Como lidar com a menopausa no trabalho

Para construir o ambiente de trabalho emocionalmente inteligente do futuro, é necessário responder aos problemas de bem-estar que os funcionários enfrentam. A menopausa é um deles.

CULTURA | 7 MINUTOS DE LEITURA
Managing menopause at work
Menopausa e trabalho: quais são as dificuldades?

Menopausa e trabalho: quais são as dificuldades?

A conscientização sobre a menopausa é de crescente importância para as organizações que pensam no futuro. Isso acontece, em parte, porque mulheres na idade da menopausa são o grupo demográfico de maior crescimento no mercado de trabalho. Vivemos em uma era em que a guerra por talentos é voraz, a escassez de habilidades é comum e a Grande Demissão está sendo parcialmente impulsionada por trabalhadores mais experientes pedindo demissão. Por isso, é essencial que as organizações atraiam e retenham esses funcionários maduros.

Embora não seja o caso para todas as mulheres, a menopausa pode criar problemas no trabalho para muitas delas. Na realidade, segundo o Chartered Institute for Personnel and Development (CIPD) do Reino Unido, três em cinco mulheres que estão na menopausa foram negativamente afetadas no trabalho. Nos Estados Unidos, quase 20% das mulheres na menopausa se demitiram do emprego ou consideram essa opção. Esse é um grande problema para as empresas e afeta a retenção de funcionários. Estima-se que, globalmente, as perdas na produtividade devido à menopausa chegam a mais de US$ 150 bilhões por ano.

Os problemas relacionados à menopausa também têm relevância direta na diversidade e inclusão. Atitudes negativas direcionadas a mulheres com sintomas de menopausa podem ser exacerbadas por machismo e preconceito com idade. A menopausa também pode coincidir com a idade na qual as mulheres estão assumindo funções de liderança e gestão de alto nível. Por isso, é fundamental que a insensibilidade à menopausa não impeça as gerências e os comitês de se tornarem mais diversos e representativos.

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixe estas seis dicas de especialistas para descobrir a ligação entre o engajamento dos funcionários e a cultura da empresa.

O que é menopausa?

O que é menopausa?

A menopausa é quando a mulher para de menstruar devido a níveis de hormônio mais baixos. Normalmente, acontece entre 45 e 55 anos, mas pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Os sintomas da menopausa podem incluir:

  • Ansiedade

  • Ondas de calor

  • Mudança de humor

  • Confusão mental

  • Menstruação irregular

  • Dores de cabeça

  • Palpitações

  • Rigidez ou dor articular

  • Suor noturno

  • Infecções recorrentes do trato urinário

Considera-se que a menopausa foi atingida quando a mulher deixa de menstruar por 12 meses. No entanto, os sintomas da menopausa (ou, mais precisamente, a perimenopausa) podem começar meses ou anos antes. Nem todas as mulheres têm sintomas graves. Contudo, para aquelas que têm, eles podem afetar bastante todas as áreas da vida, incluindo o trabalho.

Portanto, é extremamente importante que os locais de trabalho busquem orientação sobre a menopausa, além de entender esse processo e fazer os ajustes necessários para acomodar as funcionárias que estão passando por essa fase. Esse é um ingrediente essencial para uma cultura empresarial emocionalmente inteligente e positiva, bem como o certo a ser feito. Além disso, discriminar funcionárias na menopausa é ilegal em alguns países.

O efeito da menopausa no trabalho

O efeito da menopausa no trabalho

De acordo com a Women’s Health Concern, mulheres na menopausa relatam diversas dificuldades no trabalho, a mais comum delas sendo:

  • Cansaço

  • Memória ruim

  • Queda na confiança

  • Depressão

  • Concentração ruim

De acordo com um estudo japonês, mulheres com um número maior de sintomas relacionados à menopausa tiveram uma queda no desempenho no trabalho. Mas isso não é inevitável. O mesmo estudo também afirma que ter um trabalho menos estressante melhorou o desempenho. Obviamente, isso não significa que as mulheres devem mudar de emprego por causa da menopausa. Entretanto, as empresas precisam encontrar maneiras de tornar as funções menos estressantes. Isso pode incluir treinamento para controlar essa emoção, algo que poderia ser benéfico a todos e não apenas às funcionárias na menopausa.

Rachel Suff, consultora sênior de políticas para o CPID, afirma que "nossa orientação mostra que, se os empregadores criarem uma cultura onde todos podem conversar abertamente sobre problemas de saúde, como a menopausa, as mulheres provavelmente se sentirão mais confiantes para pedir o suporte de que precisam para ser eficazes na sua função. Os gerentes também precisam trabalhar com as equipes de RH para entender quais ajustes simples e práticos podem ser feitos para ajudar as mulheres a se sentirem mais confortáveis e aptas a realizar seu trabalho".

Como criar um ambiente de trabalho mais favorável às mulheres na menopausa

Como criar um ambiente de trabalho mais favorável às mulheres na menopausa

Pode ser que muitas organizações queiram dar apoio a mulheres na menopausa no ambiente de trabalho. Entretanto, nem sempre é fácil saber como começar.

"É provável que quase todos os locais de trabalho no Reino Unido tenham uma mulher passando pela menopausa no momento. Contudo, muitos gerentes não sabem a melhor forma de dar apoio a ela", diz Rachel Suff.

