Oito empregos criados pela IA

Máquinas que podem assumir tarefas rotineiras tornaram nossas vidas mais fáceis. Mas quais as consequências para o emprego das pessoas? Longe de acabar com os empregos, veja como a IA pode criar novas oportunidades…

O FUTURO DO TRABALHO | 6 MINUTOS DE LEITURA
Jobs AI will Create

A automação e a inteligência artificial (IA) estão transformando os empregos em todas as áreas, desde o setor da saúde ao manufatureiro. À medida que essas tecnologias crescem, é importante que as empresas estejam preparadas para a revolução da IA. As habilidades tecnológicas serão importantes de agora em diante, assim como as que envolvem criatividade e inteligência emocional, algo que a IA não possui.

A IA assumirá postos de trabalho?

A IA assumirá postos de trabalho?

Frequentemente são levantados questionamentos sobre a ameaça da IA no mercado de trabalho. A IA gerará perda de empregos? Quais setores terão as maiores taxas de desemprego? Será que os robôs que assumirem os postos de trabalho acabarão por nos tornar irrelevantes? Todas essas perguntas são válidas, especialmente porque a tecnologia está ficando mais inteligente a cada dia. Afinal, os robôs já podem:

  • Realizar tarefas de entrada de dados, folha de pagamento e contabilidade

  • Escrever emails rotineiros
  • Responder às solicitações de clientes

  • Rastrear encomendas

  • Assumir tarefas de alto risco, como produção em linhas de montagem

  • Filtrar candidaturas a vagas de emprego

Trabalhos que a IA substituirá

Uma análise da PwC mostra que, no curto prazo, a IA pode ter maior impacto nos serviços financeiros, em que os algoritmos podem gerar uma tomada de decisão mais rápida e eficiente. No longo prazo, no entanto, o setor de transportes está prestes a testemunhar uma mudança mais significativa, com o desenvolvimento de veículos autônomos, que acabará com a necessidade de entregadores e taxistas. O setor manufatureiro é outro que provavelmente será afetado pela IA, pois os robôs podem substituir humanos nas fábricas.

Mas, embora seja verdade que alguns empregos estejam em declínio por causa da automação e o medo de que a IA assuma o controle dos trabalhos seja justificado em alguns casos, a situação não se trata de uma “dominação do mundo” pelas máquinas.

Na verdade, o Fórum Econômico Mundial prevê que, até 2025, a tecnologia criará pelo menos 12 milhões mais empregos do que os que anulará.

Outra pesquisa sobre a substituição de empregos pela IA, liderada por acadêmicos da University of Warwick e da University of Sussex Business School, mostra que menos de um quarto das empresas que introduziram a tecnologia de IA nos últimos cinco anos acreditam que isso gerou uma perda líquida de empregos. Portanto, as preocupações com robôs assumindo postos de trabalho talvez sejam infundadas.

Sejamos sinceros: isso já aconteceu antes. Tecnologias novas não são um fenômeno recente. A revolução industrial e a ascensão da internet foram recebidas com ceticismo semelhante. A tecnologia progrediu rapidamente ao longo dos anos, mas as pessoas ainda têm empregos. A IA foi projetada para complementar os empregos, não para destruí-los.

“As discussões sobre o impacto potencial da IA nos empregos tendem a se concentrar em possíveis perdas de trabalho, pois a IA é cada vez mais capaz de automatizar tarefas complexas”, afirma o Dr. Will Hunt, do Institute for Employment Research da University of Warwick. Embora pareça haver evidências disso, nossa pesquisa mostra que a IA tem tanta probabilidade de gerar a criação líquida de empregos em empresas que introduzem IA quanto de destruição líquida.”

Vamos conversar sobre o futuro do trabalho

Queremos fornecer respostas a algumas das perguntas mais cruciais sobre o trabalho no metaverso. Clique abaixo e confira.

Como a inteligência artificial está criando empregos?

Como a inteligência artificial está criando empregos?

A IA tem potencial para gerar enormes benefícios econômicos e espera-se que contribua com até 15 trilhões de dólares para o PIB global até 2030, de acordo com a análise da PwC.

