação podem envolver tecnologia, modelagem de negócios, RH e marketing, bem como atividades diretas voltadas para o cliente.

Embora muitas empresas se concentrem em atender às expectativas dos clientes e funcionários, a inovação é, sem dúvida, a chave para o verdadeiro sucesso. Uma empresa que não consegue inovar fica estagnada. Mas isso não significa que mudanças drásticas devam afetar a gerência e a força de trabalho com frequência. A inovação pode ser arrojada e abrangente. Ou uma série de pequenas mudanças incrementais que impulsionam o desenvolvimento de maneira consistente e contínua.

Descomplique o trabalho com o Workplace

O Workplace é capaz de simplificar o trabalho, seja para informar a todos sobre o retorno ao trabalho presencial ou para a adoção de um modelo híbrido.

De maneira ampla, a inovação no local de trabalho pode ser dividida em duas categorias:

  • Inovação externa: inclui mudanças na estratégia de marketing, cultura da empresa, marca e desenvolvimento de produtos ou serviços.

  • Inovação interna: abrange mudanças na forma como as organizações trabalham, incluindo estruturas e hierarquias de trabalho, equipe e gerenciamento, estratégias de mentoria e coaching, além de iniciativas voltadas para os funcionários.

Internamente, a inovação no local de trabalho é mais eficaz quando se espalha por toda a cultura da empresa. Quando os funcionários de todos os níveis são incentivados a se envolver e contribuir, realizando sessões de brainstorm e desenvolvendo novos insights e maneiras de trabalhar.

Por que a inovação no local de trabalho é importante?

Por que a inovação no local de trabalho é importante?

As evidências mostram que a inovação é vital para o crescimento econômico e para melhorar a produtividade, além de melhorar o recrutamento e a satisfação dos funcionários. De acordo com pesquisas do governo do Reino Unido, as empresas que inovam crescem cerca de duas vezes mais do que as que não o fazem. A adoção de práticas inovadoras pode aumentar de 20% a 60% a produtividade, a saúde, o engajamento e o bem-estar dos funcionários.

Alguns dos benefícios mais significativos de uma cultura focada em inovação no local de trabalho estão relacionados aos próprios funcionários. Uma pesquisa recente da Forbes mostra que o engajamento dos funcionários se correlaciona positivamente com a inovação. Trabalhadores engajados são mais flexíveis e emocionalmente conectados com o trabalho, prontos para buscar desafios e inovar. Com o pensamento inovador, surge a oportunidade de desenvolver e aprender, tanto com o sucesso quanto com o fracasso. Uma pesquisa da Deloitte mostra que organizações com uma forte cultura de aprendizado têm 92% mais chances de desenvolver novos produtos e processos, além de serem 52% mais produtivas.

Exemplos de inovação no local de trabalho

Exemplos de inovação no local de trabalho

Não há uma maneira única de demonstrar criatividade no local de trabalho. A inovação pode assumir várias formas.

Inovação sustentada ou incremental: esse tipo de inovação é contínua. Talvez a mudança não seja dramática, mas pode formar a espinha dorsal de uma cultura liderada pela inovação, envolvendo vertentes de atividade de toda a força de trabalho. Por meio desse tipo de inovação, todos os departamentos e indivíduos se envolvem no pensamento inovador como algo natural, encontrando oportunidades para contribuir, experimentar e desenvolver ideias.

Inovação revolucionária ou espontânea: pode ser gerada intencionalmente por meio de iniciativas pontuais ou brainstorm ou por meio de problemas ou questões que surgem no local de trabalho. Ou pode ser motivada pela demanda do cliente, novas oportunidades de negócios ou mudanças no mercado mais amplo.

Inovação disruptiva: pode acontecer quando circunstâncias inesperadas exigem ação imediata ou quando uma empresa é aberta e positiva o suficiente para tentar algo novo, mesmo sem aviso prévio. Esse tipo de inovação, especialmente quando leva ao sucesso, costuma ser vista como um acaso ou um golpe de sorte. Mas, na realidade, exige uma estrutura estratégica e também confiança. Além disso, os benefícios são maximizados por empresas que estão bem preparadas para se adaptarem rapidamente.

A inovação também é impulsionada por uma variedade de outros fatores. Eles podem incluir investimentos e avanços em tecnologia, colaboração interna deliberada ou acidental, engajamento do cliente ou novas ideias e experiências resultantes de pesquisas. Culturas empresariais inovadoras estão abertas a todos esses fatores. Nessas culturas, todos podem trabalhar para aprimorar a eficiência, o desempenho, o prazer e a produtividade, geralmente com pouco ou nenhum custo adicional para a empresa.

Doze ideias para inovação no local de trabalho

Doze ideias para inovação no local de trabalho

A pesquisa Engage for Success, também conhecida como relatório MacLeod, analisou organizações em todo o Reino Unido para estabelecer os vínculos entre o alto engajamento dos funcionários e o alto desempenho. Ela enfatiza a importância de ter as condições certas para permitir o potencial da cultura inovadora no local de trabalho. Definir parâmetros de integridade, criar confiança e compromisso e ter uma comunicação bidirecional são elementos essenciais para maximizar os benefícios de uma cultura verdadeiramente orientada para a inovação.