Então, como começar?

Informe-se e compartilhe o que aprendeu com a organização

Uma proporção razoável de líderes, gerentes e funcionários não sabe muito sobre a menopausa e não entende como ela pode afetar as mulheres. A primeira etapa, então, é buscar informações. É interessante que as organizações tragam treinadores externos com experiência sobre o assunto para garantir a conscientização de todos. Os gerentes também precisarão ser treinados sobre como falar sobre menopausa de maneira sensível.

"Em vez de ser um tabu no trabalho, os gerentes devem estar prontos para tratar a menopausa como qualquer outra condição de saúde e ter conversas abertas e de apoio com as mulheres das suas equipes", diz Rachel Suff.

Crie um espaço seguro para conversas sinceras

A menopausa pode ser um assunto bastante pessoal e as mulheres podem relutar em falar sobre isso, principalmente se temerem a discriminação devido ao que estão passando. Muitas também podem sentir que há um estigma associado à menopausa.

Três em dez mulheres com sintomas de menopausa disseram ao CIPD que não conseguiram trabalhar devido ao que estavam sentindo. No entanto, três quartos dessas mulheres sentiram que não podiam contar ao gerente o verdadeiro motivo da falta. É necessário aumentar a conscientização e incentivar um ambiente onde as pessoas sintam que podem ser abertas sobre a menopausa. Isso ajudará as mulheres a conversar sobre o que estão passando e encontrar maneiras de trabalhar com as quais se sentirão confortáveis.

Crie uma política sobre a menopausa

Ter diretrizes formais estabelecidas ajudará sua organização a fornecer no ambiente profissional o apoio adequado às mulheres na menopausa. Isso também mostrará que o tema está sendo levado à sério. Políticas para funcionárias com sintomas da menopausa podem incluir:

  • Uma lista com o apoio disponível, por exemplo, avaliações sobre o local de trabalho para garantir que o ambiente profissional não esteja piorando os sintomas

  • Diretrizes de trabalho flexíveis

  • Diretrizes para licenças

Faça ajustes

Pequenos ajustes no ambiente de trabalho e nas regras podem ajudar mulheres na menopausa a se sentirem mais confortáveis. Por exemplo:

  • Temperaturas mais baixas nos cômodos

  • Ventiladores de mesa

  • Ambientes para tempo de descanso

  • Intervalos mais frequentes

  • Relaxamento dos códigos de vestuário e uniformes para permitir roupas mais frescas e leves

  • Suporte para bem-estar emocional, por exemplo, dar às funcionárias acesso à terapia e meditações de atenção plena

  • Opções para trabalhar de outro lugar ou remotamente

  • Permitir que as mulheres adotem padrões mais flexíveis no horário de trabalho, para que possam trabalhar quando se sentirem mais eficientes

Infelizmente, um estudo com mais de duas mil mulheres mostrou que apenas 12% pediram ajustes no local de trabalho. Como justificativa para não fazer o pedido, uma em quatro mulheres manifestou preocupação com a reação do empregador. Por isso, frisamos novamente que incentivar uma política que prega conversas abertas e tornar pública a política de menopausa ajudará a tranquilizar esses medos.

Considere introduzir uma licença específica para a menopausa

Alguns países (incluindo Japão, Indonésia e Coreia do Sul) introduziram a licença menstrual para funcionárias que sofrem com dores na menstruação. Agora, os ativistas estão pedindo a introdução de uma licença específica para a menopausa, que seria separada da licença médica ou das férias. Um comitê de parlamentares do Reino Unido recomendou a todos os funcionários do setor público testar e avaliar uma política de licença para a menopausa. Além disso, várias empresas privadas anunciaram maior flexibilidade em relação à licença médica para mulheres na menopausa. Iniciativas como essas podem ajudar a manter funcionárias valiosas na força de trabalho, ajudando-as a se manterem engajadas e produtivas.

"A menopausa é inevitável. Já o sofrimento constante de mulheres talentosas da nossa força de trabalho não é", afirma a Presidente do Women and Equalities Committee do Reino Unido, Caroline Nokes. "O estigma, a vergonha e as culturas de desprezo podem, e devem, ser erradicados. É imperativo que criemos locais de trabalho e uma sociedade que não apenas apoiem aquelas que estão passando pela menopausa, mas também incentivem algumas das trabalhadoras mais experientes e qualificadas da nossa economia a prosperar."

Continue lendo:

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também reconhece que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Saiba como os líderes globais de RH criam a cultura da empresa

Baixar agora

Publicações recentes

Cultura | 11 minutos de leitura

Cultura do local de trabalho: como criar uma cultura positiva e impulsionar a produtividade

A cultura do local de trabalho é ainda mais importante em um mundo de trabalho híbrido e remoto. Descubra o significado da cultura do local de trabalho e como aprimorá-la.

Liderança | 4 minutos de leitura

Dez lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja alguns dos melhores exemplos.

Cultura | 8 minutos de leitura

Os quatro tipos de cultura da organização: qual é o melhor para os negócios?

Sua identidade comercial é uma combinação única de culturas da organização. Veja como identificá-las e tirar proveito dos seus pontos fortes.