Alguns desses benefícios mudarão a natureza do trabalho para as pessoas, pois a automação colocará mais ênfase em tarefas de maior valor e empatia que geralmente exigem grandes habilidades interpessoais. Esses diferentes tipos de trabalho podem ser extremamente benéficos para as empresas caso encontrem maneiras novas e empolgantes de usar a IA para ajudar os funcionários a serem mais criativos, estratégicos e empreendedores.

Veja algumas das principais maneiras pelas quais a IA pode criar ou aprimorar empregos:

Realização de tarefas rotineiras

A IA pode realizar muitas das tarefas entediantes e repetitivas que costumavam consumir o valioso tempo dos funcionários. Dessa forma, as pessoas podem se concentrar nos aspectos mais inovadores e criativos do trabalho. Ela também pode preencher as lacunas de produtividade deixadas pela falta de funcionários.

Quando as tarefas rotineiras estão resolvidas, os funcionários podem se concentrar em conquistar novos clientes e ajudar a expandir os negócios.

Treinar os funcionários em novas habilidades

A IA pode desempenhar um papel importante no treinamento, permitindo que as empresas requalifiquem mais funcionários. Ela não apenas permite o aprendizado personalizado e avaliações, mas também fornece suporte contínuo, respondendo às dúvidas e oferecendo orientação sobre o material do curso. Esse tipo de aprendizado interativo torna o treinamento mais rápido e ajuda os alunos a reter melhor as informações. Tudo isso permite que os instrutores se concentrem em tarefas de alto nível, como dar feedback e mentoria.

Criar carreiras que exigem inteligência emocional

Os robôs podem fazer várias coisas melhor que os humanos, mas ainda não têm a capacidade de assumir cargos que exijam um alto nível de inteligência emocional. Esses cargos incluem gestão, mentoria, trabalho social e psicologia ocupacional.

O crescimento da IA provavelmente será acompanhado por um aumento nas oportunidades de carreira para pessoas com qualidades como empatia, criatividade e pensamento crítico. Elementos essenciais para um local de trabalho de sucesso. Embora a IA possa identificar problemas e oferecer soluções, é necessário um ser humano emocionalmente inteligente para motivar equipes, gerenciar o bem-estar e incentivar a colaboração. Empregos que se baseiam em sensibilidade, cuidado, criatividade e educação serão vitais no mercado de trabalho do futuro.

E há alguns empregos que a IA não pode substituir. Empregos que não podem ser automatizados e que sempre exigirão um toque humano incluem funções de linha de frente, como bombeiros, cuidadores e professores.

Oito empregos criados pela IA

Oito empregos criados pela IA

Espera-se que o crescimento da IA continue em ritmo acelerado nos próximos anos, gerando oportunidades de emprego e transformando setores.

Mesmo com a automação da IA, os humanos ainda terão o controle geral e talvez precisem intervir se algo der errado. A IA está criando oportunidades em áreas como ciência de dados, aprendizado de máquina e robótica. No entanto, nem todas estão relacionadas à tecnologia. Os empregos criados pela IA incluem:

1. Treinadores de IA

Alguém precisará ensinar os sistemas de IA a funcionar. Diferente do que vemos nos filmes, eles não conseguem fazer isso sozinhos. Curiosamente, muitas pessoas que trabalham em escritório já estão migrando para cargos de maior remuneração como treinadores de IA. Uma dessas oportunidades é treinar bots de bate-papo ou agentes virtuais para lidar com as dúvidas de clientes.

2. Analistas de dados

Com a IA gerando grandes quantidades de informações, os analistas de dados precisarão coletá-las e interpretá-las. A automação pode tornar o trabalho mais simples e rápido, mas os analistas ainda precisarão extrair as informações mais significativas dos conjuntos de dados para ajudar as empresas a tomar decisões mais conscientes.

3. Profissionais de saúde auxiliados por IA

A IA tem um enorme potencial para transformar o setor de saúde. Uma maneira importante de ajudar é auxiliando profissionais de saúde a identificar e diagnosticar condições médicas com mais precisão. Telemedicina e equipamentos de realização de exames em casa podem analisar dados levando em consideração os fatores de risco do paciente, inclusive idade, gênero e localização.