Para se tornar mais inovador, há alguns itens a considerar.

1. Prepare-se para a inovação

Antes de desenvolver estratégias inovadoras, quaisquer problemas ou obstáculos devem ser sanados. Reconheça as limitações do pensamento inovador, como falta de confiança, falta de tempo e excesso de confiança nas formas tradicionais de fazer as coisas. Incentive formas novas e disruptivas de pensar. Somente quando toda a organização estiver operando com otimismo e com liberdade para desafiar o status quo, o progresso será verdadeiramente inovador.

2. Consiga a participação de todos

Uma cultura empresarial inovadora precisa da participação de todas as pessoas. Considere realizar pesquisas regulares, abrir caixas de sugestões e sessões de feedback para mostrar abertura a novas ideias. Também crie formas de gerar feedback com base no progresso, mudando durante o processo. As empresas que praticam uma cultura de diversidade e inclusão de maneira genuína se beneficiarão de uma variedade de experiências e pontos de vista diferentes quando todos forem incentivados a participar.

3. Todos devem estar realmente engajados

O engajamento é baseado na confiança e é um compromisso de mão dupla entre a organização e seus funcionários. Uma pesquisa da Gallup mostra que níveis mais altos de engajamento estão fortemente relacionados a níveis mais altos de inovação.

4. Reconheça e recompense o pensamento inovador

O reconhecimento dos funcionários é fundamental para sustentar uma cultura de inovação. De acordo com uma pesquisa, 88% dos funcionários que relataram ter sido reconhecidos por seu forte desempenho sugeriram que foram incentivados a inovar de maneira proativa.

5. Acabe com as hierarquias tradicionais

Quando se trata de pensamento e prática inovadores, todos têm um papel igual a desempenhar, independentemente do nível de experiência ou do cargo na empresa. Em uma pesquisa recente, 45% dos funcionários concordaram que superar as barreiras entre os níveis de gestão é um dos maiores desafios para o pensamento inovador nas empresas.

6. Contrate equipes diversificadas

As empresas genuinamente inovadoras recrutam pessoas verdadeiramente abertas à inovação, mas, mais importante, que tragam históricos e experiências verdadeiramente diversificados. Isso pode gerar uma perspectiva mais ampla e valiosa para a discussão e para os processos.

7. O pensamento inovador deve estar alinhado a práticas justas

Ao testar ideias inovadoras, não se esqueça de itens como segurança, inclusão, diversidade e sustentabilidade.

8. Incentive a colaboração

Combine equipes e indivíduos de diferentes níveis de gerenciamento e departamentos para desafiar e testar ideias com diferentes perspectivas. Isso pode se estender a clientes antigos e atuais, que podem ter insights valiosos sobre inovação.

9. Dê e peça feedback

Os funcionários estão cada vez mais priorizando o feedback formal e informal como uma oportunidade de aprendizado. Pessoas da geração Y e Z são particularmente exigentes quando se trata de escolher onde trabalhar e estão procurando formas de trabalho mais colaborativas.

Você também pode obter feedback perguntando a seus clientes o que eles desejam e se têm ideias sobre como você pode desenvolver produtos e serviços. Isso pode ser gratificante para ambos os lados e mostrar seu compromisso em moldar o futuro dos negócios juntos.

10. Forneça tempo e liberdade para inovar

Todos devem entender que a inovação é uma prioridade. Crie oportunidades para “pensar fora da caixa” quando se trata de debater ou discutir novas ideias. Considere agendar atividades que estimulem a criatividade, como oficinas de arte, escrita ou culinária, sessões de teatro ou jogos de resolução de problemas. Essas ações podem estar relacionadas aos negócios ou apenas a oportunidades de experimentar novas formas de pensar, colaborar e aprender.

11. Permita-se falhar

O fracasso ou a decepção não é o fim da inovação. É uma oportunidade de ajustar, adaptar e aprender.

12. Use a tecnologia como uma ferramenta

Existe uma variedade cada vez maior de ferramentas de software e gerenciamento de projetos criadas para ajudar na inovação e na criação no local de trabalho. Isso inclui o uso de ferramentas colaborativas, realidade virtual e o metaverso como maneiras de ajudar suas ideias a se formar e crescer.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais
Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Tópicos relacionados

Descubra as últimas atualizações para clientes e parceiros no Workplace Newsroom.

Saiba mais

Publicações recentes

Trabalho remoto | 7 minutos de leitura

Trabalhar remotamente: benefícios e desafios

Cada vez mais pessoas estão trabalhando remotamente. Muitas outras também trabalharão assim no futuro. Descubra os prós e os contras do trabalho remoto e como aproveitá-lo ao máximo.

Produtividade | 11 minutos de leitura

Técnicas de gerenciamento de tempo

À medida que a maneira e o local onde trabalhamos continuam mudando, é essencial ajudar trabalhadores remotos e da linha de frente a se manterem engajados e produtivos. Estas técnicas de gerenciamento de tempo podem ajudar.

Produtividade | 7 minutos de leitura

Como aumentar a produtividade pessoal

O que é produtividade pessoal e como aumentá-la? Siga estas etapas simples para atingir os seus objetivos de produtividade.