4. Engenheiros de IA

Os engenheiros estarão em alta demanda, à medida que cresce a aceitação da inteligência artificial no local de trabalho. Todos precisarão ser altamente qualificados em programação, engenharia de software e ciência de dados e ser capazes de construir modelos de IA usando algoritmos de aprendizado de máquina. A IA criará oportunidades para desenvolver sistemas econômicos e eficientes para as organizações.

5. Desenvolvedores de IA

Os desenvolvedores de IA costumam trabalhar em estreita colaboração com engenheiros e analistas de IA e usam suas habilidades para modernizar as empresas. O papel deles é desenvolver o software e os apps de IA mais adequados para a empresa com base nos dados coletados e analisados.

6. Artistas 3D

O interesse no metaverso está crescendo, assim como o trabalho de artistas 3D e de CGI, que devem criar ambientes virtuais completos com os quais as pessoas poderão interagir usando os próprios avatares. A IA pode funcionar em conjunto com o metaverso, usando digitalizações 3D para criar expressões faciais altamente realistas e espaços simulados que fazem você entrar na internet.

7. Conselheiros de compromisso fitness

No futuro, em vez de ir à academia ou treinar com um instrutor, usaremos conselheiros fitness para conduzir sessões de treinamento remoto. Eles analisarão os dados gerados pelas tecnologias vestíveis e os usarão para nos motivar a melhorar nosso estilo de vida e bem-estar.

8. Consultores de ética de IA

A qualidade do aprendizado de máquina depende dos dados fornecidos. Se os dados forem tendenciosos, o resultado da IA também o será. Isso cria riscos potenciais para governos e empresas. Portanto, as pessoas precisarão garantir que os sistemas de IA operem conforme projetados, sem ultrapassar os limites éticos. Por exemplo, você pode contratar um gerente de conformidade ética para proteger um algoritmo de IA contra manipulação.

Como se preparar para a IA no local de trabalho

Como se preparar para a IA no local de trabalho

A IA continua evoluindo e sem dúvida haverá muito mais oportunidades para os trabalhadores em uma ampla variedade de campos. Requalificar e capacitar os funcionários para realizar esses trabalhos é essencial para acompanhar as tendências e manter a competitividade no mercado de trabalho. As habilidades a serem desenvolvidas na era da IA incluem:

  • Pensamento analítico

  • Comunicação verbal e escrita sólidas
  • Criatividade

  • Gestão de pessoas e liderança

  • Inteligência emocional

  • Mentalidade de crescimento

Assim como na internet, mudanças reais virão de lugares onde nossa imaginação ainda não chegou.

Continue lendo:

Vamos manter contato?

Receba as últimas novidades e insights da linha de frente do trabalho.

Ao enviar este formulário, você concorda em receber comunicações eletrônicas do Facebook relacionadas a marketing, incluindo notícias, eventos, atualizações e emails promocionais. Você poderá revogar a sua permissão e cancelar a assinatura desses emails a qualquer momento. Você também afirma que leu e concorda com os Termos de Privacidade do Workplace.

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito

Was this article helpful?
Thanks for your feedback

Tópicos relacionados

Faça uma viagem pelo escritório infinito


Publicações recentes

Liderança | 4 minutos de leitura

Três lições que líderes podem aprender com a vida

Experiências autênticas da vida real definem quem as pessoas são e podem determinar a forma como elas lideram. Veja aqui três dos melhores exemplos.

O futuro do trabalho | 12 minutos de leitura

Trabalho híbrido: a nova forma de trabalhar

Quer que os seus funcionários retornem ao escritório ou eles podem continuar trabalhando em casa? Que tal um pouco de cada? O trabalho híbrido pode ser o caminho certo para a sua organização.

O futuro do trabalho | 6 minutos de leitura

Como trabalharemos no metaverso?

Da colaboração em equipe à cultura da empresa, confira cinco maneiras como o metaverso e a realidade virtual transformarão o futuro do trabalho e dos negócios.